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Como calcular o ROI para clínicas?

Por Lucca Campardo em Gestão de Clínicas | Postado em 21 de março de 2023

Como calcular o ROI para clínicas?

O ROI para clínicas é uma métrica muito importante para a saúde financeira do negócio. Ela é utilizada por todos os segmentos, sendo assim, não seria diferente para área da saúde, que também realiza investimentos em marketing nos mais diversificados canais.

A partir da métrica é possível identificar quais dos investimentos valem a pena continuar e também aqueles que não estão trazendo resultados, precisando de uma otimização. Ao entender como está sendo o retorno obtido, será mais fácil planejar metas em cima do resultado.

Continue a leitura e entenda mais sobre como calcular ROI para clínicas!

O que é ROI para clínicas? 

O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma métrica muito utilizada para calcular a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha ou perde nos investimentos realizados nos mais diferentes canais. Com esse indicador, a clínica entende se está lucrando em cima do investimento feito.

O cálculo do ROI para clínicas serve tanto para os investimentos em marketing, financeiro e administrativo. Entretanto, a métrica é especialmente útil para a equipe de marketing, que pode medir o retorno das campanhas feitas nos mais diversos canais.

Por que é importante calcular o retorno?

Ao utilizar o ROI para clínicas buscando entender o retorno dos investimentos feitos, é possível basear as decisões feitas, tornando-as mais eficazes e garantindo o crescimento da empresa. Além de apontar as campanhas que não estão trazendo resultados, evitando a perda de dinheiro.

O uso do ROI para clínicas também ajuda a otimizar as ações e a visão dos investimentos em marketing, que ainda são vistos por muitos como algo que apenas gasta dinheiro e não traz retorno financeiro. Uma visão defasada já que o alcance orgânico das redes sociais está cada vez mais baixo.

Sendo assim, o ROI para clínicas é uma excelente métrica para se manter atento e para pautar as tomadas de decisões do seu negócio, já que ele ajudará nos seus planos de ação, na potencialização de lucros e no acompanhamento da evolução da empresa.

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Como calcular o ROI para clínicas?

Agora que você entendeu o que é o ROI para clínicas e da sua importância como métrica de acompanhamento para um negócio, vamos mostrar como você pode fazer o cálculo e entender corretamente seu resultado.

A fórmula dessa métrica é assim:

ROI = (lucro obtido – investimento inicial ) / investimento inicial

Exemplo prático do ROI para clínicas

Como pode ver, é uma conta simples de se realizar, e caso queira saber a porcentagem desse valor, basta multiplicar o resultado por 100. Para ajudar no entendimento vamos trazer um exemplo prático.

Sua clínica está com o objetivo de atrair novos clientes para agendar uma consulta, por isso pensou em realizar uma campanha de marketing nas redes sociais para atração de pessoas com o público parecido com o da clínica. Para isso, foi investido R$1.000,00 e depois de um tempo, definido por você, o ganho foi de R$5.000,00.

Aplicando a fórmula do ROI para clínicas, ROI = (lucro obtido – investimento inicial ) / investimento inicial, temos: ROI = (5.000 – 1.000) / 1.000. Temos 4 como resultado, ou seja, com a campanha de marketing foi obtido 4x mais o valor investido, ou 400%.

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Como analisar os dados do ROI para clínicas?

Conseguir calcular os dados é um passo, entretanto, mais importante é conseguir entender e analisar corretamente o que está sendo obtido ao realizar a conta. Para fazer a interpretação dos dados que a métrica trouxe, é importante levar em consideração alguns pontos.

O primeiro, é definir o objetivo que a clínica quer alcançar com o investimento que será realizado. Se for uma campanha de marketing, o que você busca atingir com ela? Se for o investimento em um software de gestão ou chatbot, quanto você quer aumentar de receita?

De nada adianta usar a métrica para calcular o ganho do investimento se não existe um objetivo definido por trás dela. Por isso, sempre tenha bem definido os objetivos das ações e investimentos que forem realizados.

Outro ponto importante, é considerar outras métricas para complementar o resultado obtido. No caso do investimento em um chatbot, por exemplo, o fluxo de caixa aumentou? A produtividade do time melhorou? A experiência do paciente está melhor?

Quais são as limitações do ROI para clínicas?

Apesar do ROI para clínicas conseguir ser útil para acompanhar o desempenho financeiro e o lucro obtido nas ações realizadas, a métrica apresenta algumas limitações que precisam ser levadas em conta.

1) Tempo de duração do investimento

A fórmula do ROI para clínicas não leva em consideração o tempo de um investimento, ou seja, o resultado que pode ser considerado bom pode variar. Se, por exemplo, você teve um retorno de 5% por dia ou mês, isso é bom, mas se foi em um ano já não é um resultado considerado bom.

2) Sazonalidade

Outra limitação do ROI para clínicas é que a métrica não leva em conta a sazonalidade. Então existem épocas e datas que podem influenciar o resultado obtido, no qual a demanda menor na busca pela clínica pode afetar negativamente o ROI.

3) O cálculo pode ser manipulado

Apesar da fórmula do ROI para clínicas ser simples, se não for registrado corretamente os valores financeiros pode haver convergência nos resultados obtidos. Se todos os custos não forem contabilizados e os dados importantes não registrados, o resultado não refletirá no desempenho real, trazendo um lucro incorreto sobre o que foi investido.

Conclusão

Neste conteúdo, você entendeu mais sobre o ROI para clínicas, aprendendo como utilizar sua fórmula e também a importância dessa métrica para ver o retorno financeiro de um investimento, assim como para se basear nas tomadas de decisões do negócio.

Apesar de trazer algumas limitações, a métrica é um grande braço direito para calcular o retorno das ações de marketing que, tendo um objetivo bem definido para a campanha, pode ser compreendido o lucro e se o investimento compensou.

Muitas das vezes, o objetivo das campanhas de marketing é atrair novos clientes para a clínica. Pensando nisso, temos um e-book sobre como criar uma máquina de atração de pacientes!