6 dicas para destacar a sua clínica e otimizar os anúncios no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo. Justamente por isso é imprescindível nas estratégias de marketing digital das clínicas odontológicas. Porém, na hora de colher os resultados, muitos têm dúvidas sobre formas de otimizar os anúncios no Facebook.

Afinal, é preciso ter bastante cuidado ao criar cada anúncio, sempre pensando nos objetivos e metas de cada ação e segmentando adequadamente o seu público.

É importante frisar que te passaremos várias dicas por aqui, mas o ideal é que você sempre faça muitos testes, não existe receita pronta que vai fazer milagres quando o assunto é “anúncio no Facebook”. Teste vários tipos de campanhas, imagens, textos, serviços que você vai ofertar e monitore frequentemente até achar um que te dê excelentes resultados.

Quer mais dicas para otimizar os anúncios no Facebook da sua clínica odontológica? Continue a leitura!

Dica #1: leve a pessoa para o Messenger

O Facebook Messenger é um aliado importante nas estratégias de marketing digital, já que o paciente poderá tirar dúvidas e até agendar uma consulta.

Quem já trabalha com um chatbot poderá aliar os anúncios a essa ferramenta, com resultados ainda mais promissores ao deixar que o paciente tire dúvidas, agende e receba lembretes das consultas automaticamente por uma inteligência artificial como a Cloudia.

As campanhas com objetivo “mensagens” costumam ter um custo mais baixo por lead do que campanhas que levem a uma landing page ou formulário. A explicação é simples: 52% dos pacientes querem tirar uma dúvida antes de agendar uma consulta e ele pode esclarec-las trocando mensagens contigo.

Para isso, configure a sua campanha pelo gerenciador de anúncios e marque o objetivo “mensagens” e configure o conjunto de anúncios para que a pessoa seja levada para o messenger.

Dessa forma, quando a pessoa clicar no anúncio ela será levada para o Messenger, onde você poderá realizar o atendimento ou configurar o chatbot da clínica.

Dica #2: atenção à qualidade das imagens ou vídeos

Uma imagem ou vídeo chamativo e que ilustre bem o serviço anunciado faz toda a diferença na hora da pessoa se sentir instigada a clicar.

Por isso, escolha uma mídia de qualidade, que represente bem o serviço anunciado e que passe a sua mensagem de forma clara, permitindo que até crianças ou pessoas que não saibam ler muito bem entendam o anúncio.

Além disso, uma imagem ou vídeo profissional ajuda a reforçar a imagem do seu negócio, passando mais credibilidade e confiança aos usuários, aumentando as chances de conversão.

Dica #3: evite os anúncios genéricos

Na hora de economizar, muitos gestores e dentistas pensam em fazer um anúncio genérico sobre a clínica. Mas essa não é uma boa ideia. Afinal, você acabará perdendo a oportunidade de criar algo focado, com um texto adequado, segmentado ao seu público e com uma imagem atrativa.

Quando falamos em anúncios genéricos, são aqueles que não fala do tipo de serviço que você está oferecendo ou fala de várias delas em um anúncio só.

A dica é, portanto, criar um anúncio por cada serviço que você deseja vender.

Por exemplo: faça um anúncio focado em ortodontia, outro em implantes, outro para estética e assim por diante. Mesmo porque, cada um desses públicos é diferente e possui segmentações distintas entre si.

Dica #4: atenção à quantidade de texto

Na hora de escrever o seu anúncio, seja conciso, preciso e objetivo. Evite os erros gramaticais e ortográficos, use emoticons e quebras para facilitar a leitura e o envolvimento e tome cuidado com o excesso de texto. O ideal é que, ao bater o olho, o usuário consiga identificar a sua mensagem e os pontos principais dela.

Em relação ao texto da imagem, lembre-se que ele não pode ultrapassar 20% da área total, pois o Facebook diminui o alcance nesses casos. Uma dica é conferir a imagem antes de subir o anúncio, usando a ferramenta própria do Facebook. Se for o caso, vale a pena retirar a logomarca da imagem.

Dica #5: segmente o seu público

O maior erro ao anunciar no Facebook é tentar vender o seu serviço para quem não conhece a sua página ou para pessoas aleatórias, que não estão dentro do perfil do público da sua clínica.

Então, quanto mais bem segmentado for o seu anúncio, melhores serão os resultados. Uma segmentação simples como de idade (de acordo com o serviço anunciado) e de localização (um raio máximo de 6km da sua clínica), já trará bons resultados.

Outra ideia bacana é usar a opção de criar público semelhante (look alike). Para fazer isso, suba uma planilha no Facebook com os dados dos seus pacientes. Uma sugestão é fazer uma lista com, no mínimo, 100 pacientes (de preferência com 1000 ou mais pacientes) com dados importantes como nome, sobrenome, e-mail, telefone com DDI e DDD, cidade, estado e país. Esses dados podem ser exportados do seu CRM.

Se a proporção de venda dos seus serviços é muito diferente entre homens e mulheres, vale a pena ter duas campanhas, uma destinada a cada gênero e com um orçamento proporcional ao que gera de receita.

Tome cuidado, contudo, para não seccionar demais. Se você delimitar demais uma campanha, o público será muito específico e você não alcançará pessoas suficientes para ter um bom retorno sobre o investimento (ROI).

Dica #6: Faça testes A/B

Uma dica bacana é, no conjunto de anúncios, testar duas versões do mesmo anúncio. Você pode variar um aspecto entre cada anúncio, que pode ser a imagem, o texto ou o formato. Assim, você terá a certeza do que fez a diferença para o seu público e poderá replicar esse aprendizado nas próximas ações.

É claro que essas são dicas gerais para otimizar os anúncios no Facebook e é importante que você acompanhe as suas métricas e resultados para entender o que funciona melhor de acordo com a realidade da sua clínica e o perfil do seu público.

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