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Marketing digital para clínicas: como trabalhar e muito mais!

Por Lucca Campardo em Marketing na Saúde | Postado em 8 de novembro de 2022

Marketing digital para clínicas: como trabalhar e muito mais!

Em dúvida sobre como funciona o marketing digital para clínicas? Veja aqui as vantagens e dicas para usá-lo na divulgação do seu consultório médico.

Como trabalhar com marketing digital para clínicas?

Se o seu consultório médico possui um serviço de qualidade, mas não tem realizado muitos atendimentos, investir em marketing digital para clínicas é uma solução. Por meio dessa ferramenta, você pode adotar medidas que tornem seu negócio mais conhecido pela internet e sem gastar uma fortuna.

Como benefício, é possível aumentar a exposição da sua marca, atrair novos clientes e estimular a preferência deles pelo seu serviço quando for necessário. Além disso, existe a vantagem desses consumidores recomendarem sua empresa a conhecidos e familiares.

Contudo, é necessário observar alguns aspectos para aplicar essa estratégia na área da saúde. Assim sendo, este texto ajudará a você saber como funciona o marketing digital para clínicas, incluindo dicas para utilizá-lo no seu consultório. Confira!

Sobre o marketing digital

Em que consiste exatamente o marketing digital? Quais são as razões para que uma clínica faça uso dele? Continue lendo e veja as respostas para essas perguntas para entender melhor a utilidade desse recurso para consultórios médicos.

O que é marketing digital e como funciona?

O marketing digital, também conhecido como marketing 2.0, é basicamente o uso de estratégias para dar visibilidade e promover os serviços de qualquer negócio, inclusive clínicas, por meio de diferentes plataformas na internet. Também serve para colocar uma empresa à frente de seus concorrentes.

Voltado para área hospitalar, ele inclui várias técnicas para atrair de pacientes e estimular a contratação de serviços médicos. Dessa forma, por ter um grande alcance consegue captar, de maneira muito eficaz, a preferência de pacientes em potencial. Além do mais, tudo isso geralmente exige baixo custo e poucos recursos.

Por que trabalhar com marketing digital?

Utilizar marketing digital para clínicas não é estranho, nos últimos anos houve um aumento no campo da saúde. Se tornou comum acessar a web para obter informações sobre diagnóstico e tratamento de enfermidades, fazer consultas online etc. Além disso, o consumo de produtos médicos, da mesma forma, cresceu.

Contudo, não basta oferecer o melhor serviço na área da saúde para chegar até essas pessoas e torná-las novos usuários, é preciso expor o belo trabalho da sua empresa. Desde que seja feito de modo correto, o marketing digital aplicado às clínicas é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento do negócio.

Quais são as vantagens do marketing digital para clínicas?

Graças ao marketing digital, uma clínica consegue consolidar e criar confiança tanto em pacientes como na sociedade. Por meio dessa estratégia, há maior proximidade entre os profissionais de saúde e as pessoas que eles atendem. Diversos procedimentos podem ser aprimorados, como o atendimento on-line.

É possível fazer o site se posicionar entre as primeiras opções de pesquisas sobre o assunto, bem como aumentar a visibilidade nas redes sociais. Com esse tipo de técnicas, a possibilidade de levar o consumidor a se interessar, contratar e voltar a usar os serviços do seu consultório médico fica maior.

marketing digital para clínicas

Dicas de como trabalhar com marketing digital para clínicas

Avaliação do cliente, metas, canais e outros elementos fazem uma estratégia de marketing digital para clínicas ser bem ou mal sucedida. Assim sendo, confira a seguir diversas orientações para você utilizar essa ferramenta da maneira correta no seu consultório médico.

Analise profundamente a sua marca e persona

Pensar no perfil de pacientes que sua clínica consegue atender corresponde aos passos iniciais que você deve adotar para construir um bom plano de marketing digital. Avalie a situação atual do seu negócio e descubra o que seus concorrentes oferecem. Também estude no que seu consultório médico se diferencia em relação aos demais.

Com um diagnóstico profundo sobre quais são seus pontos fortes e fracos, você poderá identificar as ameaças e oportunidades ao seu redor. A partir daí, será mais fácil obter uma visão confiável de onde quer chegar, o que fazer, quando e como realizar ações de marketing online que levem ao bom posicionamento da sua marca.

Crie um site profissional e bem desenvolvido

Ao promover os serviços de saúde da sua empresa na internet, invista nas regras de SEO. Elas consistem em um conjunto de normas que o Google utiliza para indicar uma página a quem faz buscas. Fazer isso é importante para o marketing digital de clínicas, pois aumenta a possibilidade de atrair a atenção de pacientes em potencial.

Além do mais, não se trata de uma atividade complexa, basta, por exemplo, usar a palavra-chave adequada, título e descrição chamativos para mostrar nos resultados etc. O visual do portal, do mesmo modo, precisa ser feito com profissionalismo. A facilidade de navegação, letras legíveis e conteúdo relevante são itens que não podem faltar.

Veja quem é o seu público-alvo

Qual o perfil das pessoas que seu negócio atende? Mesmo que um estabelecimento vise prestar serviço a qualquer um que entrar nele, nem sempre essa situação ocorre. Muitas vezes, apenas um tipo específico de cliente é que frequenta o lugar. Portanto, é aconselhável conhecer bem as particularidades daqueles que vão até a sua clínica.

Avalie o gênero, idade, localização, profissão, o que ele deseja, quais as preocupações que possui e outras características de quem procura por atendimento. Com esses dados em mãos, desenvolver um plano de marketing digital para fidelizar esses pacientes e captar outros com traços parecidos será uma tarefa simples.

Construa sua presença on-line

É normal que os pacientes em potencial para sua clínica utilizem variados canais e em vários dias por semana para interagir na internet. Por esse motivo, considere realizar publicações frequentemente em diferentes plataformas. Lembre-se de que a cada momento, há uma oportunidade de trazer ou reter quem precise dos seus serviços.

Você pode adotar várias maneiras para se comunicar com o público, como postar artigos no site, vídeos, stories em redes sociais, entre outras coisas. Já responder comentários, avisar sobre datas de consultas ou entrega de exames são ações do marketing digital para clínicas que demonstram um cuidado e aumenta a interação com as pessoas.

Utilize ferramentas do marketing digital

Além das técnicas de SEO, você pode efetuar testes A/B em que formula duas versões de uma página web ou anúncio, por exemplo, e verificar o que gera melhor resultado. Aliás, um recurso gratuito para aumentar a visibilidade da sua empresa, se trata do Google Perfil de Empresa que permite cadastrar os dados do seu consultório médico com facilidade.

Quando o usuário procura por algo como “clínicas na cidade X”, os dados da sua empresa aparecem com endereço, horário de atendimento, especialidades e outros. Para melhorar o posicionamento do seu site ainda tem a opção colocar anúncios pagos na primeira página do Google ou no feed das redes sociais.

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Tenha agendamento on-line para consultas

Num mundo tão atribulado, cada vez mais as pessoas preferem realizar as atividades com praticidade e empresas que não observam esse detalhe abrem espaço para concorrência. Por essa razão, o agendamento de consultas e exames pela internet é uma estratégia de marketing digital. O cliente economiza tempo e dinheiro, evitando viagens desnecessárias.

Com isso, a clínica ainda consegue acomodar mais confortavelmente os pacientes no ambiente, sem sobrecarregar os profissionais. Portanto, invista em uma plataforma segura e que seja bastante intuitiva para usuários de qualquer faixa etária.  Integrar esse sistema para lembrar as datas agendadas por aplicativos de mensagens também é uma boa ideia.

Use as redes sociais em seu favor

Nas redes sociais, há um sistema responsivo no qual é possível interagir diretamente com os pacientes. Utilize ações de marketing digital, como responder comentários, atender solicitações e tirar dúvidas, por exemplo, para expandir a visibilidade de uma marca, levar o consumidor a contratar ou recomendar os serviços da sua clínica.  

Fora isso, nesses canais, o profissional da saúde transmite maior confiabilidade quando organiza um perfil com fotos e informações significativas sobre sua carreira. Realizar a divulgação do endereço, telefone e link para o site do consultório médico são outras táticas que promovem o sucesso da sua empresa.

Promova o conteúdo da clínica

Publicar com frequência conteúdo significativo nas redes sociais ou em um site mostra a autoridade e domínio que sua clínica possui em determinada especialidade. Com isso, quem não conhece, sente mais confiança em procurar a prestação de serviço do seu consultório. 

Você pode escrever artigos, fazer vídeos, criar infográficos, entre outros. Qualquer material que fale sobre as disfunções com que o corpo ou mente, com definição e sintomas é sempre bem aceito nas plataformas digitais. e tudo isso pode ser realizado com máxima praticidade por meio de um notebook eficiente. 

No entanto, tenha cuidado ao postar informações sobre diagnósticos e tratamentos. Evite expor o detalhamento desses processos, pois existem restrições legais quanto a isso.

Quais cuidados tomar com o Código de Ética Médica

É fundamental conhecer a Resolução do CFM e o Código de Ética Médica antes de desenvolver qualquer ação de marketing digital voltada para médicos. O profissional ao realizar publicações ou propaganda na internet deve respeitar as seguintes observações:

  • Uso de fotos de pacientes: é totalmente proibida a utilização de fotografias de tratamentos realizados, mesmo com o consentimento do paciente. Esse tipo de imagem apenas pode ser incluído em trabalhos científicos, desde que a pessoa tratada dê permissão.  
  • Autopromoção em entrevistas: a publicidade de produtos ou marcas comerciais não é permitida para médicos. Entrevistas à imprensa podem ser dadas, no entanto, com intuito de esclarecer e orientar o público sobre algum assunto da área da saúde. O profissional não pode anunciar ou tornar públicas as informações de contato de sua clínica dessa forma. Além disso, ele não deve tentar recrutar pacientes durante as entrevistas em qualquer tipo de mídia.
  • Sites, blogs e redes sociais: não tem problema realizar a postagem do endereço e telefone de clínicas onde médicos trabalham ou são proprietários. Contudo, o anúncio precisa estar livre de conteúdo sensacionalista e sem oferecer garantias de cura total.
  • Divulgação de preço: os médicos não podem fazer propaganda com as informações sobre preços ou desconto, pois isso transforma a medicina em mercadoria e fomenta a concorrência desonesta. Assim sendo, os especialistas nunca devem realizar propaganda com os custos dos procedimentos e as formas de pagamento. Tampouco podem disponibilizar serviços por meio de consórcios ou mesmo os cupons de desconto.
  • Expressões sensacionalistas: termos como “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultados garantidos” e “o único capaz” não devem ser usados nas ações de marketing digital. Isso se deve ao fato de que esses adjetivos são estigmatizados como sensacionalistas e podem descrever propaganda enganosa. É importante ressaltar que nenhuma clínica médica não tem condições de garantir que as terapias sejam eficazes. Como cada organismo responde de maneira diferente, é impossível saber de antemão como o corpo de um paciente se comportará.

Considerando essas informações, os médicos podem oferecer seus serviços dentro dos limites do Conselho e da Lei, evitando problemas que possam prejudicar a sua reputação profissional. Então, se for contratar uma empresa especialista em marketing digital, é importante que ela saiba trabalhar com a publicidade na área da saúde também.

Use as dicas de como usar o marketing digital para clínicas e alcance novos clientes!

O marketing digital voltado para consultórios médicos, quando bem aplicado, consiste numa excelente ferramenta para divulgar serviços sem gastar muito. Para começar a empregá-lo, você só tem que identificar quais são as características do seu negócio, do público-alvo e metas.

Depois, deve adotar ações simples para alcançar novos clientes e fidelizar os antigos, como criar um blog ou site, interagir nas redes sociais, etc. Dispor de um sistema que facilite consultas online, do mesmo modo, é recomendável. Assim, seguindo essas etapas sua clínica ajudará mais pessoas e se tornará uma empresa de sucesso.

Para saber mais, baixe nosso Guia Completo de Marketing Digital para Médicos!

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