Chatbot no Instagram – Como utilizar o poder do atendimento automático

Muitas pessoas tem nos perguntado se é possível automatizar também o atendimento das clínicas com a inteligência artificial em ações no Instagram.

A resposta é Sim e Não. Explico:

  • Sim porque tem várias formas de você levar sua audiência do Instagram para interagirem com seu chatbot do Messenger e é possível inclusive que o seu chatbot responda aos comentários deixados nas postagens do Instagram.
  • Não porque ainda não é possível utilizar chatbots para automatizar o atendimento direto no mensageiro do Instagram (Direct). Infelizmente o próprio Instagram não permite.

Atenção: Existem soluções piratas (não oficiais) para automação das conversas pelo Direct. Não contrate este tipo de ferramenta para não correr riscos de punições severas na sua conta, pois estas soluções ferem as regras e políticas de uso do Instagram.

O que a maioria das pessoas não sabe é que é possível usarmos alguns artifícios para que o seu chatbot ou secretária virtual também seja divulgado pelo Instagram.

Neste artigo discutiremos sobre o que você pode fazer para estimular que os seus seguidores do Instagram interajam com o seu chatbot que funciona pelo Messenger.

Link do chatbot na sua BIO ou perfil

Todo chatbot que funciona pelo Facebook Messenger possui um link: m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Para saber o link de sua página do Facebook é muito fácil . Siga o passo a passo desse post aqui.

Por exemplo:

Importante: use o link da sua PÁGINA do Facebook e não o do seu perfil pessoal do Facebook.

Sabendo disso, você pode colocar este link na sua BIO do Instagram, estimulando que os pacientes cliquem no link para tirar dúvidas com o seu atendimento automático ou marque uma consulta.

O procedimento é bem simples.

Entre nas configurações de sua conta do instagram.

Depois entre em “Editar Perfil”.

Altere o link do site para o link da sua secretária virtual que citei : m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Feito isso, o segredo aqui é fazer suas postagens orgânicas ou pagas sempre com uma chamada (call to action) no final para que o seu público clique no link da sua Bio.

Por exemplo, a sua postagem pode terminar com a seguinte chamada: “Tire suas dúvidas e agenda a sua avaliação agora mesmo pelo link da nossa BIO :)”.

Utilize um chatbot que responde aos comentários automaticamente das suas publicações do Instagram

São raros, mas existem alguns chatbots que funcionam pelo Messenger e possuem integração para responder aos comentários das publicações do Instagram automaticamente.

A Cloudia é um destes chatbots.

 

chatbots no insta

 

Além de ter respostas automáticas nas publicações do Facebook, é possível que você faça publicações no Instagram e use o chatbot Cloudia para deixar uma resposta padrão aos comentários, direcionando para que estas pessoas interagem pelo Messenger de sua clínica.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem padrão que leve o usuário a interagir com seu atendimento automático do Messenger.

Você pode configurar para o robô responder por exemplo: “Obrigado pelo comentário! Caso queira marcar uma avaliação ou tirar suas dúvidas conosco, por favor entre no link de nossa BIO. :)”

Importante: adicione o link na Bio explicado no tópico anterior antes de configurar esta resposta.

Botão de “enviar mensagem” no anúncio via Instagram

Muitas pessoas não sabem, mas é possível que os anúncios pagos feitos no Facebook sejam exibidos também no Instagram.

Inclusive você pode deixar visível no seu anúncio via Instagram o botão de “Enviar mensagem”, desde que você configure a campanha e conjunto de anúncios para isso através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Quando clicar neste botão, o paciente é direciona para interagir com a sua página do Facebook via Messenger, ou seja, é possível que ele interaja com a sua secretária robô a apenas 1 clique no Instagram.

O anúncio fica neste modelo:

Link do chatbot no instagram via Stories

Desde que sua página seja verificada e possua mais de 10 mil seguidores, você pode colocar um link para a sua assistente virtual que fará todo o atendimento e agendamento automático no Stories do Instagram.

Basta fazer o seu stories normalmente e depois inserir o seu link do messenger no campo de URL (aquele link explicado mais acima no formato m.me/nome-da-sua-pagina).

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá na sua página de atendimento.

Considerações finais

A API do Instagram ainda é fechada e não permite a integração de bots para interagirem pelo mensagens Direct e automatizar o atendimento de seus pacientes.

A boa notícia é que existem rumores que em breve o Facebook junte as plataformas de troca de mensagens do Messenger (mensageiro do Facebook) com o Direct e daí os chatbots poderiam interagir ao se enviar mensagens as páginas do Instagram.

Apresentamos neste artigo algumas das formas de fazer com que o uso de sua assistente virtual seja turbinado via Instagram enquanto o próprio sistema desta rede social não permite a automação do atendimento com o uso de chatbots como a Cloudia.

A Cloudia é um chatbot voltado para automação do atendimento para a área da saúde como clínicas e hospitais que já funciona no Whatsapp, Facebook Messenger, Site e funcionará também no Instagram quando for liberado.

Compartilhe este post com sua equipe e colegas pelo Whatsapp clicando aqui!

Comentários