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Cloudia

F.A.Q (Dúvidas Frequentes)

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Perguntas Frequentes - FAQ

Encontre aqui respostas para às dúvidas mais frequentes sobre a contratação da nossa plataforma.

O que é e como funciona a Cloudia?
A assistente virtual Cloudia não é uma secretária humana remota.

Muitas empresas dizem ter um serviço de assistente virtual, mas na verdade fornecem humanos para atender aos seus clientes, gerando um custo enorme. Na verdade, o que essas empresas fornecem é o serviço de assistente remota ou secretária compartilhada.

No caso da Cloudia, ela é um chatbot (robô) com inteligência artificial que funciona via Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e site, enviando mensagens e respondendo às perguntas dos usuários automaticamente, aumentando o faturamento da clínica pelo fato de 64% dos pacientes que querem agendar interagem pelos aplicativos de mensagens em horários não comerciais e são muito imediatistas.

Ela automatiza o atendimento (agendamento, esclarecimento de dúvidas, envio de lembretes de consulta) da clínica 24h por dia, 7 dias por semana. Além disso, tem diversas outras funcionalidades que vai simplificar muito a sua vida se a sua clínica fizer um trabalho de marketing digital para atração de pacientes. 🙂

A melhor forma de entender seria testando em menos de 1 minuto como se você fosse um paciente interagindo com um exemplo de teste: https://digital.cloudia.com.br/teste-como-paciente/
O que significa “pacientes únicos atendidos por mês” nas descrições dos planos Cloudia?
Pacientes únicos atendidos são créditos que você recebe mensalmente ao assinar um plano. Cada vez que uma pessoa interagir com o seu robô, um crédito é consumido.

Para esclarecer os conceitos, imagine a seguinte situação: um mesmo paciente interagiu antes de ontem tirando uma dúvida, interagiu novamente ontem marcando uma consulta e interagiu novamente hoje confirmando o agendamento dele ao receber o lembrete. Neste caso, houve 3 atendimentos, mas foi contabilizado apenas 1 paciente único atendido (se tudo isso acontecer nos seus 30 dias entre pagamentos e pelo mesmo canal de contato).

Existe uma outra situação onde o paciente apenas deixa um comentário na sua publicação do Facebook, dai o robô pode mandar uma mensagem automaticamente no inbox para ele. Se o paciente não responder esta mensagem, a gente não contabiliza como paciente único atendido. Mas a partir do momento que ele começar a interagir lá no inbox enviando uma mensagem, aí sim, ele é contabilizado como mais 1 paciente único atendido.

Posso assinar e mudar de plano a qualquer momento?
Sim, você pode mudar de plano a qualquer momento, conforme a sua demanda esperada.

Caso seus créditos sejam todos consumidos, você também pode escolher subir para um plano superior imediatamente pagando apenas o valor da diferença entre planos e ganhando os créditos equivalentes.

Também é possível comprar pacotes de créditos pela sua área de login se preferir.

Você não perde os seus créditos caso acabe o período e ainda os tenha sobrando pois eles se acumulam enquanto você se mantiver assinante, porém é necessário pagar mensalmente pelo menos o plano de menor valor para que o seu robô continue funcionando nos 30 dias subsequentes.

Eu perco os créditos que sobraram no final do mês?
Você não perde os seus créditos caso acabe o período e ainda tenha créditos sobrando, pois eles se acumulam enquanto você se mantiver assinante. Porém, é necessário atentar-se para o fato que você deve pagar mensalmente pelo menos o plano de menor valor para que o seu robô continue funcionando nos 30 dias subsequentes.

Você apenas vai perder os créditos acumulados se cancelar sua assinatura ou deixar de pagar uma mensalidade.

Tem multa se eu cancelar?

Depende do plano contratado.

Consulte as condições do seu plano para se informar sobre os detalhes das multas que se aplicam no caso de cancelamento, via de regra:

  • Planos mensais não têm multa;
  • Planos anuais têm multa de 50% sobre o valor futuro ainda a ser pago (caso haja) no caso de cancelamento. Não há devolução caso o plano anual tenha sido integralmente pago no momento do cancelamento.
É possível integrar o chatbot Cloudia com um sistema de gestão?

Sim! A nossa atendente virtual Cloudia consegue se integrar com sistemas de gestão de hospitais e clínicas modernos que possuam API RESTful que retornem dados em JSON.

Consulte a empresa do seu sistema de gestão e se certifique se o mesmo possui estes pré-requisitos. Envie a seguinte pergunta para o suporte do seu sistema:  “Olá, vocês possuem API RESTful que retornam os dados em JSON para interação com sistemas de terceiros como a Cloudia?”

Se a resposta for “sim”, existe a possibilidade da integração e faremos uma análise da documentação da API do sistema e posterior orçamento da sua integração para a sua aprovação.

Atualmente nos integramos a diversos sistemas, entre em contato para saber mais.

Por padrão nos integramos gratuitamente com a Gooogle Agenda.

Preciso instalar algum software no meu computador ou aplicativo adicional no meu celular para a Cloudia funcionar? E os meus pacientes?

Não. A Cloudia funciona na nuvem.

Você não vai precisar de nenhum software ou aplicativos extras.

No entanto, uma vez que a Cloudia marca consultas na sua agenda do Google Agenda, é importante que você instale o app do Google Agenda ou sincronize a agenda do seu celular com o Google Agenda, para receber notificações ao vivo quando os pacientes marcarem consultas.

Também é possível acompanhar a sua agenda no Google Agenda web em qualquer computador com internet, no endereço https://calendar.google.com.

Quanto aos seus pacientes, eles poderão usar aplicativos que provavelmente já estão instalados nos seus respectivos smartphones (Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp) ou acessar o site ou página profissional do Facebook do seu consultório para marcar a consulta.

Quais são os diferenciais da Cloudia em relação a outros chatbots?
A nossa diferença em relação a outros chatbots é que somos uma solução completa pensada já para economizar tempo da sua equipe e aumentar o seu faturamento quando você faz o procedimento dos 3 passos que vamos te ensinar no dia a dia. Além disso, temos os seguintes diferenciais:
– Já atendemos mais de 3 milhões pacientes por chat e sabemos como converter atendimentos em agendamentos por sermos uma ferramenta especifica para clínicas (fizemos muitos testes desde 2017 para descobrirmos o fluxo que mais converte)
-Enviamos os lembretes das consultas pelo Messenger no mesmo dia e/ou 1 dia antes da consulta.
– Já te entregamos a solução semipronta com o fluxo otimizado para converter e com os dados de sua clínica. Nas outras soluções, você terá que descobrir e montar todos os fluxos de atendimento do paciente do zero.
– Convertemos mais porque todo o agendamento é feito pelo chat, sem o paciente precisar abrir outra página que pode ficar lenta no celular e levar ao abandono da interação por impaciência ou distração.
– Tudo é integrado com uma Google Agenda (que não oferece os horários que já estão ocupados) ou com o seu sistema de agendamento usado na clínica (se o seu sistema tiver a API que precisamos).
– Nossa inteligência artificial é bem mais avançada do que a simples comparação de palavras da maioria dos chatbots. Essa configuração da inteligência já é entregue pronta e otimizada, você pode ainda melhorá-la se for o caso. Proporcionando uma melhor experiência de atendimento para os pacientes.
– Temos um setor de Suporte Técnico e um setor de Sucesso do Cliente que vai te ajudar a ter sucesso na ferramenta e te atender pelo canal que você mais gosta: o WhatsApp.
– Nossa área de membros e toda a comunicação com a nossa equipe ocorre em português.
– Já temos um procedimento para acompanhamento dessa ferramenta que vai otimizar seus resultados e oferecemos um treinamento gratuito em vídeo explicando como usá-lo para otimizar as vendas da clínica, fazemos também um treinamento para tirar todas as dúvidas com a secretária de como ela deve acompanhar tudo isso diariamente.
– Temos as funcionalidades de bloqueio do robô para apenas aquele paciente que vc deseja fazer o atendimento humano.
– Respostas automáticas nas postagens do Facebook ilimitadas (com envio de mensagem por inbox também automática) e que podem funcionar com 1 clique para todos os posts da sua página de uma vez.
– Estas respostas automáticas genéricas nas postagens (em baixo do comentário do paciente), funcionam inclusive no Instagram.
– Entendimento das mensagens de áudio.
– Envio de mensagem de reagendamento em massa (para os pacientes que faltaram a consulta).
– Envio de mensagem para o paciente avaliar o atendimento de sua clínica com uma nota (para os pacientes que compareceram a consulta).
– Botão de compartilhamento da sua página com os amigos do paciente.
– Sabemos que o dado mais importante do paciente o telefone, por isso a Cloudia entende e armazena o telefone se o paciente digitar em qualquer etapa da interação. Além disso, podemos configurar para ela perguntar automaticamente após um certo tempo de inatividade o telefone apenas daqueles que não deixaram o telefone em nenhum momento, economizando um enorme tempo da sua equipe e otimizando seus resultados.
– Tudo fica armazenado em forma de tabelas para rápida leitura da secretária, sem que ela precise olhar as conversas de uma em uma, pois já terão todas as informações que ela precisa nas tabelas.
– Funciona nas plataformas que os pacientes mais usam: seu site, Facebook Messenger, Instagram Direct e WhatsApp.
– Você paga em reais e não fica dependente da variação do dólar.
– Temos inúmeros cases de sucesso de clínicas como a sua aqui: https://www.cloudia.com.br/cases-de-sucesso/
No que a Cloudia pode me ajudar?

Um chatbot como a Cloudia pode te ajudar em todo o processo de marcação de consultas do seu cliente, esclarecimento de dúvidas e envio de lembretes antes do horário agendado.

Além disso, é capaz também de entrar em contato automaticamente com pessoas que comentam as suas postagens do Facebook e direcioná-lo para que agendem uma consulta e virem pacientes.

O principal benefício é o de gerar menos interrupções e mais tempo para focar no que é realmente importante para os profissionais da saúde e suas secretárias.

Melhor forma de usar a Cloudia no dia a dia da clínica

Este é praticamente um post de treinamento para a equipe responsável pelos atendimentos.

Fizemos um vídeo que resume bem o que deve ser acompanhado no dia a dia para que você não perca nenhum paciente.

É fundamental que toda a equipe de atendimento veja o vídeo e leia todo o post para alavancar a produtividade, pois tem dicas extras que não estão no vídeo.

Neste vídeo, aprofundamos mais ainda sobre o menu “Meus Pacientes > Lista”, citando vários casos de uso e como você pode usar todo o potencial deste menu:

 

Para otimizar os resultados da clínica, É FUNDAMENTAL que a equipe ou colaborador responsável pelo atendimento faça os seguintes procedimentos, NO MÍNIMO, UMA VEZ POR DIA útil.

Em Setembro de 2021 lançamos também a visualização deste mesmo menu, mas no formato de Funil de Vendas, veja o vídeo abaixo para entender melhor:

#1 Passo: Verificar os pacientes que agendaram

Você pode consultar os seus agendamentos pelo menu “Meus Pacientes” conforme vídeos acima ou pela sua Google Agenda fazendo o login em https://calendar.google.com e consultando a agenda que está integrada com o robô.

Exemplo de agenda com indicação dos horários onde o atendimento virtual pode agendar e com alguns agendamentos já marcados:

Ao clicar no agendamento, você pode ver todos os detalhes, conforme imagem abaixo.

É importante ainda que você NÃO exclua os eventos nesta agenda que sinalizam os horários em que a Cloudia pode agendar. Caso você não queira disponibilizar horários em um determinado dia (um feriado por exemplo), dai você pode deletar o evento apenas daquele dia.

Observação: Ao criar agendamentos manualmente pela Google Agenda (no caso por exemplo de alguém agendar por ligação), a Cloudia vai entender automaticamente que aquele horário está ocupado. É uma boa prática caso você não queira que a Cloudia agende em um horário que já está reservado para outro paciente que não agendou pela Cloudia.

Você também pode visualizar todos os pacientes que agendaram no menu “Meus Pacientes” da sua área de login da Cloudia: cloudia.com.br/login.

#2 Passo: Entrar em contato com os pacientes que não agendaram, mas deixaram o telefone

Conforme explicado, ao entra no menu “Meus Pacientes”, aparecerá esta tela onde lista os pacientes que já marcaram consultas.

Neste segundo passo, você vai selecionar no campo “Tipo de Paciente” os “Pacientes que não marcaram consulta” e no botão azul “Aplicar Filtro”, conforme imagem abaixo.

Os pacientes já estarão listados na ordem dos que entraram em contato com a sua página mais recentemente para os mais antigos.

Dica: Caso queira ordenar os dados por ordem crescente ou decrescente de alguma coluna, clique sobre o título da coluna uma ou duas vezes.

Para concluir o segundo passo da rotina diária na Cloudia, é preciso que você entre em contato com estas pessoas que deixaram o telefone por ligação telefônica ou por WhatsApp (escolha o procedimento que achar melhor).

É muito importante que você faça este procedimento acima para otimizar a sua receita! Pois se esta pessoa interagiu com a página de sua clínica e deixou o telefone, ela é um paciente “quente”, que tem altas chances de agendar uma consulta ou avaliação contigo, mas não agendou direto pela Cloudia porque ainda pode ter ficado com alguma dúvida ou objeção.

Dica: Nesta mesma tela, apresentamos inclusive um simbolo do WhatsApp ao lado do telefone onde você pode apenas clicar neste link e já abrirá a tela do WhatsApp com o paciente.

#3 Passo: Contactar os pacientes com agendamento para o próximo dia de atendimento (amanhã)

Para diminuir o número de faltas, você deve entrar em contato com as pessoas que agendaram para amanhã.

Basta ordenas os pacientes pela coluna de “data e hora da consulta” e entrar em contato com aqueles onde a data e hora da consulta é amanhã.

Lembrete manual pelo WhatsApp

Entenda como enviar os lembretes pelo WhatsApp manualmente rapidamente com o vídeo abaixo:

#4 Passo: Fazer os followups dos agendados do dia anterior, marcar pacientes que compareceram ou faltaram

Existem formas de você sinalizar quem compareceu e quem não compareceu as consultas.

Basta selecionar aquelas pessoas no box ao lado de seu nome que você deseja sinalizar que compareceu (clicando no botão verde após seleciona-los) ou que faltou (clicando no botão vermelho após seleciona-los).

Marcar como presentes na consulta

Ao marcar que como presente na consulta (botão verde), você perceberá que abrirá uma tela com a opção de você enviar uma mensagem seguida de uma pesquisa de satisfação do paciente com o atendimento da sua clínica. Você pode também alterar essa mensagem.

Marcar que faltaram a consulta

Ao marcar que faltou a consulta (botão vermelho), você perceberá que abrirá uma tela com a opção de você enviar uma mensagem com um convite de reagendamento para todos esses pacientes que foram marcados como faltantes. Você pode também alterar essa mensagem.

#5 Passo (opcional): Contactar também os pacientes que não agendaram e não deixaram nenhum telefone

Pode acontecer de alguns pacientes não agendarem e não deixarem o telefone como apontado na imagem abaixo.

Nestes casos, a clínica pode ainda contactar estas pessoas pelo próprio messenger para tentar evoluir com estes pacientes para um agendamento .

Obs.: Sugerimos que você faça este procedimento apenas com os pacientes que não deixaram o telefone e que enviaram a ultima mensagem ao robô há mais de 24 horas, porque o robô chega a perguntar novamente o telefone dele quando ele fica sem trocar mensagens por 24h e pode ser interessante espera essa resposta dele.

Neste caso, você pode acessar o menu “Central de mensagens”, procurar pelos pacientes que não deixaram telefone (eles aparecem com um símbolo do Celular com um “X” ao lado do nome da pessoa conforme apontado na imagem abaixo(2)), e bloquear o robô apenas para estas pessoas (no botão vermelho da imagem abaixo(3)) e fazer o atendimento humano.

 

Outras dicas práticas:

Dica 1: Para exportar os dados, basta seleciona-los e copiar, abra uma planilha em Excel em branco e cole os dados. Ou você pode exportar o arquivo CSV no ícone superior direito da tela.

Para organizar a sua lista de pacientes exportada no formato CSV no Excel e deixá-lo legível, você precisa fazer este procedimento deste vídeo, veja a partir de 1:00 (1 minuto) do vídeo abaixo:

Dica 2: É possível abrir uma conversa no WhatsApp Web com o paciente (desde que ele tenha deixado o telefone com DDD) clicando no ícone do WhatsApp que aparece ao lado do número do paciente.

Dica 3: O vídeo a seguir explica como fazer para não disponibilizar os feriados para os pacientes:

Considerações finais

Agradecemos por você ter chegado até aqui. 🙂

É importante reforçar que estes procedimentos são fundamentais para você extrair o máximo das suas campanhas do Facebook e da Cloudia.

Espero que gostem da ferramenta de automação do atendimento.

Caso tenha alguma dúvida, por favor enviem email para atendimento@cloudia.com.br.

É opcional que você otimize a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

 A Cloudia é um aplicativo para celular?
Não, a Cloudia não é um aplicativo para celular.

Esse é justamente o seu grande diferencial: os seus pacientes não precisam baixar nenhum aplicativo extra para agendar pela Cloudia. 🙂

Trata-se de uma assistente virtual inteligente (chatbot) para clínicas que funciona via Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e Site, conversando com os pacientes por mensagens de texto como se fosse um ser humano. Caso seja marcada alguma consulta, ela marca em sua Google Agenda e/ou outros sistemas de gestão da clínica que possuem a API para integração.

Teste como se fosse um paciente pelo Facebook Messenger em https://www.cloudia.com.br/teste-odonto-messenger.

Teste como se fosse um paciente pelo Instagram Direct em https://www.cloudia.com.br/teste-odonto-instagram/

O que é e como funciona a Cloudia?
A assistente virtual Cloudia não é uma secretária humana remota.

Muitas empresas dizem ter um serviço de assistente virtual, mas na verdade fornecem humanos para atender aos seus clientes, gerando um custo enorme. Na verdade, o que essas empresas fornecem é o serviço de assistente remota ou secretária compartilhada.

No caso da Cloudia, ela é um chatbot (robô) com inteligência artificial que funciona via Facebook Messenger, Instagram Direct, WhatsApp e site, enviando mensagens e respondendo às perguntas dos usuários automaticamente, aumentando o faturamento da clínica pelo fato de 64% dos pacientes que querem agendar interagem pelos aplicativos de mensagens em horários não comerciais e são muito imediatistas.

Ela automatiza o atendimento (agendamento, esclarecimento de dúvidas, envio de lembretes de consulta) da clínica 24h por dia, 7 dias por semana. Além disso, tem diversas outras funcionalidades que vai simplificar muito a sua vida se a sua clínica fizer um trabalho de marketing digital para atração de pacientes. 🙂

A melhor forma de entender seria testando em menos de 1 minuto aqui pelo Messenger como se você fosse um paciente interagindo com um exemplo de teste: https://www.cloudia.com.br/teste-odonto-messenger ou pelo Direct em https://www.cloudia.com.br/teste-odonto-instagram
Preciso ter internet no meu consultório?

Não! Você não precisa ter internet no seu consultório para a Cloudia funcionar.

Porém é importante que você tenha internet, pelo menos no seu dispositivo móvel, para acompanhar do seu aparelho as marcações que estão sendo feitas pelos pacientes na sua Google Agenda, tanto daquelas marcadas através da Cloudia, quanto das marcadas pelas suas secretárias.

Preciso instalar algum software no meu computador ou aplicativo adicional no meu celular para a Cloudia funcionar? E os meus pacientes?

Não. A Cloudia funciona na nuvem.

Você não vai precisar de nenhum software ou aplicativos extras.

No entanto, uma vez que a Cloudia marca consultas na sua agenda do Google Agenda, é importante que você instale o app do Google Agenda ou sincronize a agenda do seu celular com o Google Agenda, para receber notificações ao vivo quando os pacientes marcarem consultas.

Também é possível acompanhar a sua agenda no Google Agenda web em qualquer computador com internet, no endereço https://calendar.google.com.

Quanto aos seus pacientes, eles poderão usar aplicativos que provavelmente já estão instalados nos seus respectivos smartphones (Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp) ou acessar o site ou página profissional do Facebook do seu consultório para marcar a consulta.

Preciso saber de alguma linguagem de programação para usar a Cloudia?

Não é necessário entender sobre códigos ou linguagens de programação, já simplificamos tudo isso para você!

Ao se cadastrar, você só precisa configurar a Google Agenda e preencher nosso formulários disponíveis na área de login. Cadastre-se agora mesmo e veja como é simples!

Por que o nome Cloudia?

O nome Cloudia foi criado da fusão cloud + inteligência artificial.

A palavra cloud significa nuvem em inglês e é utilizada para designar a tecnologia de computação distribuída pela internet que torna possível a virtualização de máquinas em redes com alta velocidade de conexão à internet.

A inteligência artificial é o que permite a Cloudia oferecer opções inteligentes nas conversas que os seus pacientes tiverem com ela. Com o passar do tempo, a inteligência da Cloudia vai aumentar ainda mais.

O que significa “pacientes únicos atendidos por mês” nas descrições dos planos Cloudia?

Pacientes únicos atendidos são créditos que você recebe mensalmente ao assinar um plano. Cada vez que uma pessoa interagir com o seu robô, um crédito é consumido.

Para esclarecer os conceitos, imagine a seguinte situação: um mesmo paciente interagiu antes de ontem tirando uma dúvida, interagiu novamente ontem marcando uma consulta e interagiu novamente hoje confirmando o agendamento dele ao receber o lembrete. Neste caso, houve 3 atendimentos, mas foi contabilizado apenas 1 paciente único atendido (se tudo isso acontecer nos seus 30 dias entre pagamentos e pelo mesmo canal de contato).

Existe uma outra situação onde o paciente apenas deixa um comentário na sua publicação do Facebook, dai o robô pode mandar uma mensagem automaticamente no inbox para ele. Se o paciente não responder esta mensagem, a gente não contabiliza como paciente único atendido. Mas a partir do momento que ele começar a interagir lá no inbox enviando uma mensagem, aí sim, ele é contabilizado como mais 1 paciente único atendido.

Posso assinar e mudar de plano a qualquer momento?

Sim, você pode mudar de plano a qualquer momento, conforme a sua demanda esperada.

Caso seus créditos sejam todos consumidos, você também pode escolher subir para um plano superior imediatamente pagando apenas o valor da diferença entre planos e ganhando os créditos equivalentes.

Também é possível comprar pacotes de créditos pela sua área de login se preferir.

Você não perde os seus créditos caso acabe o período e ainda os tenha sobrando pois eles se acumulam enquanto você se mantiver assinante, porém é necessário pagar mensalmente pelo menos o plano de menor valor para que o seu robô continue funcionando nos 30 dias subsequentes.

Eu perco os créditos que sobraram no final do mês?

Você não perde os seus créditos caso acabe o período e ainda tenha créditos sobrando, pois eles se acumulam enquanto você se mantiver assinante. Porém, é necessário atentar-se para o fato que você deve pagar mensalmente pelo menos o plano de menor valor para que o seu robô continue funcionando nos 30 dias subsequentes.

Você apenas vai perder os créditos acumulados se cancelar sua assinatura ou deixar de pagar uma mensalidade.

Tem multa se eu cancelar?

Depende do plano contratado.

Consulte as condições do seu plano para se informar sobre os detalhes das multas que se aplicam no caso de cancelamento, via de regra:

  • Planos mensais não têm multa;
  • Planos anuais têm multa de 50% sobre o valor futuro ainda a ser pago (caso haja) no caso de cancelamento. Não há devolução caso o plano anual tenha sido integralmente pago no momento do cancelamento.
No que a Cloudia pode me ajudar?

Um chatbot como a Cloudia pode te ajudar em todo o processo de marcação de consultas do seu cliente, esclarecimento de dúvidas e envio de lembretes antes do horário agendado.

Além disso, é capaz também de entrar em contato automaticamente com pessoas que comentam as suas postagens do Facebook e direciona-lo para que agendem uma consulta e virem pacientes.

O principal benefício é o de gerar menos interrupções e mais tempo para focar no que é realmente importante para os profissionais da saúde e suas secretárias.

Melhor forma de usar a Cloudia no dia a dia da clínica

Este é praticamente um post de treinamento para a equipe responsável pelos atendimentos.

Fizemos um vídeo que resume bem o que deve ser acompanhado no dia a dia para que você não perca nenhum paciente.

É fundamental que toda a equipe de atendimento veja o vídeo e leia todo o post para alavancar a produtividade, pois tem dicas extras que não estão no vídeo.

Neste vídeo, aprofundamos mais ainda sobre o menu “Meus Pacientes > Lista”, citando vários casos de uso e como você pode usar todo o potencial deste menu:

 

Para otimizar os resultados da clínica, É FUNDAMENTAL que a equipe ou colaborador responsável pelo atendimento faça os seguintes procedimentos, NO MÍNIMO, UMA VEZ POR DIA útil.

Em Setembro de 2021 lançamos também a visualização deste mesmo menu, mas no formato de Funil de Vendas, veja o vídeo abaixo para entender melhor:

#1 Passo: Verificar os pacientes que agendaram

Você pode consultar os seus agendamentos pelo menu “Meus Pacientes” conforme vídeos acima ou pela sua Google Agenda fazendo o login em https://calendar.google.com e consultando a agenda que está integrada com o robô.

Exemplo de agenda com indicação dos horários onde o atendimento virtual pode agendar e com alguns agendamentos já marcados:

Ao clicar no agendamento, você pode ver todos os detalhes, conforme imagem abaixo.

É importante ainda que você NÃO exclua os eventos nesta agenda que sinalizam os horários em que a Cloudia pode agendar. Caso você não queira disponibilizar horários em um determinado dia (um feriado por exemplo), dai você pode deletar o evento apenas daquele dia.

Observação: Ao criar agendamentos manualmente pela Google Agenda (no caso por exemplo de alguém agendar por ligação), a Cloudia vai entender automaticamente que aquele horário está ocupado. É uma boa prática caso você não queira que a Cloudia agende em um horário que já está reservado para outro paciente que não agendou pela Cloudia.

Você também pode visualizar todos os pacientes que agendaram no menu “Meus Pacientes” da sua área de login da Cloudia: cloudia.com.br/login.

#2 Passo: Entrar em contato com os pacientes que não agendaram, mas deixaram o telefone

Conforme explicado, ao entra no menu “Meus Pacientes”, aparecerá esta tela onde lista os pacientes que já marcaram consultas.

Neste segundo passo, você vai selecionar no campo “Tipo de Paciente” os “Pacientes que não marcaram consulta” e no botão azul “Aplicar Filtro”, conforme imagem abaixo.

Os pacientes já estarão listados na ordem dos que entraram em contato com a sua página mais recentemente para os mais antigos.

Dica: Caso queira ordenar os dados por ordem crescente ou decrescente de alguma coluna, clique sobre o título da coluna uma ou duas vezes.

Para concluir o segundo passo da rotina diária na Cloudia, é preciso que você entre em contato com estas pessoas que deixaram o telefone por ligação telefônica ou por WhatsApp (escolha o procedimento que achar melhor).

É muito importante que você faça este procedimento acima para otimizar a sua receita! Pois se esta pessoa interagiu com a página de sua clínica e deixou o telefone, ela é um paciente “quente”, que tem altas chances de agendar uma consulta ou avaliação contigo, mas não agendou direto pela Cloudia porque ainda pode ter ficado com alguma dúvida ou objeção.

Dica: Nesta mesma tela, apresentamos inclusive um simbolo do WhatsApp ao lado do telefone onde você pode apenas clicar neste link e já abrirá a tela do WhatsApp com o paciente.

#3 Passo: Contactar os pacientes com agendamento para o próximo dia de atendimento (amanhã)

Para diminuir o número de faltas, você deve entrar em contato com as pessoas que agendaram para amanhã.

Basta ordenas os pacientes pela coluna de “data e hora da consulta” e entrar em contato com aqueles onde a data e hora da consulta é amanhã.

Lembrete manual pelo WhatsApp

Entenda como enviar os lembretes pelo WhatsApp manualmente rapidamente com o vídeo abaixo:

#4 Passo: Fazer os followups dos agendados do dia anterior, marcar pacientes que compareceram ou faltaram

Existem formas de você sinalizar quem compareceu e quem não compareceu as consultas.

Basta selecionar aquelas pessoas no box ao lado de seu nome que você deseja sinalizar que compareceu (clicando no botão verde após seleciona-los) ou que faltou (clicando no botão vermelho após seleciona-los).

Marcar como presentes na consulta

Ao marcar que como presente na consulta (botão verde), você perceberá que abrirá uma tela com a opção de você enviar uma mensagem seguida de uma pesquisa de satisfação do paciente com o atendimento da sua clínica. Você pode também alterar essa mensagem.

Marcar que faltaram a consulta

Ao marcar que faltou a consulta (botão vermelho), você perceberá que abrirá uma tela com a opção de você enviar uma mensagem com um convite de reagendamento para todos esses pacientes que foram marcados como faltantes. Você pode também alterar essa mensagem.

#5 Passo (opcional): Contactar também os pacientes que não agendaram e não deixaram nenhum telefone

Pode acontecer de alguns pacientes não agendarem e não deixarem o telefone como apontado na imagem abaixo.

Nestes casos, a clínica pode ainda contactar estas pessoas pelo próprio messenger para tentar evoluir com estes pacientes para um agendamento .

Obs.: Sugerimos que você faça este procedimento apenas com os pacientes que não deixaram o telefone e que enviaram a ultima mensagem ao robô há mais de 24 horas, porque o robô chega a perguntar novamente o telefone dele quando ele fica sem trocar mensagens por 24h e pode ser interessante espera essa resposta dele.

Neste caso, você pode acessar o menu “Central de mensagens”, procurar pelos pacientes que não deixaram telefone (eles aparecem com um símbolo do Celular com um “X” ao lado do nome da pessoa conforme apontado na imagem abaixo(2)), e bloquear o robô apenas para estas pessoas (no botão vermelho da imagem abaixo(3)) e fazer o atendimento humano.

 

Outras dicas práticas:

Dica 1: Para exportar os dados, basta seleciona-los e copiar, abra uma planilha em Excel em branco e cole os dados. Ou você pode exportar o arquivo CSV no ícone superior direito da tela.

Para organizar a sua lista de pacientes exportada no formato CSV no Excel e deixá-lo legível, você precisa fazer este procedimento deste vídeo, veja a partir de 1:00 (1 minuto) do vídeo abaixo:

Dica 2: É possível abrir uma conversa no WhatsApp Web com o paciente (desde que ele tenha deixado o telefone com DDD) clicando no ícone do WhatsApp que aparece ao lado do número do paciente.

Dica 3: O vídeo a seguir explica como fazer para não disponibilizar os feriados para os pacientes:

Considerações finais

Agradecemos por você ter chegado até aqui. 🙂

É importante reforçar que estes procedimentos são fundamentais para você extrair o máximo das suas campanhas do Facebook e da Cloudia.

Espero que gostem da ferramenta de automação do atendimento.

Caso tenha alguma dúvida, por favor enviem email para atendimento@cloudia.com.br.

É opcional que você otimize a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

É possível integrar o chatbot Cloudia com um sistema de gestão?
Sim! A nossa atendente virtual Cloudia consegue se integrar com sistemas de gestão de hospitais e clínicas modernos que possuam API RESTful que retornem dados em JSON.

Consulte a empresa do seu sistema de gestão e se certifique se o mesmo possui estes pré-requisitos. Envie a seguinte pergunta para o suporte do seu sistema:  “Olá, vocês possuem API RESTful que retornam os dados em JSON para interação com sistemas de terceiros como a Cloudia?”

Se a resposta for “sim”, existe a possibilidade da integração e faremos uma análise da documentação da API do sistema e posterior orçamento da sua integração para a sua aprovação.

Atualmente nos integramos a diversos sistemas, entre em contato para saber mais.

Por padrão nos integramos gratuitamente com a Gooogle Agenda.

Como evitar conflitos de horários se a clínica tiver outro sistema de agendamento?
Infelizmente, ainda não integramos com todos os sistemas. E não é por falta de querer, não! A gente quer, mas o seu sistema de agendamento precisa ter o que chamamos da API restful (entre em contato com a nossa equipe para saber os sistemas de agendamento que possuem API e se integram com a Cloudia).
Mesmo se o seu sistema não possuir esta API, por padrão a Cloudia faz os agendamentos na Agenda Google, que é gratuita e bem simples de se usar.
E, por mais que pareça que não é legal, que gera retrabalho, a gente tem umas dicas que vai ajudar muito a manter as duas agendas em paralelo.
Para evitar conflito de horário da Google Agenda do robô Cloudia com a sua outra agenda tem duas opções:
1 – Marcar também manualmente na Google agenda quando um paciente solicitar agendamento por outro canal como por ligação. Desta forma a Cloudia já sabe que o horário está ocupado e nem o oferece para os próximos que interagirem com a sua página.
2 – A segunda opção é apenas colocarmos na mensagem final (e até na inicial) algo como “Este foi apenas um pre-agendamento. Caso este horário já esteja ocupado, entraremos em contato para reagendarmos. :)”. Podemos também sempre ficar notificando no email da clínica quando houver algum agendamento em tempo real com todos os dados do atendamento.
Daí também é opcional se desejar esta segunda opção:
– Oferecer horários para os paciente só a partir de amanhã ou a partir de depois de amanhã, para sua equipe ter mais tempo de conferir a agenda e entrar em contato com o cliente caso o horário já esteja ocupado.
– Oferecer apenas alguns horários da semana pelo robô e deixar bloqueados estes horários no outro sistema (ou não).
Como consigo acessar a minha agenda pelo celular, smartphone ou tablet?

Recomendamos fortemente deixar a sua agenda sempre acessível no seu dispositivo portátil que esteja sempre com você.

Idealmente, você deve sincronizar a sua Google Agenda com o seu dispositivo.

No caso de dispositivos com sistema operacional Android, você pode baixar o app do Google Agenda.

No caso do iPhone ou outros dispositivos da Apple, você pode tanto fazer o download do app do Google Agenda quanto sincronizar a sua agenda com o aplicativo de calendário nativo do seu dispositivo.

Dessa forma, caso deseje, você pode configurar para quando algum cliente marcar alguma consulta (via Cloudia ou via sua secretária), você já ser notificado no dispositivo móvel.

É possível consultar meus agendamentos do chatbot pelo aplicativo Calendar da Apple no Iphone ou Mac?

Sim.

Por estarmos integrados com a Google Agenda, é possível que você a sincronize com a maioria dos aplicativos de calendários que você já está acostumado a usar como o Calendar (ou Calendário) da Apple.

calendário apple

Para sincronizar veja o tutorial do próprio Google aqui.

Para exportar os dados do seu calendar para a Google Agenda, clique aqui.

O nosso CEO Felipe explica como funcionar esta integração no vídeo a seguir:

Como criar uma agenda no Google Agenda ?

Primeiramente entre no site https://www.google.com/calendar e faça o seu login.

Obs.: Caso você não tenha uma conta no Google, entre no site acima e cadastre-se em “mais opções” e “criar conta”.

Ao fazer o seu login, clique no símbolo “+” que fica ao lado do campo “Adicionar outras agendas” e clique em “Nova Agenda”.

Esta será a agenda que você criará para integrar com a Assistente virtual Cloudia na nossa Área de login.

Preencha o nome da agenda com um nome de sua preferência e escolha o fuso horário do local da clínica. Depois clique em “criar agenda”.

Fizemos um vídeo com o passo a passo em vídeo, clique aqui.

Como configurar a minha agenda no Google Agenda para se integrar com a Cloudia?

Se você não sabe como criar uma Agenda no Google, veja aqui como criar.

Ao entrar no seu ambiente da Agenda do Google, o primeiro passo é criar os “eventos” ou “marcadores” que a sua assistente virtual deve reconhecer como horários para marcação de consultas.

Por que devo criar estes eventos na Google Agenda?

É através destes eventos que você indicará os horários que a sua atendente virtual deve disponibilizar para os seus clientes. Você fará mais adiante esta integração na configuração do menu “Tipos de consultas”.

Como criar os eventos para indicar os horários de atendimento para cada tipo de consulta?

No restante do post, usaremos um exemplo de uma profissional que atende de segunda a sexta das 8:00 às 18:00 em uma mesma clínica.

Primeiramente, selecionamos apenas a agenda que desejamos usar para integração com a Cloudia. Basta clicar nos 3 pontos que aparecem ao lado da agenda e depois em “Exibir apenas esta”.

Após selecionada a agenda, criamos o evento da segunda-feira que vai das 8:00 às 18:00, conforme imagem abaixo.

Você pode fazer isso segurando com o botão esquerdo do mouse e arrastando o mouse pela faixa de horário do dia ou editando os horários na janela que se abrirá.

Obs.: Não leve em conta ainda os intervalos de almoço ou qualquer outro intervalo por enquanto, veremos como indicaremos isso para a secretária virtual mais adiante neste post.

Nomeio o “Evento”(Esse nome que você vai dar ao evento é o que chamamos de “marcador” quando você cria um tipo de consulta no menu “Tipos de consultas”) e edite os horários de limite se necessário.

Depois clique em “Mais opções”.

Sempre escolha ou verifique se o fuso horário está correto clicando em “Fuso horário” ao lados dos horários escolhidos na janela que se abrirá. (veja imagem abaixo)

Para não precisarmos fazer este mesmo procedimento nos demais dias da semana, podemos facilitar esta atividade clicando na opção de “Não repetir”, onde vai abrir um leque de opções para repetir o evento.

Neste exemplo, como o atendimento acontece de segunda a sexta nestes mesmos horários, selecionamos “Todos os dias da semana (segunda a sexta-feira)”.

Há inúmeras possibilidades de repetições dos eventos, basta clicas em “Personalizar…” no passo anterior e explorar as alternativas.

Obs.: Se você atende diferentes tipos de consultas que só acontecem alguns dias da semana ou com durações diferentes, explicaremos mais adiante no último vídeo deste post como você deve configurar a sua Google Agenda.

Como configurar para não oferecer os horários de intervalo de almoço para os pacientes agendaram

Explicamos no vídeo a seguir como você pode fazer para criar intervalos de almoço onde sua equipe não atende. Segue procedimento em vídeo:

Como configurar para não oferecer os feriados para os paciente agendarem

Feito isso, também deixe indisponível todos feriados da sua cidade, exclua os eventos destes dias de feriados. Para isso, basta clicar no evento no dia do feriado(1) e clicar em “excluir” clicando no ícone da lixeira(2) e depois em “Este evento”(3) conforme imagem.

Você fará o mesmo procedimento para os dias em que você for tirar férias, fazer cursos ou não for atender por qualquer outro motivo, fazendo com que a sua secretária virtual reconheça que aqueles horários não estão disponíveis para marcação de horários.

Você também pode criar um evento de nome “bloqueio” (com letras minúsculas e sem aspas) no período onde você não poderá atender ou em feriados, assim a sua secretária virtual já entenderá e não passará a disponibilizar estes horários. Veja o vídeo abaixo explicando este procedimento.

 

Como configuro minha agenda do Google se eu tenho consultas que só atendo em alguns dias da semana ou com durações de consultas diferentes?

No vídeo a seguir, foi feito tudo isso levando em conta um exemplo fictício mais complexo em que o profissional faz três diferentes tipos de consultas com os seguintes detalhes:

  • A primeira consulta de cada paciente é sempre mais demorada, levando 1 hora e 30 minutos, e é feita apenas de segunda a quinta-feira.
  • As demais consultas levam apenas 1 hora para serem realizadas e também são realizadas de segunda a quinta-feira.
  • Os Retornos ocorrem apenas nas sextas-feiras e levam 30 minutos.

Veja esse vídeo, clique aqui, para compreender de outra maneira.

Como alterar os horários que deixo disponíveis para o pessoal marcar a consulta na Cloudia?

Neste caso, escrevemos um post sobre isso. Leia aqui.

Por favor, se tiver qualquer dúvida entre em contato, teremos prazer em te ajudar. 🙂

 

Como alterar os horários disponíveis na minha Google Agenda para o pessoal marcar a consulta pela Cloudia?


Gravamos um vídeo ao final que explica várias possibilidades de alterações do horário de sua agenda.

Primeiros passos

Para alterações, você tem que entrar na sua Google Agenda que está integrada com a Cloudia no endereço https://calendar.google.com.

Você verá uma tela semelhante a tela abaixo.

Verifique inicialmente se você está na conta Google que está integrada ao robô (deve ser a conta que você acompanha seus agendamentos no dia a dia pela Google Agenda e deve ter aparência semelhante a esta da imagem anterior).

 

Selecione apenas a agenda que está integrada com a Cloudia e que você deseja alterar. Para isso, clique nos 3 pontos que aparece ao lado do nome da agenda quando você passa o mouse por cima e depois em “exibir apenas esta”, conforme imagem abaixo.

Segue 2 vídeos que explicam com detalhes os vários casos de edição dos horários para o seu robô:

Observação: o nome do evento da google agenda é o que chamamos de “marcador” no menu de edição de “Tipos de consultas” na área de membros da Cloudia.
Aqui explicamos o uso da função de repetir eventos na Google Agenda:
Posso cancelar uma consulta marcada pela Cloudia diretamente pela minha Google Agenda?

Nós não recomendamos que isso seja feito, porque o seu paciente não será avisado sobre esse cancelamento.

A forma ideal de fazer isso é editar esta consulta pela própria Cloudia, conforme vídeo abaixo.

Para deletar, basta clicar no botão vermelho do “lixo” desta consulta, ao invés do botão cinza do “lápis de edição” do vídeo.

 

Como faço para ver os dados dos pacientes que marcam uma consulta comigo por meio da Cloudia?

Nos detalhes do compromisso que a Cloudia marcar entre você e o seu paciente na sua Google Agenda, haverá o nome, o e-mail e o telefone do seu paciente.

Como proceder se eu tenho um assistente ou secretária que marca consultas?

Se você já tem uma secretária, isso é bom!

A Cloudia foi feita pensando em coexistir com a sua secretária. Neste caso, você ou a sua secretária podem utilizar uma das duas abordagens a seguir:

1. Oriente os pacientes a contactar a Cloudia utilizando o seu site, Facebook, Facebook Messenger, Instagram ou WhatsApp

Orientamos para sempre pedir para que o paciente marque a consulta ou tire dúvidas por estes canais, para eles se habituarem e já usarem os mesmos nas próximas oportunidades.

Anuncie esta novidade para todos que ligam por telefone a sua clínica ou ao seu consultório.

É importante ficar claro para a secretária que o sistema simplifica a vida de todos: a dos pacientes (pois ganham liberdade para marcar a qualquer hora e não enfrentam mais telefone ocupado) e a dela (secretária), pois as deixam mais livres para fazer outras coisas mais importantes.

Em casos extremos de pacientes que tenham muita dificuldade com a tecnologia, principalmente pessoas idosas ou pessoas que simplesmente não têm um perfil nos aplicativos de mensagens e redes sociais citadas, recomendamos que seja feita a próxima abordagem que vamos descrever.

2. Se os seus pacientes só podem ou preferem marcar consulta diretamente pelo telefone

Nestes casos, a sua secretária ou você mesmo devem marcar a consulta para este paciente diretamente na mesma agenda do Google Agenda que a Cloudia utiliza.

Dessa forma, a Cloudia não vai oferecer horários já ocupados por pacientes marcados pela sua secretária. E a sua secretária não vai oferecer aos pacientes horários que já estão ocupados pelos pacientes que marcaram via Cloudia.

É importante ressaltar que consultas marcadas diretamente no calendário não serão controladas pela Cloudia, isto é, ela não irá enviar mensagens de alerta para os pacientes antes da consulta e os pacientes não poderão cancelar ou visualizar essas consultas via o atendimento da Cloudia no Facebook Messenger, Instagram Direct ou WhatsApp.

Caso de um mesmo profissional que atende em mais de uma unidade

Há casos onde você ou qualquer outro profissional na clínica pode atender em mais de uma unidade. Nestes casos, basta fazer uma configuração adicional e o seu atendimento automático funcionará normalmente.

No exemplo que trabalharemos a seguir, temos o profissional Fulano que trabalha das 8h às 18h em duas clínicas: Clínica A e Clínica B. Em ambas, este profissional tem dois tipos de consultas: Consulta Comum e Retorno, que concorrem pelos mesmos horários em cada unidade.

Na segunda, quarta e sexta o profissional Fulano trabalha na clínica A, terça e quinta ele trabalha na clínica B.

Neste caso, configuraremos os eventos da Google Agenda com nomes diferentes para diferenciar os horários de atendimentos da clínica A dos horários de atendimentos da clínica B.

A configuração na Google Agenda ficaria assim:

 

Neste caso, você criará dois tipos de consultas de nome “Consulta”, onde uma delas terá o campo “Marcador de horários na agenda” com o texto igual ao nome que você criou no evento da Google Agenda “clinica a” e o campo “Unidade em que este tipo de consulta deve ficar disponível” preenchido com o nome da Clínica A. O outro tipo de consulta com nome “Consulta” terá o campo “Marcador de horários na agenda” com o texto igual ao nome que você criou no evento da Google Agenda “clinica b” e o campo “Unidade em que este tipo de consulta deve ficar disponível” preenchido com o nome da Clínica B.

O Mesmo procedimento se aplica neste exemplo aos tipos de consultas de nome “Retorno”.

Como adicionar um usuário para ter acesso à conta da clínica?
O vídeo a seguir explica como adicionar outras pessoas como co-administradoras ou secretária na sua conta da Cloudia.
Como criar uma página profissional no Facebook?

Entre no Facebook e crie a sua página profissional. Se você já tiver a sua página profissional, você não precisa fazer esse passo.

Veja esse video explicativo, clique aqui.

Ao cria-la é muito importante que você configure corretamente a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

Como ativar a Cloudia na página do Facebook?

Segue vídeo que explica como você pode fazer a integração do robô com a sua página após a contratação da configuração inicial pela equipe Cloudia.

 

O próximo vídeo ensina como integrar o robô à página comercial do Instagram da sua clínica.

A seguir mostraremos o mesmo procedimento passo a passo do vídeo com mais detalhes.

Faça o seu login em http://www.cloudia.com.br/login

Menu “Contas Integradas > Aplicativos de mensagens”

Ao abrir o menu “Contas Integradas > Aplicativos de mensagens”, clique em “conectar página a Cloudia” na seção de Facebook e faça o login em um perfil que seja administrador da página do Facebook da sua clínica.

Em seguida clique em “Conectar ao Facebook”.

Faça o login em um perfil do Facebook que seja ADMINISTRADOR da página da clínica que você deseja que o robô funcione.

Após fazer o login e ter dado tudo certo, clique para selecionar todas as páginas e em “avançar” na página seguinte.

Repita o mesmo procedimento se perguntado novamente conforme imagem:

Deite tudo ativado como está e apenas clique em “Concluir” neste ultimo passo:

A página da clínica aparecerá na lista de páginas em que o seu perfil é administrador (atualize a página, caso o nome da página da clínica não apareça).

Você precisa clicar em CONECTAR ao lado da página a qual você deseja que a secretária robô responda conforme imagem abaixo:

Por último, basta verificarmos se está ativada.

Caso este botão esteja conforme imagem abaixo na cor verde, o robô está ativado e funcionando na página selecionada no passo anterior.

Caso o botão esteja desligado e totalmente na cor cinza, você precisa clicá-lo e esperar que ele fique verde para ficar ligado.

Pronto, caso você entre na sua página, agora você pode testar como ficou o seu atendimento interagindo pelo Facebook Messenger com a sua página.

Para testar, você pode clicar no link “Teste o seu atendimento automático aqui”

Configurações iniciais da sua página profissional do Facebook para ficar mais atrativa?

Ao criar uma página do Facebook, você deve fazer as seguinte configurações iniciais para que ela se torne mais atrativa e para que fique mais claro que é possível marcar consultas pela sua página do Facebook.

Imagem principal e imagem da capa

Primeiramente identifique do que se trata a página alterando a imagem principal e a imagem de capa.

Na imagem principal, caso a página seja apenas sua ou do seu consultório particular, insira uma foto do seu rosto com o seu uniforme de trabalho tirada por um fotógrafo profissional. Caso a página seja da clínica, você pode colocar a logomarca da clínica.

Para a foto da capa, coloque uma imagem bem trabalhada. Contrate um profissional para fazer as artes das imagens para você, hoje em dia é muito fácil ter acesso a eles. Se quiser saber mais dicas de como fazer isso, leia o erro #8 deste post sobre os erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais.

Exemplo de página de consultório particular:

Exemplo de página de clínica:

Exemplo de página de clínica com uma seta na imagem da capa para divulgar melhor o canal de marcação de consultas do Facebook (recomendamos esta prática):

Configuração do botão de chamada para ação

Após inseridas as imagens, é muito importante a configuração do botão que te explicarei a seguir.

Passe o mouse sobre o botão  e clique em “Editar botão”.

Na tela que aparecer, clique no botão voltar.

Escolha a opção “Entrar em contato”.

Depois selecione a opção “Enviar mensagem”.

Agora basta clicar no botão “Salvar alterações”.

A sua página agora vai ficar com o botão de Enviar mensagem conforme imagem abaixo.

Quando alguém clicar neste botão, vai entrar em contato diretamente com a sua secretária robô.

Preencha o “Sobre” da sua clínica

Explicite todas as informações da sua clínica ou consultório na sua Página do Facebook.

Clique em “Sobre” e digite dados como: resumo da clínica ou consultório, horário de funcionamento, público alvo, localização, serviços que você oferece, especialidade(s) dos profissionais de sua clínica, site, etc.

É obrigação que os seus contatos e endereços sejam citados em todas as redes sociais e atualizados.

Lembre-se sempre de colocar o DDD da sua cidade antes do seu telefone e o nome da sua cidade e estado no seu endereço.

Ativar para que o chat se abra automaticamente para os visitante da página

Dentro das suas configurações do próprio Facebook é possível que você ative uma funcionalidade que poucas pessoas sabem que existe e que pode potencializar a quantidade de pessoas que entram em contato com a sua página.

Quando ativamos este recurso, a página se comporta assim:

ativar chat automaticamente facebook

Ou seja, sempre que a pessoa entra na sua página do Facebook, o chat automaticamente é aberto no canto inferior direito da tela do potencial cliente ou paciente.

Para ativá-la, vá nas configurações de sua página (você precisa ser administrador da página).

Depois clique em “Mensagens” no menu lateral esquerdo e marque um “Sim” na funcionalidade de título “Sugira aos visitantes para enviar mensagens” ou, se tiver configurado em inglês, o título da fundacionalidade que você deve ativar será “Prompt people to send messages”.

Veja a figura abaixo.

chat automático abrindo na página do Facebook

Desative as mensagens instantâneas

Com o robô Cloudia funcionando na sua página, é importante também que você desative as mensagens instantâneas que você pode ter configurado antes de instalá-lo.

Para isso, desative a funcionalidade nesta mesma página mais abaixo com o título de “Send instant replies to anyone who messages your Page”.

Configure a Cloudia para ser o chatbot receptor primário

Se você já teve outro chatbot na sua página, também é importante que você faça a configuração para que a Cloudia seja o receptor primário de sua página, conforme imagens a seguir:

Finalizando

Pronto, agora a sua página está pronta para as integrações na área de membros da Cloudia.

 

 

Como adicionar outras pessoas como administradores da minha página profissional no Facebook?

Depois de fazer o seu login e entrar no Facebook, entre na sua página profissional do Facebook que você deseja adicionar outras pessoas como administradores.

Todas as suas páginas profissionais são listadas quando você aperta na seta para baixo que fica localizada no canto superior direito da sua tela inicial do Facebook (1) e clica na página que você deseja adicionar um administrador. Caso a página não apareça, clique em “ver mais” (2) e depois selecione a página:

 

Depois que a página selecionada se abrir, selecione a opção “Configurações” no canto superior direito.

Uma tela com diversas opções de configurações da sua página se abrirá. Você deve selecionar a opção “Funções Administrativas”

Na tela de funções administrativas, no espaço descrito como “Atribuir uma nova Função da Página”, digite o nome do usuário que você deseja adicionar como administrador da sua página (1), selecione um dos usuários que aparecem na lista de usuários abaixo da caixa de texto onde você está digitando o nome deste usuário (2). Por fim, clique no botão ao lado do campo com as opções de funções administrativas (3) (por padrão este botão deve ter o nome de “Editor”, mude-o para “Administrador”).

Obs.: Se você está aqui porque deseja que a equipe da Cloudia faça alguma configuração por você, digite “Cloudia bot” ou “cloudia@cloudia.com.br”, depois selecione o usuário “Cloudia bot” que aparece na lista com a nossa logomarca.

Selecione a função de “Administrador” (1) e clique no botão “Adicionar” (2):

O último passo é digitar a sua senha do Facebook para confirmar a operação e clicar no botão “Enviar”.

Finalmente, confira se o usuário foi adicionado com a função de administrador na sua página.

O próprio Facebook mantém um tutorial atualizado próprio sobre como gerenciar as funções na sua página profissional em https://www.facebook.com/help/187316341316631.

 

 

 

Como conseguir que o Facebook autorize o envio de mensagens em mais de 24h após a última interação?

O administrador da página deve abrir a página do Facebook e clicar em configurações.

(imagem)

No menu de configurações, vá em “Plataforma do Messenger”.

(imagem)

Role a barra até o tópico “Recursos avançados de mensagens”.

Clique em “solicitar” no campo “Mensagem de assinatura”

(imagem)

Será aberta a seguinte janela:

(imagem)

Se você é cliente Cloudia, preencha, de preferência em inglês, os campos da seguinte forma:

1 – Marque “Produtividade”

2 – No campo “Provide additional details”, escreva: We will send procedures reminders before the day schedulled.

3 – No campo exemplo, escreva:

Oi Tiago Miranda! Você tem os seguintes compromissos em nossa clínica nos próximos dias:
Dia 07/06/18 (Qui) às 11:15. Endereço: Rua XXXXX, 222, Edifício World Trade Tower – 8º andar. Florianópolis/SC. Tipo: Retorno. Status: marcado. Dr. Felipe Santos. Consulta Particular.
Podemos confirmar o seu agendamento? Por favor, selecione um dos botões abaixo.

 

Como pedir autorização do Facebook para envio de Broadcast com a tag NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION?

Siga este tutorial se você deseja que a sua página mande mensagens não promocionais para clientes utilizando a etiqueta de mensagem (ou TAG) NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION.

É importante que você entenda que o Facebook desde o dia 31 de julho de 2019 introduziu este novo conceito chamado de etiqueta de mensagem. Agora, quando você deseja enviar mensagens em massa (broadcasts) com conteúdo não promocional para os clientes que já se comunicaram com a sua página, você tem que indicar para o Facebook qual é o tipo de conteúdo que a sua mensagem contém.

Essa indicação é feita selecionando, dentre as etiquetas de mensagem disponibilizadas pelo Facebook, a que melhor se aplica à mensagem em massa não promocional que você deseja enviar para os seus clientes.

Várias etiquetas de mensagem (ou TAGs) foram disponibilizadas pelo Facebook.

Elas estão todas explicadas aqui: https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/send-messages/message-tags/

Há uma dessas TAGs, chamada NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION (ou “assinatura não promocional”, em uma tradução livre para o Português) que, para poder ser utilizada, necessita que o administrador da página submeta um pedido de autorização para o Facebook.

Esse link do próprio Facebook explica a quais casos de uso essa TAG se aplica: https://developers.facebook.com/docs/messenger-platform/policy/policy-overview/?translation#subscription_messaging .

Se você pretende enviar mensagens em massa não promocionais para os usuários da sua página com conteúdos relacionados a etiqueta de mensagem NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION, você deve submeter esse pedido de autorização para o Facebook. A submissão do pedido de autorização é um requisito exigido pelo próprio Facebook e é um procedimento que faz parte do relacionamento do usuário com o Facebook, nada tendo a ver com o chatbot Cloudia.

Esclarecemos que, sem precisar de pedir autorização ao Facebook, você pode enviar mensagens em massa não promocionais utilizando todas as demais etiquetas de mensagem disponíveis:

Por outro lado, se você quiser enviar mensagens em massa promocionais, você pode enviar essas mensagens marcando a opção “Conteúdo promocional” no menu “Broadcast” e você poderá enviar mensagens promocionais para todos os usuários que interagiram com a sua página nas últimas 24 horas.

Se você quiser mandar mensagens em massa promocionais para todos os usuários que já interagiram com a sua página, você deve fazer isso através da criação de mensagens partocinadas no Facebook Ads. Mais informações em https://www.facebook.com/business/help/630500673789880 .

Nest post, nós tentamos resumir como funciona esse processo de pedido de autorização que você deve submeter da sua página ao Facebook se você deseja enviar mensagens em massa com a etiqueta de mensagem NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION.

Passo 1. Digite o endereço da sua página no seu navegador (exemplo: www.facebook.com/<nome_da_sua_pagina>) OU entre no Facebook (www.facebook.com) e selecione a sua página na lista de páginas no canto superior direito da tela.
OU
Passo 2. Depois que tiver entrado em sua página, selecione a opção Configurações no canto superior direito.
Passo 3. Depois de entrar nas configurações, selecione Plataforma do Messenger no menu que aparece do lado esquerdo da tela.
Passo 4. Depois de entrar na Plataforma do Messenger, role até chegar na opção Mensagem de assinatura, dentro de Recursos avançados de mensagens e selecione a opção Solicitar
Passos 5 a 9:
(5) Marque a opção que melhor se aplica ao tipo de mensagem que você pretende enviar para os seus usuários utilizando a etiqueta NON_PROMOTIONAL_SUBSCRIPTION: NotíciasProdutividade ou Rastreamento Pessoal.
(6) No campo Fornecer detalhes adicionais, forneça detalhes sobre os tipos de mensagem de assinatura não promocionais que se aplicam a esta tag que você pretende enviar aos usuários da sua página.
(7) No campo Exemplo, escreva um exemplo concreto do tipo de mensagem que você pretende enviar aos usuários da sua página.
(8) Marque o botão Eu confirmo que esta Página não usará mensagens de assinatura para enviar anúncios ou mensagens promocionais … ;
(9) Clique no botão Salvar rascunho.
Passo 10. Depois disso, clique no botão Enviar para análise.
FIM. Se tudo der certo no seu pedido de aprovação, a tela abaixo será exibida.
A Cloudia funciona no WhatsApp?

Sim! Já é possível que a Cloudia funcione no WhatsApp por meio do uso da WhatsApp Business API (solução oficial do WhatsApp).

 

Quais são os custos extras a serem pagos diretamente pelo cliente Cloudia ao provedor da solução da WhatsApp Business API?

Os custos são explicados abaixo:

Até 31/01/2022:

– U$ 1,00 (um dólar) para cada 1000 mensagens enviadas ou recebidas pelo robô;

– Caso necessite enviar uma mensagem proativa pela 1a vez para um paciente ou após um intervalo de tempo maior do que 24h da última mensagem enviada pelo paciente para a sua empresa, há um custo de U$ 0,0483 (aproximadamente 5 centavos de dólar) por cada mensagem enviada.

A partir de 01/02/2022:

Leia nesta nota os detalhes sobre os custos extras com a WhatsApp Business API a partir de 01/02/2022.

Funciona no Instagram?
Também funciona no Instagram! O processo dos anúncios no Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde aparece um botão de “Enviar Mensagem”, em baixo da imagem, que leva a pessoa para a interação pelo Instagram Direct, com o robô.
Além disso, a Cloudia também tem a resposta automática genérica na própria publicação do Instagram, que fica em baixo do comentário da pessoa.
Você também pode fazer uma estratégia de colocar o link do robô na sua BIO e conseguir ter bons resultados até mesmo quando faz posts não pagos.
Aqui tem estratégias bem legais de como usar o Instagram na sua estratégia com automação do atendimento: https://www.cloudia.com.br/chatbot-no-instagram/ .
Como funciona as respostas automáticas no Instagram?

A funcionalidade de “Respostas automáticas no Instagram” apenas estará disponível se você tiver feito a vinculação da sua página do Facebook à sua página do Instagram.

Se você já é cliente, já fez o procedimento de vinculação entre o Facebook e Instagram citado acima e ainda não funciona a resposta automática configura no Instagram, é preciso fazer o procedimento descrito nos tópicos a seguir.

Primeiramente entre com o seu login e senha da Cloudia na sua área de login.

Renove a integração com a sua página no menu “contas integradas”

Veja o vídeo abaixo para entender melhor.

Configuração final

Após feito os procedimentos anteriores, configure seguindo este procedimento.

Como adicionar respostas automáticas aos comentários em publicações no Instagram?

A partir outubro de 2018, o chatbot para clínicas Cloudia lançou uma funcionalidade que possibilidade a automação de respostas automáticas aos comentários do Instagram.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem com o link que o leve a entrar em contato com o seu robô do messenger do Facebook.

Mostraremos a seguir como você deve configurar e uma sugestão de mensagem.

Abra o menu “Respostas Automáticas”

Clique em adicionar uma resposta no Instagram.

Será aberta a seguinte tela:

Você pode personalizar a mensagem conforme desejar, a sugestão de mensagem padrão no comentário é: Oi! Obrigado pelo seu comentário. Se quiser tirar dúvidas ou marcar um horário, entre em contato via https://m.me/<nome da sua página> ou https://www.instagram.com/<nome da sua conta>

Esta mensagem teria o objetivo de levar a pessoa que comentar a interagir com o seu atendimento automático do Facebook Messenger ou Instagram Direct.

A partir daqui você tem duas escolhas: Ativar as respostas automáticas em todos os posts (deixando marcada a caixa de “Todas as publicações”) ou ativá-la apenas em algumas postagens do Instagram, clicando no botão azul “Adicionar publicações” e selecionando os posts desejados.

Lembre-se sempre de clicar no botão “Salvar” ao término de suas configurações.

Configurações finais para clientes que contrataram serviço de configuração inicial?

Olá, se você está vendo este post é porque contratou o serviço de configuração inicial para a sua clínica de algum parceiro ou diretamente com a própria startup Cloudia.

Para finalizar a configuração e para que o atendimento automático funcione na sua página, depende de você fazer os seguintes passos desta publicação. Leia-a até o final.

Login na área de membros Cloudia

Primeiramente entre na nossa área de membros: http://cloudia.com.br/login

Preencha os campos com o email e senha enviados para o seu email.

Menu “Contas Integradas”

Ao fazer o login, conecte a sua conta do Facebook no botão “Conectar ao Facebook” indicado.

Faça o seu login no Facebook pelo navegador e permita que a Cloudia tenha acesso a algumas informações que serão pedidas.

Caso você tenha feito o login e seja administrador da página da clínica (Fanpage), ela aparecerá logo abaixo e você precisa SELECIONAR uma das páginas a qual você deseja que a secretária robô responda, ficando azul conforme imagem abaixo.

Atenção: se a Fanpage da sua clínica não aparece na lista é porque esta sua conta do Facebook não é um perfil administrador da página. Caso queira saber como se tornar administrador da página, peça para um dos administradores da página seguir este procedimento.

Pronto, agora você integrou a sua atendente virtual Cloudia com a sua Fanpage, porém ela ainda não estará ativada. A ativação será feita nos próximos passos.

Editar as respostas do menu “Perguntas Frequentes” conforme informações do seu estabelecimento

Vá até o menu “Perguntas Frequentes”.

Quando a sua atendente virtual manda a primeira mensagem, fica disponível para o seu paciente o botão “tirar dúvidas”. É justamente aí que entram os botões de dúvidas e suas respectivas respostas da seção de “Perguntas Frequentes”.

Você observará que já existem algumas “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” cadastradas propositalmente para facilitar o seu trabalho no seu menu “Perguntas Frequentes”.

Você precisa apenas clicar em cada uma delas e editar o campo “texto” conforme as informações corretas da sua clínica.

Por exemplo, Se você clicar para editar a de título “Tratamentos” conforme imagem abaixo.

Abrirá a seguinte tela e você editará com as informações corretas da sua clínica o seguinte campo de destaque:

Obs 2: As “Dúvidas, Respostas e Palavras-chaves” foram cadastradas propositalmente para facilitar o seu trabalho e baseado no nosso histórico das principais perguntas que os pacientes fazem às clínicas semelhantes à sua.

Ativar as respostas automáticas no Menu “Respostas Automáticas”

Caso queira que a Cloudia responda comentários de suas publicações e já entre em contato automaticamente também por inbox (mensagens particulares), entre no menu “Respostas Automáticas” e clique em “Adicionar”.

Você pode configurar para que a “Resposta no comentário” e a “Mensagem no chat” que você personalizará nesta tela, funcione para todos os posts deixando a caixa “Todas as publicações” marcada conforme imagem abaixo.

Caso deseje que as respostas automáticas funcione apenas para algumas publicações, deixe desmarcada a caixa “Todas as publicações” e clique no botão “Adicionar Publicações”.

Selecione as publicações que aparecem na tela que você deseja programar uma resposta automática. Mais de uma publicação poderá ser selecionada, observe que no exemplo a seguir nós selecionamos duas publicações.

Ao terminar de selecionar todas as publicações, role a barra de rolagem até o final e clique em “Adicionar Publicações selecionadas”. Caso queira selecionar outras publicações mais antigas, clique em “Carregar mais posts” até encontrar a publicação e selecione-a.

No campo “Resposta no comentário”, digite a mensagem que você deseja que seja deixada automaticamente pelo seu atendimento automático quando alguém deixar um comentário nas publicações selecionadas. Esta mensagem aparecerá nas próprias publicações selecionadas, logo abaixo do comentário da pessoa conforme exemplo em destaque da imagem abaixo.

No campo “Mensagem no chat”, digite a mensagem que você deseja que seja enviada automaticamente via chat inbox (Facebook Messenger) pelo seu atendimento automático para alguém que deixou um comentário nas publicações selecionadas anteriormente.

Menu “Minha Cloudia”

Por último, basta ativarmos o atendimento automático clicando no botão que aparece no topo da página e esperar que ele fique vermelho.

Pronto, caso você entre na sua página, agora você pode testar como ficou o seu atendimento interagindo pelo Facebook ou Facebook Messenger com a sua página.

Veja o vídeo para entender como você pode testar.

Caso queira editar suas configurações futuramente

Caso queira editar qualquer outra informação, é muito fácil.

Sempre que estiver em um menu qualquer, clique no botão superior de “Veja o tutorial” para entender tudo o que você pode configurar no menu que está aberto.

Confira se as outras informações estão corretas

Recomendamos que você navegue pelos demais menus não citados e verifique se as informações da sua clínica estão corretas.

Procedimentos de rotina importantes para não perder nenhum paciente

Para acompanhar o robô no dia a dia e não deixar nenhum cliente sem atendimento, sugiro que veja o vídeo e leia este post para facilitar a sua vida ou a vida da pessoa responsável pelos atendimentos da sua clínica, economizando várias horas de trabalho da sua equipe.

Considerações finais

Agradecemos por você ter chegado até aqui. 🙂

Espero que gostem da ferramenta de automação do atendimento.

Caso tenha alguma dúvida, por favor enviem email para atendimento@cloudia.com.br ou para o email do parceiro que te vendeu a Cloudia.

É opcional que você otimize a sua página do Facebook conforme explicamos aqui neste outro post.

Primeiros passos para clínicas Oral Sin

Segue vídeo que explica como você pode fazer a integração do robô com a sua página após a contratação da configuração inicial pela equipe Cloudia.

 

O próximo vídeo ensina como integrar o robô à página comercial do Instagram da sua clínica, mas atenção: apenas vai funcionar se a página do Instagram tiver mais de 1000 seguires:

Veja o vídeo abaixo para entender a configuração que deve ser feita dentro do sistema Doctor Help:

Na Cloudia, para conectar o robô ao Doctor Help, é preciso fazer o passo a passo do vídeo rápido a seguir:

A seguir mostraremos o mesmo procedimento passo a passo do vídeo com mais detalhes do que você precisa fazer na Cloudia.

Faça o seu login em http://www.cloudia.com.br/login

Menu “Contas Integradas”

Ao abrir o menu Contas Integradas, clique em “Conectar ao Facebook” e faça o login em um perfil que seja administrador da página da sua clínica.

Faça o login em um perfil do Facebook que seja ADMINISTRADOR da página da clínica que você deseja que o robô funcione.

Após fazer o login e ter dado tudo certo, clique para selecionar todas as páginas e em “avançar” na página seguinte.

Repita o mesmo procedimento se perguntado novamente conforme imagem:

Deixe tudo ativado como está e apenas clique em “Concluir” neste último passo:

A página da clínica aparecerá na lista de páginas em que o seu perfil é administrador (atualize a página, caso o nome da página da clínica não apareça).

Você precisa clicar em CONECTAR ao lado da página a qual você deseja que a secretária robô responda conforme imagem abaixo:

Para ativá-la, siga para o Menu “Minha Cloudia”.

Menu “Pagamentos”

Para que o seu robô continue funcionando, é fundamental que você faça este passo de preencher os seus dados no menu “Pagamentos”.

A franqueadora custeará um plano básico através do Fundo de Propaganda que oferecerá ao franqueado uma quantidade de Usuários Únicos Mensal. Apesar disso, é obrigatório o preenchimento destes dados para o funcionamento do robô.

Menu “Minha Cloudia”

Por último, basta verificarmos se está ativada no menu minha Cloudia  botão que aparece na região superior da tela.

Caso o botão esteja VERMELHO, o robô está ativado e funcionando na página selecionada no passo anterior.

Caso o botão esteja branco, você precisa clicá-lo e esperar que ele fique vermelho.

Menu “Respostas Automáticas”

Ao clicar no menu “Respostas Automáticas” será apresentada a seguinte tela:

Clique no botão “Adicionar” abaixo do nome “Facebook” conforme imagem abaixo.

Ao clicar, aparecerá o seguinte formulário:

Segue uma sugestão de configuração:

  • Marque o campo “Todas as publicações”.
  • Digite no campo “Resposta no comentário” algo parecido com: “Olá, obrigado pelo seu comentário, entramos em contato pelo seu inbox para tirar suas dúvida e agendar sua avaliação/consulta.”.
  • Digite no campo “Mensagem no chat” algo parecido com: “Olá, me manda um “OI” caso queira agendar sua consulta ou tirar suas dúvidas ok? :)”.

Neste post explicamos apenas o básico recomendado para o Menu “Respostas Automáticas”. Caso queira saber mais, há diversas outras possibilidades de configuração das respostas automáticas que explicamos aqui.

Testar como se fosse um paciente

Pronto, caso você entre na sua página, agora você pode testar como ficou o seu atendimento interagindo pelo Facebook ou Facebook Messenger com a sua página.

Para testar, você pode ir no menu “Contas Integradas” e no link ao lado do botão “Atualizar lista de páginas”, conforme imagem abaixo.