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Marketing Odontológico – Guia definitivo detalhado

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 6 de janeiro de 2021

Marketing Odontológico – Guia definitivo detalhado

O marketing odontológico é uma das disciplinas fundamentais que todo dentista deve dominar e que não se aprende na faculdade.A pesquisa por profissionais dentistas e clínicas de odontologia nos buscadores online cresce a cada mês.

De acordo com a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada pelo Minha Vida, 94% das pessoas procuram informações sobre saúde na internet pelo Google ou sites especializados.

Para se ter uma ideia sobre isso, basta avaliar a evolução da quantidade de buscas pela palavra-chave “dentista” nos últimos 5 anos. De acordo com os dados do Google Trends, o termo passou de 36 buscas em 2015 para 68 em novembro de 2020.

O Google Trends usa uma escala de 0 a 100 para medir o nível de interesse dos internautas sobre os assuntos. Um valor de 100 representa o pico de popularidade de um termo, um valor de 50 significa que o termo teve metade da popularidade e uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes sobre o termo.

Como podemos ver, é muito provável de que quando alguém estiver com dor de dente ou quiser fazer um procedimento de clareamento procure imediatamente no Google sobre o assunto ou por uma clínica na sua região especialistas nestes temas. Então o que você está esperando para trabalhar o marketing odontológico digital?

Passou-se o tempo em que dentista precisava apenas se qualificar tecnicamente na sua especialidade e o sucesso seria garantido. Você precisa construir a sua presença digital urgentemente para que as pessoas lhe achem e contratem os seus serviços.

Para turbinar seus resultados, vamos nos debruçar durante este post no assunto de marketing odontológico, mais especificamente na área digital do marketing para dentistas.

O que você aprenderá neste guia

Este post tem o intuito de ser um guia completo cobrindo praticamente tudo sobre o tema marketing odontológico em meios digitais.O dentista vai aprender desde os conceitos básicos até estratégias avançadas para conseguir aumentar o número de clientes da sua clínica odontológica.

Veja o sumário completo deste post:

Sumário

O que você aprenderá neste guia

O que é marketing odontológico

Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas

Regras de divulgação de marketing para clínicas odontológicas

Regra #1 – Fotos de “antes e depois” de tratamentos

Regra #2 – Preços e formas de pagamento do procedimento

Regra #3 – Procedimentos e técnicas que não foram comprovadas cientificamente

Regra #4 – Tratamentos gratuitos com intenção de promoção do consultório

Regra #5 – Cartões de desconto

Regra #6 – Não explicitar informações do responsável técnico em anúncios

Como começar uma estratégia de marketing odontológico

Defina o seu público alvo antes de tudo

Estratégias para conseguir mais clientes no curto prazo

Estratégia de curto prazo #1: Cadastre-se no Google Meu Negócio

Estratégia de curto prazo #2: Facilite que o paciente entre em contato

Estratégia de curto prazo #3: Se inscreva em portais de busca de dentistas

Estratégia de curto prazo #4: Anuncie no Google Adwords

Estratégia de curto prazo #5: Anuncie seus serviços no Facebook

Outras estratégias de curto prazo

Estratégias para ter mais pacientes no longo prazo

Estratégia de longo prazo #1: Vire uma autoridade através do marketing de conteúdo

Estratégia de longo prazo #2: Use suas redes sociais com maestria

Estratégia de longo prazo #3: Invista em relacionamento e turbine o boca a boca

Estratégia de longo prazo #4: Pense na experiência de atendimento do seu paciente

Ferramentas de marketing para clínicas e consultórios

Cases de sucesso de automação do atendimento no marketing para dentistas

Considerações finais

Glossário do marketing odontológico

O que é marketing odontológico

O marketing odontológico nada mais é do que aplicar o marketing em clínicas e consultórios odontológicos para atrair mais pacientes e aumentar a receita. Quando usado sabiamente, é uma ferramenta muitíssimo poderosa para este fim.

Neste post focaremos no marketing online, pois tem sido a forma mais eficiente de se fazer marketing para clínicas odontológicas.

Por que investir em marketing digital para clínicas odontológicas

vale-a-pena-investir-em-marketing-medico

A justificativa para se investir em marketing odontológico é simples e clara: o retorno é alto. Com o crescente aumento do número de faculdades de odontologia e número de dentistas formados, está ficando cada vez mais difícil de conseguir o seu espaço no mercado.

O Brasil é um dos países que mais têm dentistas no mundo. De acordo com os dados do CFO, há 344.407 profissionais no país, um aumento de 17% do número de dentistas em comparação com 2017, enquanto a população brasileira aumentou apenas 2,6% no mesmo período.

Esse dado mostra uma questão sensível: o constante aumento da concorrência! Com tantos dentistas, como diferenciar a si mesmo e a sua clínica? O marketing odontológico pode ser a resposta. Além de eficiente, o marketing digital ainda é capaz de promover um retorno muito interessante. Imagine ter um ROI de 1800%?

Isso significa investir 1000 reais em marketing odontológico e ter um retorno de R$18.000,00 em contratos fechados como alguns clientes da Cloudia obtêm ao usar o atendimento automático da secretária virtual aliada aos anúncios patrocinados no Facebook Ads.

Se o espaço da sua clínica está sendo subutilizado, ou seja, os profissionais não preenchem todos os horários possíveis com clientes, então é fundamental que você invista em marketing odontológico. Quanto antes você começar a investir em marketing odontológico, mais cedo conquistará uma posição de reconhecimento e atrairá mais pacientes para sua clínica odontológica.

Diferentemente dos custos comuns, o investimento em marketing gera retornos que compensam. Além de tudo, as campanhas de marketing digital odontológico são ações de baixíssimos custos quando comparadas às publicidades tradicionais como televisão, rádio e revista.

Benefícios

Em resumo, podemos citar como benefícios do marketing digital para dentistas:

  • diferenciação da concorrência;
  • atração de novos pacientes;
  • fidelização dos pacientes antigos;
  • baixo custo para implementação das estratégias;
  • conseguir tornar-se referência no setor (aumentando a indicação);
  • melhora no relacionamento com os pacientes;
  • obtenção de mais dados sobre seus pacientes, conhecendo-os melhor e transformando a experiência deles;
  • aumento na lucratividade da sua clínica.

Regras de divulgação de marketing para clínicas odontológicas

Antes que você pergunte, já lhe repondo: sim, é possível fazer marketing odontológico de forma ética!

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) limita algumas práticas consideradas ilegais pelo código de ética odontológico, por isso esteja sempre atualizado com este documento. Destacamos algumas regras que você deve ficar de olho para não as desobedecer.

É proibido:

De acordo com o CFO, algumas práticas são proibidas ou não recomendadas. Vamos a elas.

#1 – Fotos de “antes e depois” de tratamentos

antes de depois dentista ronaldo fenomeno

Esse é um tema bastante polêmico. Atualmente, o CFO liberou as fotos de antes e depois de pacientes, desde que o dentista siga algumas regras para divulgação.  Escrevemos um post exclusivamente sobre esta atualização do CFO. Contudo, é importante salientar que esta prática continua sendo desaconselhada pelo Código de Ética da profissão. Então, é preciso cuidado com as imagens que você divulga.

 #2 – Preços e formas de pagamento do procedimento

anuncio de clinica odontologica com precos

É proibida a divulgação do preço e forma de pagamento da consulta em qualquer tipo de anúncio. Este preço pode ser passado, desde que o potencial paciente o solicite por algum meio de contato.

 #3 – Procedimentos e técnicas que não foram comprovadas cientificamente

Constitui infração ética anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes.

Além disso, é extremamente antiético criticar técnicas usadas por outros colegas como sendo inadequadas ou ultrapassadas.

#4 – Tratamentos gratuitos com intenção de promoção do consultório

Não é permitido esta prática para fins de atração de novos pacientes ou promover campanhas oferecendo trocas de favores.

 #5 – Cartões de desconto

cartão fidelidade dentistas

Aqui entram também os famosos cartões fidelidade. O CFO entende que o seu uso caracteriza concorrência desleal.

#6 – Não explicitar informações do responsável técnico em anúncios

Na comunicação e divulgação é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas.

No caso de pessoas jurídicas, também o nome e o número de inscrição do responsável técnico.

Como começar uma estratégia de marketing odontológico

estrategias de marketing odontologico

Você pode começar investindo em pelo menos um canal que lhe traga retornos no curto prazo e em uma segunda estratégia visando retornos mais sustentáveis de médio/longo prazo. Para começar, invista tempo para limitar o seu público alvo.

#Passo 01: defina o seu público-alvo antes de tudo

publico-alvo-medicina

Antes de veicular qualquer anúncio de marketing odontológico, tenha em mente exatamente quem é a sua persona ou público alvo. Se você já tem alguns anos de profissão, saberá exatamente o perfil típico das pessoas que lhe visitam, facilitando esta tarefa.

Antigamente só existiam os veículos em massa como TV, rádio e revistas para publicações de sua clínica. Com os avanços da internet, ficou muito fácil fazer anúncios mais precisos, segmentados para o público que você pretende atingir. É possível, por exemplo, que você anuncie pelo Facebook apenas para mulheres com idade entre 30 e 40 anos com renda familiar maior do que R$8.000,00.

O quão interessante isso é se a maioria das pessoas que você atende possui essas características?Quanto mais direcionado for o seu marketing, menores serão seus custos e mais efetivos serão as suas ações de marketing odontológico. Daí a importância de se conhecer detalhadamente quem é este público ávido pelos seus serviços.

Alguns pontos chave que podem lhe ajudar a definir e afunilar seu público são:

  • idade;
  • renda;
  • profissão;
  • medos/ inseguranças/ dúvidas mais comuns que impedem de ir ao dentista;
  • problemas mais comuns que seus serviços ajudam a resolver;
  • redes sociais que mais usam;
  • onde moram;
  • benefícios que enxergam no seu consultório;
  • como esperam ser tratados no dentista;
  • redes sociais que mais usam;
  • linguagem;
  • procedimentos que mais procuram;
  • entre outros.

Estratégias para conseguir mais clientes no curto prazo

Esqueça os panfletos! O marketing digital odontológico é o canal mais vantajoso para atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo. No meio digital você consegue segmentar exatamente qual público deseja impactar com seu anúncio no Facebook ou no Google.

Mas com tantas alternativas, em quais estratégias apostar? Veja nossas dicas!

Estratégia de curto prazo #1: Cadastre-se no Google Perfil da Empresa

Esta é uma ação totalmente gratuita e que leva poucos minutos. Já postamos um passo a passo de como você deve fazer o seu cadastro no Google Perfil da Empresa. É gratuito e vai lhe ajudar a ficar melhor posicionado na busca orgânica do Google. Use suas palavras-chaves na sua descrição.

“Mas quais são as minhas palavras-chaves?” São justamente as palavras que as pessoas pesquisam quando estão procurando por um dentista ou clínica odontológica da sua especialidade na sua cidade ou região. Por exemplo, se você faz implante dentário e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Matilde, escreva essas palavras-chaves na descrição do seu Perfil da Empresa.

Guarde estas mesmas palavras-chaves para usá-las sem moderação também em todos seus perfis de redes sociais e sites possíveis. Acrescente ainda sua especialidade e os procedimentos que você e sua clínica realizam.

Esta simples ação já garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site. Mas isso não garante que você vai ficar bem posicionado nas buscas pelo Google. É preciso muito mais para se destacar da concorrência. Para melhorar o seu posicionamento no Google, leia nosso conteúdo sobre como ter um bom ranqueamento no Perfil da Empresa.

Estratégia de curto prazo #2: Facilite que o paciente entre em contato

Você tem um site onde o paciente não consegue entrar em contato? Se você tem um site, quando o paciente preenche o formulário de contato, você esquece de respondê-lo?

Facilite para que o paciente entre em contato com você pela internet e responda rapidamente. Evite direcioná-los simplesmente para ligarem para seu estabelecimento.

Reduza os custos e aumente a sua conversão oferecendo um canal de agendamento de consultas online que independa de pessoas operando e onde os pacientes resolvam do jeito que eles mais gostam: por meio de mensagens via seu próprio site ou aplicativos para celulares como o Messenger do Facebook, Whatsapp ou Instagram Direct.

O objetivo do site é divulgar os serviços da sua clínica ou consultório e conseguir mais pacientes, portanto ele deve ser fácil de navegar e você deve deixar várias formas para que o paciente entre em contato com sua equipe facilmente.

Se quiser ir ainda mais além e criar um grande diferencial, disponibilize sua agenda e um chat online para que a sua secretária (ou um robô) possa interagir com seus pacientes e consiga agendar uma consulta por ali mesmo.

Saiba mais sobre as vantagens de se contratar um serviço de secretária robô ao invés de contratar uma secretária real.

Estratégia de curto prazo #3: Se inscreva em portais de busca de dentistas

Vale a pena se cadastrar em portais de busca de dentistas e profissionais da saúde como o Doctorália, Consulte.me, Boa Consulta, etc. Normalmente estes portais oferecem um plano gratuito ou você pode pagar para aparecer nas melhores posições das buscas pelas plataformas.

O interessante nestas plataformas é que você convide os pacientes para fazerem uma avaliação dos seus serviços, produza conteúdos e tire dúvidas para ser enxergado com mais credibilidade pela web e ficar melhor posicionado. O mesmo vale para as avaliações que podem ser feitos pelo Google Perfil da Empresa.

Estratégia de curto prazo #4: Anuncie no Google Adwords

Se você quer resultados imediatos, esta é a principal ação com o qual precisa se preocupar neste momento. O Google Adwords consegue dar visibilidade instantânea, desde que você configure a campanha da forma correta para o seu público.

Já escrevemos neste blog em detalhes como profissionais da saúde podem começar suas campanhas no Google Adwords, desde a escolha das palavras-chaves até o passo a passo da configuração da campanha na prática dentro da plataforma.

O mais interessante destes tipos de anúncios que geram resultados no curto prazo é que você paga por clique ou número de impressões (que é o número de vezes que o seu anúncio é exibido para usuários da plataforma).

Estratégia de curto prazo #5: Anuncie seus serviços no Facebook

anuncie no facebook dentista

Os resultados orgânicos do Facebook já deixaram de ter um bom alcance há algum tempo. Caso queira ter resultado (e um excelente resultado por sinal), invista em anúncios pagos do seu consultório no Facebook Ads.

Basta ver os cases de sucesso dos nossos clientes que você observará que esta é uma das estratégias mais usadas para geração de receita. MAS CUIDADO: é justamente neste canal em que ocorrem mais infrações no código de ética odontológico!

Além de estudar o código de ética a fundo, você vai precisar ter conhecimento em como criar anúncios pelo Facebook Ads, caso não contrate um profissional de marketing digital para isso. Saiba também o que é mais importante de se configurar nas suas campanhas de Facebook Marketing para ter melhores resultados.

Após criadas as suas campanhas, você pode contratar ferramentas que automatizem o atendimento dos seus potenciais pacientes. Como já expliquei anteriormente, essas ferramentas podem, inclusive, responder automaticamente a todas as pessoas que deixam comentários nas suas publicações do Facebook.

O marketing para dentistas não precisa ser complicado. Baixe o nosso e-book gratuito sobre como fazer anúncios no Facebook clicando na imagem abaixo.

Outras estratégias de curto prazo

Além desta, outras ações que podem te ajudar a ter mais sucesso na sua estratégia são:

  • convide os seus amigos para curtirem a sua página do Facebook e Instagram;
  • anuncie na Rede de Display do Google Adwords;
  • trabalhe os seus clientes antigos.

Para saber mais de cada uma dessas ações, acesse o nosso post “Como atrair mais pacientes para sua clinica ou consultório“.

Estratégias para ter mais pacientes no longo prazo

Paralelo às estratégias que trazem resultados no curto prazo, tenha o hábito de executar estratégias que lhe darão resultados mais sustentáveis no longo prazo com menores custos. A estratégia mais efetiva para isso é a criação de conteúdos bem escritos que interessam ao seu público.

As redes sociais podem ajudar na distribuição destes conteúdos. Eu indicarei algumas ferramentas ao longo do post para facilitar este trabalho.

Estratégia de longo prazo #1: torne-se uma autoridade usando o marketing de conteúdo

estrategia de conteudo e marketing odontologico

Para que você seja encontrado na internet, primeiramente é importante que você tenha um blog. Ele pode ser desenvolvido em serviços facilitadores como Wix ou WordPress (recomendamos o WordPress.org por ser o mais flexível).

É trivial que o seu site ou blog seja responsivo, ou seja, funcione de forma amigável pelos smartphones. Mas o principal recurso que você precisa é de tempo para escrever.

Outras coisas fundamentais para que essa estratégia de marketing de conteúdo para dentistas dê certo são: paciência, disciplina e persistência! É uma estratégia que só vai te trazer retorno significativo no médio e longo prazo.

Use as redes sociais como Facebook e Instagram e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp para distribuir estes conteúdos e faça com que ele chegue ao máximo de pessoas possível. Você terá que produzir conteúdos otimizados para o Google regularmente (vídeos, artigos de blog, e-book etc.).

Recomendamos que faça 1 conteúdo de 1500 palavras ou mais por semana durante 6 meses para começar a sentir algum resultado.

Mas o que você chama de conteúdo otimizado para o Google (ou SEO)?

Os motores de busca do Google buscam ajudar as pessoas a encontrarem o que estão procurando. Portanto, é natural que ela apresente nos primeiros resultados aqueles mais relevantes e com maior credibilidade.

Relevância é uma medida de quão bem você cria conteúdos relacionados às palavras-chaves que os usuários digitam no Google para encontrar sua publicação. Autoridade é uma medida de quantas pessoas compartilham ou fazem referência com links para o seu conteúdo.

Para ter melhores resultados, existem algumas técnicas de escrita para web que chamamos de SEO. Este assunto ficará para um próximo post.

Sobre o que escrever?

Pode parecer complicado, mas não é! Comece escrevendo sobre assuntos que são mais recorrentes na sua clínica odontológica. O que os clientes mais perguntam para você diariamente? É justamente sobre estes assuntos que você deve produzir conteúdo.

Eles servirão para lhe transformar em uma autoridade no assunto. Outra ideia legal para produção de conteúdos é explicar, com uma linguagem simples e próxima, sobre os tratamentos ou procedimentos que você ou sua clínica realiza.

E depois de 6 meses eu paro de produzir conteúdos?

Não! Continue produzindo e faça disso um hábito. Se realmente não tiver condições de produzir, contrate alguém muito bom para os conteúdos em texto e mantenha-se produzindo vídeos se você se sentir confortável com isso.

Sugerimos que nesses primeiros 6 meses você mesmo produza inclusive os textos pelo simples motivo de que quando terceirizamos nossos textos, eles acabam ficando superficiais (há algumas exceções, recomendamos algumas empresas para produção de conteúdo mais adiante).

A estratégia que sugerimos é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo para postar os conteúdos completos. E as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo uma chamada para que o leitor vá até o seu blog para consumir o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.

Veja aqui outras dicas para virar uma autoridade na área da saúde através do marketing digital.

Estratégia de longo prazo #2: Use suas redes sociais com maestria

redes sociais para marketing odontologico

Utilize as redes sociais sem moderação para potencializar a marca da sua clínica e principalmente para construir relacionamentos. Divulgue conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas das pessoas que curtem a sua página.

Publique dicas de saúde relacionadas à sua especialidade em texto ou vídeo com frequência, sempre respeitando as regras do CFO já citadas, sem violar a lei.

As pessoas passarão a seguir e compartilhar as suas dicas e, quando tiverem algum problema, se lembrarão de agendar uma consulta com você. Seguem dicas específicas para cada uma das redes sociais. As mais relevantes para a área da saúde são o Facebook, Instagram e Linkedin.

Facebook

Tenha uma página profissional no Facebook para divulgar o seu trabalho, não apenas o seu perfil pessoal.

A página profissional oferece a possibilidade de impulsionar publicações, o que por si só já é uma grande vantagem, já que as publicações orgânicas (ou gratuitas) atualmente atingem menos do que 2% dos seus seguidores. Além disso, apenas com uma página profissional é possível utilizar ferramentas de automação do atendimento como chatbots (secretárias robôs).

Além disso:

  1. crie conteúdos interessantes regularmente (use a regra dos 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo publicitário);
  2. desenvolva vídeos curtos sobre temas interessantes ao seu público;
  3. divulgue as novidades da clínica (novos cursos, equipamentos, decoração, profissionais etc.);
  4. faça anúncios segmentados, com uma linguagem atrativa e com imagens ou vídeos que despertem o interesse do público que você deseja atingir;
  5. acompanhe os resultados pensando em métricas interessantes, como número de agendamentos, número de pessoas interessadas no seu serviço etc.;
  6. faça perguntas para aumentar o envolvimento do seu público com a sua página;
  7. seja grato pelos seus pacientes e seguidores;
  8. estude sua página, avaliando as métricas e informações disponíveis pelo Facebook e entenda os melhores horários e dias da semana para fazer postagens.
Instagram

O Instagram atualmente vem dando bons resultados orgânicos (gratuitos). Esta rede é mais voltada para o sentido visual, ou seja, os destaques são para as imagens e vídeos curtos.

Fazer uma boa apresentação na BIO do seu perfil é fundamental. Deixe explícito os serviços que a sua clínica presta, site, endereço e formas de contato. O desafio é conseguir digitar tudo isso em apenas 150 caracteres.

Veja o exemplo da BIO do perfil da Cloudia no Instagram:

Utilize então imagens e vídeos de boa resolução que retratem tratamentos, curiosidades e dicas sobre alguma doença da qual o seu estabelecimento trata.

Outras dicas:

  • use o stories com sabedoria, fazendo perguntas ao seu público sobre o que eles gostariam de ver na sua página;
  • faça lives sobre assuntos pertinentes e relevantes para seu público e tire as dúvidas dos seguidores;
  • crie vídeos curtos e informativos, os famosos Reels;
  • use o stories para mostrar os “bastidores” da sua clínica, como cursos, dia a dia, treinamentos etc.;
  • use as imagens para sensibilizar visualmente;
  • crie conteúdos informativos e fáceis de ler.
LinkedIn

Use o linkedIn principalmente para se conectar com possíveis parceiros, fornecedores e colegas de profissão.

Cadastre a sua clínica como uma empresa e configure o seu perfil corretamente com toda a sua experiência e qualificação para transmitir autoridade. Aproveite para escrever conteúdos sobre sua especialidade, se colocando como uma autoridade e participe de grupos de dentistas e profissionais da sua área, para trocar conhecimentos.

WhatsApp

Já falamos sobre como a sua clínica pode usar o Whatsapp no dia a dia. Atualmente já existem formas de automatizar o atendimento também no WhatsApp usando inteligência artificial com a Cloudia.

É importante lembrar que este meio só pode ser usado para tarefas auxiliares como agendamentos, envio de lembretes das consultas e tirar algumas dúvidas sem violar o CFO, jamais deve ser usado para a realização de consultas.

Erros que você deve evitar na sua estratégia via Redes Sociais

Observamos alguns erros frequentes em páginas de redes sociais e blogs de dentistas que podem acarretar em perda de audiência. Aliás este é o principal motivo de muitos profissionais se queixarem que as redes sociais mais usadas não trazem resultados concretos.

Elencamos os principais erros a seguir:

  • postar conteúdo interessante para você e não para a sua audiência;
  • não postar conteúdos regularmente;
  • não falar uma linguagem que os pacientes entendem;
  • deixar as redes sociais aos cuidados de amadores;
  • não interagir com os pacientes;
  • não preencher a página de “sobre” ou a BIO da sua clínica;
  • deixar a página esteticamente desagradável;
  • não criar campanha pagas;
  • não ter um blog ou site;
  • não ter um perfil do Instagram;
  • não criar as métricas corretas e não monitorar;
  • não ter o Perfil da Empresa no Google.

Leia o post dos 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais se quiser aprender como evitá-los e ter sucesso nas redes sociais.

Estratégia de longo prazo #3: Invista em relacionamento e turbine o boca a boca

marketing odontologico boca a boca

Essa é a forma mais eficaz de fazer marketing. As pessoas confiam no que as outras falam e recomendam. É perceptível que a área da saúde no Brasil carece de profissionais que tenham empatia, ou que, pelo menos, se esforcem para entender o que cada paciente que chega ao seu consultório pode estar passando.

“Por que, antigamente, os dentistas eram mais respeitados e considerados quase membros da família?”

É verdade que não era por causa do Facebook! Também não existiam os aplicativos de mensagens como o Whatsapp ou Messenger na época, muito menos o Instagram.

O que fazia a diferença, e ainda hoje faz, era a atenção que os dentistas tinham com seus pacientes e é importante que esta atitude seja cultivada. Este é um grande diferencial até hoje: o dentista que sabe ouvir e atender olhando nos olhos é mais respeitado do que outros.

Esse é o dentista que todos querem ter por perto. Um ser humano que realmente se preocupe com as aflições e sofrimentos dos pacientes e que busque ajudá-los. Se você focar apenas no marketing digital odontológico e não atender o seu paciente com excelência, de nada adiantará todo o trabalho.

Estratégia de longo prazo #4: Pense na experiência de atendimento do seu paciente

A experiência do paciente já começa no primeiro contato com seu site, redes sociais ou com a recepcionista. O atendimento por pessoas sem qualificação pode acabar com a reputação da sua clínica. Para se diferenciar dos outros estabelecimentos, você deve ter um atendimento pré e pós consulta que realmente encante.

Boas práticas que observamos:

  • responda aos seus pacientes instantaneamente. Mesmo se for por aplicativos de mensagens ou redes sociais, evite passar mais de 10 minutos para respondê-los;
  • envie lembretes da consulta 1 dia antes sem ser invasivo, prefira mandar em formato de mensagens de texto SMS ou por aplicativos de mensagens instantâneas como Messenger ou WhatsApp;
  • envie uma pesquisa de satisfação para o paciente avaliar o seu serviço após a consulta. Aproveite para perguntar se o paciente está se sentindo melhor.

É possível automatizar tudo o que foi citado acima rapidamente e a um baixo custo com um o robô de atendimento e agendamento da Cloudia.

Outras dicas fundamentais de marketing odontológico

Essas dicas que demos são extremamente importantes e se você colocá-las em prática, rapidamente poderá ver seus resultados. Mas, além delas, existem outras que também são essenciais. Veja algumas sugestões mais avançadas.

Monitore sua concorrência

Quem é a sua concorrência no mundo digital? Lembre-se que ela pode ser diferente dos seus concorrentes do mundo físico. Ambos devem ser mapeados e monitorados.

Faça pesquisas no Google sobre as principais palavras-chaves para o seu setor e veja quais sites ficam melhor posicionados. Eles são seus concorrentes diretos no universo digital. Já os concorrentes offline são os consultórios e clínicas da sua cidade que prestam um serviço semelhante ao seu.

A ideia não é copiar seus concorrentes, mas entender o que eles estão fazendo e como. Quais estratégias de marketing estão usando, porque estão se posicionando melhor na internet do que você, quais são as falhas (e como você poderá aproveitá-las) e formas de diferenciar a sua empresa dentro do seu nicho, oferecendo serviços e ações de marketing e de relacionamento diferentes.

Avalie suas métricas

Como você sabe que suas ações de marketing odontológico têm trazido bons resultados? Avaliando suas métricas de tempos em tempos. Esses indicadores de performance (KPI) precisam estar de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, se o seu principal objetivo é atrair mais pacientes, você deve analisar quantas primeiras consultas você teve durante o período em que a estratégia esteve no ar, quais pacientes conseguiu captar de cada canal em que investiu, quanto de retorno financeiro esses pacientes trouxeram (comparando com os custos para manter suas ações digitais no ar), quais são os canais / redes sociais que mais trazem retorno etc.

Avaliar as métricas de tempos em tempos ajuda a direcionar melhor suas ações e a evitar desperdícios. Afinal, se algo não estiver saindo como você planejou, é só consertar e reajustar as estratégias, otimizando seu orçamento.

Realize um plano de marketing odontológico

A melhor maneira de guiar as suas ações de marketing é criando um plano. Este documento deverá balizar as ações de marketing da sua clínica durante todo o ano, aproveitando melhor o seu orçamento e auxiliando a atingir os objetivos.

Um bom plano de marketing é completo, conta com o estudo do seu público-alvo, o diagnóstico atual, os objetivos (traçados de forma clara e metrificável, como atingir X% de pacientes em 6 meses), o orçamento disponível, as mídias que serão usadas, as estratégias, as métricas e KPIs de acompanhamento e o cronograma das atividades.

Dessa forma, é mais fácil avaliar o que já foi feito, o que precisa ser feito, os resultados trazidos e distribuir corretamente o orçamento, sem perder o foco.

Relacione-se via e-mail marketing

O relacionamento é um dos pilares para a fidelização. E fidelizar pacientes é uma excelente maneira de economizar, pois é mais barato fazer alguém comprar serviços de você novamente, do que atrair um paciente novo a sua clínica.

Então, se você já está em uma fase mais avançada, a nossa dica é se relacionar com seus pacientes e potenciais pacientes via e-mail marketing, usando um software de automação.

Você também pode usar o seu blog e site para captar o endereço de e-mail de pessoas interessadas nos serviços que você presta. Os conteúdos ricos, como e-books e infográficos, são excelentes iscas para isso. Basta lançá-los em uma landing page, na qual, para receber o conteúdo, o usuário precisa informar seus dados de contato (como telefone, nome, e-mail e área de interesse).

A partir de então, o próprio software fará a “filtragem”, disparando e-mail regularmente de maneira personalizada com dicas de conteúdos do seu blog que possam ser do interesse desse usuário, nutrindo-o com informações ricas e valiosas e melhorando a lembrança da sua marca.

Para gerenciar os pacientes que você já tem na clínica, use um CRM. O software ajuda a centralizar todas as informações importantes dos seus pacientes e manter um bom relacionamento com eles, enviando e-mails em datas especiais, lembrando que determinado procedimento já precisa ser refeito (como as profilaxias), comunicando novidades na clinica, entre outras ações.

Melhores ferramentas de marketing para clínicas e consultórios

ferramentas para marketing odontológico

Já citamos algumas, mas não custa nada repetir. Os principais aplicativos e softwares que sugerimos são:

  • Capcut: app de celular grátis para editar vídeos;
  • ShareX: ferramenta para elaborar tutoriais em vídeo e para capturar imagens de telas do computador. Ele permite realizar vídeos em gifs, vídeos em mp4 e capturar e editar telas rapidamente;
  • Rock Content ou Contentools: serviços de produção de conteúdo em texto para dentistas;
  • Cloudia: secretária virtual ou chatbot específico para o público da saúde (existem também outras soluções genéricas americanas deste tipo como o Manychat ou Chatfuel);
  • Simples Dental, Controle Odonto e Dental Office: softwares de gestão de clínica odontológicas (para saber mais, leia nosso comparativo de softwares odontológicos);
  • RD Station e Mailchimp: serviços de automação de e-mail marketing (alguns softwares de gestão de clínicas odontológicas já possuem um serviço de e-mail marketing para relacionamento com os pacientes);
  • WordPress.com, WordPress.org, Blogger, Jomla: sites e blogs simples e rápido de editar;
  • Doctoralia, Consulte.me, Boa Consulta: portais de buscas por dentistas, possuem opções pagas e gratuitas;
  • Google Analytics: ferramenta gratuita e muito eficiente para o monitoramento das métricas de sites;
  • Evernote, Video Speed Controller e Google Agenda: aplicativos e extensões para melhorar a produtividade. Inclusive, temos um post completo com várias outras sugestões de aplicativos para dentistas produtivos.

Cases de sucesso de automação do atendimento no marketing para dentistas

Aqui mesmo na startup Cloudia já temos alguns clientes que relataram seus cases de sucesso. Entre aqui para ler sobre os nossos cases de sucesso no marketing para clínicas odontológicas e médicas.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que existem inúmeras ações de marketing odontológico, sendo o marketing digital um dos principais aliados dos dentistas que desejam ampliar o número de pacientes e manter suas clínicas sempre movimentadas.

A grande vantagem do digital, além do excelente retorno financeiro, é o baixo custo para implementação, sendo que várias das ideias que citamos aqui, você mesmo poderá colocar em prática. É claro que contar com o auxílio de um especialista poderá tornar seus resultados mais expressivos, porém nada impede que você comece a praticar algumas das orientações que demos.

Além disso, o marketing digital permite que você monitore de perto suas ações, pausando ou reestruturando aquelas que não têm trazido o retorno suficiente, evitando gastar dinheiro com o que não traz retorno.

E, por último, o digital ainda é capaz de melhorar a experiência do paciente com a sua clínica, trazendo mais comodidade para que essas pessoas agendem consultas, tirem dúvidas e se informem.

Para saber mais sobre a assistente virtual que criamos para automatizar toda a comunicação entre estabelecimentos da saúde e pacientes, conheça a Cloudia.

chatbot funciona pelo whatsapp

Glossário do marketing odontológico

  • SEO: Search Engine Optimization. São técnicas e estratégias para otimizar o número de visitantes do seu site, melhorando o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.
  • Assistente virtual, secretária virtual, secretária robô ou chatbot: trata-se de um software capaz de simular uma conversa com um ser humano através de aplicativos de troca de mensagens.
  • Conversão: no caso de clínicas, é transformar o visitante do site em paciente que agendou uma avaliação ou uma consulta.
  • Email marketing: Comunicação entre empresas e clientes via email visando, de alguma forma, a promoção da empresa.
  • Automação de marketing: conjunto de processos que podem ser automatizados e acelerar os resultados de marketing digital.
  • Palavras-chaves (Google Adwords): palavra única ou conjunto de palavras que descrevem seu produto ou serviço.
  • Rede de Display (Google Adwords): Rede para exibição de banners em sites parceiros do Google Adwords.
  • Remarketing: Técnica para exibir publicidades para pessoas que já tiveram contato com a sua marca ou publicações.
  • Marketing de conteúdo:  conteúdos para educar, informar ou entreter o público alvo da empresa, gerando mais autoridade para a marca.
  • Facebook Ads: é o sistema de mídia paga por onde se gerencia os anúncios do Facebook.