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Chatbots para clínicas de estética: como funciona e quais as vantagens?

Por em Marketing na Saúde | Postado em 28 de setembro de 2021

Chatbots para clínicas de estética: como funciona e quais as vantagens?

Você sabia que apenas 11% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos? Esse dado foi levantado pela Hibou em 2020 – e mostrou o quanto o bom atendimento é crucial para a diferenciação das marcas. E, você sabia, que é possível melhorar seu atendimento usando uma das soluções de chatbots para clínicas de estética?

Os consumidores, em geral, estão cada vez mais conectados, principalmente com as mudanças trazidas pela pandemia. Por isso, pensar em soluções que ajudem a automatizar seu atendimento e a oferecer facilidades aos seus consumidores é tão importante.

Quer entender melhor como um chatbot pode ajudar a sua clínica de estética? Siga a leitura!

O que é chatbot?

O chatbot é um robô de conversação. Ou seja, um software que consegue conversar e interagir com as pessoas de maneira natural (sem que os clientes percebam que estão falando com um robô).

Para isso, existem duas possibilidades: o chatbot com inteligência artificial e o baseado em diretrizes.

Os chatbots podem ser integrados a diferentes plataformas, como o site da empresa, as redes sociais (Facebook e Instagram) e também ao WhatsApp.

Chatbots para clínicas de estética: como funciona e quais as vantagens?

Como um chabot funciona?

Todo chatbot é formado pelo canal, ou seja, o local onde a conversa acontece (WhatsApp, site, Facebook Messenger etc.), o conteúdo, que são os recursos usados na conversa (textos, emojis, arquivos de mídia etc.) e o software, que é o programa que dita as regras dessa conversa.

Chatbot baseado em diretrizes

Esse é um modelo mais simples de bot. Nele, o desenvolvedor do software estipula um conjunto de regras – e o robô apenas consegue responder a um número predeterminado de solicitações e entende um vocabulário já pré-definido na sua criação.

Assim, o robô será tão inteligente quanto o código de programação usado. É uma boa possibilidade para quem deseja um chatbot apenas para realizar algumas ações pré-determinadas – integrando um assistente humano a esse chatbot, para dar suporte às exigências que não são cobertas pelo bot.

Chatbot baseado em inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial é a capacidade que as máquinas têm de aprender e de fazer conexões cognitivas como nós, humanos, fazemos. Ou seja, de aprender com a experiência e de se aperfeiçoar, tomando decisões baseada nos dados arquivados.

Assim, um chatbot que usa IA é capaz de aprender com as interações com humanos, adaptando sua linguagem para ficar mais próxima dos seus clientes e fornecendo mais informações. O bot é capaz de aprender nossa linguagem e de buscar soluções para as dúvidas dos clientes.

É claro que, para começar seu trabalho, esse bot recebe uma carga inicial de informações. Mesmo usando esse chatbot mais completo, você poderá associar o bot ao atendimento humano – caso o cliente tenha alguma dúvida ou solicitação que o chatbot não consiga resolver, ele poderá ser atendido por um humano, complementando a experiência de atendimento.

chatbots para clínica de estética

Chatbots para clínicas de estética: quais as vantagens?

Os chatbots para clínicas de estética são soluções muito interessantes, já que oferecem uma série de vantagens. Vamos ver em detalhes quais são elas?

Autoagendamento

Uma das possibilidades é usar o chatbot como um sistema de agendamento online. O usuário poderá iniciar uma conversa com o robô e realizar o agendamento de algum procedimento estético na sua clínica.

Nesse caso, o bot trabalha alinhado com o Google Agenda de cada profissional e apenas disponibiliza os horários definidos como livre por você ou pelos profissionais da clínica.

Quando um agendamento é realizado, automaticamente ele é adicionado à agenda virtual da clínica e do profissional – e os atendentes podem acompanhar esse processo.

Autonomia para seus clientes

O chatbot tem a grande vantagem de oferecer mais autonomia para seus clientes. Eles podem agendar procedimentos, cancelar ou reagendar horários, tirar dúvidas e interagir com a sua clínica quando desejarem – e não apenas no horário comercial.

Assim, caso uma pessoa esteja navegando nas redes sociais em um sábado à noite e veja um conteúdo da sua clínica, por exemplo, ela poderá fazer o agendamento do procedimento pelo chatbot instantaneamente. Para a clínica, é a chance de fechar mais vendas, já que este usuário poderia acabar se esquecendo de ligar para seu estabelecimento na segunda-feira.

Os clientes têm a autonomia de decidir quando querem se relacionar com a sua clínica e de fazerem isso sem depender de ligações ou deslocamentos, podendo encaixar essas ações na sua rotina, quando desejarem.

Tira dúvidas

Muitas dúvidas simples e corriqueiras podem ser respondidas por um chatbot, desafogando seus atendentes e oferecendo uma experiência de consumo melhor aos clientes.

Por exemplo: horário de funcionamento da clínica, procedimentos e tratamentos que oferecem, endereço, formas de pagamento, cuidados pré e pós tratamentos, entre muitas ouras questões.

Disparo automático de lembretes

Quantos clientes agendam um horário e acabam não aparecendo porque se esqueceram desse compromisso? O no-show é um problema muito comum nas clínicas de estética, que faz com que os profissionais fiquem ociosos e percam o valor desse atendimento.

Os chatbots, mais uma vez, podem ajudar a resolver a questão. Isso porque, alguns softwares, são capazes de fazer o disparo automático de lembretes de consultas e procedimentos agendados. E você pode definir com qual antecedência esse disparo será enviado e por qual plataforma, como SMS, e-mail ou WhatsApp, dependendo das preferências do seu cliente.

Chatbots para clínicas de estética: como funciona e quais as vantagens?

Desafoga seus atendentes

Atendentes sobrecarregados acabam oferecendo um atendimento ruim aos clientes. Além disso, muitas pessoas podem tentar ligar para a sua clínica, mas não conseguirem ser atendidos, deixando de agendar procedimentos.

Se você é gestor e atendente, pode estar acumulando funções e ficar sem tempo para tomar decisões estratégicas que tragam vantagem competitiva ao seu negócio.

O chatbot é um grande aliado nesse sentido. Pois, várias demandas podem ser realizadas pelo robô, desafogando seus atendentes e você, garantindo que tenham mais tempo para as ações que realmente importam e que ajudam a trazer mais resultados para sua clínica.

Ajuda na captação de novos clientes

O chatbot também pode ser um importante aliado na captação de novos clientes. Algumas soluções trabalham associadas aos anúncios e às ações de marketing nas redes sociais.

Você pode, por exemplo, criar um anúncio no Facebook ou no Instagram divulgando um tratamento da sua clínica – e colocar como chamada de ação para que o paciente entre em contato com a clínica. Esse contato poderá ser feito pelo chatbot, que irá tirar as principais dúvidas do usuário e já realizar o agendamento.

Para o usuário, o processo é muito mais simples, porque ele não precisará sair da rede social e poderá fazer o agendamento instantaneamente. Para as clínicas, é a possibilidade de aproveitar o momento de “encantamento” do usuário com a sua ação, fisgando-o na hora certa.

Além disso, alguns chatbots podem ser programados para responderem às interações dos usuários nos seus anúncios, como os comentários, convidando esses usuários a conversarem com o bot, aumentando as chances de conversão.

Fidelização

Fidelizar clientes é um desafio constante, principalmente com os consumidores cada vez mais exigentes. A chave para essa questão, sem dúvida, passa por um atendimento de qualidade.

Mais do que apenas oferecer uma boa experiência dentro da sua clínica de estética, é preciso pensar em todos os contatos que essa pessoa tem com a sua empresa. Um chatbot garante que esses contatos serão positivos – e que as dúvidas e necessidades dos seus clientes serão atendidas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ao unir o chatbot a um atendimento de excelência dentro da sua clínica, as chances de fidelização são muito maiores, porque o cliente receberá um atendimento personalizado em todos os momentos, desde o agendamento até o pós-tratamento.

Viu só como os chatbots para clínicas de estética são capazes de auxiliar a destacar a sua empresa na mente dos seus clientes? A Cloudia é um chatbot brasileiro focado no setor de saúde e estética. Ela funciona via inteligência artificial e é capaz de realizar uma série de tarefas, atuando como uma verdadeira assistente virtual. Teste agora gratuitamente e veja como o seu cliente pode interagir com a sua clínica!

Chatbots para clínicas de estética: como funciona e quais as vantagens?

Última atualização em 2 de abril de 2024 por Cristielle