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9 estratégias de marketing digital para sua clínica de estética

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 22 de fevereiro de 2022

9 estratégias de marketing digital para sua clínica de estética

Quem trabalha na área sabe o quanto o mercado de estética é concorrido no Brasil. Mesmo durante o auge da pandemia, em 2020, o setor teve um crescimento de 5,8%, de acordo com os dados da ABIHPEC – e um crescimento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021.  Para se destacar, pensar em estratégias de marketing digital para sua clínica de estética é de suma importância.

É válido lembrar que o perfil dos consumidores está se modificando. A internet faz parte do nosso dia a dia – sendo usada, também, para pesquisar sobre novos tratamentos estéticos, profissionais e clínicas.

Por isso, se a sua clínica de estética não tem um bom posicionamento no Google e nem presença nas redes sociais, ela poderá deixar de atrair clientes e até ser engolida pela concorrência.

Que tal mudar esse cenário? Veja as estratégias de marketing digital para sua clínica de estética que separamos e comece a aplicá-las hoje mesmo!

Qual a importância do marketing digital para clínicas de estética?

O marketing digital tem se tornado fundamental para empresas de todo o setor. E isso não é diferente com o ramo da estética. Durante a pandemia, mais pessoas passaram a usar os serviços online a se familiarizar com as buscas e com o consumo de conteúdo online.

De acordo com um estudo do Think With Google, as pessoas estão procurando por assuntos relacionados à beleza mais do que nunca – o que levou o interesse por algumas categorias a ter picos históricos.

Entre os tópicos mais pesquisados em 2020 estiveram: cuidados com o cabelo, cuidados com a pele, fazer as unhas, maquiagem e perfumes.

Com mais pessoas na rede buscando por termos relacionados ao setor, uma das sólidas estratégias de marketing digital para sua clínica de estética é a maneira ideal de diferenciar a sua marca, atrair mais pacientes e até entender melhor as características dessas pessoas – criando uma comunicação mais acertada e oferecendo os tratamentos que estão em alta.

Quais as principais estratégias de marketing digital para sua clínica de estética?

É claro que para colher os benefícios que citamos no tópico anterior, é fundamental usar as melhores estratégias de marketing digital para sua clínica de estética. Veja as ideias que separamos – e que, certamente, farão a diferença no seu negócio!

1-      Desenvolva boas personas para sua clínica

Tudo começa com um excelente planejamento. Ele será a base para a sua estratégia digital. Afinal, nem sempre o que funciona para o seu concorrente é a melhor opção para a sua clínica de estética.

O primeiro passo é desenvolver as suas personas. No marketing digital, usamos o conceito de persona ao invés de público-alvo. Ele é mais específico e inclui, além dos dados sociodemográficos, também comportamentais, funcionando como uma espécie de perfil semifictício do seu cliente ideal.

É possível que a sua clínica tenha mais de uma persona, dependendo dos serviços que você vende.

Para criar suas personas, você deve levantar dados como: idade, renda, escolaridade, profissão, redes sociais que mais usam, questões estéticas que mais afligem esse público, cuidados e tratamentos mais procurados, medos e inseguranças que dificultam a compra, linguagem usada etc.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será construir personas específicas e adequadas à sua realidade. Mas, atenção: nunca invente esses dados! Você pode coletá-los por meio de pesquisas com seus pacientes ou em conversas informais.

A partir da definição das suas personas, será mais fácil entender em quais redes sociais você deverá focar, qual linguagem usar nas suas comunicações, quais inseguranças devem ser trabalhadas para converter mais suas vendas, as principais palavras-chaves e assim por diante.

2-      Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves

Outro passo importantíssimo do seu planejamento é o mapeamento das palavras-chaves. Elas são os termos e expressões que as pessoas colocam no Google para pesquisar assuntos relacionados ao seu setor.

Você pode incluir desde palavras-chaves mais genéricas até as mais específicas, pensando em distribuí-las dentro do funil de vendas.

O funil de vendas diz respeito às etapas que um usuário percorre até fechar a compra de um serviço seu. Nem todos os usuários que chegarão até o seu site estarão prontos para comprar algo.

Os usuários na fase de atração ainda não sabem que têm um problema –  e estão fazendo pesquisas gerais. Já os da fase de consideração sabem que têm um problema, mas não conhecem os tratamentos para ele e estão pesquisando sobre esses termos. E os na fase de decisão, já sabem de todos os tratamentos e estão em busca de uma clínica.

Assim, as palavras-chaves e termos de pesquisa devem respeitar essas diferenças, com opções para todas as fases do funil. Pense em trabalhar palavras-chaves mais gerais, como “novidades na estética” até mais específicas, como “clínica de estética no centro de São Paulo”.

3-      Inclua sua clínica no Google Meu Negócio

Até agora apenas demos dicas de planejamento. Essa é uma dica mais focada em ações. O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo Google que visa posicionar as empresas de qualquer segmento no ambiente virtual.

Nele, você poderá incluir informações essenciais da sua clínica como: endereço (linkando com o Google Maps), horário de funcionamento, site, telefone e formas de contato, procedimentos realizados, fotos etc.

Além disso, os usuários podem interagir com a sua página, deixando comentários e avaliações e também fazendo perguntas.

A grande vantagem é que, quando alguém pesquisar pelo nome da sua clínica, essas informações aparecerão em destaque, aumentando a atratividade. Além do nome da sua clínica, essas informações também podem ser mostradas quando o usuário pesquisa por clínicas de estética próximas ao seu endereço.

4-      Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é extremamente importante para atrair mais clientela para sua clínica e para melhorar o relacionamento com os clientes que você já tem, além de ajudar a educar seus pacientes e tornar a sua marca autoridade na sua área.

Essa é uma das estratégias de marketing digital para sua clínica de estética que pode ser usada tanto para o seu site, como para as redes sociais. No caso do site, uma dica é aliar um blog ao seu domínio. Assim, você poderá criar conteúdos para as palavras-chaves que mapeou – pensando em blogposts para a fase de atração, consideração e decisão.

Esses posts, quando bem otimizados e redigidos, podem aparecer como destaque nas buscas dos usuários, tirando as dúvidas dessas pessoas e melhorando a autoridade da sua marca.

Nas redes sociais, você pode pensar em postagens que estejam em sintonia com as características das suas personas, as etapas do funil de venda e as principais dúvidas que você sente no dia a dia da sua clínica.

5-      Marque presença nas redes sociais

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais. De acordo com um levantamento com dados da Hootsuite e da WeAre Social, já somos mais de 150 milhões de usuários, ou seja, 70,3% da nossa população.

Por isso, marcar presença nas redes sociais é extremamente importante, garantindo mais visibilidade a sua clínica de estética. É claro que você não precisa estar em todas as redes – mas deve focar seus esforços naquelas que seu público mais usa.

Crie uma página profissional e foque em levar informação de qualidade aos usuários. Uma regra interessante é a de 80-20. Ou seja, 80% das suas postagens devem ser informativas e 20% podem ser institucionais e de promoções da sua clínica.

Lembre-se de aproveitar os recursos que cada rede oferece. No Instagram, por exemplo, foque na interatividade dos Stories (mostrando os bastidores da sua clínica ou abrindo a caixinha de perguntas), faça Lives para tirar as principais dúvidas dos usuários e convide outros especialistas, crie transmissões ao vivo de eventos realizados pela sua clínica e assim por diante.

Nas redes sociais, você também pode trabalhar com influenciadores – desde que eles sejam relevantes para o seu nicho e o seu público, criando parcerias com essas pessoas. Outra ideia é incentivar seus clientes a compartilharem seus resultados, usando hashtags específicas.

Também é válido criar posts para promoções, com sorteios de procedimentos, brindes, etc., incentivando o compartilhamento de uma publicação – gerando buzz positivo, engajamento e aumentando o alcance das suas publicações.

6-      Pense no SEO

SEO é a sigla, em inglês, de otimização para mecanismos de buscas. Basicamente é um conjunto de técnicas que visam deixar seu site e blog mais bem otimizado para as palavras-chaves relevantes nas estratégias de marketing digital para sua clínica de estética. Assim, quando um potencial cliente pesquisar sobre esses termos, há mais chances do seu site ou blog aparecer nas primeiras posições do Google (atraindo mais usuários).

São várias as técnicas usadas em SEO. Algumas que podemos citar são:

  • ter um site responsivo, ou seja, com um design que funcione adequadamente para qualquer tamanho de tela (tanto para quem acessa via computador desktop como para celular);
  • ter um site com boa velocidade, garantindo uma boa experiência para usuários com quaisquer velocidade de conexão (como para acessos 3g ou 4g);
  • criar conteúdos otimizados para as palavras-chaves (posicionada em locais estratégicos no conteúdo, com H1, H2, H3 etc. e com o uso de sinônimos);
  • usar boas meta description;
  • usar URL amigável;
  • ter um design amigável e que favoreça a boa experiência no seu site;
  • entre outros.

7-      Faça anúncios no Google e nas redes sociais

Todas as dicas acima de estratégias de marketing digital para sua clínica de estética são para atração de tráfego orgânico, ou seja, aquelas pessoas que estão navegando na rede e descobrem seu site ou seu perfil em alguma rede social.

Mas além desse, também existe o tráfego pago – que posiciona sua clínica por meio de anúncios. Esses anúncios podem ser feitos no Google ou nas redes sociais. Eles são excelentes para atração de tráfego e também para divulgar as promoções da sua clínica. Ambas as estratégias devem ser usadas.

No Google, o anúncio é chamado de Google Ads. Você pode anunciar na página de pesquisa (com seu anúncio sendo mostrado na parte superior da página) ou na rede de display (em banners em sites parceiros do Google).

Nas redes sociais, esses anúncios são mostrados no feed. Para o Facebook e Instagram, você usará o Facebook Ads (por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook). Nesse caso, foque em criar anúncios estratégicos, com imagens ou vídeos atraentes e uma boa legenda, além de um CTA claro, que pode direcionar para o seu site ou para uma conversa via Facebook Messenger, direct no Instagram ou WhatsApp. Inclusive, é possível associar essa ação a um chatbot.

A principal dica é criar um anúncio por serviço – e sempre otimizá-lo de acordo com as características da sua persona, pensando na melhor linguagem e com um CTA acertado.

8-      Use o poder do e-mail marketing

Outra dica de estratégias de marketing digital para sua clínica de estética muito interessante é o e-mail marketing. Nós não estamos falando de Spam, mas de e-mails direciona dos e estratégicos, que ajudam os leads a adentrarem no funil de vendas e criarem uma relação com a sua marca.

Para começar a usar essa estratégia, primeiro, você deve pensar em como atrair os usuários para se transformarem em leads. Uma forma muito usada são landing pages com materiais ricos e gratuitos, como e-books. Para acessar o material, o usuário deixa seus dados, como nome, e-mail e telefone.

Assim, você consegue segmentar esses leads de acordo com os materiais baixados, entendendo em quais serviços ele tem mais interesse e em qual fase do funil se encontra.

A partir daí a automação em marketing fará o trabalho, disparando e-mails estratégicos com dicas de conteúdo do seu blog. A ideia é nutrir essas pessoas de informação, até que elas estejam prontas para fechar uma compra.

Além dessa opção, você pode usar o e-mail marketing para se relacionar com os clientes que já tem, por exemplo enviando pesquisas de satisfação, voucher de desconto, novidades da clínica etc.

9-      Tenha boas métricas

A última dica é válida para todas as estratégias de marketing digital para sua clínica de estética e diz respeito ao acompanhamento dos resultados.

As métricas ajudam a avaliar como estão suas estratégias, mostrando os resultados que elas têm trazido em relação ao custo do seu investimento. São várias as métricas que você pode acompanhar, dependendo dos seus objetivos. Algumas opções são:

  • ROI (retorno sobre o investimento), para avaliar o retorno que o investimento em uma campanha tem trazido;
  • CAC (custo de aquisição por cliente), mostrando o custo para atrair 1 cliente, pode ser usado por estratégia, campanha ou veículo, como para cada rede social;
  • quantidade de leads que migram dentro do seu funil de vendas;
  • número de leads prontos para vendas;
  • engajamento nas redes sociais;
  • CPC, custo por clique, muito usado em campanhas pagas, mostrando o quanto você investe para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site;
  • taxa de conversão, mostrando quantos usuários tomam uma ação importante na sua estratégia (desde fazer uma compra até se inscrever uma newsletter, por exemplo).

Viu só quantas estratégias de marketing digital para sua clínica de estética? Escolher as ideias depende do seu público, orçamento e expertise na área digital. Comece com o básico e vá evoluindo. Quer mais dicas como essa? Baixe nosso e-book de marketing digital para clínicas de estética!