Marketing Odontológico – Guia definitivo detalhado

O marketing odontológico é uma das disciplinas fundamentais que todo dentista deve dominar e que não aprendeu na faculdade.

A busca por profissionais dentistas e clínicas de odontologia nos buscadores online cresce a cada mês.

De acordo com a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada pelo Minha Vida, 94% das pessoas procuram informações sobre saúde na internet pelo Google ou sites especializados.

Para se ter uma ideia da evolução da quantidade de buscas pela palavra chave “dentista” nos últimos 5 anos, observe os resultados aqui nesta imagem retirada em 2018 do Google Trends:

marketing-para-dentistas-cresce

Observa-se que a quantidade de busca por este termo passou de uma média de 55 para 90, ou seja, houve um aumento de 64% neste período.

É muito provável de que quando alguém estiver com dor de dente ou quiser fazer um procedimento de clareamento procure imediatamente no Google sobre o assunto ou diretamente por uma clínica na sua região especialistas nestes temas.

Então o que você está esperando para trabalhar o marketing odontológico online?

Passou-se o tempo em que dentista precisava apenas se qualificar tecnicamente na sua especialidade e o sucesso seria garantido.

Você precisa construir a sua presença digital urgentemente para que as pessoas te achem e contratem os seus serviços.

Para turbinar seus resultados, vamos nos debruçar durante este post no assunto de marketing odontológico, mais especificamente no assunto de marketing digital para dentistas.

O que você aprenderá neste guia

Este post tem o intuito de ser um guia completo cobrindo praticamente tudo sobre o tema marketing odontológico em meios digitais.

O dentista vai aprender desde os conceitos básicos até estratégias avançadas para conseguir aumentar o número de clientes da sua clínica odontológica.

Veja o sumário completo deste post:

Sumário

O que você aprenderá neste guia

O que é marketing odontológico

Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas

Regras de divulgação de marketing para clínicas odontológicas

Regra #1 – Fotos de “antes e depois” de tratamentos

Regra #2 – Preços e formas de pagamento do procedimento

Regra #3 – Procedimentos e técnicas que não foram comprovadas cientificamente

Regra #4 – Tratamentos gratuitos com intenção de promoção do consultório

Regra #5 – Cartões de desconto

Regra #6 – Não explicitar informações do responsável técnico em anúncios

Como começar uma estratégia de marketing odontológico

Defina o seu público alvo antes de tudo

Estratégias para conseguir mais clientes no curto prazo

Estratégia de curto prazo #1: Cadastre-se no Google Meu Negócio

Estratégia de curto prazo #2: Facilite que o paciente entre em contato

Estratégia de curto prazo #3: Se inscreva em portais de busca de dentistas

Estratégia de curto prazo #4: Anuncie no Google Adwords

Estratégia de curto prazo #5: Anuncie seus serviços no Facebook

Outras estratégias de curto prazo

Estratégias para ter mais pacientes no longo prazo

Estratégia de longo prazo #1: Vire uma autoridade através do marketing de conteúdo

Estratégia de longo prazo #2: Use suas redes sociais com maestria

Estratégia de longo prazo #3: Invista em relacionamento e turbine o boca a boca

Estratégia de longo prazo #4: Pense na experiência de atendimento do seu paciente

Ferramentas de marketing para clínicas e consultórios

Cases de sucesso de automação do atendimento no marketing para dentistas

Considerações finais

Glossário do marketing odontológico

O que é marketing odontológico

O marketing odontológico nada mais é do que aplicar o marketing em clínicas e consultórios odontológicos para atrair mais pacientes e aumentar a receita.

Quando usado sabiamente, é uma ferramenta muitíssimo poderosa para este fim.

Neste post focaremos no marketing online, pois tem sido a forma mais eficiente de se fazer marketing para clínicas odontológicas.

Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas

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A justificativa para se investir em marketing odontológico é simples e clara: o retorno é altíssimo.

Com o crescente aumento do número de faculdades de odontologia e número de dentistas formados, está ficando cada vez mais difícil de se conseguir o seu espaço no mercado.

Imagine ter um ROI de 1800%, ou seja, investir 1000 reais em marketing odontológico e ter um retorno de R$18.000,00 em contratos fechados como alguns clientes da Cloudia obtém ao usar o atendimento automático da secretária virtual aliada aos anúncios patrocinados no Facebook Ads.

Se o espaço da sua clínica está sendo sub-utilizado, ou seja, os profissionais não preenchem todos os horários possíveis com clientes, então é fundamental que você invista em marketing odontológico.

Quanto antes você começar a investir em marketing odontológico, mais cedo irá conquistar uma posição de reconhecimento e atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.

Diferentemente dos custos comuns, o investimento em marketing gera retornos que compensam.

Além de tudo, as campanhas de marketing digital odontológico são ações de baixíssimos custos quando comparadas às publicidades tradicionais como televisão, rádio e revista.

Regras de divulgação de marketing para clínicas odontológicas

Antes que você pergunte, já te repondo: sim, é possível fazer marketing odontológico de forma ética!

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) limita algumas práticas consideradas ilegais pelo código de ética odontológico, por isso esteja sempre atualizado com este documento.

Destacamos algumas regras que você deve ficar de olho para não as desobedecer.

É proibido:

Regra #1 – Fotos de “antes e depois” de tratamentos

antes de depois dentista ronaldo fenomeno

Não é permitido divulgar este tipo de foto.

Regra #2 – Preços e formas de pagamento do procedimento

anuncio de clinica odontologica com precos

É proibida a divulgação do preço e forma de pagamento da consulta em qualquer tipo de anúncio.

Este preço pode ser passado, desde que o potencial paciente o solicite por algum meio de contato.

Regra #3 – Procedimentos e técnicas que não foram comprovadas cientificamente

Constitui infração ética anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes.

Além disso, é extremamente antiético criticar técnicas usadas por outros colegas como sendo inadequadas ou ultrapassadas.

Regra #4 – Tratamentos gratuitos com intenção de promoção do consultório

Não é permitido esta prática para fins de atração de novos pacientes ou promover campanhas oferecendo trocas de favores;

Regra #5 – Cartões de desconto

cartão fidelidade dentistas

Aqui entram também os famosos cartões fidelidade.

O CFO entende que o seu uso caracteriza concorrência desleal.

Regra #6 – Não explicitar informações do responsável técnico em anúncios

Na comunicação e divulgação é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas.

No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico.

Como começar uma estratégia de marketing odontológico

estrategias de marketing odontologico

Você pode começar investindo em pelo menos um canal que te traga retornos no curto prazo e numa segunda estratégia visando retornos mais sustentáveis de médio/longo prazo.

Para começar, invista tempo para limitar o seu público alvo.

Defina o seu público alvo antes de tudo

publico-alvo-medicina

Antes de veicular qualquer anúncio de marketing odontológico, tenha em mente exatamente quem é a sua persona ou público alvo.

Se você já tem alguns anos de profissão, saberá exatamente o perfil típico das pessoas que te visitam, facilitando esta tarefa.

Antigamente só existiam os veículos em massa como Tevê, rádio e revistas para publicações de sua clínica.

Com os avanços da internet, ficou muito fácil fazer anúncios mais precisos, segmentados para o público que você pretende atingir.

É possível, por exemplo, que você anuncie pelo Facebook apenas para mulheres com idade entre 30 e 40 anos com renda familiar maior do que R$8.000,00.

O quão interessante isso é se a maioria das pessoas que você atende possui essas características?

Quanto mais direcionado for o seu marketing, menores serão seus custos e mais efetivos serão as suas ações de marketing odontológico.

Daí a importância de se conhecer detalhadamente quem é este público ávido pelos seus serviços.

Estratégias para conseguir mais clientes no curto prazo

Esqueça os panfletos!

O marketing digital odontológico é o canal mais vantajoso para atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo.

No meio digital você consegue segmentar exatamente para qual público você deseja que o anúncio ou “panfleto digital” chegue em anúncios via Facebook ou Google.

Mas, em quais estratégias apostar?

Estratégia de curto prazo #1: Cadastre-se no Google Meu Negócio

Esta é uma ação totalmente gratuita e que leva poucos minutos.

Já postamos um passo a passo de como você deve fazer o seu cadastro no Google Meu negócio.

É gratuito e vai te ajudar a ficar melhor posicionado na busca orgânica do Google.

Use suas palavras-chaves na sua descrição.

“Mas quais são as minhas palavras-chaves?”

São justamente as palavras que as pessoas pesquisam quando estão procurando por um dentista ou clínica odontológica da sua especialidade na sua cidade ou região.

Por exemplo, se você faz implante dentário e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Matilde, escreva essas palavras-chaves na descrição do seu Google Meu Negócio.

Guarde estas mesmas palavras chaves para usá-las sem moderação também em todos seus perfis de redes sociais e sites possíveis. Acrescente ainda sua especialidade e os procedimentos que você e sua clínica realizam.

Esta simples ação já garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site.

Mas isso não garante que você vai ficar bem posicionado nas buscas pelo Google.

É preciso muito mais para se destacar da concorrência.

Para melhorar o seu posicionamento no Google, siga as demais dicas deste post, principalmente as estratégias de longo prazo.

Estratégia de curto prazo #2: Facilite que o paciente entre em contato

Você tem um site onde o paciente não consegue entrar em contato contigo?

Pior: quando consegue preencher o formulário de contato, você nem mesmo responde?

Facilite que o paciente entre em contato contigo pela internet e responda rapidamente.

Evite direcioná-los simplesmente para ligarem para seu estabelecimento.

Diminua custos e aumente a sua conversão tendo um canal de marcação de consultas online que independa de pessoas operando e onde os pacientes resolvam do jeito que eles mais gostam: através de mensagens via seu próprio site ou aplicativos para celulares como o Messenger do Facebook ou Whatsapp.

O objetivo do site é divulgar os serviços da sua clínica ou consultório e conseguir mais pacientes, portanto ele deve ser fácil de navegar e você deve deixar várias formas para que o paciente entre em contato com sua equipe facilmente.

Se quiser ir ainda mais além e criar um grande diferencial, disponibilize sua agenda e um chat online para que a sua secretária (ou um robô) possa interagir com seus pacientes e consiga agendar uma consulta por ali mesmo.

Saiba mais sobre as vantagens de se contratar um serviço de secretária robô ao invés de contratar uma secretária real.

Estratégia de curto prazo #3: Se inscreva em portais de busca de dentistas

Vale a pena se cadastrar em portais de busca de dentistas e profissionais da saúde como o Doctorália, Consulte.me, Boa Consulta, etc.

Normalmente estes portais oferecem um plano gratuito ou você pode pagar para aparecer nas melhores posições das buscas pelas plataformas.

O interessante nestas plataformas é que você convide os pacientes a te avaliarem, produza conteúdos e tire dúvidas para ser enxergado com mais credibilidade pela web e ficar melhor posicionado.

Estratégia de curto prazo #4: Anuncie no Google Adwords

Se você quer resultados imediatos, esta é a principal ação com o qual precisa se preocupar neste momento.

O Google Adwords pode te dar visibilidade instantânea, desde que você configure a campanha da forma correta para o seu público.

Já escrevemos neste blog em detalhes como profissionais da saúde podem começar suas campanhas no Google Adwords, desde a escolha das palavras-chaves até o passo a passo da configuração da campanha na prática dentro da plataforma.

O grande barato destes tipos de anúncios que geram resultados no curto prazo é que você paga por clique ou número de impressões (que é o número de vezes que o seu anúncio é exibido para usuários da plataforma).

Estratégia de curto prazo #5: Anuncie seus serviços no Facebook

anuncie no facebook dentista

Os resultados orgânicos do Facebook já deixaram de ter um bom alcance há algum tempo.

Caso queira ter resultado (e um excelente resultado por sinal), invista em anúncios pagos do seu consultório no Facebook Ads.

Basta ver os cases de sucesso dos nossos clientes que você observará que esta é uma das estratégias mais usadas para geração de receita.

MAS CUIDADO: É justamente neste canal onde são mais comuns as infrações no código de ética odontológico!

Além de estudar o código de ética a fundo, você vai precisar ter conhecimento em como criar anúncios pelo Facebook Ads, caso não contrate um profissional de marketing digital para isso.

Saiba também o que é mais importante de se configurar nas suas campanhas de Facebook Marketing para ter melhores resultados.

Após criadas as suas campanhas, você pode contratar ferramentas que automatizem o atendimento dos seus potenciais pacientes.

Como já expliquei anteriormente, essas ferramentas podem inclusive responder automaticamente a todas as pessoas que deixam comentários nas suas publicações do Facebook.

O marketing da sua clínica não precisa ser complicado.

Outras estratégias de curto prazo

Além desta, outras ações que podem te ajudar a ter mais sucesso na sua estratégia são:

  • Convide os seus amigos para curtirem a sua página do Facebook
  • Anuncie na Rede de Display do Google Adwords
  • Trabalhe os seus clientes antigos

Para saber mais de cada uma dessas ações, acesse o nosso post “Como atrair mais pacientes para sua clinica ou consultório“.

Estratégias para ter mais pacientes no longo prazo

Paralelo às estratégias que trazem resultados no curto prazo, tenha o hábito de executar estratégias que te darão resultados mais sustentáveis no longo prazo com menores custos.

A estratégia mais efetiva para isso é a criação de conteúdos bem escritos que interessam ao seu público.

As redes sociais podem te ajudar na distribuição destes conteúdos e te indicarei algumas ferramentas ao longo do post para facilitar este trabalho.

Estratégia de longo prazo #1: Vire uma autoridade através do marketing de conteúdo

estrategia de conteudo e marketing odontologico

Para que você seja encontrado na internet, primeiramente é necessário que você tenha um blog.

O blog pode ser feito em serviços facilitadores como Wix ou WordPress (recomendamos o WordPress.org por ser o mais flexível).

É trivial que o seu site ou blog seja responsivo, ou seja, funcione de forma amigável pelos smartphones.

Mas o principal recurso mesmo que você precisa é de seu tempo para escrever.

Outras coisas fundamentais para que esta estratégia de marketing de conteúdo para dentistas dê certo são: paciência, disciplina e persistência!

É uma estratégia que só vai te trazer retorno significativo no médio e longo prazo.

Use as redes sociais como Facebook e Instagram e aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp para distribuir estes conteúdos e faça com que ele chegue ao máximo de pessoas possível.

Você terá que produzir conteúdos otimizados para o Google regularmente (vídeos, artigos de blog, ebook, etc).

Recomendamos que faça 1 conteúdo de 500 palavras ou mais por semana durante 6 meses para começar a sentir algum resultado.

Mas o que você chama de conteúdo otimizado para o Google (ou SEO)?

Os motores de busca do Google buscam ajudar as pessoas a encontrarem o que estão procurando.

Portanto, é natural que ela apresente nos primeiros resultados aqueles mais relevantes e com maior credibilidade.

Relevância é uma medida de quão bem você cria conteúdos relacionados às palavras-chaves que os usuários digitam no Google para encontrar sua publicação.

Autoridade é uma medida de quantas pessoas compartilham ou fazem referência com links para o seu conteúdo.

Para ter melhores resultados, existem algumas técnicas de escrita para web que chamamos de SEO.

Este assunto ficará para um próximo post.

Sobre o que escrever?

Pode parecer complicado, mas não é!

Comece escrevendo sobre assuntos que são mais recorrentes na sua clínica odontológica.

O que os clientes mais perguntam para você diariamente? É justamente sobre estes assuntos que você deve produzir conteúdo.

Eles servirão para te transformar numa autoridade no assunto.

Outra ideia legal para produção de conteúdos é falar sobre os tratamentos ou procedimentos que você ou sua clínica realiza.

E depois de 6 meses eu paro de produzir conteúdos?

Não! Continue produzindo e faça disso um hábito.

Se realmente não tiver condições de produzir, contrate alguém muito bom para os conteúdos em texto e mantenha-se produzindo vídeos se você se sentir confortável com isso.

Sugerimos que nesses primeiros 6 meses você mesmo produza inclusive os textos pelo simples motivo de que quando terceirizamos nossos textos, eles acabam ficando superficiais (há algumas exceções, recomendamos algumas empresas para produção de conteúdo mais adiante).

A estratégia que sugerimos é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo onde você postará os conteúdos completos.

Use as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo uma chamada para que o leitor vá até o seu blog para consumir o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.

Veja aqui outras dicas para virar uma autoridade na área da saúde através do marketing digital.

Estratégia de longo prazo #2: Use suas redes sociais com maestria

redes sociais para marketing odontologico

Utilize as redes sociais sem moderação para potencializar a marca da sua clínica e principalmente para construir relacionamentos.

Como usar as redes sociais no marketing odontológico

Divulgue conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas das pessoas que curtem a sua página.

Publique dicas de saúde relacionadas à sua especialidade em texto ou vídeo com frequência, sempre respeitando as regras do CFO já citadas, sem violar a lei.

As pessoas passarão a te seguir e compartilhar as suas dicas e, quando tiverem algum problema, se lembrarão de agendar uma consulta com você.

Segue dicas específicas para cada uma das redes sociais. As mais relevantes para a área da saúde são o facebook, Instagram e Linkedin.

Facebook

Primeiramente tenha a sua página profissional no Facebook  ou Fanpage para divulgar o seu trabalho, não apenas o seu perfil pessoal.

A Fanpage oferece a possibilidade de impulsionamento de publicações, o que por si só já é uma grande vantagem, já que as publicações orgânicas (ou gratuitas) atualmente atingem menos do que 2%  dos seus seguidores.

Além disso, apenas nas fanpages é possível utilizar ferramentas de automação do atendimento como chatbots (secretárias robôs).

Instagram

O Instagram atualmente vem dando bons resultados orgânicos (gratuitos).

Esta rede é mais voltada para o sentido visual, ou seja, os destaques são para as imagens e vídeos curtos.

Fazer uma boa apresentação na BIO do seu perfil é fundamental. Deixe explícito os serviços que a sua clínica presta, site, endereço e formas de contato. O desafio é conseguir digitar tudo isso em apenas 150 caracteres.

Veja o exemplo da BIO do perfil da Cloudia no Instagram:

cloudia-no-intagram-bio

Utilize então imagens e vídeos de boa resolução que retratem tratamentos, curiosidades e dicas sobre alguma doença da qual o seu estabelecimento trata.

Utilize também o poder dos Stories do Instagram para atingir ainda mais pessoas.

LinkedIn

Use o linkedIn principalmente para se conectar com possíveis parceiros, fornecedores e colegas de profissão.

Cadastre a sua clínica como uma empresa e configure o seu perfil corretamente com toda a sua experiência e qualificação para transmitir autoridade.

Whatsapp

Já falamos sobre como a sua clínica pode usar o Whatsapp no dia a dia.

Infelizmente este é um canal ainda é impossível de ser utilizado em larga escala, porém há sinais de que o Whatsapp está evoluindo para se tornar uma ferramenta entre empresas e pessoas e, provavelmente, em breve se tornará uma ferramenta mais prática para aquelas que tenham um grande número de atendimentos diários.

É importante lembrar que este meio só pode ser usado para tarefas auxiliares como agendamentos, envio de lembretes das consultas e tirar algumas dúvidas sem violar o CFO, jamais deve ser usado para a realização de consultas.

Erros que você deve evitar na sua estratégia via Redes Sociais

Observamos alguns erros frequentes em páginas de redes sociais e blogs de dentistas que podem acarretar em perda de audiência.

Aliás este é o principal motivo de muitos profissionais se queixarem que as redes sociais mais usadas não trazem resultados concretos.

Elencamos os principais erros a seguir:

  • Não ter uma Página no Facebook
  • Postar conteúdo interessante para você e não para a sua audiência
  • Não postar conteúdos regularmente
  • Não falar uma linguagem que os pacientes entendem
  • Deixar as redes sociais aos cuidados de amadores
  • Não interagir com os pacientes
  • Não preencher a página de “sobre” ou a BIOS da sua clínica
  • Deixar a página esteticamente desagradável
  • Não criar campanha pagas pelo Facebook Ads
  • Não ter um blog ou site
  • Não ter um perfil do Instagram
  • Não criar as métricas corretas e não monitorar

Leia o post dos 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais se quiser aprender como evitá-los e ter sucesso nas redes sociais.

Estratégia de longo prazo #3: Invista em relacionamento e turbine o boca a boca

marketing odontologico boca a boca

Essa é a forma mais eficaz de fazer marketing.

As pessoas confiam no que as outras falam e recomendam.

É perceptível que a área da saúde no Brasil carece de profissionais que tenham empatia, ou que, pelo menos, se esforcem para entender o que cada paciente que chega ao seu consultório pode estar passando.

“Por que, antigamente, os dentistas eram mais respeitados e considerados quase membros da família?”

É verdade que não era por causa do Facebook!

Também não existiam os aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou Messenger na época, muito menos o Instagram.

O que fazia a diferença, e ainda hoje faz, era a atenção que os dentistas tinham com seus pacientes e é importante que esta atitude seja cultivada.

Este é um grande diferencial até hoje: o dentista que sabe ouvir e atender olhando nos olhos é mais respeitado do que outros.

Esse é o dentista que todos querem ter por perto. Um ser humano que realmente se preocupe com as aflições e sofrimentos dos pacientes e que busque ajudá-los.

Se você focar apenas no marketing digital odontológico e não atender o seu paciente com excelência, de nada adiantará todo o trabalho.

Estratégia de longo prazo #4: Pense na experiência de atendimento do seu paciente

A experiência do paciente já começa no primeiro contato com seu site, redes sociais ou com a recepcionista.

O atendimento por pessoas sem qualificação pode acabar com a reputação da sua clínica.

Para se diferenciar dos outros estabelecimentos, você deve ter um atendimento pré e pós consulta que realmente encante.

Boas práticas que observamos:

  • Responda aos seus pacientes instantaneamente. Mesmo se for por aplicativos de mensagens ou redes sociais, evite passar mais de 10 minutos para respondê-los.
  • Envie lembretes da consulta 1 dia antes sem ser invasivo, prefira mandar em formato de mensagens de texto SMS ou por aplicativos de mensagens instantâneas como Messenger ou Whatsapp.
  • Envie uma pesquisa de satisfação para o paciente avaliar o seu serviço após a consulta. Aproveite para perguntar se o paciente está se sentindo melhor.

É possível automatizar tudo o que foi citado acima rapidamente e a um baixíssimo custo com uma secretária virtual como a Cloudia.

Ferramentas de marketing para clínicas e consultórios

ferramentas para marketing odontológico

Já citamos algumas, mas não custa nada repetir.

Os principais aplicativos e softwares que sugerimos são:

– Aplicativo de celular grátis para gravação e edição de vídeos: Inshot.

– Ferramenta para elaboração de tutoriais em vídeo e para captura de imagens telas pelo computador: ShareX. È possível fazer vídeos em gifs, vídeos em mp4 e capturar e editar telas rapidamente com este programa.

– Serviços de produção de conteúdo em texto para dentistas: Rock Content ou Contentools.

– Secretária virtual ou chatbot específico para o público da saúde: Cloudia.  Existem também outras soluções genéricas americanas deste tipo de serviço como o Manychat ou Chatfuel.

– Software de gestão de clínicas odontológicas: Simples Dental, Controle Odonto e Dental Office são alguns destes softwares, inclusive escrevemos um comparativo desses softwares odontológicos que pode te ajudar na escolha.

– Serviços de automação de email marketing: RD station, Mailchimp.

Obs.: Alguns softwares de gestão de clínicas odontológicas já possuem um serviço de email marketing para relacionamento com os pacientes.

– Sites e Blogs simples e rápidos: Wordpres.com, WordPress.org, Blogger, Joomla.

– Portais de buscas por dentistas: Doctorália, Consulte.me, Boa Consulta, etc. Possuem opções pagas e gratuitas.

– Monitoramento das métricas de sites: a opção mais eficiente e gratuita é o Google Analytics.

– Produtividade: já falamos sobre 19 aplicativos e extensões para dentistas produtivos e vou destacar apenas 3: Evernote, extensão do Google Chrome “Video Speed Controller” e Google agenda.

Cases de sucesso de automação do atendimento no marketing para dentistas

Aqui mesmo na startup Cloudia já temos alguns clientes que relataram seus cases de sucesso.

Entre aqui para ler sobre os nossos cases de sucesso no marketing para clínicas odontológicas e médicas.

Considerações finais

À medida que novos artigos sobre marketing odontológico forem escritos, os organizaremos neste guia para sua melhor leitura.

Para saber mais sobre a assistente virtual que criamos para automatizar toda a comunicação entre estabelecimentos da saúde e pacientes, conheça a Cloudia.

Um grande abraço e deixem suas dúvidas e comentários.

Glossário do marketing odontológico

Termos chave (Glossario do marketing odontológico):

SEO: Search Engine Optimization. São técnicas e estratégias para otimizar o número de visitantes do seu site, melhorando o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Assistente virtual, secretária virtual, secretária robô ou chatbot: trata-se de um software capaz de simular uma conversa com um ser humano através de aplicativos de troca de mensagens.

Conversão: no caso de clínicas, é transformar o visitante do site em paciente que agendou uma avaliação ou uma consulta.

Email marketing: Comunicação entre empresas e clientes via email visando, de alguma forma, a promoção da empresa.

Automação de marketing: conjunto de processos que podem ser automatizados e acelerar os resultados de marketing digital.

Palavras-chaves (Google Adwords): palavra única ou conjunto de palavras que descrevem seu produto ou serviço.

Rede de Display (Google Adwords): Rede para exibição de banners em sites parceiros do Google Adwords.

Remarketing: Técnica para exibir publicidades para pessoas que já tiveram contato com a sua marca ou publicações.

Marketing de conteúdo:  conteúdos para educar, informar ou entreter o público alvo da empresa, gerando mais autoridade para a marca.

Facebook Ads: é o sistema de mídia paga por onde se gerencia os anúncios do Facebook.

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