Todos os clientes que usam a Cloudia devem assinar um plano da Cloudia. Os planos da Cloudia são explicadas na página de preços: https://www.cloudia.com.br/preco-cloudia/.

Os clientes da Cloudia que utilizam a WhatsApp Business API, a utilizam via o provedor oficial Gupshup, empresa que a fornece no melhor preço do mercado.

Portanto, os clientes que utilizam a WhatsApp Business API na Cloudia, além do próprio plano da Cloudia, são responsáveis pelos custos adicionais resultantes da WhatsApp Business API via Gupshup.Vidyard Recording

Os custos adicionais pelo uso da WhatsApp Business API via Gupshup podem ser divididos em 2 componentes que se somam:

  1. Custos com o Gupshup (provedor oficial do serviço);
  2. Custos com o WhatsApp.

1. Custos com o Gupshup

Para o Gupshup, o cliente paga U$ 0,001 (um milésimo de dollar) para cada mensagem enviada ou recebida no seu WhatsApp Business API. Esse valor é aproximadamente 0,6 centavos de real na cotação de janeiro de 2022 (U$1,00 = R$6,00).

Para ficar mais fácil de entender, custa U$ 1,00 (um dollar) para cada 1000 (mil) mensagens enviadas ou recebidas.

2. Custos com o WhatsApp

<aside> ⚠️ Nota atualizada em 23/06/2023. A melhor e mais atualizada fonte de informação sobre os preços do WhatsApp Business API é a própria Meta: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing/conversationpricing/ .

</aside>

O WhatsApp cobra um preço por conversa.

Uma conversa é definida como sendo uma janela de 24 horas que se inicia com a primeira mensagem, seja ela enviada do usuário para o seu negócio (Conversa Iniciada pelo Usuário) ou enviada do seu negócio para o usuário (Conversa Iniciada pelo Negócio).

Conversas Iniciadas pelo Usuário custam U$0,03 (aprox. 18 centavos de real). Na nova nomenclatura a partir de junho de 2023, passaram a ser chamadas de "service conversations”.

Conversas Iniciadas pela Empresa podem ser classificadas em até 3 tipos, que coincidem com o tipo do template enviado como 1a mensagem e têm precificações diferentes:

  1. Marketing - Conversas de marketing incluem promoções ou ofertas, atualizações informativas ou convites para os clientes responderem ou tomarem uma ação. Custam U$0,0625 (aprox. 37,5 centavos de real)
  2. Utilidade - Conversas de utilidade facilitam uma solicitação ou transação específica e acordada, ou atualizam um cliente sobre uma transação em andamento. Isso pode incluir confirmações de transação, atualizações de transação e/ou notificações pós-compra. Custam U$0,035 (aprox. 21 centavos de real)
  3. Autenticação - Conversas de autenticação permitem que você autentique usuários com códigos de acesso únicos, possivelmente em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação de conta, recuperação de conta, desafios de integridade). Custam U$0,0315 (aprox. 19 centavos de real)

IMPORTANTE: Todo mês, as 1000 primeiras conversas iniciadas pelo paciente são gratuitas. Observe, no entanto, que as mensagens destas conversas, são cobradas normalmente pelo Gupshup (consulte 1. Custos com o Gupshup acima).

IMPORTANTE: Conversas iniciadas por anuncios patrocinados no Instagram ou Facebook também são gratuitas durante até 72 horas.