Chatbot no Instagram – Como utilizar o poder do atendimento automático

Muitas pessoas tem nos perguntado se é possível utilizar a Cloudia como chatbot no instagram.

Ainda não é possível utilizar chatbots para automatizar o atendimento direto no Instagram pelo Direct.

Porém é possível se utilizar de alguns artifícios para que o seu chatbot ou secretária virtual também seja divulgado pelo Instagram.

Neste artigo discutiremos sobre o que você pode fazer para estimular que os seus seguidores do instagram interajam com o seu chatbot pelo Messenger.

Utilize um chatbot que responde aos comentários automaticamente das suas publicações do Instagram

São raros, mas existem alguns chatbots que funcionam pelo Messenger e possuem integração para responder aos comentários das publicações do Instagram automaticamente.

A Cloudia é um destes chatbots.

Além de ter respostas automáticas nas publicações do Facebook, é possível que você faça publicações no Instagram e use o chatbot Cloudia para deixar uma resposta padrão aos comentários, direcionando para que estas pessoas interagem pelo Messenger de sua clínica.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem com o link que o leve a entrar em contato com o seu robô do messenger do Facebook.

Link do chatbot na sua BIO ou perfil

Todo chatbot que funciona pelo Facebook Messenger possui um link: m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Para saber o link de sua página do Facebook é muito fácil . Siga o passo a passo desse post aqui.

Por exemplo:

Importante: use o link da sua página do Facebook e NÃO o seu perfil pessoal do Facebook.

Sabendo disso, você pode colocar este link na sua BIO do Instagram, estimulando que os pacientes cliquem no link para tirar dúvidas com o seu atendimento automático ou marque uma consulta.

O procedimento é bem simples.

Entre nas configurações de sua conta do instagram.

Depois entre em “Editar Perfil”.

Altere o link do site para o link da sua secretária virtual que citei : m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

 

Link do chatbot no instagram via Stories

Desde que sua página seja verificada e possua mais de 10 mil seguidores, você pode colocar um link para a sua assistente virtual que fará todo o atendimento e agendamento automático no Stories do Instagram.

Basta fazer o seu stories normalmente e depois inserir o seu link do messenger no campo de URL.

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá na sua página de atendimento conforme citada anteriormente http://m.me/<nome-da-página> ou http://m.me/<id-da-página>.

Botão de “enviar mensagem” no anúncio via Instagram

Muitas pessoas não sabem, mas é possível que os anúncios pagos feitos no Facebook sejam exibidos também pelo Instagram.

Inclusive você pode deixar visível no seu anúncio via instagram o botão de “Enviar mensagem”.

Quando clicado, direciona o usuário para interagir com a sua página do Facebook via Messenger, ou seja, é possível que ele interaja com a sua secretária robô.

O anúncio fica assim:

Seu anúncio do tipo: imagem, vídeo, carrossel ou botão de chamada para ação no feed do Instagram abrirão diretamente uma conversa no Messenger. Os links externos para o seu site não serão exibidos no seu anúncio.

Considerações finais

Estas são algumas das formas de fazer com que o uso de sua assistente virtual seja divulgado via Instagram enquanto o próprio sistema do Instagram não permite a automação do atendimento com o uso de chatbots como a Cloudia.

Caso tenha outras dicas ou dúvidas sobre chatbot no Instagram, por favor deixe-os nos campos de comentários logo abaixo. 🙂

 

Comentários