13 tendências de marketing para clínicas em 2019

Você sabia que 97% dos pacientes procuraram por um serviço local na internet em 2018?

Este dado é ainda mais interessante para a sua estratégia online de 2019: 73% usam os buscadores como o Google para pesquisar sobre tratamentos dentais.

A nota média das avaliações de pacientes e seus respectivos depoimentos são os primeiros itens que 72% dos pacientes analisam ao procurar por um novo dentista.

Definitivamente estamos em uma era onde a clínica que não fizer um trabalho de impulsionamento da presença online, não terá mais espaço para competir no mercado brasileiro da saúde em breve.

Ainda vamos além ao afirmar que, não basta apenas focar em um canal online, tem que ser feito um trabalho completo onde o paciente consiga ter contato com a marca da sua clínica de diferentes formas como:

  • Site bem posicionado nos buscadores;
  • Presença ativa nas principais redes sociais (com postagens orgânicas e pagas);
  • Relacionamento via apps de  troca de mensagens como Facebook Messenger e WhatsApp;
  • Canais disponíveis 24h para solicitação de um agendamento ou esclarecimento de dúvidas;
  • Blog com publicações relevantes, constantes e otimizadas para os buscadores.

Estratégias de marketing para clínicas que você deve ficar de olho em 2019

As estratégias pontuais de marketing tradicional offline não funcionam mais tão bem como já funcionaram no passado.

Você precisa de novas estratégias de marketing para clínicas! Você precisa diversificar para ter melhores resultados.

Organizamos para você quais são as tendências no marketing para clínicas que te ajudarão a captar mais pacientes em 2019:

Leia tudo para entender como funciona o comportamento do paciente moderno, o que eles querem e exigem quando estão a procura de um novo dentista.

Todas a idéias podem ser implementadas de imediato.

Algumas levam um certo tempo para começar a te dar resultados, mas te darão retorno no médio/longo prazo.

Tendência #1: Micro momentos e a mudança dos hábitos dos pacientes

micro momentos para pacientes

Sabe quando você está esperando o elevador ou no transporte para o trabalho e puxa o seu celular para adiantar algo?

Os micro momentos são exatamente estes momentos de ociosidade (ou não) em que pegamos o celular e buscamos aprender, pesquisar, assistir, descobrir ou resolver algo.

Segundo recentes pesquisas do Google, 94% dos usuários de Smartphone procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas e 80% dos brasileiros que possuem esses aparelhos usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar ou consumir.

É justamente aqui que reside o ponto que muitas marcas ainda não prestaram a devida atenção!

Os hábitos do consumidor mudaram graças à massificação do smartphone.

A internet já ultrapassou todas as outras mídias em termo de quantidade de tempo que os brasileiros gastam por dia.

Os acessos são feitos em laptops, celulares, tablets, desktops, relógios, SmartTVs e, muitas vezes, todas essas experiências ocorrem em um mesmo dia.

Chama atenção o tempo de navegação gasto pela população brasileira nos dispositivos móveis.

Curiosamente, essa mesma análise mostrou, nesse mesmo período, uma queda de 9% no tempo gasto por visita na internet e um aumento de 74% nas taxas de conversão, ou seja, de pessoas que finalizam a compra (ou agendamento) por meio de um celular.

Ou seja, as pessoas estão sendo mais objetivas no digital, o que torna ainda mais essencial a otimização da experiência do paciente nestes dispositivos.

Nesse novo contexto, as decisões passaram a ser tomadas em instantes de impulso, gerados a partir de uma necessidade que não tem mais hora marcada para se manifestar.

Tudo está acontecendo ao mesmo tempo.

Estamos checando a hora, mandando mensagens, assistindo a vídeos, conversando com amigos e compartilhando nas redes sociais; seja em casa, no trabalho, no ônibus, na rua, no shopping, em qualquer lugar.

Em meio a tudo isso, a atenção desse usuário é dispersa.

Além disso, vivemos na era do imediatismo.

Se o paciente quer interagir com a sua página do Facebook no domingo de meia noite para conseguir agendar uma avaliação ou consulta, por que não deixar que ele conclua o agendamento, uma vez que já existem soluções para isso?

São eles que escolhem quando, como e onde vão se engajar, não você ou a sua clínica.

As 4 fases dos micro momentos

Todas as empresas que querem investir no relacionamento com seus consumidores precisam saber que esses micro-momentos são o novo campo de batalha para conquistar os corações, as mentes e a carteira dos clientes.

micro momentos

fonte da imagem: https://storage.googleapis.com/think/intl/ALL_br/docs/4-novos-momentos-profissional-marketing-deve-saber_infographics.pdf

Há alguns momentos que são típicos do mercado da saúde e acontecem com todos nós:

Momento #1 – “Eu quero saber” ou “O que está errado comigo”

  • O que o paciente faz:

Ele vai pesquisar sobre qual problema ele pode estar tendo por apresentar tais sintomas ou sobre qual procedimento ele pode fazer para melhorar algo que causa dor ou que o incomoda.

  • Como atrair a atenção do paciente:

Escreva e publique conteúdos no blog e redes sociais sobre tratamentos e sintomas de doenças.

Momento #2 – “Eu quero ir” ou “Aonde eu me trato disso”

A procura no Google pela palavra “dentista” em 2018 dobrou em relação a 2013 no Brasil.

Alguns serviços como o de alinhador transparente praticamente teve a procura quadruplicada em 5 anos, conforme imagem abaixo.

Isso significa que você precisa tem um bom rankeamento nas palavras chaves relacionadas aos tratamentos que você faz e às suas especialidades.

Te convido a pesquisar sobre os serviços que você tem interesse em ver alguma tendência no site do Google Trends.

  • O que o paciente faz: 

normalmente procuram pela sua especialidade, nome da provável doença, problema, tratamento ou serviço e a localidade (cidade ou bairro).

  • Como atrair a atenção do paciente: 

É interessante que você seja bem ranqueado localmente, ou seja, em palavras chaves que envolvem a sua cidade ou bairro.

Exemplos de palavras chaves locais: “dentista em Belo Horizonte”, “implantodontista em Vila Mariana São Paulo”, “ortodontia em Recife”, “alinhador transparente no Rio de Janeiro”.

Momento #3 – “Eu quero fazer” ou “Em quem posso confiar”

  • O que o paciente faz: 

Após achar as opções de especialistas que sejam na localidade que o paciente deseja para se tratar, o paciente costuma pesquisar mais a fundo cada uma das opções para escolher a mais confiável.

  • Como atrair a atenção do paciente: 

O que você precisa fazer aqui é produzir conteúdos para construir sua autoridade, ter avaliações positivas de pacientes que já passaram pela sua clínica para ter aprovação social e divulgar trabalhos científicos ou qualquer outro material que gere mais confiança para o paciente.

Momento #4 – “Ok, estou pronto para agendar”

  • O que o paciente faz: 

Pesquisam cuidadosamente quem vai escolher, eles não têm paciência quando está no momento do agendamento e não existe uma forma de agendar.

  • Como atrair a atenção do paciente: 

Suas informações precisam ser de fácil acesso e você deve oferecer o máximo de canais  e opções para que ele execute o agendamento da maneira mais rápida e prática.

Já existe no mercado brasileiro uma assistente virtual ou robô(chatbot) que pode atender seus paciente 24 horas por dia, 7 dias por semana pelos aplicativos de troca de mensagens e site a preços muito acessíveis.

Tendência #2: Crie, atualize e otimize a sua página do Google Meu negócio

Não chega a ser bem uma novidade, pois esta ação já foi citada em nossos posts aqui do Blog da Cloudia de 1 ano atrás onde explicamos como atrair mais pacientes no curto prazo.

Porém, sempre vale a pena citar esta ação porque é gratuita, extremamente simples e ainda pode trazer excelentes resultados para as pesquisas locais em 2019.

As chances do seu estabelecimento aparecer ao lado das primeiras posições aumentam significativamente se você já tiver o cadastro da clínica no Google Meu Negócio e alguém procurar por palavras chaves locais.

Como atrair clientes

Além disso, o seu estabelecimento vai ficar visível também pelo Google Maps e Google +.

atrair mais pacientes

Para otimizar os seus resultados, não se esqueça de preencher os seguintes campos quando fizer o seu Google Meu negócio:

  • Categoria do negócio;
  • Telefone de contato;
  • Descrição do seu negócio;
  • Horários de atendimento;
  • Endereço completo;
  • Deixe disponível para os seus clientes deixarem depoimentos.

Se você já possui uma conta da clínica no Google Meu Negócio, verifique se estes campos estão atualizados.

Tendência #3: Capriche no design do seu Site

… Antes de começar, faço uma ressalva importante sobre esta tendência: não adianta ter um site belíssimo se não for trabalhado o marketing digital para atrair tráfego.

Repito, pois este é um erro muito comum: não gaste milhares de reais em um site se você não tem uma estratégia de marketing digital que atraia tráfego.

Será dinheiro jogado fora!

Se você estiver disposto a investir e fazer um trabalho árduo e longo de marketing digital que vai te trazer excelentes resultados no médio/longo prazo, continue lendo.

Caso negativo, pule para a próxima tendência.

Voltando ao assunto…

Existem estudos que dizem que aproximadamente 50% das pessoas citam o design do seu site como o principal fator que gera credibilidade para o seu negócio.

Uma vez que a página é carregada, basta meio segundo para ele formar uma opinião sobre a sua clínica.

Infelizmente (ou felizmente), esta opinião inicial será totalmente baseada no design do seu site.

É isso mesmo amigo, você pode ter um doutorado na universidade mais bem-conceituada do mundo, mas muitos dos seus potenciais novos pacientes, sem perceberem, vão julgar a sua qualificação com base em como a sua clínica parece ser pelo seu site.

Aqui vão algumas dicas para turbinar o seu site:

site de clinica otimizado para receber atendimento 24 horas do chatbot cloudia

  • Agendamento Online via formulário ou via Chat Online 24h;
  • Perfil de cada um da equipe, capriche nas fotos de cada um;
  • Conteúdos que realmente gerem valor para o seu público no seu blog;
  • Site responsivo e amigável, ou seja, tem que ser facilmente navegável pelo smartphone, pois, conforme já falado, muitas pessoas fazem buscas locais por um serviço de saúde pelo celular.
  • Você precisa de alguém na sua equipe que entende de SEO! Te explicarei mais a frente neste post o que é o tal do SEO.

Tendência #4: Comece um blog

Comece a produzir conteúdos enquanto a sua concorrência ainda não abriu os olhos para isso!

Antes de escrever sobre isso, quero também deixar algo claro:

Não é querendo te desanimar novamente, mas o blog da Cloudia só começou a trazer algum resultado significativo após 1 anos de produção de conteúdo, onde eram produzidos mensalmente 3 conteúdos ricos e detalhados de aproximadamente 2000 palavras cada.

Eu gasto em torno de 6 a 12 horas produzindo cada um destes conteúdos (como este que você está lendo neste exato momento 😊) e os disponibilizo gratuitamente no blog.

Mas foi muito graças a este trabalho do primeiro ano que estamos fechando o ano de 2018 com um crescimento de mais de 1500% em relação ao início do ano.

É uma estratégia que funciona muito bem para qualquer mercado, inclusive para o da saúde.

“Mas Tiago, sobre o que eu vou escrever em um blog?”

Já escrevemos um artigo citando as principais especialidades pesquisadas pelos pacientes no Google com um Mapa mental bem legal.

mapa-mental-especialidades-odontolgicas-2

Por que não começar escrevendo algo sobre estes assuntos que são muito pesquisados e que você já oferece em sua clínica?

Todas as palavras chaves do mapa mental citado podem ser usadas para criar publicações no seu blog. Já deixei tudo mastigado para você com o número médio de buscas mensais para cada termo.

Se você não está produzindo conteúdo rico, que realmente gera valor para o seu público, está perdendo muitas oportunidades.

Os pacientes estão procurando respostas no Google para tudo neste exato momento!

Sugestão de Plano de produção de conteúdos

Comece escrevendo sobre assuntos que são mais recorrentes na sua clínica odontológica.

O que os clientes mais perguntam para você diariamente? É justamente sobre estes assuntos que você deve produzir conteúdo.

A maioria da população só vai ao dentista quando tem algum problema ou dor.

Eduque-as quanto a importância da prevenção de doenças bucais indo ao dentista pelo menos duas vezes por ano.

Outra ideia legal para produção de conteúdos é falar sobre os tratamentos ou procedimentos que você ou sua clínica realiza.

Eles servirão para te transformar numa autoridade no assunto.

E depois de 6 meses/1 ano eu paro de produzir conteúdos?

Não! Continue produzindo e faça disso um hábito.

Se realmente não tiver condições de produzir, contrate alguém muito bom para os conteúdos em texto e mantenha-se produzindo vídeos se você se sentir confortável com isso.

Sugerimos que nesses primeiros 6 meses você mesmo produza inclusive os textos pelo simples motivo de que quando terceirizamos nossos textos, eles acabam ficando superficiais (há exceções).

A estratégia que sugerimos é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo onde você postará os conteúdos completos.

Use as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo uma chamada para que o leitor vá até o seu blog para consumir o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.

Tendência #5: Otimize suas páginas e posts do blog com SEO

É preciso ser feito um trabalho de SEO para que os potenciais pacientes te achem mais facilmente pelo Google

Não sabe o que é SEO?

SEO significa search engine optimization, ou seja, otimização para ferramenta de busca ou, resumindo melhor: otimização para que suas páginas listem entre as primeira posições do Google em determinadas palavras chaves buscadas.

SEO é um mundo a parte e provavelmente você não terá tempo para estudar isso enquanto administra a sua clínica.

É um processo difícil e demorado que talvez você não queira aprender.

Basicamente você deve traduzir o seu post para que o Google entenda melhor sobre o que é e entregue-o a quem está procurando por um assunto relacionado.

Deixarei apenas algumas dicas básicas para ficar bem posicionado no google:

– A velocidade de carregamento do site conta, isto é, quanto mais rápido o seu site carregar, melhor;

– Tenha um site responsivo, onde as pessoas conseguem navegar facilmente pelo smartphone;

– Use o protocolo de segurança HTTPS no site;

– Use palavras chaves importantes do seu negócio nos títulos, subtítulos, nomes de imagens e as repita várias vezes no conteúdo;

– Use o plugin “Yoast SEO” se o seu site é WordPress, ele te dá as diretrizes para que o seu post fique bem posicionado em determinada palavra chave;

– Produza conteúdos sobre palavras chaves com um alto volume de pesquisas no Google. Você pode pesquisar o volume de pesquisa de cada palavra chave gratuitamente pelo UbberSugest conforme explico neste post;

– Faça conteúdos de qualidade, bem escritos, com mais de 1000 palavras e que realmente passem a informação completa e sem enrolação;

– Divulgue nas redes sociais;

– Consiga backlinks de outros sites com autoridades relevantes e positivas.

Tendência #6: Crie vídeos para as redes sociais

Você pode gravar vídeos falando para a câmera sobre alguma informação útil para a sua audiência.

As pessoas adoram vídeos.

Tanto que vídeos são mais bem ranqueados organicamente nas buscas do que páginas apenas com texto.

Faça um vídeo que fala um pouco da sua clínica. Olha este exemplo desta clínica localizada na cidade americana de San Diego:


Os vídeos podem te posicionar rapidamente como uma autoridade no assunto.

Os assuntos abordados podem ser os mesmos que citei nas dicas de assuntos para o blog.

Ao fazer anúncios patrocinados, também teste usar vídeos no lugar de imagens.

No caso de anúncios, até recomendamos fazer vídeos mais simples, onde o texto pode ir passando sobre uma foto estática mesmo, parecido com este que já usamos em anúncios patrocinados da Cloudia no Facebook:

Você mesmo pode fazê-lo, usando aplicativos gratuitos, em menos de 20 minutos e sem conhecimento em design (se tiverem interesse em saber os apps que uso, comente aqui e prepararei um post ou vídeo sobre isso).

Tendência #7: Peça depoimentos aos pacientes

Este assunto é um pouco polêmico, pois alguns conselhos reginais interpretam que isso é contra o código de ética da odontologiadevido ao artigo 44, item IV, que diz:

VI – Constitui infração ética: divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal, desde que não sejam para fins de autopromoção ou benefício do profissional, ou da entidade prestadora de serviços odontológicos, observadas as demais previsões deste Código;

Já vi várias clínicas postarem depoimentos de pacientes em texto ou vídeo, mas NÃO RECOMENDO para que você não tenha problemas com o conselho.

Acredito que não infrinja o código de ética se você apenas solicitar que a pessoa deixe um depoimento em suas páginas das redes sociais. De qualquer forma, insisto que você verifique as regras com o próprio conselho profissional antes de tomar qualquer ação.

“Por que o depoimento de um paciente é poderoso?”

Existe um estudo que diz que 88% das pessoas confiam nas reviews e depoimentos de clientes anteriores tanto quanto uma recomendação de um amigo ou parente.

“E se eu quiser correr o risco de divulgar um depoimento de cliente?”

Caso VOCÊ queira correr o risco, lembre-se sempre de ter um documento escrito e assinada pelo próprio paciente ou responsável que o autorize a divulgar. Também tenha o cuidado para que o depoimento tenha um cunho mais educativo e não de autopromoção, ou seja, a pessoa deve falar mais sobre os benefícios do tratamento, o que mudou e outras informações que podem ser valiosas para outras pessoas que também procuram este serviço, NÃO deve citar a nome de sua clínica ou do profissional que a atendeu. Mais uma vez, insisto que você verifique as regras com o próprio conselho profissional antes de tomar qualquer ação.

Tendência #8: padronize sua comunicação

Quando falamos em padronizar, trata-se não somente do trabalho estético de logomarca, paleta de cores institucionais, slogans ou fontes.

Falo também da forma que o seu paciente é atendido pelos diversos meios online.

Existem chatbots que podem fazer estre trabalho de padronização e automação do atendimento via aplicativos de trocas de mensagens.

Para franchisings, também existem softwares que podem guardar todos os ativos digitais da marca e disponibilizar para as unidades da franquia, onde os franqueados têm acesso e podem criar seus próprios templates, dentro da linha de comunicação da franchising.

Tendência #9: Automatize o atendimento com um chatbot

Use e abuse dos chatbots para automatizar atividades repetitivas que seu atendente ou secretária executa.

Isso não significa que você não precisa da equipe de atendimento.

O chatbot vai ajudar a sua equipe de atendimento a ser 2 a 3 vezes mais produtiva no dia a dia ao organizar as informações dos pacientes.

Além disso, oferece o atendimento inicial na hora que o paciente gostaria de ser atendido: 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Um chatbot pode automatizar procedimentos como:

– Esclarecimento de dúvidas;

– Agendamento de uma consulta;

– Envio de lembretes da consulta;

– Atender vários usuários ao mesmo tempo, sem linha ocupada, na hora que ele desejar, dando conta de toda a demanda de campanhas pontuais do marketing digital para clínicas;

– Solicitar que o usuário indique a sua clínica para um amigo; entre outras.

Tendência #10: Assessoria de imprensa

clinica-odontologica-assessoria-de-imprensa

Ao aparecer de forma espontânea em jornais, revistas, programas de TV e rádio e blogs de sucesso, sua marca irá se tornar conhecida e lembrada pelos consumidores, fazendo com que eles te associem a sua clínica como uma autoridade no assunto.

O que poucas pessoas sabem é que essa visibilidade pode contribuir, e muito, na atração de novos pacientes para as clínicas.

Tendência #11: Use um CRM

Passou-se o tempo em que nem toda empresa precisava ter um CRM para ter sucesso.

A verdade é que você não precisa ter um CRM caro e complicado, até uma planilha no Excel pode fazer este papel de te ajudar a controlar os seus clientes.

O importante é que você controle, acompanhe e coloque os seus clientes dentro de um funil sempre que alguém demonstrar algum interesse nos seus serviços.

Porém, a medida que a clínica cresce, será interessante contratar alguma ferramenta que te ajude nesta gestão dos clientes.

O objetivo principal do CRM é fazer com que você não perca nenhum potencial cliente e que fique mais claro a passagem do mesmo pelo seu funil para facilitar a operação disso no dia a dia.

Se você tiver este mindset de que a sua clínica é uma empresa e precisa vender, verá a necessidade de um CRM e terá melhores resultados. Suas secretárias passarão a ser vendedoras!

Tendência #12: Remarketing

remarketing para dentistas

Ao começar a escrever conteúdos no seu site, você pode passar a receber centenas de visitas diárias.

A idéia do remarketing é passar a publicar anúncios nas redes sociais para as pessoas que já visitaram o seu blog.

Se ela leu algo no seu blog, ela tem alta probabilidade de estar interessada em algum dos seus serviços, tornando-a um lead altamente qualificado.

Como o número de pessoas que visitam o seu site não é tão grande, esta ação fica muito barata em relação ao benefício que pode gerar.

Os anúncios patrocinados no Facebook são ótimos para lembrar as pessoas de que elas precisam agendar uma consulta.

Lembre-se de limitar o público do remarketing à um determinado raio da localização da sua clínica.

Tendência #13: marketing de relacionamento para clínicas

Essa estratégia engloba vários momentos da vida de cada cliente, trabalhando o pré, o durante e principalmente o pós-venda, sempre com o foco em trazer o cliente para o lado da empresa.

Com o final do tratamento, o relacionamento com seu paciente pode esfriar.

Existem algumas ações que você pode aplicar para garantir a fidelidade e o retorno do cliente.

Este tipo de marketing transforma o paciente em alguém que fala bem e defende a sua clínica.

Em um mercado tão concorrido, é preciso que sua empresa esteja na cabeça do consumidor como um negócio que não só vende um produto ou serviço, mas auxilia os clientes em momentos de dúvida e dificuldade, resolve de forma proativa eventuais problemas que podem surgir e auxilia na tomada de decisão no momento da compra.

“Ok, belo discurso, mas como aplicar o marketing de relacionamento no dia a dia da clínica?”

Para colocar em prática, é preciso criar um procedimento que englobe diversas pequenas atividades. A seguir citarei algumas ações.

Controle as datas que cada cliente foi na clínica

Este controle é fundamental para você executar e monitorar outras ações que citaremos adiante.

Entre em contato para confirmar a consulta

Um bom chatbot é capaz de fazer isso por você automaticamente se o seu paciente agendou uma consulta pelo Facebook Messenger.

É válido também pedir para sua secretária ligar ou mandar mensagem para aqueles que agendaram por outros meios.

Entre em contato para lembrá-lo de retornar à clínica

Não conte com a memória de seu paciente.

Passados determinado período do fim de um tratamento, entre em contato com ele para lembrá-lo de fazer uma limpeza e acompanhamento como está a saúde bucal.

Já pacientes da ortodontia devem ser lembrados mensalmente de sua manutenção.

Utilização de redes sociais como ferramenta de comunicação

Outro ponto positivo de utilizar as redes sociais é que, como ferramentas de relacionamento, elas permitirão que você conheça cada vez mais seus clientes, conseguindo coletar dados importantes que podem servir para otimizar as estratégias de marketing e vendas futuras.

Envio de e-mail marketing para sua base de clientes

Uma outra forma de criar uma estratégia de marketing de relacionamento é o envio de e-mail marketing para a sua base de clientes.

Envie noticias educativas e relevantes para este paciente, sem propaganda direta de sua clínica.

Quando falo de notícias relevantes, você precisa segmentar seus pacientes, pois nem tudo é relevante para todos.

Por exemplo, não envie notícias relevantes sobre implantes se o seu paciente é um jovem que apenas instalou um aparelho ortodôntico.

É preciso pensar sob a ótica do cliente se aquela informação despertará um mínimo de interesse nele.

Mensagem ou email em datas comemorativas

Aniversários, Natal, Ano Novo e qualquer data comemorativa que tenha a ver com o seu mercado são oportunidades únicas para restabelecer um vínculo com o paciente.

Caso queira deixar ainda mais pessoal, envie algum cartão ou brinde pelos correios no dia do aniversário do paciente.

Uma dica extra seria escrever de caneta este cartão personalizado.

Verifique a satisfação do seu cliente

Entre em contato por mensagem no Facebook Messenger ou WhatsApp após o serviço feito para perguntar se ele está se sentindo bem e como ele avalia o serviço.

Perguntas como “Você está bem?”, “Sente algum incômodo?”, “Gostou do resultado?” são exemplos de abordagens que mostram atenção, cuidado e profissionalismo.

Pode ter certeza que essa simples ação fideliza muito o seu paciente.

Além disso, é um bom momento para pedir um depoimento na redes sociais e para saber se a sua equipe está atendendo as expectativas dos clientes.

Como fazer essas ações?

Existem vários canais e ferramentas para simplificar o marketing de relacionamento. Segue algumas:

  • Chatbot;
  • SMS;
  • WhatsApp;
  • Telefone;
  • Mala Direta;
  • Ferramentas de automação de email.

Caso queira dicas para cada uma dessas ferramentas, me pergunte nos comentários.

Marketing para clínicas em 2019

É hora de executar a sua estratégia de marketing para clínicas!

Ou contratar uma agência de marketing que faça isso por você.

A execução de uma estratégia de marketing que realmente traz resultados é uma trilha árdua e demorada, que exige muita disciplina e consistência.

A maioria das clínicas comete o erro de achar que terá excelentes resultados no curto prazo com poucas ações que demandam pouco tempo.

Se você é como a maioria dos donos de clínicas e não tem tempo nem interesse no assunto, sugiro contratar alguém que entenda do assunto para executar o seu marketing no dia a dia.

De preferência, contrate alguém que conheça o código de ética odontológico e já tem experiência com anúncios neste mercado.

Sobre a Cloudia

cloudia assistente virtual

Aproveito para te convidar a conhecer a Cloudia, a secretária virtual (robô) que responde aos seus pacientes pelos aplicativos de mensagens como Facebook Messenger e WhatsApp (em breve), sem telefone ocupado e sem espera.

Com ela é possível automatizar procedimentos como o agendamento, esclarecimento de dúvidas e o envio de lembretes aos pacientes.

Além disso, com a Cloudia é possível automatizar a captação de novos pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, criando uma verdadeira máquina de geração de agendamentos quando usada combinada aos anúncios do Facebook.

Para experimentar, envie uma mensagem para a Cloudia como se fosse um paciente agora mesmo aqui na nossa página do Facebook.

Para usar na sua clínica, cadastra-se aqui.

Um grande abraço!

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