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Chatbot no Instagram – 4 dicas para potencializar o seu atendimento automático

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 13 de janeiro de 2021

Chatbot no Instagram – 4 dicas para potencializar o seu atendimento automático

Vamos te apresentar algumas estratégias de uso de Chatbot no Instagram.

Muitas pessoas têm nos perguntado se é possível automatizar também o atendimento das clínicas com a inteligência artificial em ações no Instagram.

A resposta é sim! 

O Facebook anunciou que está liberado o uso de chatbots no Instagram em 2021 e existe API oficial para isso.

Entre as funcionalidades do chatbot no Instagram estão: possibilidade de respostas aos comentários deixados nas postagens do Instagram e a interação pelo DM do Instagram (Direct Messenger) usando inteligência artificial como fazemos para as clínicas que usam a Cloudia.

Isso abre a possibilidade de diversas estratégias no Instagram para atração de mais clientes para o seu negócio.

Neste post, vamos te mostrar algumas das estratégias poderosas de uso de chatbot no Instagram e o que você pode fazer para estimular que os seus seguires interaja com a sua página! 🙂 Vem comigo.

O que é um chatbot e como ele funciona?

Um chatbot é um robô de conversação que pode utilizar inteligência artificial para se comunicar de maneira mais autônoma e dinâmica com os seus seguidores que interagem com a sua página do Instagram.

Esses robôs são programados para oferecerem determinadas respostas dependendo dos caminhos que os usuários vão tomando.

Para implementar um chatbot, é preciso de um software específico de automação, no qual você poderá criar algumas regras de comportamento e direcionar o usuário para o seu objetivo de acordo com perguntas e respostas pré-especificadas.

As opções mais avançadas com inteligência artificial conseguem entender muitas mensagens enviadas pelos usuários e podem ser constantemente treinados para aprender e ficarem cada vez mais inteligentes.

Como usar um chatbot no Instagram?

Desde 2 de junho de 2021, o Facebook anunciou no seu evento online F8 que está liberado o uso de chatbots no Instagram de forma 100% oficial.

Portanto, ja é possível criarmos robôs que respondam ou até mesmo iniciem diálogos com usuários que deixam comentários nas suas postagens.

Você só precisa configurar uma conta empresarial no Instagram, caso ainda não tenha.

Após isso, para começar a usar existem dois caminhos:

  1. Você pode desenvolver o seu próprio robô através das diretrizes do Instagram Messaging API e tendo conhecimento em linguagens de programação de chatbots, ou
  2. Você pode usar um robô para Instagram desenvolvido por uma empresa que oferece esse serviço a um baixo custo e com tudo praticamente pronto.

Aqui na Cloudia, somos uma empresa especialista em oferecer este tipo de inteligência artificial no Instagram para consultórios, clínicas e hospitais. Teste um exemplo como se fosse um paciente mandando um “oi” e agendando uma consulta de exemplo aqui na nossa página do Instagram.

Sem mais delongas, a seguir vou te passar 4 super dicas para você aprimorar sua estratégia de uso e divulgação do seu chatbot no Instagram e potencializar seus resultados.

#1 – Utilize um chatbot que responde aos comentários das suas publicações do Instagram e envie uma mensagem pelo Direct automaticamente

São raros, mas existem alguns chatbots que respondem aos comentários das publicações do Instagram automaticamente.

chatbots no insta

Além de ter respostas automáticas nas publicações do Facebook, é possível que você faça publicações no Instagram e use o chatbot Cloudia para deixar uma resposta padrão aos comentários e inclusive para enviar uma mensagem automaticamente via inbox pelo Direct, estimulando que estas pessoas continuem a interação pelo canal de mensagens privadas do Instagram.

O objetivo principal é leva-lo para uma conversa privada com o seu atendimento automático para que você consiga pegar os dados do cliente e que evolua para uma venda ou agendamento de consulta por exemplo.

Você pode configurar para o robô responder por exemplo: “Obrigado pelo comentário! Te enviei uma mensagem para continuarmos a nossa conversa pelo inbox caso queira marcar uma avaliação ou tirar suas dúvidas conosco. :)”.

#2 – Botão de “enviar mensagem” no anúncio via Instagram

É possível que os anúncios pagos feitos através do gerenciador de anúncios do Facebook sejam exibidos também no Instagram.

Inclusive você pode deixar visível no seu anúncio via Instagram o botão de “Enviar mensagem”, desde que você configure a campanha e conjunto de anúncios para isso.

Quando clicar neste botão, o paciente é direcionado para interagir com a sua página via Instagram Direct, Facebook Messenger ou Whatsapp, a depender da configuração que você fizer lá no Gerenciador de anúncios do Facebook.

Já que alguns preferem interagir pelo próprio Instagram Direct, outros pelo Whatsapp e outros ainda pelo Facebook Messenger, por que não oferecer um atendimento automático funcionando 24h por dia com inteligência artificial pelos 3 canais?

Oferecer esta comodidade para o seu cliente interagir pelo canal que achar melhor é um diferencial relevante para o seu negócio.

Resumindo: é possível que ele interaja com a sua secretária robô a apenas 1 clique no Instagram.

O anúncio fica neste modelo:

#3 – Link do chatbot no Instagram via Stories

Você pode colocar um link para a sua assistente virtual que fará todo o atendimento com a venda ou agendamento automático no Stories do Instagram.

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá no seu atendimento automático via chatbot.

Qualquer página pode fazer anúncios patrocinados (pagos) neste modelo veiculando para o Stories.

Também é possível fazer esta estratégia em anúncios orgânicos (gratuitos) desde que sua página seja verificada e possua mais de 10 mil seguidores.

Basta fazer o seu Stories normalmente com o objetivo de levar o usuário para o mensageiro do Instagram ou inserir o seu link do Messenger ou do Whatsapp no campo de URL (explico como criar o seu link logo em seguida).

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá no seu canal de atendimento.

#4 – Link do chatbot na sua BIO ou perfil

Muitas pessoas preferem levar os seguidores do Instagram para interagirem pelo Whatsapp ou até mesmo pelo Facebook Messenger.

Nestes casos, recomendamos que você inclua o link desses canais na sua BIO. 

Como o Instagram apenas oferece espaço para 1 link, você pode colocar o link do seu canal preferido ou até mesmo fazer um mini site em um desses serviços grátis como o linktree por exemplo e incluir mais de 1 link.

Todo chatbot que funciona pelo Facebook Messenger possui um link: m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Para Chatbots no WhatsApp, é também bem simples: wa.me/<ddi>+<ddd>+<numero-do-telefone>

Por exemplo:

Importante: use o link da sua PÁGINA do Facebook e não o do seu perfil pessoal do Facebook.

Já para o Whatsapp, caso eu tenha um numero brasileiro (11) 98765-4321, onde o DDI é 55, o meu link do Whatsapp é wa.me/5511987654321.

Sabendo disso, você pode colocar este link na sua BIO do Instagram, estimulando que os pacientes cliquem no link para tirar dúvidas com o seu atendimento automático ou marque uma consulta.

Atualização: Atualmente já está liberado para alguns usuários a funcionalidade de adicionar um botão de contato via Whatsapp por padrão no perfil do Instagram, caso não apareça ainda esta opção para você, siga os passo a passo para conseguir o mesmo objetivo via link da página.

O procedimento é bem simples.

Entre nas configurações de sua conta do Instagram.

Depois entre em “Editar Perfil”.

Altere o link do site para o link da sua secretária virtual que citei : m.me/<nome-da-página> para o chatbot no Messenger ou wa.me/<ddi>+<ddd>+<numero-do-telefone> para o chatbot no Whatsapp.

Feito isso, o segredo aqui é fazer suas postagens orgânicas ou pagas sempre com uma chamada (call to action) no final para que o seu público clique no link da sua BIO.

Por exemplo, a sua postagem pode terminar com a seguinte chamada: “Tire suas dúvidas e agenda a sua avaliação agora mesmo pelo link da nossa BIO :)”.

Por que usar um chatbot nas suas estratégias digitais?

O chatbot é uma ferramenta que auxilia (e muito) na experiência do consumidor e pode auxiliar a sua empresa a se destacar frente à concorrência. Isso porque ele oferece uma série de informações e traz muito mais agilidade para que o usuário consiga contatar a sua marca.

Por meio de um bot, o usuário será capaz de tirar dúvidas, receber promoções e descontos, ser direcionado a determinado site, agendar ou reagendar consultas, receber orientações e diferentes outras possibilidades.

Além disso tudo, pelos dados reais de mais de 7 milhões de atendimentos feitos em clínicas pela Cloudia, 64% dos agendamentos via aplicativos de mensagens são originados de interações que acontecem fora do horário comercial.

Para as empresas, há muitas vantagens no uso desses robôs.

  • Primeiro porque você passa a oferecer um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, trazendo mais comodidade e agilidade para seus clientes.
  • Segundo porque não há necessidade do contato humano (apenas em casos mais complicados, no qual o atendimento pode ser redirecionado do bot para uma das suas atendentes), reduzindo, assim, os custos de mão de obra.
  • E terceiro porque você transformará a experiência do seu consumidor, que terá mais facilidades em contatar a sua empresa e resolver seus problemas.

Considerações finais sobre chatbot no Instagram

Como você viu, a API oficial do Instagram já permite a integração de chatbot no Instagram para interagir pelo Direct e automatizar o atendimento de seus pacientes.

Apresentamos neste artigo algumas das formas de fazer com que o uso de sua assistente virtual seja turbinado via Instagram.

A Cloudia é um chatbot voltado para automação do atendimento para a área da saúde como clínicas e hospitais que já funciona no Instagram Direct, WhatsApp, Facebook Messenger e Site.

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Aqui na Cloudia, somos uma empresa especialista em oferecer este tipo de inteligência artificial no Instagram para clínicas. Se for o seu caso, saiba como oferecer esta comodidade aos pacientes.

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