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35 ideias de posts para dentistas

As redes sociais e o blog corporativo são extremamente importantes para as estratégias de marketing digital das clínicas de odontologia. Mas uma dúvida bem comum é sobre os posts para dentistas.

Afinal, sobre o que postar?

Quais dúvidas tirar dos pacientes?

Como tornar essas postagens interessantes e estratégicas?

Para lhe ajudar, separamos as principais ideias de posts de odontologia. Confira!

A importância do bom conteúdo em posts para dentistas

Um bom conteúdo é fundamental nas estratégias digitais – e por isso você deve pensar muito bem antes de divulgar algum assunto nas suas redes sociais ou no blog do consultório.

Postagens relevantes trazem vários benefícios, como:

  • ajudam a tornar a sua empresa relevante no meio e uma autoridade nos assuntos em que você é especialista;
  • tiram as dúvidas mais usuais dos pacientes, colocando a sua marca como amiga dessas pessoas;
  • melhoram o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, o que ajuda com que mais pessoas descubram e encontrem a sua clínica;
  • promovem o engajamento com a sua marca, melhorando a fidelização;
  • auxiliam na jornada do comprador, fazendo com que o paciente entenda mais sobre a importância dos tratamentos e tome a sua decisão de compra.

Tudo isso significa mais pacientes, aumento na fidelização e diferenciação da sua clínica perante a concorrência, inclusive permitindo a cobrança de um preço superior.

As principais ideias de posts para dentistas

posts para dentistas

Já está convencido da importância do conteúdo nas estratégias digitais?

Para que as suas postagens sejam realmente efetivas, é essencial que você conheça muito bem o seu público-alvo.

Afinal, um post relevante para algumas pessoas, pode não ser tão interessante para outras.

Então, foque em entender exatamente quem são seus pacientes, a idade deles, as principais dúvidas, tipos de tratamento que procuram, faixa de renda, grau de escolaridade etc.

Quanto mais informações você tiver, mais precisas serão suas postagens e mais relevância elas terão.

Apesar disso, existem algumas ideias clássicas que são bem interessantes e podem incorporar suas estratégias. Confira!

1- Dicas de saúde bucal

Saber como cuidar e manter a saúde bucal é algo extremamente importante e fundamental para todos os pacientes.

Geralmente, essas postagens têm muito engajamento, então vale a pena moldá-las para as características do seu público.

Se você atende crianças, por exemplo, pode pensar em postagens com dicas que ensinem os pais a escovar e cuidar dos dentes dos filhos.

Já para um público mais idoso, é possível pensar em dicas para preservar a saúde oral na terceira idade ou cuidados com a prótese.

Além desses, existem temas básicos que sempre fazem sucesso, como: maneiras corretas de usar fio dental, melhores escovas dentais, modo correto de escovar os dentes, como cuidar da saúde das gengivas etc.

2- Estética oral

Um ramo da odontologia que tem crescido muito é a parte estética.

Várias pessoas já se convenceram da importância de um belo sorriso.

Caso você atenda nessa área, aproveite as suas postagens para explicar melhor sobre as técnicas, para quem elas são indicadas e os resultados possíveis.

Por exemplo, como funciona as lentes de contato, diferenças entre lentes e facetas, como deixar os dentes mais brancos, cirurgia plástica de gengiva, técnicas de clareamento e outros.

3- Ortodontia

Outra área em franco crescimento é a ortodontia. E, nesse caso, você poderá atender tanto crianças como adultos.

Assim, as possibilidades de postagens são bem variadas.

É possível explicar, por exemplo, a relação entre dor de cabeça e dentes tortos, os tipos de aparelhos disponíveis, a importância da ortodontia para as crianças, quais os tipos de aparelhos mais usados na infância, a partir de quantos anos a criança poderá usar aparelho e outras questões.

4- Estrutura da clínica e inovações

Além de tirar dúvidas dos seus pacientes, use suas redes sociais para demonstrar os diferenciais da sua clínica.

Uma dica é usar a regra dos 80-20. Ou seja, 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo institucional.

Nesses 20%, você poderá pensar em vídeos, imagens e stories demonstrando os equipamentos da clínica, os bastidores do dia a dia, os cursos que os dentistas estejam fazendo, as inovações trazidas para o mercado, o conforto oferecido aos pacientes e tudo que torna o seu consultório único e exclusivo.

Outras ideias de posts para dentistas

posts para dentistas

Ainda está difícil pensar nos assuntos para abordar? Veja essa seleção inspiradora que montamos:

5- O que é bruxismo e quais suas principais causas?

6- Quais problemas a falta de um dente pode trazer?

7- De quanto em quanto tempo preciso ir ao dentista?

8- Enxaguante bucal faz mal à saúde: mito ou verdade?

9- A partir de qual idade é indicado escovar os dentes do bebê?

10- O que causa a cárie e quais os principais sintomas?

11- Quais os riscos do uso prolongado da chupeta e da mamadeira?

12- O que é gengivite?

13- Gengiva sangrando é normal?

14- Quais os problemas trazidos pelos dentes tortos?

15- Dores de cabeça e má oclusão dentária: qual a relação?

16- Seu filho respira pela boca? Entenda como isso afeta os dentes dele!

17- Quando devo levar meu filho ao dentista?

18- O que causa dor de dente?

19- Qual a idade máxima para fazer um implante dentário?

20- Afinal, o que é o tratamento de canal?

21- Tenho medo de dentista. E agora?

22- O que leva a perda de dentes e como prevenir?

23- A partir de qual idade usar aparelho ortodôntico?

24- Aparelho invisível: o que é e como funciona?

25- Mito ou verdade: pacientes com prótese têm mais chance de desenvolver problemas na gengiva?

26- É verdade que café mancha os dentes?

27- Quais os cuidados após um clareamento dental?

28- Lentes ou facetas: qual a melhor para você?

29- Adolescentes podem clarear os dentes?

30- Quais os sinais de que meu filho precisa usar aparelho?

31- Açúcar causa cárie: mito ou verdade?

32- É verdade que chiclete sem açúcar auxilia no combate às cáries?

33- Grávidas podem tomar anestesia no dentista?

34- Quais os cuidados bucais para as grávidas?

35- Como escolher o dentista certo?

Dica Bônus: anúncios no Facebook

Além de pensar em excelentes posts para dentistas, se você deseja resultados expressivos, como aumento no número de agendamentos no seu consultório, é importante pensar em campanhas de anúncios no Facebook.

Para conseguir bons resultados, contudo, é fundamental otimizar muito bem essas campanhas, garantindo que seus anúncios chegarão até as pessoas certas e que têm o perfil dos pacientes que você atende.

Veja as dicas que separamos.

Anúncio

Na parte “conjunto de anúncios”, você poderá limitar o público que deseja atingir e também para onde o paciente será enviado ao clicar no botão, além de onde você deseja exibir o seu anúncio. 

O anúncio em si é a parte onde se configura o criativo, como imagens e vídeos, além de textos, links, botão de chamada para ação, mensagem que o paciente receberá ao clicar no link, entre outros.

Quando for fazer um anúncio, nossa principal dica é não fazer anúncios genéricos, mas focar em um serviço por anúncio. Por exemplo, um anúncio para ortodontia, outro para implantes e assim por diante.

Outro ponto essencial é usar uma imagem chamativa e que seja capaz de ilustrar o serviço anunciado. Caso queira, também poderá usar um vídeo curto, desde que, claro, faça sentido com o que você está anunciando.

Não se esqueça que a parte de texto ocupando a imagem, no Facebook, não pode passar de 20% da área total, ou o Facebook diminuirá o alcance da sua publicação.

Na parte do texto, seja conciso, mas interessante. Tente criar uma relação com a pessoa com quem você está dialogando e mostre como o serviço anunciado ajuda a resolver os problemas que ela pode ter, indicando as vantagens de clicar no anúncio.

Tente separar o texto em parágrafos pequenos ou em listas e use emoticons (sem abusar) para melhorar a leitura.

Campanha

É o local onde você irá configurar o objetivo da sua campanha, como: alcance, envolvimento, tráfego para seu site, mensagens e cadastro. Você também poderá configurar o orçamento.

É importante segmentar muito bem o público que você deseja atingir, por exemplo por idade (de acordo com o serviço que será anunciado) e por localização (considerando um raio médio de 6km do endereço da sua clínica ou por cidade).

Se você utiliza uma automação de atendimento com inteligência artificial, como a Cloudia, poderá configurar sua campanha com o objetivo de mensagens e o conjunto de anúncios com o “clique aqui para o Messenger”.

Depois, é só deixar a Cloudia (ou outro chatbot que você use) programado para interagir com os usuários que responderem ao anúncio.

Testes

A melhor forma de saber quais anúncios irão funcionar para a sua clínica é realizando testes. Faça variações nos seus anúncios, em termos de imagem e texto e impulsione em horários diferentes, verificando quais opções trazem um retorno melhor.

Monitore suas campanhas de perto para saber quais estão trazendo resultados e o que pode ser melhorado, avaliando principalmente se as características do público são compatíveis com as pessoas que você deseja atrair para seu consultório.

Conclusão sobre posts para dentistas

Neste conteúdo, você viu que os posts para dentistas são muito importantes e capazes de diferenciar a sua clínica e atrair mais pacientes, criando uma relação única com essas pessoas e aumentando a chance de fidelização.

É claro que, além de posts para dentistas relevantes, vale à pena investir em outras estratégias para destacar seu negócio, como os anúncios e os impulsionamentos nas redes sociais, além do uso de hashtags e de boas imagens ou vídeos, que ajudem a ilustrar o texto e que chamem a atenção.

Agora ficou mais fácil ter ideias de posts de odontologia? Transforme o seu Facebook em uma máquina de atrair pacientes: baixe o nosso checklist e descubra como montar anúncios que realmente atraem pacientes!

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