Chatbot no Instagram – Como utilizar o poder do atendimento automático

Muitas pessoas tem nos perguntado se é possível automatizar também o atendimento das clínicas com a inteligência artificial da Cloudia em ações no Instagram.

A resposta é Sim e Não. Explico:

  • Sim porque tem várias formas de você levar sua audiência do Instagram para interagirem com seu chatbot do Messenger.
  • Não porque ainda não é possível utilizar chatbots para automatizar o atendimento direto no mensageiro do Instagram (Direct).

O que a maioria das clínicas e empresas não sabem é que é possível usarmos alguns artifícios para que o seu chatbot ou secretária virtual também seja divulgado pelo Instagram.

Neste artigo discutiremos sobre o que você pode fazer para estimular que os seus seguidores do instagram interajam com o seu chatbot pelo Messenger.

Link do chatbot na sua BIO ou perfil

Todo chatbot que funciona pelo Facebook Messenger possui um link: m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Para saber o link de sua página do Facebook é muito fácil . Siga o passo a passo desse post aqui.

Por exemplo:

Importante: use o link da sua PÁGINA do Facebook e não o do seu perfil pessoal do Facebook.

Sabendo disso, você pode colocar este link na sua BIO do Instagram, estimulando que os pacientes cliquem no link para tirar dúvidas com o seu atendimento automático ou marque uma consulta.

O procedimento é bem simples.

Entre nas configurações de sua conta do instagram.

Depois entre em “Editar Perfil”.

Altere o link do site para o link da sua secretária virtual que citei : m.me/<nome-da-página> ou m.me/<id-da-página>.

Feito isso, o segredo aqui é fazer suas postagens orgânicas ou pagas sempre com uma chamada (call to action) no final para que o seu público clique no link da sua Bio.

Por exemplo, a sua postagem pode terminar com a seguinte chamada: “Tire suas dúvidas e agenda a sua avaliação agora mesmo pelo link da nossa BIO :)”.

Utilize um chatbot que responde aos comentários automaticamente das suas publicações do Instagram

São raros, mas existem alguns chatbots que funcionam pelo Messenger e possuem integração para responder aos comentários das publicações do Instagram automaticamente.

A Cloudia é um destes chatbots.

 

chatbots no insta

 

Além de ter respostas automáticas nas publicações do Facebook, é possível que você faça publicações no Instagram e use o chatbot Cloudia para deixar uma resposta padrão aos comentários, direcionando para que estas pessoas interagem pelo Messenger de sua clínica.

É importante frisar que esta funcionalidade apenas responde ao comentário, mas não envia mensagens via inbox pelo Direct (mensageiro do Instagram) e nem pelo Messenger (mensageiro do Facebook).

O objetivo principal é que você responda com uma mensagem padrão que leve o usuário a interagir com seu atendimento automático do Messenger.

Você pode configurar para o robô responder por exemplo: “Obrigado pelo comentário! Caso queira marcar uma avaliação ou tirar suas dúvidas conosco, por favor entre no link de nossa BIO. :)”

Importante: adicione o link na Bio explicado no tópico anterior antes de configurar esta resposta.

Botão de “enviar mensagem” no anúncio via Instagram

Muitas pessoas não sabem, mas é possível que os anúncios pagos feitos no Facebook sejam exibidos também no Instagram.

Inclusive você pode deixar visível no seu anúncio via Instagram o botão de “Enviar mensagem”, desde que você configure a campanha e conjunto de anúncios para isso através do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Quando clicar neste botão, o paciente é direciona para interagir com a sua página do Facebook via Messenger, ou seja, é possível que ele interaja com a sua secretária robô a apenas 1 clique no Instagram.

O anúncio fica neste modelo:

Link do chatbot no instagram via Stories

Desde que sua página seja verificada e possua mais de 10 mil seguidores, você pode colocar um link para a sua assistente virtual que fará todo o atendimento e agendamento automático no Stories do Instagram.

Basta fazer o seu stories normalmente e depois inserir o seu link do messenger no campo de URL (aquele link explicado mais acima no formato m.me/nome-da-sua-pagina).

Quando o usuário deslizar a tela para cima, cairá na sua página de atendimento.

Considerações finais

Estas são algumas das formas de fazer com que o uso de sua assistente virtual seja turbinado via Instagram enquanto o próprio sistema desta rede social não permite a automação do atendimento com o uso de chatbots como a Cloudia.

Caso tenha outras dicas ou dúvidas sobre chatbot no Instagram, por favor deixe-os nos campos de comentários logo abaixo. 🙂

 

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