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Chatbot no Instagram – 4 formas de utilizar o poder do atendimento automático

Vamos te apresentar algumas estratégias de uso de Chatbot no Instagram.

Muitas pessoas têm nos perguntado se é possível automatizar também o atendimento das clínicas com a inteligência artificial em ações no Instagram.

A resposta é Sim e Não. Explico:

  • Sim porque tem várias formas de você levar sua audiência do Instagram para interagirem com seu chatbot do Messenger e é possível inclusive que o seu chatbot responda aos comentários deixados nas postagens do Instagram.
  • Não porque ainda não é possível utilizar chatbots para automatizar o atendimento direto no mensageiro do Instagram (Direct). Infelizmente o próprio Instagram não permite.

Atualização de 20 de outubro de 2020: o Facebook anunciou que tudo está se encaminhando para que os chatbots passem a funcionar no Instagram Direct e inclusive ja começaram as fases de testes com aglumas empresas. Tudo indica que os chatbots passarão a funcionar pelo Instagram Direct no primeiro trimestre de 2021. :))))))

Por enquanto que ainda não é permitido, sugerimos usar alguns artifícios para que o seu chatbot ou secretária virtual também seja divulgado pelo Instagram.

Neste artigo discutiremos sobre o que você pode fazer para estimular que os seus seguidores do Instagram interajam com o seu chatbot que funciona pelo Messenger.

O que é um chatbot e como ele funciona?

Um chatbot é um robô de conversação que pode utilizar inteligência artificial para se comunicar de maneira mais autônoma e dinâmica com as pessoas. Esses robôs são programados para oferecerem determinadas respostas dependendo dos caminhos que os usuários vão tomando.

Para implementar um chatbot, é preciso de um software específico de automação, no qual você poderá criar algumas regras de comportamento e direcionar o seu bot de acordo com perguntas e respostas pré-especificadas. As opções mais avançadas com inteligência artificial não necessitam desse caminho e conseguem aprender enquanto interagem com os usuários.

Como usar um chatbot no Instagram?

Como você viu, ainda não é possível usar um chatbot no Instagram, pois a rede possui API fechada, ou seja, entre outras ações, não é permitido o uso de aplicativos terceiros que automatizem funções dentro da plataforma. Essa API proíbe a criação de robôs para automatizar diferentes atividades como seguir e parar de seguir perfis e responder ou iniciar diálogos com os usuários.

Em outubro de 2020, o Facebook Messenger fez a abertura da sua API, criando o Instagram Messaging. Com a novidade, o fluxo de mensagens enviadas pelos clientes via Instagram podem ser gerenciadas por um Desk, respondendo com atendimento humano. É importante explicar que este Instagram Messaging ainda está em fase beta, então não há como prever o futuro da ferramenta.

Como a automação de marketing já é uma realidade em outros produtos do Facebook, a expectativa é que logo ela esteja disponível para o Instagram. Mas até lá, existem algumas formas de você disponibilizar o seu chatbot no Instagram. Confira!

#1 – Link do chatbot na sua BIO ou perfil

Todo chatbot que funciona pelo Facebook Messenger possui um link: m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Para Chatbots no WhatsApp, é também bem simples: wa.me/<ddi>+<ddd>+<numero-do-telefone>

Para saber o link de sua página do Facebook é muito fácil . Siga o passo a passo desse post aqui.

Por exemplo:

Importante: use o link da sua PÁGINA do Facebook e não o do seu perfil pessoal do Facebook.

Já para o Whatsapp, caso eu tenha um numero brasileiro (11) 98765-4321, o meu link do Whatsapp é wa.me/5511987654321.

Sabendo disso, você pode colocar este link na sua BIO do Instagram, estimulando que os pacientes cliquem no link para tirar dúvidas com o seu atendimento automático ou marque uma consulta.

O procedimento é bem simples.

Entre nas configurações de sua conta do Instagram.

Depois entre em “Editar Perfil”.

Altere o link do site para o link da sua secretária virtual que citei : m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Feito isso, o segredo aqui é fazer suas postagens orgânicas ou pagas sempre com uma chamada (call to action) no final para que o seu público clique no link da sua Bio.

Por exemplo, a sua postagem pode terminar com a seguinte chamada: “Tire suas dúvidas e agenda a sua avaliação agora mesmo pelo link da nossa BIO :)”.

#2 – Utilize um chatbot que responde aos comentários automaticamente das suas publicações do Instagram

São raros, mas existem alguns chatbots que funcionam pelo Messenger e possuem integração para responder aos comentários das publicações do Instagram automaticamente.

A Cloudia é um destes chatbots.

chatbots no insta

Além de ter respostas automáticas nas publicações do Facebook, é possível que você faça publicações no Instagram e use o chatbot Cloudia para deixar uma resposta padrão aos comentários, direcionando para que estas pessoas interagem pelo Messenger de sua clínica.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem padrão que leve o usuário a interagir com seu atendimento automático do Messenger.

Você pode configurar para o robô responder por exemplo: “Obrigado pelo comentário! Caso queira marcar uma avaliação ou tirar suas dúvidas conosco, por favor entre no link de nossa BIO. :)”

Importante: adicione o link na Bio explicado no tópico anterior antes de configurar esta resposta.

#3 – Botão de “enviar mensagem” no anúncio via Instagram

Muitas pessoas não sabem, mas é possível que os anúncios pagos feitos no Facebook sejam exibidos também no Instagram.

Inclusive você pode deixar visível no seu anúncio via Instagram o botão de “Enviar mensagem”, desde que você configure a campanha e conjunto de anúncios para isso por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Quando clicar neste botão, o paciente é direcionado para interagir com a sua página do Facebook via Messenger, ou seja, é possível que ele interaja com a sua secretária robô a apenas 1 clique no Instagram.

O anúncio fica neste modelo:

#4 – Link do chatbot no Instagram via Stories

Você pode colocar um link para a sua assistente virtual que fará todo o atendimento e agendamento automático no Stories do Instagram.

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá no seu atendimento automático via chatbot.

Qualquer página pode fazer anúncios patrocinados (pagos) neste modelo veiculando para o Stories.

Também é possível fazer esta estratégia em anúncios orgânicos (gratuitos) desde que sua página seja verificada e possua mais de 10 mil seguidores.

Basta fazer o seu stories normalmente e depois inserir o seu link do Messenger ou do Whatsapp no campo de URL (aquele link explicado mais acima).

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá na sua página de atendimento.

Por que usar um chatbot nas suas estratégias digitais?

O chatbot é uma ferramenta que auxilia (e muito) na experiência do consumidor e pode auxiliar a sua empresa a se destacar frente à concorrência. Isso porque ele oferece uma série de informações e traz muito mais agilidade para que o usuário consiga contatar a sua marca.

Por meio de um bot, o usuário será capaz de tirar dúvidas, receber promoções e descontos, ser direcionado a determinado site, agendar ou reagendar consultas, receber orientações e diferentes outras possibilidades.

Para as empresas, há muitas vantagens no uso desses robôs. Primeiro, porque você passa a oferecer um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, trazendo mais comodidade e agilidade para seus clientes. Segundo, porque não há necessidade do contato humano (apenas em casos mais complicados, no qual o atendimento pode ser redirecionado do bot para uma das suas atendentes), reduzindo, assim, os custos de mão de obra. Terceiro, porque você transformará a experiência do seu consumidor, que terá mais facilidades em se contatar com a sua empresa e resolver suas dúvidas e problemas.

Considerações finais sobre chatbot no Instagram

Como você viu, a API do Instagram ainda é fechada e não permite a integração de chatbot no Instagram para interagirem pelo mensagens Direct e automatizar o atendimento de seus pacientes.

A boa notícia é que existem rumores que em breve o Facebook junte as plataformas de troca de mensagens do Messenger (mensageiro do Facebook) com o Direct e daí os chatbots poderiam interagir ao se enviar mensagens as páginas do Instagram.

Apresentamos neste artigo algumas das formas de fazer com que o uso de sua assistente virtual seja turbinado via Instagram enquanto o próprio sistema desta rede social não permite a automação do atendimento com o uso de chatbots como a Cloudia.

A Cloudia é um chatbot voltado para automação do atendimento para a área da saúde como clínicas e hospitais que já funciona no Whatsapp, Facebook Messenger, Site e funcionará também no Instagram quando for liberado.

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