Como atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo

Como atrair mais pacientes para sua clinica ou consultório?

Aprenda como atrair mais pacientes através do marketing digital, esta modalidade de marketing vem se mostrando muito eficiente para estabelecimentos da saúde e vem se firmando como uma excelente alternativa para quem quer atingir muitas pessoas com poucos recursos.

Vamos te mostrar alguns canais que tornam possível começar a trabalhar a sua presença digital e dar mais visibilidade para a sua clínica ou consultório.

Explicaremos como atrair mais pacientes e quais ações você pode fazer agora  para colher resultados realmente significativos.

Vou separar esse assunto em 2 posts. Neste momento vou falar apenas como você pode aumentar o número de pacientes na sua clínica no curto prazo.

E em um segundo post, falarei como atrair mais pacientes para sua clínica no médio e longo prazo.

O ideal é que você trabalhe as ações de curto e de longo prazo em paralelo, buscando resultados no curto prazo pagando um pouco mais caro e trabalhando também para ter melhores resultados no longo prazo a um custo bem menor e de maneira mais sustentável.

Como atrair mais pacientes na clinica no curto prazo

Listarei a seguir as principais ações de marketing digital que você precisa dominar para que seus resultados já comecem a aumentar imediatamente.

Google meu negócio

É fundamental que seja criada uma conta no Google Meu Negócio para qualquer estabelecimento físico.

O cadastro e configuração da sua conta neste serviço do Google te ajuda a aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas do Google.

“Como atrair mais pacientes com esta ferramenta gratuita?”

Digamos que você tenha uma clínica de oftalmologia em São Paulo chamada “Clínica dos Olhos. Quando um potencial paciente procurar, por exemplo, por uma clínica e local: “clínica de oftalmologia em São Paulo”, as chances do seu estabelecimento aparecer ao lado das primeiras posições aumentam significativamente se você já tiver o cadastro do mesmo no Google Meu Negócio.

Como atrair clientes

Além disso, o seu estabelecimento vai ficar visível também pelo Google Maps e Google +.

atrair mais pacientes

O melhor de tudo é que essa ferramenta é totalmente gratuita e não é necessário que você possua um site(mas eu recomendo fortemente que você tenha um site com blog =D).

Para saber como criar e configurar o seu Google meu negócio, veja este post aqui.

Convide os seus amigos para curtirem a sua página do Facebook

Se você ainda não tem uma página profissional no Facebook, saiba como criar uma aqui.

Faça com que as pessoas que são seus amigos na sua página pessoal também fiquem sabendo da sua página profissional.

Para isso, convide-os para curtirem a página de sua clínica ou consultório seguindo o passo a passo:

  1. Clique nos 3 pontinhos (…) abaixo da foto de capa da sua Página.
  2. Selecione Convidar amigos.
  3. Deixe selecionado o box de “enviar convite pelo Messenger” e clique em “convidar” para cada amigos da sua lista que você deseja convidar ou pesquise pelos nomes das pessoas que você deseja convidar.

como atrair mais pacientes

Impulsionamento ou criação de campanhas pelo Facebook Ads

Este é a mais simples das ações pagas que citaremos.

Basta você ter uma página no Facebook da sua clínica ou consultório e seguir os passos que descreveremos a seguir.

O primeiro passo então é criar uma página no Facebook do seu estabelecimento, caso você ainda não tenha.

Já expliquei as vantagens de se ter uma página no Facebook no lugar de perfil pessoal no erro número 1 do post sobre os 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais.

Crie uma campanha  clicando na seta para baixo no canto superior direito do seu Facebook e em “Criar anúncio”.

Escolha o tipo de campanha que deseja. Esta escolha vai depender principalmente do seu objetivo de marketing. Uma boa escolha para iniciar é a do tipo “Envolvimento”.

Como o post é sobre ter mais pacientes, sugerimos que você faça campanhas onde também possa informar algo aos seus potenciais pacientes.

Por exemplo: você pode fazer um vídeo falando sobre algum procedimento que você quer vender, deixando claro o que é esse procedimento, para quem é este procedimento, como é feito (falar superficialmente sobre isso) e fale principalmente dos benefícios que este procedimento pode trazer para o paciente.

Para finalizar o vídeo, sempre cite a próxima ação que o espectador tem que fazer ao terminar o vídeo. Por exemplo: “Se você se interessou, deixe-nos um comentário e entraremos em contato para agendarmos uma avaliação”.

Um exemplo bacana é este da nossa franquia cliente Odonto Company.

atrair mais pacientes

Se você não quer fazer vídeo, coloque uma imagem que chame atenção e escreva o que citamos no exemplo anterior.

Você pode automatizar e potencializar ainda mais esse tipo de anúncio se você tiver uma secretária virtual como a Cloudia para já responder automaticamente 24 horas por dia a todos que comentarem ou entrarem em contato com a sua página e já direcioná-lo para a marcação de consultas, transformando-os em pacientes.

Aprenda Como criar uma Máquina de atração de pacientes pelo Facebook aqui.

Lembre-se de instalar o pixel de conversão do FAceobook no seu site para que seja possível que o Facebook rastreie o público que entra no seu site, te dando a possibilidade de criar públicos semelhantes à essas pessoas que visitam o seu site e otimizando o seu custo por clique.

O pixel de conversão também serve para criar anuncios de remarketing, ou seja, você pode anunciar para aquelas pessoas que já visitaram o seu site por exemplo.

O mais importante nesse tipo de campanha é você fazer vários testes A/B com vários procedimentos, sempre alterando alguma variável até chegar no público e anúncio ótimo.

Leia todos os detalhes do passo a passo para se fazer uma campanha no Facebook Ads.

Anúncios de Palavra-chave no Google Adwords

Se você ainda não tem um site com blog, essa seria a primeira ação a se fazer se você quiser anunciar seus serviços no Google Adwords.

O grande segredo aqui é criar campanhas e grupos de anúncios no Google adwords escolhendo as palavras chaves locais que os seus potenciais pacientes buscam no Google quando desejam usufruir de um serviço da sua categoria e especialidade.

Por exemplo: se você é endocrinologista e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Mariana. Você deve anunciar para pessoas que estão buscando no Google por palavras chaves como: Endocrinologista sp, endócrino em são paulo, endocrinologista em vila mariana, endocrinologista são paulo vila mariana, endocrinologista especialista no procedimento x em são paulo, etc.

É possível que você filtre também por localização e por informações demográficas como: cidade, sexo masculino ou feminino, idade, com filhos ou sem filhos.

Recomendo que se o seu serviço for genérico, faça segmentação apenas de local e de idade, além da segmentação por palavra chave.

Para a escolha das palavras chave, estude e use bastante a ferramenta “planejador de palavras chave” do Google Adwords e opte por sempre colocar palavras chaves mais específicas, de preferência com correspondência de frase ou correspondência exata.

Utilizando corretamente essa ferramenta, você vai achar grupos de palavras chaves que façam sentido para o seu negócio e descobrir quais são as palavras chaves mais buscadas no seu mercado e cidade.

Comente aqui qual a sua profissão, especialidade, procedimentos que você realiza e em qual cidade você atende, farei uma pesquisa de palavras chaves para você fazer sua campanha no Adowrds.

Uma útlima dica para este tipo de anúncio é que você instale o pixel de conversão para medir o percentual de pessoas que entraram em contato com o seu estabelecimento.

Anúncio na rede de Display do Google Adwords.

Este tipo de anúncio é um pouco mais complexo, mas pode trazer bons resultados como atrair mais pacientes para profissionais da saúde.

Neste tipo de campanha, você vai criar banners que vão aparecer em sites e blogs parceiros do Google.

Funciona assim: você faz um anuncio com um banner digital através do Google Adwords e paga por cliques, o dono de um site ou blog que disponibiliza o espaço para você colocar o seu banner vai receber uma parte desse pagamento (são milhares de sites) e o Google fica com um percentual.

Você não precisa sair contatando donos de sites e blogs para conseguir esse espaço, basta você criar uma campanha na rede de Display especificando as palavras chaves, tópicos , assuntos de interesse do seu público e/ou canais que você deseja que os seus anúncios apareçam. Depois disso, o Google faz todo o trabalho de distribuir esses anúncios de acordo com as segmentações da sua campanha.

Para profissionais da saúde, os pontos cruciais para que a sua campanha na rede de Display tenha sucesso são:

– Escolha as palavras chave certas, a localização e as informações demográficas do seu público.

Sugiro não se preocupar inicialmente com os canais a serem publicados, os pontos que citei acima já são suficientes para começar. Porém, você deve monitorar continuamente os resultados para otimizar suas campanhas de como atrair mais pacientes.

Trabalhe os seus clientes antigos

Quem não é visto não é lembrado!

Mantenha um relacionamento com seus antigos pacientes e tenha a sua clínica ou consultório sempre cheio com pacientes recorrentes.

Neste post você pode aproveitar algumas dicas de como você pode fazer uma comunicação em massa com estes antigos clientes.

Você pode também contratar um serviço de email marketing com auto-responder para melhorar seus resultados num longo prazo.

Como conseguir pacientes para consultórios e clínicas no curto prazo?

Existem dezenas de outros tipos de anúncios que você possa fazer como Native ads, campanhas de remarketing pelo Adwords, Gmail ads, Youtube Ads, etc.

Consideramos o foco muito importante, portanto acreditamos que os canais que acabamos de explicar sejam os mais importantes para você gastar suas energias inicialmente.

Comece por eles e otimize seus recursos de tempo e dinheiro com eficiência e produtividade.

Caso tenha alguma dúvida sobre como atrair mais pacientes, por favor comente. Podemos inclusive te ajudar com as dúvidas que você tiver durante a criação da campanha.

Compartilhe este post nas redes sociais e com seus amigos para disseminarmos estes conhecimentos.

Abraço

ps. Para entender melhor como você deve aplicar este conhecimento e se aprofundar mais no assunto de marketing para profissionais da saúde, recomendamos fortemente que você leia o nosso post do guia completo sobre marketing digital para profissionais da saúde.


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