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Como atrair mais pacientes para sua clínica

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 22 de junho de 2017

Como atrair mais pacientes para sua clínica

O marketing é fundamental para atrair mais pacientes para sua clínica. Porém, com tantas estratégias e possibilidades, nem sempre é fácil definir quais usar de acordo com a sua realidade, não é mesmo?

Existem inúmeras opções dentro do marketing digital, tanto para atrair mais pacientes no curto, como no longo prazo.

Neste conteúdo, nós separamos ideias de estratégias que são bastante eficientes para clínicas médicas e consultórios odontológicos, ajudando a sua marca a atingir mais pessoas, mesmo com poucos recursos. Siga a leitura e descubra!

Como aumentar o número de pacientes no consultório: estratégias de marketing

Para atrair mais pacientes no curto prazo, existem algumas opções fáceis de serem implantadas, mas capazes de trazer bons resultados. Veja abaixo:

Google Meu Negócio

É fundamental que seja criada uma conta no Google Meu Negócio para qualquer estabelecimento físico.

O cadastro e configuração da sua conta neste serviço do Google lhe ajuda a aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas do Google.

Digamos que você tenha uma clínica de oftalmologia em São Paulo chamada “Clínica dos Olhos. Quando um potencial paciente procurar, por exemplo, por uma clínica e local: “clínica de oftalmologia em São Paulo”, as chances do seu estabelecimento aparecer ao lado das primeiras posições aumentam significativamente se você já tiver o cadastro do mesmo no Google Meu Negócio.

Como atrair clientes Além disso, o seu estabelecimento vai ficar visível também pelo Google Maps e Google +. atrair mais pacientes

O melhor de tudo é que essa ferramenta é totalmente gratuita e não é necessário que você possua um site(mas eu recomendo fortemente que você tenha um site com blog =D).

Para saber como criar e configurar o seu Google Meu Negócio, veja este post aqui.

Convide os amigos para curtirem a página no Facebook da sua clínica

Se você ainda não tem uma página profissional no Facebook, saiba como criar uma aqui.

Faça com que as pessoas que são seus amigos na sua página pessoal também fiquem sabendo da sua página profissional.

Para isso, convide-os para curtirem a página de sua clínica ou consultório seguindo o passo a passo:

3. Deixe selecionado o box de “enviar convite pelo Messenger” e clique em “convidar” para cada amigos da sua lista que você deseja convidar ou pesquise pelos nomes das pessoas que você deseja convidar.

como atrair mais pacientes

Basta você ter uma página no Facebook da sua clínica ou consultório e seguir os passos que descreveremos a seguir.

O primeiro passo então é criar uma página no Facebook do seu estabelecimento, caso você ainda não tenha.

Já explicamos as vantagens de se ter uma página no Facebook no lugar de perfil pessoal no erro número 1 do post sobre os 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais.

Crie uma campanha clicando na seta para baixo no canto superior direito do seu Facebook e em “Criar anúncio”.

Escolha o tipo de campanha que deseja. Esta escolha vai depender principalmente do seu objetivo de marketing. Uma boa escolha para iniciar é a do tipo “Mensagem”, direcionando o lead para o próprio Facebook Messenger (Clique para o Messenger) pois costuma gerar leads mais baratos para clínicas.

Como o post é sobre ter mais pacientes, sugerimos que você faça campanhas onde também possa informar algo aos seus potenciais pacientes.

Por exemplo: você pode fazer um vídeo falando sobre algum procedimento que você quer vender, deixando claro o que é esse procedimento, para quem é este procedimento, como é feito (falar superficialmente sobre isso) e fale principalmente dos benefícios que este procedimento pode trazer para o paciente.

Para finalizar o vídeo, sempre cite a próxima ação que o espectador tem que fazer ao terminar o vídeo. Por exemplo: “Se você se interessou, deixe-nos um comentário e entraremos em contato para agendarmos uma avaliação”.

Um exemplo bacana é este:

atrair mais pacientes

Se você não quer fazer vídeo, coloque uma imagem que chame atenção e escreva o que citamos no exemplo anterior.

Atualização de Outubro de 2020: as campanhas de mensagens com imagens que ilustram bem o serviço que você quer promover tem dado resultados até melhores do que os vídeos.

Veja esse E-book: Checklist completo sobre como fazer anúncios campeões no Facebook.

Checklist: 7 características dos anúncios que realmente atraem pacientes para clínicas odontológicas!

Você pode automatizar e potencializar ainda mais esse tipo de anúncio se você tiver uma asistente virtual como a Cloudia para já responder automaticamente 24 horas por dia a todos que comentarem ou entrarem em contato com a sua página e já direcioná-lo para a marcação de consultas, transformando-os em pacientes.

Aprenda Como criar uma Máquina de atração de pacientes pelo Facebook aqui.

Lembre-se de instalar o pixel de conversão do Facebook no seu site para que seja possível que o Facebook rastreie o público que entra no seu site, te dando a possibilidade de criar públicos semelhantes à essas pessoas que visitam o seu site e otimizando o seu custo por clique.

O pixel de conversão também serve para criar anúncios de remarketing, ou seja, você pode anunciar para aquelas pessoas que já visitaram o seu site por exemplo.

O mais importante nesse tipo de campanha é fazer vários testes A/B com diferentes procedimentos, sempre alterando alguma variável até chegar no público e anúncio ótimo.

O grande segredo aqui é criar campanhas e grupos de anúncios no Google Ads escolhendo as palavras chaves locais que os seus potenciais pacientes buscam no Google quando desejam usufruir de um serviço da sua categoria e especialidade.

Por exemplo: se você é endocrinologista e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Mariana. Você deve anunciar para pessoas que estão buscando no Google por palavras chaves como: endocrinologista sp, endócrino em são paulo, endocrinologista em vila mariana, endocrinologista são paulo vila mariana, endocrinologista especialista no procedimento x em são paulo, etc.

É possível que você filtre também por localização e por informações demográficas como: cidade, sexo masculino ou feminino, idade, com filhos ou sem filhos.

Recomendamos que, caso o seu serviço seja genérico, faça segmentação apenas de local e de idade, além da segmentação por palavra chave.

Para a escolha das palavras chave, estude e use bastante a ferramenta “planejador de palavras chave” do Google Ads e opte por sempre colocar palavras chaves mais específicas, de preferência com correspondência de frase ou correspondência exata.

Utilizando corretamente essa ferramenta, você vai achar grupos de palavras chaves que façam sentido para o seu negócio e descobrir quais são as palavras chaves mais buscadas no seu mercado e cidade.

Uma última dica para este tipo de anúncio é que você instale o pixel de conversão para medir o percentual de pessoas que entraram em contato com o seu estabelecimento.

Este tipo de anúncio é um pouco mais complexo, mas pode trazer bons resultados como atrair mais pacientes para profissionais da saúde.

Neste tipo de campanha, você vai criar banners que vão aparecer em sites e blogs parceiros do Google.

Funciona assim: você faz um anúncio com um banner digital por meio do Google Ads e paga por cliques, o dono de um site ou blog que disponibiliza o espaço para você colocar o seu banner vai receber uma parte desse pagamento (são milhares de sites) e o Google fica com um percentual.

Você não precisa sair contatando donos de sites e blogs para conseguir esse espaço, basta você criar uma campanha na rede de Display especificando as palavras chaves, tópicos, assuntos de interesse do seu público e/ou canais que você deseja que os seus anúncios apareçam. Depois disso, o Google faz todo o trabalho de distribuir esses anúncios de acordo com as segmentações da sua campanha.

Para profissionais da saúde, os pontos cruciais para que a sua campanha na rede de Display tenha sucesso são:

– escolha as palavras chave certas, a localização e as informações demográficas do seu público.

Sugerimos não se preocupar inicialmente com os canais a serem publicados, os pontos que citamos acima já são suficientes para começar. Porém, você deve monitorar continuamente os resultados para otimizar suas campanhas de como atrair mais pacientes.

Mantenha um relacionamento com seus antigos pacientes e tenha a sua clínica ou consultório sempre cheio com pacientes recorrentes.

Neste post você pode aproveitar algumas dicas de como você pode fazer uma comunicação em massa com estes antigos clientes. Você pode também contratar um serviço de email marketing com auto-responder para melhorar seus resultados num longo prazo.

Separamos mais dicas importantes. Confira!

Talvez, os pacientes não estejam agendando consultas porque não conseguem falar com as suas atendentes (e as linhas telefônicas estejam sempre congestionadas). Ou eles estão tendo uma experiência ruim na sua clínica – e acabam não voltando.

Então, antes de criar campanhas de marketing, analise como está o atendimento que você oferece aos seus pacientes. Otimize os canais de atendimento, criando novas soluções além do telefone (por exemplo WhatsApp, agendamento online, aplicativos, chatbots etc.), e avalie outros pontos.

Crie formas de monitorar o tempo médio de espera dos seus pacientes, pense em maneiras de tornar a sua agenda mais respeitosa com os horários das pessoas que você atende e avalie se a sua clínica tem tido uma postura humanizada e ética.

Não adianta fazer inúmeras propagandas, se o seu atendimento está jogando contra. O boca a boca pode fazer com que você acabe perdendo muitos pacientes, então fique atento a forma com tem atendido em sua clínica.

Alguns pontos que podem ser melhorados são: horário de atendimento prolongado, formas de pagamento diferenciadas, tempo de espera menor, infraestrutura da clínica (presença de estacionamento, ar condicionado e móveis confortáveis), atendimento das recepcionistas, entre outros. Tudo isso conta para uma experiência agradável e uma propaganda positiva da sua clínica.

Será que você precisa atrair mais pacientes ou apenas estreitar o relacionamento com os que já possui? Lembre-se da máxima: quem não é visto, não é lembrado!

Portanto, invista em cultivar um relacionamento mais próximo com os pacientes que você já possui. Um CRM pode ser um grande aliado neste momento, ajudando a coletar e organizar as informações dos seus pacientes e disparando mensagens personalizadas.

Por exemplo: você poderá programar o envio de um e-mail para lembrar que determinado procedimento já está com a data de expiração próxima e precisa ser refeito, para informar sobre um novo tratamento ou especialidade disponível na clínica e até para enviar uma pesquisa de satisfação após a consulta ou para lembrar dos retornos, medicamentos e outros cuidados.

Essas ações, embora sejam simples, fazem com que o paciente se sinta valorizado. E quando ele está feliz com o atendimento que recebe, se torna fiel a ele, além de fazer propaganda positiva do seu negócio para outras pessoas, aumentando a sua clientela.

Além do e-mail, esse contato pode ser feito via telefone, mensagens no WhatsApp ou Facebook Messenger e outros.

A indicação de outros profissionais é muito valiosa – e uma forma de atrair mais pacientes para a sua clínica. A melhor forma de conseguir isso é estreitando os seus laços de networking.

Quanto maior for a sua rede de relacionamentos profissionais, maiores as chances de receber clientes por indicação.

Você pode dar uma “forcinha” para melhorar a sua imagem profissional. Por exemplo: usando o LinkedIn para escrever conteúdos interessantes destinados a outros profissionais da saúde, participar de fóruns, grupos e debates, fazer palestras, montar um canal de vídeos no YouTube com dicas para outros profissionais, conceder entrevistas etc.

Pense que, assim como você, os seus pacientes também estão navegando na rede e desejando encontrar dicas que solucionem os problemas deles. Ao fazerem isso, eles podem encontrar os conteúdos da sua clínica, avaliarem as soluções e dicas que vocês oferecem e decidirem se consultar com o seu consultório, ao invés da concorrência.

Então, pesquise as palavras-chaves relacionadas a possíveis dúvidas que seus pacientes possam ter e monte conteúdos interessantes e informativos que ajudem essas pessoas.

Vamos supor que você tenha um consultório odontológico focado em ortodontia. As pessoas podem pesquisar na internet se dor de cabeça tem relação com dentes tortos ou se adultos podem usar aparelho.

Quando você cria conteúdos interessantes sobre esses temas, além de ajudar as pessoas, ainda melhora o posicionamento do seu site, aumenta o tráfego e posiciona a sua marca como uma autoridade no setor, melhorando as chances de conversão.

Além do Google, os pacientes também costumam pesquisar por clínicas nas redes sociais. Por isso, marcar presença nas mídias que seus pacientes mais usam é importante.

Faça um estudo para entender melhor quem é o seu público alvo e quais redes sociais essas pessoas estão presentes. Depois, crie páginas profissionais nesses locais.

No Instagram, invista em uma descrição adequada, com o endereço e o telefone da clínica, além da sua especialidade e número de registro. Você pode criar conteúdos interessantes, com fotos dos procedimentos, dicas, orientações, além de vídeos curtos e de aproveitar os benefícios dos stories para entender melhor o seu público (faça enquetes, mostre os bastidores da clínica e ouça o que as pessoas querem ver nas suas redes).

Outra opção bem bacana do Instagram é usar o IGTV, você pode pensar em vídeos sobre temas que as pessoas mais têm dúvidas acerca da sua especialidade ou até em vídeos destinados a outros profissionais (como já explicamos, pensando em ampliar o networking e a rede de indicação).

No Facebook, a dica é a mesma: sempre buscar criar conteúdos informativos e interessantes, com boas imagens, textos curtos e que resolvam as dúvidas, receios e inseguranças dos seus pacientes, de maneira didática e acessível.

Se você tiver um blog, poderá usar as redes sociais para divulgar os conteúdos postados por lá, aumentando ainda mais o tráfego e oferecendo uma experiência diferenciada a essas pessoas.

Outra possibilidade é criar anúncios nas redes sociais a partir dos seus conteúdos do blog. Como esses são artigos informativos e de interesse do público, eles costumam ter maior aceitação que os anúncios de vendas. Isso significa mais pessoas acessando o seu site, lendo seus artigos e conhecendo o seu trabalho.

Neste, resumimos um pouco do marketing para a saúde, com dicas práticas que vão lhe ajudar a divulgar melhor a sua marca e atrair mais pacientes para sua clínica ou consultório.

Os passos mais importantes são:

1) conheça muito bem o seu público-alvo, definindo pontos como: idade, sexo, renda, profissão, localização, principais dores/dúvidas/problemas (que o seu serviço resolve), principais inseguranças/medos (que impedem de usar o seu serviço), redes sociais que mais usam, conteúdos que mais consomem, entre outros. Quanto mais completo for, mais acertadas serão suas ações;

2) monte um planejamento de marketing, selecionando em quais mídias você atuará, cronograma de postagens, temas que serão abordados, ações que serão executadas (como Google Adwords, Facebook Ads, e-mail marketing etc.), orçamento disponível e todos os detalhes mais importantes;

3) monitore sua concorrência, avaliando o que eles estão fazendo, como estão posicionados digitalmente, os serviços que oferecem, quanto cobram por eles, os principais pontos fortes e fracos e outras questões que lhe ajudem a entender como se diferenciar da concorrência ou até serviços que não estão sendo cobertos por eles, e que você poderá começar a oferecer como um diferencial;

4) saiba quais são sua missão, visão e valores e explicite isso aos seus pacientes. É o que chamamos de campanha de branding, que visa atrair pessoas que pensam parecido com a sua empresa e que compartilham dos mesmos valores, aumentando a fidelização;

5) foque em oferecer um atendimento de qualidade, isso tanto dentro da sua clínica como fora dela. Responda aos comentários e mensagens, seja solícito e tente sempre oferecer a melhor experiência possível aos seus pacientes, inclusive com um pós-consulta, como pesquisa de satisfação por e-mail, acompanhamento das dúvidas no tratamento e outras questões;

6) marque presença nas redes sociais, com conteúdos interessantes e que ajudem a melhorar o posicionamento da sua marca na mente do seu público, se firmando como uma autoridade no assunto;

7) ofereça diferentes canais de agendamento, como o agendamento online, trazendo mais agilidade ao dia a dia do seu paciente;

8) identifique as principais métricas e acompanhe a sua divulgação, sabendo o que está dando certo e o que pode ser melhorado, deixando suas campanhas ainda mais bem ajustadas.

Neste conteúdo, você viu várias dicas de como atrair mais pacientes para a sua clínica. Algumas são de curto prazo e outras de longo prazo, porém todas focam em priorizar a experiência do seu paciente.

Isso significa: tornar sua clínica mais fácil de ser encontrada no mundo digital, oferecer informação rica e valiosa as pessoas, criar canais de relacionamento com seus públicos, oferecer facilidade aos seus clientes (como o agendamento online), focar em uma boa experiência do paciente (desde o primeiro contato com a clínica até o pós-consulta) e sempre tentar melhorar, diferenciando-se da concorrência e fidelizando seus pacientes, para que eles trabalhem, também, atraindo mais pessoas para o seu consultório.

Gostou das nossas dicas? Já sabe como atrair mais pacientes para sua clínica? Assine a nossa newsletter no formulário lateral desta tela e receba em primeira mão as postagens aqui do blog!

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