Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 6 de janeiro de 2021
O marketing odontológico é uma das disciplinas fundamentais que todo dentista deve dominar e que não se aprende na faculdade. A pesquisa por profissionais dentistas e clínicas de odontologia nos buscadores online cresce a cada mês.
De acordo com a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada pelo Minha Vida, 94% das pessoas procuram informações sobre saúde na internet pelo Google ou sites especializados.
Para se ter uma ideia sobre isso, basta avaliar a evolução da quantidade de buscas pela palavra-chave “dentista” nos últimos 5 anos. De acordo com os dados do Google Trends, o termo passou de 36 buscas em 2015 para 68 em novembro de 2020.
O Google Trends usa uma escala de 0 a 100 para medir o nível de interesse dos internautas sobre os assuntos. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo, um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade e uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.
Como podemos ver, é muito provável de que quando alguém estiver com dor de dente ou quiser fazer um procedimento de clareamento procure imediatamente no Google sobre o assunto ou por uma clínica na sua região especialistas nestes temas.
Então o que você está esperando para trabalhar o marketing odontológico digital?
Passou-se o tempo em que dentista precisava apenas se qualificar tecnicamente na sua especialidade e o sucesso seria garantido. Você precisa construir a sua presença digital urgentemente para que as pessoas lhe achem e contratem os seus serviços.
Para turbinar seus resultados, vamos nos debruçar durante este post no assunto de marketing odontológico, mais especificamente na área digital do marketing para dentistas.
Este post tem o intuito de ser um guia completo cobrindo praticamente tudo sobre o tema marketing odontológico em meios digitais. O dentista vai aprender desde os conceitos básicos até estratégias avançadas para conseguir aumentar o número de clientes da sua clínica odontológica.
Veja o sumário completo deste post:
Sumário
O que você aprenderá neste guia
O que é marketing odontológico
Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas
Regras de divulgação de marketing para clínicas odontológicas
Regra #1 – Fotos de “antes e depois” de tratamentos
Regra #2 – Preços e formas de pagamento do procedimento
Regra #3 – Procedimentos e técnicas que não foram comprovadas cientificamente
Regra #4 – Tratamentos gratuitos com intenção de promoção do consultório
Regra #5 – Cartões de desconto
Regra #6 – Não explicitar informações do responsável técnico em anúncios
Como começar uma estratégia de marketing odontológico
Defina o seu público alvo antes de tudo
Estratégias para conseguir mais clientes no curto prazo
Estratégia de curto prazo #1: Cadastre-se no Google Meu Negócio
Estratégia de curto prazo #2: Facilite que o paciente entre em contato
Estratégia de curto prazo #3: Se inscreva em portais de busca de dentistas
Estratégia de curto prazo #4: Anuncie no Google Adwords
Estratégia de curto prazo #5: Anuncie seus serviços no Facebook
Outras estratégias de curto prazo
Estratégias para ter mais pacientes no longo prazo
Estratégia de longo prazo #1: Vire uma autoridade através do marketing de conteúdo
Estratégia de longo prazo #2: Use suas redes sociais com maestria
Estratégia de longo prazo #3: Invista em relacionamento e turbine o boca a boca
Estratégia de longo prazo #4: Pense na experiência de atendimento do seu paciente
Ferramentas de marketing para clínicas e consultórios
Cases de sucesso de automação do atendimento no marketing para dentistas
Glossário do marketing odontológico
O marketing odontológico nada mais é do que aplicar o marketing em clínicas e consultórios odontológicos para atrair mais pacientes e aumentar a receita. Quando usado sabiamente, é uma ferramenta muitíssimo poderosa para este fim.
Neste post focaremos no marketing online, pois tem sido a forma mais eficiente de se fazer marketing para clínicas odontológicas.
A justificativa para se investir em marketing odontológico é simples e clara: o retorno é alto. Com o crescente aumento do número de faculdades de odontologia e número de dentistas formados, está ficando cada vez mais difícil de conseguir o seu espaço no mercado.
O Brasil é um dos países que mais têm dentistas no mundo. De acordo com os dados do CFO, há 344.407 profissionais no país, um aumento de 17% do número de dentistas em comparação com 2017, enquanto a população brasileira aumentou apenas 2,6% no mesmo período.
Esse dado mostra uma questão sensível: o constante aumento da concorrência! Com tantos dentistas, como diferenciar a si mesmo e a sua clínica? O marketing odontológico pode ser a resposta. Além de eficiente, o marketing digital ainda é capaz de promover um retorno muito interessante. Imagine ter um ROI de 1800%?
Isso significa investir 1000 reais em marketing odontológico e ter um retorno de R$18.000,00 em contratos fechados como alguns clientes da Cloudia obtêm ao usar o atendimento automático da secretária virtual aliada aos anúncios patrocinados no Facebook Ads.
Se o espaço da sua clínica está sendo subutilizado, ou seja, os profissionais não preenchem todos os horários possíveis com clientes, então é fundamental que você invista em marketing odontológico.
Quanto antes você começar a investir em marketing odontológico, mais cedo conquistará uma posição de reconhecimento e atrairá mais pacientes para sua clínica odontológica.
Diferentemente dos custos comuns, o investimento em marketing gera retornos que compensam. Além de tudo, as campanhas de marketing digital odontológico são ações de baixíssimos custos quando comparadas às publicidades tradicionais como televisão, rádio e revista.
Em resumo, podemos citar como benefícios do marketing digital para dentistas:
Antes que você pergunte, já lhe repondo: sim, é possível fazer marketing odontológico de forma ética!
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) limita algumas práticas consideradas ilegais pelo código de ética odontológico, por isso esteja sempre atualizado com este documento. Destacamos algumas regras que você deve ficar de olho para não as desobedecer.
De acordo com o CFO, algumas práticas são proibidas ou não recomendadas. Vamos a elas.
Esse é um tema bastante polêmico. Atualmente, o CFO liberou as fotos de antes e depois de pacientes, desde que o dentista siga algumas regras para divulgação.
Escrevemos um post exclusivamente sobre esta atualização do CFO. Contudo, é importante salientar que esta prática continua sendo desaconselhada pelo Código de Ética da profissão. Então, é preciso cuidado com as imagens que você divulga.
É proibida a divulgação do preço e forma de pagamento da consulta em qualquer tipo de anúncio. Este preço pode ser passado, desde que o potencial paciente o solicite por algum meio de contato.
Constitui infração ética anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes.
Além disso, é extremamente antiético criticar técnicas usadas por outros colegas como sendo inadequadas ou ultrapassadas.
Não é permitido esta prática para fins de atração de novos pacientes ou promover campanhas oferecendo trocas de favores.
Aqui entram também os famosos cartões fidelidade. O CFO entende que o seu uso caracteriza concorrência desleal.
Na comunicação e divulgação é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas.
No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico.
Você pode começar investindo em pelo menos um canal que lhe traga retornos no curto prazo e em uma segunda estratégia visando retornos mais sustentáveis de médio/longo prazo. Para começar, invista tempo para limitar o seu público alvo.
Antes de veicular qualquer anúncio de marketing odontológico, tenha em mente exatamente quem é a sua persona ou público alvo. Se você já tem alguns anos de profissão, saberá exatamente o perfil típico das pessoas que lhe visitam, facilitando esta tarefa.
Antigamente só existiam os veículos em massa como TV, rádio e revistas para publicações de sua clínica. Com os avanços da internet, ficou muito fácil fazer anúncios mais precisos, segmentados para o público que você pretende atingir. É possível, por exemplo, que você anuncie pelo Facebook apenas para mulheres com idade entre 30 e 40 anos com renda familiar maior do que R$8.000,00.
O quão interessante isso é se a maioria das pessoas que você atende possui essas características?Quanto mais direcionado for o seu marketing, menores serão seus custos e mais efetivos serão as suas ações de marketing odontológico.
Daí a importância de se conhecer detalhadamente quem é este público ávido pelos seus serviços.
Alguns pontos chave que podem lhe ajudar a definir e afunilar seu público são:
Esqueça os panfletos! O marketing digital odontológico é o canal mais vantajoso para atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo. No meio digital você consegue segmentar exatamente qual público deseja impactar com seu anúncio no Facebook ou no Google.
Mas com tantas alternativas, em quais estratégias apostar? Veja nossas dicas!
Esta é uma ação totalmente gratuita e que leva poucos minutos. Já postamos um passo a passo de como você deve fazer o seu cadastro no Google Perfil da Empresa. É gratuito e vai lhe ajudar a ficar melhor posicionado na busca orgânica do Google. Use suas palavras-chaves na sua descrição.
“Mas quais são as minhas palavras-chaves?” São justamente as palavras que as pessoas pesquisam quando estão procurando por um dentista ou clínica odontológica da sua especialidade na sua cidade ou região. Por exemplo, se você faz implante dentário e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Matilde, escreva essas palavras-chaves na descrição do seu Perfil da Empresa.
Guarde estas mesmas palavras-chaves para usá-las sem moderação também em todos seus perfis de redes sociais e sites possíveis. Acrescente ainda sua especialidade e os procedimentos que você e sua clínica realizam.
Esta simples ação já garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site. Mas isso não garante que você vai ficar bem posicionado nas buscas pelo Google. É preciso muito mais para se destacar da concorrência.
Para melhorar o seu posicionamento no Google, leia nosso conteúdo sobre como ter um bom ranqueamento no Perfil da Empresa.
Você tem um site onde o paciente não consegue entrar em contato? Se você tem um site, quando o paciente preenche o formulário de contato, você esquece de respondê-lo?
Facilite para que o paciente entre em contato com você pela internet e responda rapidamente. Evite direcioná-los simplesmente para ligarem para seu estabelecimento.
Reduza os custos e aumente a sua conversão oferecendo um canal de agendamento de consultas online que independa de pessoas operando e onde os pacientes resolvam do jeito que eles mais gostam: por meio de mensagens via seu próprio site ou aplicativos para celulares como o Messenger do Facebook, Whatsapp ou Instagram Direct.
O objetivo do site é divulgar os serviços da sua clínica ou consultório e conseguir mais pacientes, portanto ele deve ser fácil de navegar e você deve deixar várias formas para que o paciente entre em contato com sua equipe facilmente.
Se quiser ir ainda mais além e criar um grande diferencial, disponibilize sua agenda e um chat online para que a sua secretária (ou um robô) possa interagir com seus pacientes e consiga agendar uma consulta por ali mesmo.
Saiba mais sobre as vantagens de se contratar um serviço de secretária robô ao invés de contratar uma secretária real.
Vale a pena se cadastrar em portais de busca de dentistas e profissionais da saúde como o Doctorália, Consulte.me, Boa Consulta, etc. Normalmente estes portais oferecem um plano gratuito ou você pode pagar para aparecer nas melhores posições das buscas pelas plataformas.
O interessante nestas plataformas é que você convide os pacientes para fazerem uma avaliação dos seus serviços, produza conteúdos e tire dúvidas para ser enxergado com mais credibilidade pela web e ficar melhor posicionado. O mesmo vale para as avaliações que podem ser feitos pelo Google Perfil da Empresa.
Se você quer resultados imediatos, esta é a principal ação com o qual precisa se preocupar neste momento. O Google Adwords consegue dar visibilidade instantânea, desde que você configure a campanha da forma correta para o seu público.
Já escrevemos neste blog em detalhes como profissionais da saúde podem começar suas campanhas no Google Adwords, desde a escolha das palavras-chaves até o passo a passo da configuração da campanha na prática dentro da plataforma.
O mais interessante destes tipos de anúncios que geram resultados no curto prazo é que você paga por clique ou número de impressões (que é o número de vezes que o seu anúncio é exibido para usuários da plataforma).
Os resultados orgânicos do Facebook já deixaram de ter um bom alcance há algum tempo. Caso queira ter resultado (e um excelente resultado por sinal), invista em anúncios pagos do seu consultório no Facebook Ads.
Basta ver os cases de sucesso dos nossos clientes que você observará que esta é uma das estratégias mais usadas para geração de receita. MAS CUIDADO: é justamente neste canal em que ocorrem mais infrações no código de ética odontológico!
Além de estudar o código de ética a fundo, você vai precisar ter conhecimento em como criar anúncios pelo Facebook Ads, caso não contrate um profissional de marketing digital para isso. Saiba também o que é mais importante de se configurar nas suas campanhas de Facebook Marketing para ter melhores resultados.
Após criadas as suas campanhas, você pode contratar ferramentas que automatizem o atendimento dos seus potenciais pacientes. Como já expliquei anteriormente, essas ferramentas podem, inclusive, responder automaticamente a todas as pessoas que deixam comentários nas suas publicações do Facebook.
O marketing para dentistas não precisa ser complicado. Baixe o nosso e-book gratuito sobre como fazer anúncios no Facebook clicando na imagem abaixo.
Além desta, outras ações que podem te ajudar a ter mais sucesso na sua estratégia são:
Para saber mais de cada uma dessas ações, acesse o nosso post “Como atrair mais pacientes para sua clinica ou consultório“.
Paralelo às estratégias que trazem resultados no curto prazo, tenha o hábito de executar estratégias que lhe darão resultados mais sustentáveis no longo prazo com menores custos. A estratégia mais efetiva para isso é a criação de conteúdos bem escritos que interessam ao seu público.
As redes sociais podem ajudar na distribuição destes conteúdos. Eu indicarei algumas ferramentas ao longo do post para facilitar este trabalho.
Para que você seja encontrado na internet, primeiramente é importante que você tenha um blog. Ele pode ser desenvolvido em serviços facilitadores como Wix ou WordPress (recomendamos o WordPress.org por ser o mais flexível).
É trivial que o seu site ou blog seja responsivo, ou seja, funcione de forma amigável pelos smartphones. Mas o principal recurso que você precisa é de tempo para escrever.
Outras coisas fundamentais para que essa estratégia de marketing de conteúdo para dentistas dê certo são: paciência, disciplina e persistência! É uma estratégia que só vai te trazer retorno significativo no médio e longo prazo.
Use as redes sociais como Facebook e Instagram e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp para distribuir estes conteúdos e faça com que ele chegue ao máximo de pessoas possível.
Você terá que produzir conteúdos otimizados para o Google regularmente (vídeos, artigos de blog, e-book etc.).
Recomendamos que faça 1 conteúdo de 1500 palavras ou mais por semana durante 6 meses para começar a sentir algum resultado.
Os motores de busca do Google buscam ajudar as pessoas a encontrarem o que estão procurando. Portanto, é natural que ela apresente nos primeiros resultados aqueles mais relevantes e com maior credibilidade.
Relevância é uma medida de quão bem você cria conteúdos relacionados às palavras-chaves que os usuários digitam no Google para encontrar sua publicação. Autoridade é uma medida de quantas pessoas compartilham ou fazem referência com links para o seu conteúdo.
Para ter melhores resultados, existem algumas técnicas de escrita para web que chamamos de SEO. Este assunto ficará para um próximo post.
Pode parecer complicado, mas não é! Comece escrevendo sobre assuntos que são mais recorrentes na sua clínica odontológica. O que os clientes mais perguntam para você diariamente? É justamente sobre estes assuntos que você deve produzir conteúdo.
Eles servirão para lhe transformar em uma autoridade no assunto. Outra ideia legal para produção de conteúdos é explicar, com uma linguagem simples e próxima, sobre os tratamentos ou procedimentos que você ou sua clínica realiza.
Não! Continue produzindo e faça disso um hábito. Se realmente não tiver condições de produzir, contrate alguém muito bom para os conteúdos em texto e mantenha-se produzindo vídeos se você se sentir confortável com isso.
Sugerimos que nesses primeiros 6 meses você mesmo produza inclusive os textos pelo simples motivo de que quando terceirizamos nossos textos, eles acabam ficando superficiais (há algumas exceções, recomendamos algumas empresas para produção de conteúdo mais adiante).
A estratégia que sugerimos é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo para postar os conteúdos completos. E as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo uma chamada para que o leitor vá até o seu blog para consumir o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.
Veja aqui outras dicas para virar uma autoridade na área da saúde através do marketing digital.
Utilize as redes sociais sem moderação para potencializar a marca da sua clínica e principalmente para construir relacionamentos. Divulgue conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas das pessoas que curtem a sua página.
Publique dicas de saúde relacionadas à sua especialidade em texto ou vídeo com frequência, sempre respeitando as regras do CFO já citadas, sem violar a lei.
As pessoas passarão a seguir e compartilhar as suas dicas e, quando tiverem algum problema, se lembrarão de agendar uma consulta com você. Seguem dicas específicas para cada uma das redes sociais. As mais relevantes para a área da saúde são o Facebook, Instagram e Linkedin.
Tenha uma página profissional no Facebook para divulgar o seu trabalho, não apenas o seu perfil pessoal.
A página profissional oferece a possibilidade de impulsionar publicações, o que por si só já é uma grande vantagem, já que as publicações orgânicas (ou gratuitas) atualmente atingem menos do que 2% dos seus seguidores.
Além disso, apenas com uma página profissional é possível utilizar ferramentas de automação do atendimento como chatbots (secretárias robôs).
Além disso:
O Instagram atualmente vem dando bons resultados orgânicos (gratuitos). Esta rede é mais voltada para o sentido visual, ou seja, os destaques são para as imagens e vídeos curtos.
Fazer uma boa apresentação na BIO do seu perfil é fundamental. Deixe explícito os serviços que a sua clínica presta, site, endereço e formas de contato. O desafio é conseguir digitar tudo isso em apenas 150 caracteres.
Veja o exemplo da BIO do perfil da Cloudia no Instagram:
Utilize então imagens e vídeos de boa resolução que retratem tratamentos, curiosidades e dicas sobre alguma doença da qual o seu estabelecimento trata.
Outras dicas:
Use o linkedIn principalmente para se conectar com possíveis parceiros, fornecedores e colegas de profissão.
Cadastre a sua clínica como uma empresa e configure o seu perfil corretamente com toda a sua experiência e qualificação para transmitir autoridade.
Aproveite para escrever conteúdos sobre sua especialidade, se colocando como uma autoridade e participe de grupos de dentistas e profissionais da sua área, para trocar conhecimentos.
Já falamos sobre como a sua clínica pode usar o Whatsapp no dia a dia. Atualmente já existem formas de automatizar o atendimento também no WhatsApp usando inteligência artificial com a Cloudia.
É importante lembrar que este meio só pode ser usado para tarefas auxiliares como agendamentos, envio de lembretes das consultas e tirar algumas dúvidas sem violar o CFO, jamais deve ser usado para a realização de consultas.
Observamos alguns erros frequentes em páginas de redes sociais e blogs de dentistas que podem acarretar em perda de audiência. Aliás este é o principal motivo de muitos profissionais se queixarem que as redes sociais mais usadas não trazem resultados concretos.
Elencamos os principais erros a seguir:
Leia o post dos 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais se quiser aprender como evitá-los e ter sucesso nas redes sociais.
Essa é a forma mais eficaz de fazer marketing. As pessoas confiam no que as outras falam e recomendam.
É perceptível que a área da saúde no Brasil carece de profissionais que tenham empatia, ou que, pelo menos, se esforcem para entender o que cada paciente que chega ao seu consultório pode estar passando.
“Por que, antigamente, os dentistas eram mais respeitados e considerados quase membros da família?”
É verdade que não era por causa do Facebook! Também não existiam os aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou Messenger na época, muito menos o Instagram.
O que fazia a diferença, e ainda hoje faz, era a atenção que os dentistas tinham com seus pacientes e é importante que esta atitude seja cultivada. Este é um grande diferencial até hoje: o dentista que sabe ouvir e atender olhando nos olhos é mais respeitado do que outros.
Esse é o dentista que todos querem ter por perto. Um ser humano que realmente se preocupe com as aflições e sofrimentos dos pacientes e que busque ajudá-los. Se você focar apenas no marketing digital odontológico e não atender o seu paciente com excelência, de nada adiantará todo o trabalho.
A experiência do paciente já começa no primeiro contato com seu site, redes sociais ou com a recepcionista. O atendimento por pessoas sem qualificação pode acabar com a reputação da sua clínica. Para se diferenciar dos outros estabelecimentos, você deve ter um atendimento pré e pós consulta que realmente encante.
Boas práticas que observamos:
É possível automatizar tudo o que foi citado acima rapidamente e a um baixo custo com um o robô de atendimento e agendamento da Cloudia.
Essas dicas que demos são extremamente importantes e se você colocá-las em prática, rapidamente poderá ver seus resultados. Mas, além delas, existem outras que também são essenciais. Veja algumas sugestões mais avançadas.
Quem é a sua concorrência no mundo digital? Lembre-se que ela pode ser diferente dos seus concorrentes do mundo físico. Ambos devem ser mapeados e monitorados.
Faça pesquisas no Google sobre as principais palavras-chaves para o seu setor e veja quais sites ficam melhor posicionados. Eles são seus concorrentes diretos no universo digital. Já os concorrentes offline são os consultórios e clínicas da sua cidade que prestam um serviço semelhante ao seu.
A ideia não é copiar seus concorrentes, mas entender o que eles estão fazendo e como. Quais estratégias de marketing estão usando, porque estão se posicionando melhor na internet do que você, quais são as falhas (e como você poderá aproveitá-las) e formas de diferenciar a sua empresa dentro do seu nicho, oferecendo serviços e ações de marketing e de relacionamento diferentes.
Como você sabe que suas ações de marketing odontológico têm trazido bons resultados? Avaliando suas métricas de tempos em tempos. Esses indicadores de performance (KPI) precisam estar de acordo com seus objetivos.
Por exemplo, se o seu principal objetivo é atrair mais pacientes, você deve analisar quantas primeiras consultas você teve durante o período em que a estratégia esteve no ar, quais pacientes conseguiu captar de cada canal em que investiu, quanto de retorno financeiro esses pacientes trouxeram (comparando com os custos para manter suas ações digitais no ar), quais são os canais / redes sociais que mais trazem retorno etc.
Avaliar as métricas de tempos em tempos ajuda a direcionar melhor suas ações e a evitar desperdícios. Afinal, se algo não estiver saindo como você planejou, é só consertar e reajustar as estratégias, otimizando seu orçamento.
A melhor maneira de guiar as suas ações de marketing é criando um plano. Este documento deverá balizar as ações de marketing da sua clínica durante todo o ano, aproveitando melhor o seu orçamento e auxiliando a atingir os objetivos.
Um bom plano de marketing é completo, conta com o estudo do seu público-alvo, o diagnóstico atual, os objetivos (traçados de forma clara e metrificável, como atingir X% de pacientes em 6 meses), o orçamento disponível, as mídias que serão usadas, as estratégias, as métricas e KPIs de acompanhamento e o cronograma das atividades.
Dessa forma, é mais fácil avaliar o que já foi feito, o que precisa ser feito, os resultados trazidos e distribuir corretamente o orçamento, sem perder o foco.
O relacionamento é um dos pilares para a fidelização. E fidelizar pacientes é uma excelente maneira de economizar, pois é mais barato fazer alguém comprar serviços de você novamente, do que atrair um paciente novo a sua clínica.
Então, se você já está em uma fase mais avançada, a nossa dica é se relacionar com seus pacientes e potenciais pacientes via e-mail marketing, usando um software de automação.
Você também pode usar o seu blog e site para captar o endereço de e-mail de pessoas interessadas nos serviços que você presta. Os conteúdos ricos, como e-books e infográficos, são excelentes iscas para isso. Basta lançá-los em uma landing page, na qual, para receber o conteúdo, o usuário precisa informar seus dados de contato (como telefone, nome, e-mail e área de interesse).
A partir de então, o próprio software fará a “filtragem”, disparando e-mail regularmente de maneira personalizada com dicas de conteúdos do seu blog que possam ser do interesse desse usuário, nutrindo-o com informações ricas e valiosas e melhorando a lembrança da sua marca.
Para gerenciar os pacientes que você já tem na clínica, use um CRM. O software ajuda a centralizar todas as informações importantes dos seus pacientes e manter um bom relacionamento com eles, enviando e-mails em datas especiais, lembrando que determinado procedimento já precisa ser refeito (como as profilaxias), comunicando novidades na clinica, entre outras ações.
Já citamos algumas, mas não custa nada repetir. Os principais aplicativos e softwares que sugerimos são:
Aqui mesmo na startup Cloudia já temos alguns clientes que relataram seus cases de sucesso. Entre aqui para ler sobre os nossos cases de sucesso no marketing para clínicas odontológicas e médicas.
Neste conteúdo, você viu que existem inúmeras ações de marketing odontológico, sendo o marketing digital um dos principais aliados dos dentistas que desejam ampliar o número de pacientes e manter suas clínicas sempre movimentadas.
A grande vantagem do digital, além do excelente retorno financeiro, é o baixo custo para implementação, sendo que várias das ideias que citamos aqui, você mesmo poderá colocar em prática. É claro que contar com o auxílio de um especialista poderá tornar seus resultados mais expressivos, porém nada impede que você comece a praticar algumas das orientações que demos.
Além disso, o marketing digital permite que você monitore de perto suas ações, pausando ou reestruturando aquelas que não têm trazido o retorno suficiente, evitando gastar dinheiro com o que não traz retorno.
E, por último, o digital ainda é capaz de melhorar a experiência do paciente com a sua clínica, trazendo mais comodidade para que essas pessoas agendem consultas, tirem dúvidas e se informem.
Para saber mais sobre a assistente virtual que criamos para automatizar toda a comunicação entre estabelecimentos da saúde e pacientes, conheça a Cloudia.
Última atualização em 3 de setembro de 2024 por Cristielle