5 formas de atrair mais clientes para clínicas de estética com o Google

Vamos detalhar as 5 estratégias mais eficientes para atrair mais clientes para clínicas de estética com o uso do Google.

São estratégias simples que qualquer pessoa com a mínima noção de marketing digital consegue executar e começar a colher os frutos.

Já falamos em um post recente sobre a melhor estratégia para atrair mais clientes pelo Facebook para a sua clínica de estética.

Neste post, explicaremos sobre como você pode conseguir mais clientes para a sua clínica de estética através do Google, de forma orgânica ou com anúncios patrocinados do Google Adwords.

Usando o Google Marketing para atrair mais clientes no curto prazo

Para começar, é importante usar estratégias de atração de clientes para a clínicas de estética no curto prazo.

Mas atenção: invista em paralelo nas estratégias que tragam resultados sustentáveis no médio e longo prazo (comentarei sobre elas mais adiante).

Estratégias de longo prazo são mais complexas e exigem persistência e disciplina da equipe para continuar produzindo conteúdos de ótima qualidade por um bom tempo.

Estratégia #1: Cadastre-se no Google Meu Negócio

Esta é uma das ações que é fácil, rápida e, o melhor de tudo, grátis!

Não interessa se seus procedimentos estéticos são de cuidados ou designe de sobrancelhas, cabelo, barba, depilação comum ou depilação a laser, relacionados à emagrecimento ou estética corporal e facial.

Por você ter um endereço físico, comece fazendo o cadastro do seu estabelecimento de estética no Google Meu Negócio.

Isso pode te ajudar muito a ficar bem posicionado nos resultados de busca do Google, desde que você também siga as seguintes dicas para atrair mais clientes para clínicas de estética:

– Use suas palavras-chaves na sua descrição.

“Mas quais são as palavras-chaves que devo usar?”

São exatamente aquelas palavras que as pessoas pesquisam no google quando estão procurando por um procedimento estético que você faz.

Se você tem uma franquia de designe de sobrancelhas e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Mariana, escreva essas palavras-chaves não só no Google Meu Negócio, mas também em todos seus perfis de redes sociais possíveis e no rodapé do seu site.

Acrescente ainda suas especialidades e os procedimentos que você ou sua clínica de estética realizam.

O simples cadastro já garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site.

Estratégia #2: Anuncie no Google Adwords

A grande sacada dos anúncios no google Adwords para clínicas de estética é que você paga por clique ou número de impressões para os potenciais clientes.

Muitos acham que criar este tipo de anúncio é complicado, mas na verdade não é.

O mais difícil é configurar corretamente suas campanhas no Google Adwords para ter bons resultados!

Vou responder rapidamente algumas dúvidas que nossos clientes costumam ter:

“Preciso ter um site para anunciar no Google?”

Não necessariamente.

É possível encaminhar os usuários para a página do Facebook da sua clínica por exemplo, desde que seja uma página profissional, não um perfil pessoal.

O ideal mesmo é que você tenha o seu próprio site para colocar todas as informações necessárias para matar as objeções das pessoas que querem fazer um agendamento no seu estabelecimento.

Recomendamos que você faça um site que também funcione como Blog para colocar em prática uma estratégia de produção de conteúdo que explicarei mais adiante, ganhando autoridade e melhores posições na busca gratuita do Google.

“Como funciona o Google Adwords?”

No Google Adwords você pode fazer vários tipos de anúncios como os Anúncios de palavras-chaves, anúncios de display (ou de banners), remarketing e até anúncios em vídeos do Youtube.

Vamos focar apenas nos anúncios de palavras chaves e da rede de display (banners), pois, pela nossa experiência, são os mais poderosos para negócios locais como clínicas de estética.

“Por que anunciar no Google Adwords?”

Porque conseguimos posicionar seu site nas posições da primeira página da pesquisa para algumas palavras chaves que você escolher.

Então se você realmente deseja atrair mais clientes para clínicas de estética, não pode ficar fora deste canal.

Sabe aqueles anúncios com o texto destacado “Anúncio” que aparecem nas primeira posições da sua pesquisa no Google?

É aí que entram os anúncios do Google Adwords!

De agora em diante, vou te ensinar o passo a passo de como você pode ter o seu anúncio entre os primeiros e te dar algumas dicas.

“Como anunciar na rede de pesquisa do Google Adwords?”

O grande segredo aqui é anunciar no Google Adwords escolhendo as palavras chaves locais que as pessoas buscam no Google quando desejam usufruir de um serviço ou procedimento da sua categoria e especialidade.

Por exemplo: se você faz tratamentos estéticos para emagrecer e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Mariana, anuncie para pessoas que estão buscando no Google por palavras chaves como: tratamentos estéticos para emagrecer sp, tratamentos para emagrecer em são paulo, amagrecer em vila mariana, tratamentos para amagrecer são paulo vila mariana, clínica especialista no procedimento x de emagrecimento em são paulo, etc.

Acho que você já pegou a ideia.

É possível filtrar também por localização e por informações demográficas como: cidade, sexo masculino ou feminino, idade, com filhos ou sem filhos.

Recomendo que se o seu serviço for genérico, faça segmentação apenas de local e de idade, além da segmentação por palavra chave.

Para a escolha das palavras chave, estude e use bastante a ferramenta “planejador de palavras chave” do Google Adwords.

Utilizando corretamente essa ferramenta, você vai achar grupos de palavras chaves que façam sentido para o seu negócio e descobrir quais são as palavras chaves mais buscadas no seu mercado e cidade.

“Qual seria o passo a passo detalhado para criar estes anúncios de clínicas de estética no Google Adwords?”

Escrevi em detalhes um post que pode te ajudar com o passo a passo de como profissionais da saúde podem começar suas campanhas no Google Adwords. Leia a partir do capítulo de título “Como começar – Passo a passo detalhado para anunciar sua clínica no Google Adwords”.

Estratégia #3: Anuncie na Rede de Display do Google Adwords

Este tipo de anúncio é um pouco mais complexo, mas pode trazer bons resultados para atrair mais pacientes para clínicas de estética.

Neste tipo de campanha, você vai criar banners que vão aparecer em sites e blogs parceiros do Google.

Funciona assim: você faz um anuncio com um banner digital através do Google Adwords e paga por cliques, o dono de um site ou blog que disponibiliza o espaço para você colocar o seu banner vai receber uma parte desse pagamento (são milhares de sites) e o Google fica com um percentual.

Você não precisa sair contatando donos de sites e blogs para conseguir esse espaço, basta você criar uma campanha na rede de Display especificando as palavras chaves, tópicos , assuntos de interesse do seu público e/ou canais que você deseja que os seus anúncios apareçam. Depois disso, o Google faz todo o trabalho de distribuir esses anúncios de acordo com as segmentações da sua campanha.

Para profissionais da saúde, os pontos cruciais para que a sua campanha na rede de Display tenha sucesso são:

– Escolha as palavras chave certas, a localização e as informações demográficas do seu público.

Sugiro não se preocupar inicialmente com os canais a serem publicados, os pontos que citei acima já são suficientes para começar. Porém, você deve monitorar continuamente os resultados para otimizar suas campanhas de como atrair mais pacientes.

Estratégia #4: Facilite que o paciente entre em contato com você online

Esta estratégia na verdade é obrigatória e complementa todas as demais que já citei para atrair mais clientes na área da estética.

É muito importante que os seus clientes da clínica de estética saibam como chegar até você.

Evite direcioná-los para que liguem para seu estabelecimento.

As pessoas estão muito mais aptas a te mandarem mensagens do que ter que fazer uma ligação.

Diminua custos e aumente a sua conversão tendo um canal de agendamento online que independa de pessoas operando e onde os clientes resolvam do jeito que eles mais gostam: através de mensagens via seu próprio site ou aplicativos para celular populares como o Messenger do Facebook ou Whatsapp.

O objetivo do site é divulgar os serviços da sua clínica é conseguir mais clientes, portanto ele deve ser fácil de navegar.

Você deve oferecer várias formas para que o potencial cliente entre em contato com sua equipe facilmente (chat ao vivo, telefone, e-mail, formulários, Facebook, Instagram, etc…)

Disponibilizar a sua agenda e um chat ao vivo para que já consigam marcar uma consulta pelo site é um grande diferencial.

Outras boas práticas de atendimento para clínicas de estética são:

  • Responda aos seus pacientes instantaneamente. Mesmo se for por aplicativos de mensagens ou redes sociais, evite passar mais de 10 minutos para respondê-los.
  • Envie lembretes da avaliação ou procedimento 1 dia antes sem ser invasivo, prefira mandar em formato de mensagens de texto SMS ou por aplicativos de mensagens instantâneas.
  • Envie uma pesquisa de satisfação para o paciente avaliar o seu serviço após a consulta. Aproveite para perguntar se o paciente está se sentindo melhor.

Existem ferramentas como a Cloudia que já automatizam tudo isso, colocando uma secretária robô inteligente para realizar agendamentos, lembrar aos clientes do horário agendado, responder suas dúvidas e diversas outras atividades, tudo automaticamente.

Como conseguir resultados com o Google no longo prazo

As estratégias de longo prazo são mais sustentáveis, mesmo se você parar de investir nelas por um tempo, podem continuar te rendendo novos clientes por um longo período.

Mas cuidado: você deve continuar sempre produzindo para se manter no topo das pesquisas do Google e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.

Citarei a estratégia de longo prazo que julgo ser a mais relevante para atrair novos pacientes para clínicas de estética como as clínicas de depilação a laser.

Estratégia #5: Produza conteúdo no blog da sua clínica de estética e vire um autoridade através do marketing de conteúdo

As pessoas gostam de artigos que sejam escritos por um profissional da área, gerando muito mais credibilidade à notícia e mais autoridade ao profissional ou estabelecimento.

Uma autoridade em um determinado assunto tende a ser facilmente ouvida, seguida e respeitada.

Produza conteúdos de valor como: alertas quanto aos riscos de certos procedimentos não regulamentados, benefícios de procedimentos que você faz na sua clínica, procedimentos inovadores no seu mercado, etc.

“E se você fizesse vídeos respondendo as perguntas mais repetitivas que os seus pacientes sempre fazem na clínica?”

Isso pode dar um resultado muito positivo!

Outras coisas fundamentais para que esta estratégia de marketing de conteúdo dê certo são: paciência, disciplina e persistência!

Como falei no início deste tópico, é uma estratégia que só vai te trazer retorno significativo no médio e longo prazo.

Você terá que produzir conteúdos otimizados para o Google regularmente (vídeos, artigos de blog, ebook, etc) se quiser atrair mais clientes para clínicas de estética.

A melhor estratégia é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo onde você postará os conteúdos completos.

Use as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo uma chamada para que o leitor vá até o seu blog para consumir o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.

Afinal, como atrair mais clientes para clínicas de estética?

Existem muitas opções e canais de marketing digital para atrair clientes na estética, porém você não pode abraçar o mundo e deve focar apenas naqueles que derem os melhores resultados.

Recomendo fortemente que você foque em estratégias de marketing digital via Facebook e Google para atrair mais clientes para clínicas de estética. São simples, rápidas e trazem um enorme resultado se bem configuradas.

Caso tenha alguma dúvida, por favor deixe a sua pergunta nos comentários logo abaixo.

Caso queira saber mais sobre a secretária que automatiza o atendimento via aplicativos de mensagens e Facebook, saiba mais sobre a Cloudia aqui.

 

 

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