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E-mail marketing para atrair pacientes: o guia completo para sua clínica

Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 10 de maio de 2022

E-mail marketing para atrair pacientes: o guia completo para sua clínica

O e-mail marketing para atrair pacientes é uma estratégia poderosa e que deve fazer parte das suas ações de marketing digital. Note que e-mail marketing não é SPAM, mas sim uma ação estratégica e bem orientada capaz de estreitar o relacionamento da sua clínica com seus pacientes e futuros pacientes.

Quando bem realizada, a estratégia de e-mail marketing consegue tanto atrair novos pacientes, como fidelizar os que a sua clínica já tem. Ficou interessado? Então confira as dicas e orientações que separamos!

E-mail marketing na saúde: qual a importância?

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa no ramo da saúde, capaz de dialogar diretamente com seus leads ou pacientes, estreitando esse relacionamento.

Quem já trabalha com marketing para clínicas deve ter notado que o setor de saúde requer estratégias diferenciadas. Afinal, é muito importante que suas ações consigam: fortalecer a autoridade da clínica ou do profissional de saúde, reduzir as rejeições ao seu serviço e passar confiança para o paciente ou futuro paciente.

Em todos esses pontos, uma comunicação direta, clara e bem orientada é essencial. Pontos nos quais o e-mail marketing pode (e deve) ser usado.

Além disso, é importante lembrar que a experiência do paciente é um ponto crucial para diferenciar sua clínica da concorrência. E você também pode usar o e-mail marketing para isso, por exemplo, enviando pesquisas de satisfação após as consultas ou tratamentos, entendendo o que pode ser melhorado para uma experiência 100%.

Como usar o e-mail marketing para atrair pacientes e fidelizar?

Já está convencido de que o e-mail marketing é fundamental para o marketing na saúde? Pois saiba que existem várias maneiras de usá-lo, tanto para atrair pacientes, como, também, para fidelizar os que você já tem. Não sabe como fazer isso? A gente te ensina!

Educar os pacientes

Uma das principais formas de usar o e-mail marketing para atrair pacientes é por meio do disparo de conteúdos ricos e informativos, que ajudem essas pessoas a entenderem mais sobre o seu setor e a enxergarem valor no que você vende. 

A comunicação direta, clara e altamente instrutiva, ainda, ajuda a tornar a sua clínica uma autoridade no assunto e referência para o paciente, aumentando a segurança para que ele agende uma consulta ou tratamento com você.

Geralmente, esse processo é feito atraindo os leads para uma promoção ou conteúdo rico e capturando o contato dessas pessoas. Na sequência, você irá segmentar os leads, por etapa no funil e tratamento ou assunto que mais os agrade. Depois, fará a nutrição desses leads, enviando dicas e conteúdos informativos relacionados aos problemas/dúvidas do usuário.

A ideia é que, com esse conteúdo, o lead adentre no funil de vendas e sinta-se preparado para tomar uma decisão de compra, ou seja, para agendar uma consulta ou dar início em um tratamento na sua clínica.

As orientações escritas por um especialista são muito valiosas e os leads sentem-se seguros em confiar no que você está propondo. Essa relação de confiança é crucial para que a sua marca se destaque.

Boas-vindas e confirmação de consulta

Se um lead já tomou uma decisão e agendou uma consulta com você, é importante continuar encantando-o e nutrindo essa relação de confiança. Por isso, usar o e-mail marketing para atrair pacientes enviando uma mensagem de boas-vindas e com as principais orientações é muito importante.

Você pode enviar, além das boas-vindas, o dia e horário da consulta, o endereço do consultório (já com link para o Google Maps) e as formas que o paciente pode entrar em contato para tirar dúvidas ou reagendar o horário (por exemplo, com o link do chatbot da sua clínica).

Pesquisas de satisfação

Além de usar o e-mail marketing para atrair pacientes, também é uma ferramenta poderosa para fidelizar os que você já tem. Pacientes fidelizados costumam oferecer uma receita recorrente, têm tickets médios mais altos e ainda contribuem para a propaganda boca a boca do seu negócio, indicando seus serviços a outras pessoas.

A melhor maneira de fidelizar é oferecendo uma experiência incrível em todos os contatos do paciente com seu consultório. Por isso, as pesquisas de satisfação são tão importantes, ajudando você a entender o que pode ser melhorado para que essa experiência seja ainda mais proveitosa.

Você pode fazer perguntas simples para avaliar o sistema de agendamento, o atendimento na recepção e na consulta, o pós-consulta e deixar um espaço para que o paciente escreva, com suas próprias palavras, o que ele acha que pode ser melhorado. Use esse feedback para promover mudanças reais no seu consultório.

Datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimas para estreitar o laço de relacionamento entre a sua clínica e os pacientes e leads. O ideal é que você tenha as informações pessoais básicas de cada paciente ou lead, assim poderá enviar mensagens personalizadas, por exemplo no aniversário (e até pensar em promoções, descontos ou outras ações mais comerciais).

Além do aniversário, lembre-se de enviar mensagens em datas comemorativas importantes, como Natal, Ano Novo, Páscoa etc.

Informações gerais sobre o consultório

O consultório passará a contar com uma nova especialidade? Possui uma tecnologia/tratamento diferente? Você irá mudar para uma nova sede? Começará a atender um plano novo? Todas essas notícias e informações podem ser comunicadas para sua base de leads/ pacientes.

Aproveite para usar o e-mail para informar sobre questões pontuais, como dias em que o consultório ficará fechado (geralmente emendas de feriados ou no fim do ano), problemas com a linha telefônica etc.

Engajamento de pacientes antigos

O e-mail marketing para atrair pacientes também pode ser uma excelente ferramenta para engajar pacientes antigos, de modo que eles agendem novas consultas ou retomem tratamentos.

Para isso, é importante ter um controle automatizado das suas consultas, por exemplo com um CRM, acompanhando os retornos e tratamentos de rotina realizados por cada paciente.

Vamos supor que você tenha uma clínica odontológica, poderá avaliar, de tempos em tempos, quais pacientes estão com tratamentos profiláticos “vencendo”, como a limpeza. E enviar um e-mail para eles lembrando que já fazem tantos meses desde o último procedimento, explicando a importância desse tratamento e já com o link para agendar. 

Caso você esteja realizando algum tratamento novo (que não oferecia quando o paciente esteve na clínica) e que seja do perfil e interesse dele, poderá usar o e-mail para comunicar essa novidade e convidando o lead a conhecer a nova modalidade, agendando uma avaliação.

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Quais as melhores práticas para ótimos resultados com o e-mail marketing?

Para usar o e-mail marketing para atrair pacientes, fidelizar ou engajar sua base de leads, algumas dicas são essenciais, tornando suas estratégias mais direcionadas. Veja os principais cuidados que você precisa ter.

Conheça suas personas

As personas são perfis semifictícios que representam seus pacientes ideais. Você pode ter uma persona para cada serviço/tratamento oferecido ou uma geral para a sua clínica, dependendo do que fizer mais sentido na sua estratégia.

Essas personas não são construídas com base em achismos, mas sim em dados reais sobre os pacientes que compõem a sua clínica. É importante que você tenha informações como: idade, faixa de renda, escolaridade, onde moram, quais tratamentos mais procuram, linguagem usada, redes sociais que mais acessam, principais problemas que seus serviços ajudam a resolver etc.

Ao entender e analisar muito bem as personas da sua clínica, ficará mais fácil pensar na linguagem correta para usar no e-mail marketing para atrair pacientes, no tamanho do conteúdo, o assunto que chamará mais atenção dessas pessoas e assim por diante.

Sem esses dados, você pode acabar enviando e-mails que não se conectem com seus leads e pacientes e nem que chamem a atenção dessas pessoas, o que pode gerar uma baixa taxa de abertura – e dificultar na hora de atingir suas metas.

Crie boas ações para capturar leads

Se a ideia é usar o e-mail marketing para atrair pacientes, é fundamental que você pense em ações para capturar os leads, ou seja, para que os potenciais pacientes deixem seus contatos de livre e espontânea vontade. 

Por isso, nada de comprar listas de contatos, ok? Você só gastará dinheiro, fará com que seus e-mails caiam no SPAM e ainda pode manchar a credibilidade da sua clínica.

As landing pages com conteúdos ricos são as opções mais usadas. Você pode criar e-books, whitepapers, infográficos, webinars e diferentes conteúdos ricos sobre temas que são do interesse das suas personas e para várias etapas do funil de vendas. Depois é só divulgar esses assuntos em landing pages.

Assim, se o usuário quiser receber ou baixar o conteúdo, ele precisará deixar algumas informações de contato, como nome, e-mail, idade e tratamento que procura. A partir dessas informações, você poderá começar a segmentar seus leads.

Para que essa estratégia tenha efeito, é fundamental criar bons materiais ricos e de temas que façam sentido para suas personas, que elas realmente tenham dúvidas e queiram saber mais. Por isso, a importância de mapear e conhecer profundamente suas personas.

Segmente dentro do funil de vendas

A segmentação é outra etapa importantíssima para uma campanha de e-mail marketing eficiente. Você precisa entender em qual etapa do funil de venda esse lead está e qual tratamento ele tem mais interesse.

Por exemplo, se um lead chega até você e está na fase de atração, baixando um conteúdo sobre clareamento dental, não adianta disparar um e-mail sobre próteses dentárias, pois a chance desse e-mail ser aberto é muito baixa, já que o assunto não é do interesse da pessoa.

Para fazer a segmentação, use a automação de marketing – softwares específicos que conseguem entender de onde esse lead veio (qual material ele baixou) e em qual etapa do funil está.

Os leads podem vir de diferentes origens, além das landing pages, como cadastro na newsletter do blog e ações promocionais nas redes sociais. Por isso, é válido usar a automação na segmentação.

Defina um objetivo para cada campanha

Como vimos, embora o e-mail marketing para atrair pacientes seja o mais usado, a ferramenta pode ser empregada para diferentes objetivos. Entender para que você está criando cada disparo é fundamental.

Pense em quem irá receber aquele e-mail e qual ação você espera que essa pessoa tome. Para um lead ainda nas fases iniciais do funil, pode ser interessante direcioná-lo para baixar outro conteúdo rico, mantendo-o mais informado e reduzindo a rejeição. 

Já um lead de fundo de funil pode ser direcionado para o agendamento, por exemplo usando um chatbot.

Saber o que você espera com cada envio é importante, porque, assim, você consegue criar métricas de acompanhamento, entendendo se os seus disparos têm sido efetivos e a taxa de leads que toma a ação esperada.

Faça testes A/B

Como saber qual assunto de e-mail gera mais engajamento ou quais os horários melhor para o disparo? Fazendo testes! 

Você pode criar e-mails com diferentes títulos, corpo e até configuração do CTA e, ainda, fazer disparos em diferentes horários e dias da semana. Depois, acompanhe as métricas e veja quais disparos tiveram maior taxa de abertura e engajamento, entendendo o que funciona para o seu público e definindo as melhores ações.

Use bons CTAs

O CTA é o call to action, ou seja, a chamada de ação. Quando um lead recebe um e-mail marketing, você deve orientá-lo, de forma clara, sobre qual ação espera que ele tome, como: clicar para ler um artigo, entrar em contato com a sua clínica, baixar outro material rico, responder a uma pesquisa de satisfação etc.

Esse CTA deve ser claro, direto e objetivo, além de estar bem posicionado no e-mail, de forma que o usuário entenda rapidamente o que ele precisa fazer. 

Atenção ao assunto e texto do e-mail

O assunto é muito importante, porque ele é que despertará a vontade do usuário em abrir o e-mail. Por isso, ele deve ser chamativo, claro e honesto. Não adianta prometer algo que não pode cumprir.

Por exemplo, se está enviando um e-mail de nutrição de leads com dicas essenciais, você pode falar: “5 dicas mais importantes para ter dentes brancos”.

O corpo do e-mail também precisa de atenção. Sempre personalize o envio, incluindo o nome do usuário no cabeçalho. Crie um e-mail marketing para atrair pacientes conciso, objetivo e pessoal, que traga proximidade entre sua clínica e o usuário. Seja cordial e deixe claro o CTA, além de agradecer o contato.

Vamos ao nosso exemplo de disparo sobre clareamento dental?

“Assunto: 5 dicas importantes para ter dentes brancos

Oi, Fulano, aqui é da Clínica Sorrir!

Você sabe que ter dentes brancos é essencial para melhorar a autoestima e até conseguir mais oportunidades no mercado de trabalho, não é mesmo? 

Mas como conseguir um sorriso dos sonhos? A boa notícia é que existem tratamentos e dicas caseiras que podem lhe ajudar a ter dentes mais brancos.

Nós montamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. É só clicar no link e entender como clarear seus dentes com dicas práticas.

CLIQUE PARA LER O CONTEÚDO

Não é legal? Espero que você curta essas dicas!

Até a próxima,

Equipe Clínica Sorrir!”

Acompanhe com as métricas certas

Por fim, não se esqueça de acompanhar as métricas para entender como estão suas campanhas de e-mail marketing. Como são vários os objetivos de cada campanha, também é válido usar diferentes métricas.

Você pode acompanhar as taxas de abertura dos e-mails, os cliques no CTA, o número de agendamentos provenientes do e-mail, o número de leads migrando para outras etapas do funil de vendas, quantidade de respostas em uma pesquisa de satisfação ou de downloads de determinado material rico etc.

Além dessas dicas, não se esqueça de criar um cronograma para os seus disparos, mantendo essa comunicação constante. Assegure, também, que cada e-mail conta com o link para descadastro, no caso do lead não desejar mais receber comunicações da sua empresa.

Viu só como o e-mail marketing para atrair pacientes é uma estratégia poderosa? Quer alavancar ainda mais os resultados da sua clínica? Baixe o nosso e-book de marketing digital para clínicas de odontologia!

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