Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 24 de julho de 2018
A área de saúde tem se tornado cada vez mais competitiva também no mundo digital, por isso tem sido fundamental as instituições buscarem formas de aprimorar o seu marketing digital a fim de conseguir melhores resultados.
Isso inclui desenvolver ações de marketing nas redes sociais para instituições de saúde.
Afinal, as redes sociais são canais em que não apenas pessoas, mas também empresas estão inseridas a fim de partilhar seus valores e objetivos com seus públicos na internet.
O Facebook, por exemplo, tem mais de 100 milhões de usuários ativos no Brasil, portanto, sem dúvidas os pacientes da sua instituição também estão lá.
E para você saber como trabalhar as redes sociais da maneira correta, acompanhe este artigo até o final.
Em primeiro lugar, vejamos quais são as razões pelas quais sua instituição precisa estar presente nas redes sociais.
Quando começamos a falar sobre marketing digital, o primeiro ponto a ser abordado é visibilidade, ou seja, quanto maior a quantidade de canais em que a sua instituição estiver, maiores são as chances de ter uma visibilidade maior. Logo, ter perfis e páginas nas redes sociais faz com que sua instituição se torne mais visível e conhecida pelo seu público.
Outro aspecto das redes sociais é a comunicação próxima que você tem com o seu público. Afinal, as pessoas estão lá para interagir não apenas com amigos, colegas e membros da família, mas também com empresas e marcas. Portanto, o engajamento que a sua instituição pode ter via comentários nas postagens e mensagens diretas estreita o relacionamento virtual com o seu público.
E, claro, as redes sociais também funcionam como bons canais de divulgação da sua instituição. Além das postagens na linha do tempo e stories, você também pode criar anúncios com alguma finalidade específica, tais como: conseguir mais fãs ou seguidores, levar os visitantes à página da sua instituição, aumentar o compartilhamento das suas publicações, etc.
Uma das principais vantagens de vincular a sua instituição às redes sociais é se tornar uma referência ao falar sobre assuntos específicos ligados à área.
Afinal, na internet, as pessoas procuram conteúdos que sejam claros e confiáveis e, ao encontrarem, criam afinidade com a instituição e, quando elas precisarem marcar uma consulta, o primeiro nome a ser cogitado será o seu.
Claro que para conseguir esses resultados é necessário montar uma estratégia de marketing digital voltada às redes sociais que explicaremos mais para frente como fazer.
Assim, os demais benefícios que o marketing nas redes sociais podem trazer para a sua instituição são:
Agora vamos à parte prática! Inserir a sua instituição no marketing nas redes sociais não se restringe apenas em publicar algo que você ache interessante e sim no que está embasado na sua estratégia desenvolvida em torno do objetivo da sua instituição. Aliás, a primeira dica é justamente sobre esse ponto.
Antes de publicar o primeiro post nas redes sociais, é preciso montar a estratégia de marketing digital tomando como base os conceitos da persona e da jornada do cliente.
A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu público, ou seja, é o retrato do seu paciente ideal. Diferente do conceito de público-alvo que é amplo, a persona é mais específica. Portanto, um exemplo de persona pode ser: Maria, 32 anos, recepcionista, faz anualmente seus exames de saúde e busca na internet informações à respeito.
Uma vez que a persona esteja criada, fica mais fácil se comunicar com o seu público, pois toda postagem publicada nas redes sociais deve ser composta baseada na persona já que os assuntos ligados à ela são de interesse do seu público como todo.
E a maneira como esse público pode conhecer a sua instituição nas redes e se tornarem pacientes vai depender da jornada do cliente. Esta jornada, também conhecida como funil de vendas, mostra como essa conversão ocorre em três momentos:
E para que você consiga visualizar como isso funciona no seu cenário, vejamos alguns exemplos:
Nas redes sociais, o ideal é que as publicações sigam a regra do 80/20, isto é, 80% publicações de topo e meio de funil e 20% delas fundo de funil.
É comum pensar que, para ser efetivo no marketing nas redes sociais, é necessário estar presente em todas elas. Porém, não é bem assim. Você não precisa estar em todas as redes, mas sim naquelas em que o seu público também está.
Por isso é tão importante criar a persona antes de fazer postagens. Afinal, uma vez que ela esteja criada, fica mais fácil identificar quais redes ela mais costuma usar.
Apesar do Facebook ser usado por aproximadamente metade da população brasileira, leve em conta que uma persona de perfil corporativo seguramente está mais ativa no LinkedIn, personas mais jovens podem dar preferência ao Instagram ou Snapchat, e assim por diante.
Portanto, levante quais são essas redes antes se seguir ao próximo passo.
Quando navegamos pelas redes sociais, tendemos a pensar que as publicações feitas por profissionais e empresas ocorre de forma aleatória, da mesma maneira que as pessoas publicam em seus perfis pessoais. Contudo, este também é outro engano. Para saber o que postar, você deve seguir um calendário editorial.
O calendário é simples e pode até mesmo ser feito numa planilha do Google Drive. O importante é que ele tenha planejado quais serão as publicações do dia, da semana ou do mês, seus conteúdos e o horário de publicação.
Vale dizer que você não precisa estar diante do computador ou com smartphone na mão na hora de fazer a publicação e sim programá-las. Seguem plataformas gratuitas e pagas com as quais você pode fazer isso:
Todos os dias vemos conteúdos novos em todas as redes sociais, logo, a sua instituição precisa fazer o mesmo. A recorrência de postagens precisa ser constante para que você esteja sempre visível na linha de tempo dos seus fãs e seguidores.
Não existe uma regra de frequência, mas elas podem variar de acordo com cada rede. O Twitter, por exemplo, por ter uma timeline em tempo real, pode requerer uma quantidade maior de tweets por dia em horários distintos para que atinja o seu público.
E por falar em horário, atente-se também aos horários de maior acesso do público às suas redes sociais, pois estes podem ser os melhores momentos para publicar as suas postagens.
Por fim, faça um acompanhamento dos resultados que as ações nas redes sociais têm gerado à sua instituição, sobretudo levando em conta o objetivo que ela tem.
Se o objetivo for conseguir um maior engajamento com o público, leve esse indicador em conta na hora de conferir quantos comentários e mensagens as redes geraram durante o mês, por exemplo. Por outro lado, se a conversão em pacientes for o indicador mais forte, analise quantos contatos vieram das redes sociais.
Caso os resultados do primeiro ou algum determinado mês não sejam satisfatórios, não desanime. O acompanhamento dos resultados serve justamente para saber quais foram os erros e acertos para deixar a estratégia nas redes sociais cada vez mais afinada.
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Última atualização em 27 de fevereiro de 2023 por Tathiane Vidal