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SEO para clínicas da saúde

Por Lucca Campardo em Dicas, Novidade & Notícias | Postado em 24 de janeiro de 2023

SEO para clínicas da saúde

Utilizar estratégias de SEO para clínicas da saúde é uma ótima forma de fazer com que mais pessoas alcancem seu site e tenham conhecimento dos serviços oferecidos, já que facilita seu encontro quando pesquisado, porque vai aparecer antes de outras clínicas.

Dessa forma, sua clínica será mais facilmente encontrada nos mecanismos de busca, como o Google, que é o principal e mais usado para fazer pesquisas. Entretanto, todos querem aparecer no topo, mas só tem espaço para alguns. Então, é feita uma análise para definir quais vão ficar.

Continue a leitura e veja como aplicar o SEO para clínicas da saúde!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca, e é um conjunto de estratégias que buscam trazer uma melhor otimização para sites, blogs e páginas na internet em geral. Por meio de algumas técnicas é possível melhorar o posicionamento dos sites de maneira orgânica.

Ter um bom posicionamento no Google é importante para alcançar mais pessoas, visto que 75% dos usuários não passam da primeira página da busca. Outro dado apresenta que 77% das pessoas preferem os links orgânicos aos patrocinados, o que ressalta a necessidade de aparecer na primeira página organicamente.

Por isso, é preciso entender quais formas e ferramentas podem ser utilizadas para ajudar a obter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, principalmente no Google. De forma que a sua clínica apareça na primeira página com um conteúdo de qualidade para o público.

Como funciona o processo de SEO do Google?

Antes de trazer estratégias sobre SEO para clínicas da saúde, é importante entender como o Google realiza a verificação das páginas. Esse processo é chamado de indexação, e faz parte da rotina diária dos mecanismos de busca, feita para atualizar as listas e as informações trazendo novos resultados.

Os robôs que realizam esse serviço são chamados de Googlebots e sua análise no site não dura mais que alguns segundos. Eles simulam a ação de um usuário acessando o site por meio do computador e dispositivos móveis, determinando quais sites rastrear, frequência de visitas e páginas a serem visitadas.

É graças ao Googlebot que o Google consegue coletar esse alto volume de informações e transformá-las em dados que vão ajudar a tornar os mecanismos de busca mais eficientes, trazendo melhores resultados para nossas pesquisas.

seo para clínicas da saúde

Onde pode ser aplicado o SEO para clínicas da saúde?

Atualmente, há algumas formas de aplicar as estratégias de SEO para clínicas da saúde. As mais comuns são pelo site da clínica, blog de conteúdo e também é possível utilizar o Google Perfil da Empresa para ter um melhor posicionamento nas buscas.

A maneira com que trabalhamos nas três opções é bem parecida, fazendo o uso de palavras-chave, que são palavras de foco no texto, nas quais as pessoas poderão encontrar seu conteúdo ao fazer uma busca no Google. Para isso, é importante pegar palavras-chaves que tem um alto volume de procura.

Seguem abaixo dicas de onde trabalhar o SEO para clínicas da saúde:

Site da clínica

O site de uma empresa é onde todas as informações importantes vão estar presentes, assim como os serviços oferecidos, formas de pagamento, depoimentos e canais de atendimento. Entretanto, apenas disponibilizar esses dados não funciona, é preciso trabalhá-los para ganhar destaque e mais buscas.

Uma das formas de fazer isso é usar as palavras-chave que estão sendo procuradas pelo seu público. Para isso, temos algumas ferramentas que podem te ajudar a escolher as palavras certas, como o Google Trends, que mostra o que está em alta no momento da pesquisa, assim como buscas relacionadas.

Outra ferramenta que pode ajudar é o Ubersuggest, que conta com uma plataforma com várias funcionalidades para melhorar o SEO para clínicas da saúde do seu site e também com uma pesquisa de palavras-chave para te ajudar a encontrar a melhor para o seu conteúdo.

Tenha um site responsivo, porque isso engloba o tempo de carregamento do site, que deve ser rápido, e a disponibilidade de acesso por dispositivos móveis, já que grande parte entra pelo celular. Esses pontos complementam a estratégia de SEO para clínicas da saúde.

Blog

O blog funciona como uma página de conteúdo, no qual serão abordados os temas que fazem sentido para o seu público. Então, se estamos falando de uma clínica de odontologia, por exemplo, serão produzidos conteúdos para educar as pessoas que buscam por algum tratamento específico.

A estratégia de SEO para clínicas da saúde também é trabalhada no blog, já que só produzir um conteúdo não basta, precisa ser algo no qual seu público-alvo está procurando. Nesse caso, as palavras-chave se fazem extremamente importantes, já que serão por elas que o seu conteúdo será entregue.

Outro ponto a se levar em consideração é o volume de busca da palavra-chave. O volume é a métrica que mostra a média de vezes em que certa palavra foi pesquisada no mês, refletindo na popularidade sobre o assunto a que se refere.

O uso de imagens para ilustrar o assunto que está sendo abordado no conteúdo também ajuda no melhor ranqueamento nos motores de busca, desde que esteja associado com a palavra-chave e seja uma imagem de livre uso. O mesmo acontece com o uso de links externos que complementam o seu.

Google Perfil da Empresa

O Google perfil da Empresa é o antigo Google Meu Negócio, temos um post completo falando sobre as mudanças ocorridas. A ferramenta é uma excelente forma de aumentar a presença digital da sua clínica, porque o perfil vai ficar visível para buscas no Google e Google Maps.

As palavras-chave devem ser aplicadas na descrição da clínica, assim como os serviços oferecidos. Dessa forma, quando forem buscar por clínicas que oferecem um tratamento específico, a sua aparecerá com mais facilidade, aumentando as chances de ser acessada.

Para ter um perfil bem ranqueado no Google é preciso se atentar às avaliações e comentários que os pacientes podem deixar sobre o atendimento e procedimento realizado na clínica. Quando bem avaliada, ela aparecerá em posições mais altas nas pesquisas.

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Estratégias de crescimento com SEO para clínicas da saúde

Até o momento citamos estratégias que você pode aplicar em sua clínica pessoalmente, sem a necessidade de terceiros. Mas, também existem formas de trabalhar com o SEO para clínicas de saúde fazendo trocas com outras clínicas e empresas.

O trabalho do SEO não para apenas no seu site e blog, ele continua em outros nos quais seus links estão. Então, por exemplo, se em outro blog existe um conteúdo sobre experiência do paciente na clínica, e nele tem um link que leva para o conteúdo do seu blog, isso também conta para a análise.

Essa estratégia é chamada de Link Building, e funciona como uma troca de links entre duas empresas. No caso, a sua clínica escolheria um conteúdo deles para colocar um link, que tenha uma palavra-chave que faça sentido, e vice-versa. É uma ótima maneira de atingir novos públicos e divulgar a clínica.

E tem o Guest Post que, como a tradução já diz, é um post convidado em seu blog. No caso, é uma troca de conteúdos entre duas empresas, e nele vai estar falando sobre assuntos complementares que façam sentido para ambas, assim como links de outros conteúdos do blog daquela clínica.

Conclusão

No post de hoje, entendemos um pouco mais sobre como funciona a análise e a indexação dos sites que o Google faz. Por meio dos Googlebots, é possível identificar um número grande de elementos que compõem um site, de forma que seja possível ranquear melhor eles.

Por meio das estratégias e boas práticas de SEO para clínicas da saúde, temos como trabalhar melhor no site para que tenha mais acessos por meio de buscas no Google. Já que com os dados apresentados vimos que poucas pessoas confiam e buscam clicar em links que não sejam na primeira página da pesquisa.

Se os conteúdos forem de qualidade, tiverem links complementares, trabalharem as palavras-chaves com um bom volume de busca, o site for responsivo e acessível por diferentes dispositivos, o Google vai classificar sua clínica em uma boa posição nas buscas.

Para entender mais sobre os conteúdos que podem ser produzidos no blog da clínica, temos um e-book sobre a jornada de atendimento do cliente dentro dela, no qual vai trazer insights sobre o que falar em cada fase do funil de venda. Clique aqui para baixar gratuitamente!

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