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9 estratégias para captar pacientes na odontologia

Captar pacientes na odontologia é uma preocupação constante dos gestores da área. Afinal, o Brasil é o país com o maior número de dentistas em todo o mundo, o que significa uma concorrência alta.

Para diferenciar seu consultório e manter a agenda dos profissionais sempre cheia, existem algumas ideias que podem ser aplicadas, tanto no meio digital, como no offline. Siga a leitura e descubra quais são.

Como captar pacientes na odontologia usando os meios digitais?

Usar os meios digitais para captar pacientes na odontologia é uma das estratégias que mais trazem resultados. Mesmo porque, a internet está cada vez mais presente na vida dos brasileiros.

Uma pesquisa do IBGE revelou que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, o que significa um público maior pesquisando por produtos e serviços na rede. Veja algumas dicas importantes de marketing digital odontológico que você precisa conhecer.

#1. Cadastre seu consultório no Google Meu Negócio

Nós já demos esta dica aqui outras vezes. Para começar a captar pacientes na odontologia, você pode iniciar usando o marketing digital, é importante ter, no mínimo, um site da sua clínica. Além disso, você também pode (e deve!) cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio.

Essa é uma ferramenta gratuita que permite criar um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer a oportunidade de passar informações importantes ao usuário sobre a sua clínica, como localização, telefone, horário de funcionamento – e ainda de receber feedbacks de outros pacientes, atestando a qualidade do seu serviço.

Dessa forma, quando seu paciente pesquisar pelo nome da sua clínica no Google, ele encontrará todas as informações essenciais que precisa sobre sua empresa, incluindo uma rota no Google Maps para chegar até o seu consultório e as principais formas de contato.

Ele ainda poderá conferir a opinião de outros pacientes – e, caso esteja em dúvida sobre a qualidade da sua clínica, atestá-la pela credibilidade dos comentários.

Essa é uma forma simples, rápida e grátis de aumentar o número de engajamento com a sua marca, tráfego no seu site e, claro, novos agendamentos.

Se você ainda não cadastrou a sua clínica, é só acessar o site do Google Meu Negócio e fazer isso agora.

#2. Seja ativo nas redes sociais – e faça anúncios

As redes sociais são outras ferramentas importantíssimas para aumentar o número de pessoas que conhecem e se relacionam com a sua marca.

Só para você ter uma ideia, atualmente, o Brasil é o segundo país em número de usuários no Instagram – e durante a pandemia, os usuários passaram a ficar mais engajados, com um aumento de 72% dos acessos ao Instagram e de 59% dos usuários que assistem lives.

Então, é importante criar perfis profissionais pelo menos nas duas redes sociais mais usadas no país, que são o Facebook e o Instagram. E, claro, ser ativo nelas. Isso significa desenvolver conteúdo de qualidade e que tenha ligação com as características e dúvidas dos seus pacientes.

Use as ferramentas de interação dessas redes sociais, como os Stories, para mostrar os bastidores da sua clínica e para engajar os usuários. Faça perguntas para descobrir sobre quais conteúdos as pessoas desejam saber mais e programe algumas lives para debater esses assuntos – se possível convidando até outros profissionais para comentarem, agregando ainda mais conhecimento.

Para atingir um número maior de usuários, lembre-se da importância dos anúncios. Segmente muito bem seus anúncios, considerando a sua localização e as características do público que deseja atingir.

Por exemplo, se você trabalha com implantes dentários, pode voltar seus anúncios para usuários mais velhos, que se encaixam dentro do perfil de pessoas que você costuma atender no seu consultório. E filtre a localização para a sua cidade ou para um raio de X km de proximidade com sua clínica.

Uma ideia bacana é direcionar essas pessoas para uma página ou uma ação focada em conversão, como direcioná-las para o WhatsApp da clínica, para o sistema de agendamento online no seu site ou para o chatbot no Messenger do Facebook. Assim, você aumenta as chances de conversão.

E, claro, sempre foque em criar um anúncio atraente, com uma imagem adequada ao serviço que você está vendendo, com um texto convincente, sem erros de português e que dialogue com seu público, especialmente usando como gancho os problemas que essas pessoas vivenciam.

#3. Crie um blog e invista em bons conteúdos

Um blog é um aliado importantíssimo para aumentar o número de usuários que se conectam com seu site e que descobrem a sua marca. Isso porque, esses conteúdos quando otimizados para as palavras-chaves do seu nicho, ajudam a ranquear melhor a sua página no Google.

Então, quando um potencial paciente pesquisar sobre algo relacionado, ele encontrará o seu blog, começará a se relacionar com a sua marca – e quando decidir procurar um dentista, se lembrará de você.

Mas para isso funcionar, você deve entender quem é o seu público e o que essas pessoas estão pesquisando na internet. Crie um funil de vendas, com conteúdos voltados para atração, consideração e decisão.

Ou seja, para aquelas pessoas que ainda estão descobrindo que têm um problema, para as que já sabem que têm um problema, mas ainda não entendem qual solução disponível e para as que estão em busca de um dentista.

Faça uma boa pesquisa de palavra-chave e foque em desenvolver conteúdos realmente interessantes e informativos.

#4. Use um sistema de agendamento online

O agendamento online é uma excelente ferramenta para trazer mais facilidade aos seus pacientes, além de poder ser incluída em suas outras ações, como os anúncios nas redes sociais.

Com esse método, seu paciente poderá agendar uma consulta com você quando desejar, por exemplo, aos finais de semana ou fora do horário comercial, porque ele não precisará ligar para o seu consultório – e poderá fazer o agendamento de forma rápida e simples, sem precisar de assessoria humana.

Essas ferramentas funcionam de maneira bem simples. Basta você coordenar a ferramenta com a agenda online dos seus dentistas, como o Google Agenda. Então, os pacientes apenas poderão agendar os horários que você sinalizar como livres – e assim que eles fizerem o agendamento, ele é automaticamente atualizado e sincronizado.

Você pode incluir essa opção no seu site e nas suas redes sociais, trazendo ainda mais facilidades. Se quiser uma ferramenta mais robusta, nossa dica é investir em um chatbot ou uma assistente virtual, que além do agendamento online, pode interagir com seus pacientes, tirando dúvidas e até mesmo enviando lembretes de consultas, reduzindo o no-show.

#5. Relacione-se com seus pacientes e leads via e-mail marketing

O relacionamento é uma forma importante de manter a sua marca sempre viva na memória das pessoas. Uma ideia simples é adicionar um cadastro para newsletter no seu blog. Assim, quem curtir o conteúdo que você está produzindo, deixará seu contato para que você envie notificações sempre que houver atualizações.

Outra ideia bacana é investir em conteúdos ricos, como e-books e infográficos, e disponibilizá-los para download no seu blog. Para a pessoa acessar o conteúdo, ela deve deixar seus dados de contato – e a partir disso, você poderá enviar dicas e conteúdos do seu blog ou redes sociais para o usuário, criando um relacionamento.

Como captar pacientes na odontologia usando ações off-line?

Embora a internet esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia, não podemos esquecer que há várias formas de captar pacientes na odontologia usando os meios tradicionais.

#6. Faça parcerias

As parcerias, sem dúvida, são as ações mais usadas para captar pacientes na odontologia – e elas nunca saem de moda. Procure por empresas e outros empreendimentos próximos do seu consultório e que seja possível criar parcerias interessantes, pensando em negócios que podem ter um público em comum com o seu.

Por exemplo, você pode fazer uma parceria com uma academia, oferecendo descontos para os alunos, ou com uma escola de idiomas. Também é possível pensar em um plano com descontos especiais para os funcionários de determinada empresa que seja próxima ao seu estabelecimento, assim o gestor poderá usar isso como um diferencial na hora de contratar e como um estímulo extra aos seus funcionários.

#7. Mantenha o contato com seus pacientes

Mais importante do captar novos pacientes, sem dúvida, é manter os antigos, que podem virar uma renda recorrente – e ainda há mais chances de aumentar o ticket médio, uma vez que eles já conhecem e confiam nos seus serviços.

A melhor forma de fazer isso é focando no relacionamento. Nossa dica, é começar a usar um sistema CRM no seu consultório. Dessa forma, você poderá centralizar todas as informações dos seus pacientes, como dados pessoais, aniversário, tratamentos que já realizaram, datas dos próximos tratamentos etc.

Você poderá monitorar, por exemplo, para enviar lembretes quando determinado tratamento estiver vencendo (como a profilaxia), disparar novidades com voucher promocional de novos serviços do consultório e que tenham relação com os serviços que este cliente costuma comprar de você, enviar felicitações no aniversário, entre outras ações promocionais focadas no perfil de cada pessoa que você já atende.

#8. Faça assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa ainda é uma ferramenta interessante para captar pacientes na odontologia. Pois, você consegue divulgar seu consultório para várias pessoas de forma indireta, ou seja, você passa a ser uma fonte dos jornalistas e toda vez que eles fizerem uma matéria sobre odontologia, poderão lhe consultar.

Assim, você acaba vendendo a imagem de que é uma autoridade no assunto. E as pessoas que leem ou assistem essas reportagens acabam associando o seu nome a um profissional renomado no setor.

Para isso, é possível contratar um jornalista para trabalhar a sua imagem com a imprensa, divulgando releases sobre seu consultório e suas ações, como palestras, novos equipamentos, serviços diferenciados etc.

#9. Foque no bom atendimento

Nenhuma das dicas anteriores para captar pacientes na odontologia irá funcionar se, quando o paciente se relacionar com a sua clínica, não for bem atendido. Por isso, essa é a mais importante de todas.

Um bom atendimento, desde o primeiro contato com a sua clínica, é fundamental para uma imagem adequada do seu estabelecimento.

E não estamos falando apenas da consulta. Se o usuário envia uma mensagem no seu Facebook, por exemplo, mas não recebe uma resposta – ou ela demora dias -, essa ação de “descaso” pode gerar uma imagem negativa para o seu negócio e tirar o crédito de todas as suas outras ações.

Então, foque em ter excelência no atendimento em todos os pontos de contato com os pacientes e possíveis pacientes, incluindo também os meios digitais.

Agora você já sabe como captar pacientes na odontologia? Se deseja aprofundar seus conhecimentos digitais, baixe o nosso e-book de marketing odontológico e saiba tudo sobre o tema!

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