Chatbot no Facebook Messenger: como ter um para automatizar o atendimento da minha clínica?

A inteligência artificial tem revolucionado a forma como as empresas interagem com seus públicos de interesse.

O chatbot no Facebook Messenger é uma realidade em vários negócios, inclusive nas clínicas médicas e odontológicas, permitindo que seus pacientes e possíveis interessados consigam entrar em contato com o seu consultório 24 horas por dia, durante 7 dias da semana.

Apesar de essa ser uma ferramenta extremamente interessante, nem todos os dentistas e gestores investem nela.

O principal motivo para essa barreira é o desconhecimento.

Não é raro encontrarmos pessoas que acreditam que instalar um chatbot no Facebook Messenger e operá-lo é algo muito complicado, caro e até irrelevante para as suas estratégias de divulgação e comunicação.

Se esse é o seu caso, recomendamos fortemente que continue a leitura e entenda de uma vez por todas o que é um chatbot no Facebook Messenger, quais as vantagens desse tipo de tecnologia e como usá-lo na sua clínica. Confira!

O que é um chatbot no Facebook Messenger?

Quando falamos em inteligência artificial, muitas pessoas acreditam que essa é uma realidade extremamente distante do mundo dos negócios (ou ao menos dos negócios delas).

Mas, a verdade é que, hoje, esse tipo de tecnologia está cada vez mais acessível – e ajudando a revolucionar uma série de atividades, automatizando-as e trazendo inúmeros benefícios às empresas.

O chatbotnada mais é do que um robô programado para simular diálogos humanos por meio de uma série de comandos pré-definidos e, alguns, por meio também inteligência artificial.

Essa ferramenta não precisa ser usada apenas no Facebook Messenger, ela também poderá estar presente no site da sua clínica ou em outras redes sociais e aplicativos de troca de mensagen.

Contudo, como a maioria dos brasileiros usa o Facebook, contar com um chatbot nas suas estratégias de marketing é uma excelente ideia.

Assim, o chatbot no Facebook Messenger pode ser usado com uma série de finalidades, dependendo das suas estratégias.

Mas, de uma forma geral, ele é bastante indicado no processo de atendimento tanto dos seus clientes como de possíveis interessados, melhorando a experiência dessas pessoas com a sua marca e resolvendo de forma imediata uma série de problemas que eles possam ter.

Vale salientar que, como todas as interações são feitas por meio do robô, a sua secretária vai ficar muito mais produtiva ao apenas ligar para aqueles que não agendarem direto pelo robô.

É claro que, caso o paciente não se sinta totalmente satisfeito com as respostas e orientações da máquina, ele ainda terá a possibilidade de entrar em contato com a sua clínica e ser atendido pelas suas secretárias humanas.

Por que usar um chatbot no Facebook Messenger?

Como dissemos no tópico anterior, o chatbot no Facebook Messenger pode ser usado com várias finalidades. Por exemplo:

  • enviar mensagens sequenciais aos seus usuários;
  • realizar a captação ativa de pacientes, enviando uma mensagem proativamente pelo Messenger para aqueles pacientes que apenas comentaram na sua publicação do Facebook, ajudando nas suas estratégias de marketing digital;
  • esclarecer dúvidas dos usuários ao funcionar como um verdadeiro SAC (tirar dúvidas sobre procedimentos, preços, orientações pré e pós procedimentos etc.);
  • Fazer com que o paciente agende uma consulta e que essa consulta já apareça direto na agenda da clínica;
  • Enviar lembretes das consultas automaticamente para os pacientes que agendaram;
  • Padronizar o atendimento e deixá-lo imediato e disponível 24h por dia, 7 dias por semana (há dados da propria Cloudia que 59% dos atendimentos feitos pelo Facebook são solicitados fora do horário comercial).

Além da variedade de funções, o chatbot no Facebook Messenger consegue atingir uma quantidade muito maior de pessoas, especialmente quando ele é aliado a boas estratégias de conteúdo ou aos seus anúncios.

Vamos ver em detalhes alguns dos benefícios de investir nessa tecnologia.

Motivo #1: Número de usuários do Facebook

Apesar do constante surgimento de novas redes sociais, o Facebook é hoje uma das mais importantes, com um número significativo de usuários e várias opções interessantes para as empresas.

Para quem acha que o Facebook vem morrendo, da uma olhada neste vídeo que mostra a evolução do número de usuários de cada rede social desde 2003:

Veja que o Facebook continua sendo a maior rede social do mundo!

Em 2019, o Facebook completou 15 anos de existência e já superou a marca dos 2 bilhões de usuários cadastrados. De todos os países, o Brasil é o terceiro em número de usuários cadastrados, com 130 milhões de internautas, atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

Por isso, contar com estratégias eficientes de marketing digital no Facebooké uma ótima maneira de tornar a sua marca mais conhecida e procurada.

O chatbot ajuda a criar mais interações com os usuários que curtem a sua página, melhorando a experiência deles com a sua clínica ao oferecer um atendimento imediato e 24h por dia, da forma que eles mais gostam: via troca de mensagens.

Motivo #2: Disponibilidade full time

Responder a todas as interações dos usuários no Facebook nem sempre é uma tarefa simples, especialmente se você tiver um número grande de seguidores e estiver fazendo anúncios patrocinados ou impulsionados.

Deixar as pessoas esperando por uma resposta não é algo agradável.

Com um chatbot no Facebook Messenger, a sua marca estará disponível integralmente, durante os 7 dias da semana. Isso significa uma experiência melhor dos usuários com a sua marca e, claro, mais chances de converter estes atendimentos em agendamentos.

Uma das tendências atuais do marketing digital são os micromomentos. Ou seja, aqueles pequenos espaços de tempo em que as pessoas usam o smartphone para navegar na internet enquanto assistem televisão, esperam em um restaurante, andam no transporte público etc.

Com um chatbot, você poderá aproveitar essas oportunidades e transformar a eficiência das suas estratégias, oferecendo informações claras e precisas sobre a sua empresa aos interessados e ainda realizando uma captação ativa, sem perder esses micromomentos.

Motivo #3: Redução de custos

Oferecer um atendimento ágil é algo importante atualmente. Afinal, ninguém tem tempo (e vontade) de esperar horas ou dias por uma resposta ou a resolução de um problema.

Mas se a ideia é realizar isso com o atendimento humano, sem dúvidas você terá de fazer um grande investimento, contratando equipes extras para dar conta do recado.

Com um chatbot no Facebook Messenger, o seu robô com inteligência artificial fará tudo isso sozinho. Por isso, há uma redução significativa nos gastos.

E você poderá continuar com a mesma equipe que a sua clínica já dispõe para as dúvidas mais pontuais ou outras demandas que o robô não consiga resolver.

Aliás, a sua equipe de atendentes atual vai ficar 10 vezes mais produtiva, com tempo para fazer outras atividades que gerem mais valor para  a sua clínica.

Além disso, essa tecnologia permite automatizar diversas atividades dentro da sua estratégia de marketing, desafogando as suas equipes.

Motivo #4: Atendimento personalizado e diferenciado

É bem provável que você já tenha notado o quanto o comportamento dos consumidores está diferente. Com a evolução da internet, as pessoas estão mais imediatistas e desejam ter todas as informações rapidamente.

Se você não acredita, basta pensar em si mesmo como consumidor.

Quando precisa resolver um problema ou tirar uma dúvida com uma marca, dificilmente você deseja esperar por dias até que a questão seja resolvida, não é mesmo?

Os seus pacientes também anseiam por essa agilidade. E mais do que isso, eles querem um atendimento personalizado, que realmente resolva as suas dúvidas e questões, trazendo rapidez ao seu dia a dia.

O chatbot no Facebook Messenger é um excelente aliado.

Afinal, você poderá oferecer as instruções necessárias para que o seu robô consiga iniciar a conversa chamando o usuário pelo nome e ainda resolver as dúvidas mais comuns e corriqueiras que a sua página recebe.

Além disso, é possível que a inteligência artificial já faça o agendamento solicitado pelo paciente, sem depender de telefonemas e outras burocracias que sobrecarregam a sua equipe.

Motivo #5: Aumento da interação

Mais do que fazer compras, as pessoas estão nas redes sociais para interagirem entre si e com as marcas.

Essa é uma premissa básica para encantar seus seguidores e modificar a maneira como eles enxergam a sua marca.

Novamente, o chatbot é um grande aliado.

Motivo #6: Geração de leads

Por fim, o chatbot no Facebook Messenger pode aumentar a captação de pacientes – algo extremamente interessante, não é mesmo?

Ssses robôs são capazes de pegar dados de cada pessoa que interagiu por alí como Nome e telefone, além de torná-los aptos a já agendarem diretamente pelo chat.

O melhor de tudo isso, é que temos diversos cases onde houve um significativo aumento da receita da clínica pelo simples fato da clínica passar a oferecer um atendimento imediato e 24h disponível com o uso do chatbot com inteligência artificial para clínicas da Cloudia.

Como usar um chatbot no Facebook Messenger?

No mercado, existem inúmeras soluções de chatbot para o Facebook Messenger, inclusive a Cloudia.

Mais do que apenas um robô de atendimento, ela é uma verdadeira assistente virtual inteligente, criada exclusivamente para o uso em clínicas e totalmente brasileira (podendo funcionar em português de Portugal também).

A Cloudia pode ser programada para realizar uma série de atividades, como:

  • responder aos comentários deixados pelos usuários nas publicações do Facebook e Instagram;
  • realizar o agendamento dos pacientes, se integrando ao sistema de agendamento (por padrão, funciona com Google agenda, mas é integrável a qualquer sistema que tenha os pre-requisitos necessários);
  • responder às perguntas mais frequentes dos pacientes;
  • enviar lembrete das consultas agendadas, reduzindo o número de faltas;
  • melhorar a taxa de agendamento ao funcionar 24h por dia.

Além do Facebook Messenger, a Cloudia também pode ser usada no seu site e possui algumas funcionalidade para o Instagram da clínica, tudo de forma bem simples.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, o chatbot no Facebook Messenger é um grande aliado para as suas estratégias de marketing e também para melhorar o atendimento aos seus pacientes e possíveis interessados.

Esse robô com inteligência artificial é capaz de automatizar uma série de atividades, oferecendo mais informações e interatividade aos usuários, e aumentando as chances de essas pessoas agendarem uma consulta (algo que também pode ser feito pelo robô).

Entre as inúmeras soluções disponíveis no mercado, existe a Cloudia – que além de ser um chatbot de conversação, é uma verdadeira assistente virtual.

A Cloudia já ajudou inúmeras empresas de odontologia e medicina a conquistarem números expressivos como aumento dos atendimentos mensais, melhora no retorno dos anúncios no Facebook e mais agendamentos particulares.

Depois de ler este conteúdo, você já “perdeu o medo” de investir em tecnologia e acredita que um chatbot no Facebook Messenger é uma ótima opção para melhorar os resultados do seu consultório?

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o funcionamento e as vantagens da Cloudia!

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