cheap nfl jerseys
Lamar Jackson jersey
Lamar Jackson jersey
Patrick Mahomes jersey
Tua Tagovailoa jersey
Joe Burrow jersey
George Kittle jersey
Nick Bosa jersey
Cam Newton jersey
Drew Brees jersey
Christian McCaffrey jersey
Russell Wilson jersey
Aaron Donald jersey
DeAndre Hopkins jersey
Michael Thomas jersey
Cincinnati Bengals jerseys
Kansas City Chiefs jerseys
Dallas Cowboys jerseys
Miami Dolphins jerseys
Baltimore Ravens jerseys
Produção de conteúdo: por que todo dentista e clínica precisa disso? | Cloudia

Produção de conteúdo: por que todo dentista e clínica precisa disso?

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Ou conhece a expressão “conteúdo é rei”?

Todos esses versam sobre a produção de conteúdo, um serviço essencial dentro do marketing digital e capaz de ajudar a diferenciar a sua clínica e os seus serviços.

Tudo no meio digital gira em torno de conteúdos. São posts para blog e para as redes sociais, vídeos, imagens e outros itens, que ajudam a informar os pacientes e a criar uma relação entre o consultório e essas pessoas.

Quer entender melhor como a produção de conteúdo é capaz de ajudar a diferenciar a sua clínica e atrair mais pacientes? Continue lendo este artigo!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo se baseia em uma premissa simples: gerar conteúdo informativo e de valor para informar seus pacientes e possíveis pacientes, desenvolvendo uma relação com essas pessoas.

Um bom conteúdo é fundamental em qualquer estratégia digital. É ele que fará com que os usuários curtam e interajam com as suas redes sociais. É ele que fará com que o Google posicione bem o seu site nos mecanismos de busca para palavras-chaves relevantes no seu setor.

E é também o bom conteúdo que fará uma ponte entre você e seus pacientes, explicando sobre os serviços, informando sobre a importância da odontologia e ajudando essas pessoas a confiarem na sua marca.

Quando a estratégia é bem elaborada e executada, o marketing de conteúdo é capaz de atrair pessoas interessadas nos seus serviços, criar um relacionamento com esses usuários e, claro, aumentar o número de pacientes da clínica.

Mas, atenção, porque não estamos falando de qualquer conteúdo. O marketing de conteúdo se baseia em usar conteúdos que sejam ricos, informativos e interessantes ao seu público-alvo. É preciso que essas produções respondam a dúvidas, tragam informação relevante e sejam interessantes, úteis e importantes para seus pacientes.

O marketing de conteúdo pode ser usado em qualquer meio, nas redes sociais, em vídeos e lives no Instagram e YouTube, nas estratégias de e-mail marketing, no blog da sua clínica e também nas estratégias de Inbound Marketing.

Como a produção de conteúdo é eficaz nas estratégias de marketing?

Um bom conteúdo é um excelente cartão de visitas na internet. Afinal, é por meio dele, que você demonstra aos seus pacientes quem é a sua clínica, o que você faz de diferente e porque é um especialista na sua área.

As pessoas estão navegando na rede em busca de informações – e os seus conteúdos são capazes de ajudá-las a resolver problemas. Por isso, o marketing de conteúdo se baseia em informação interessante, útil e gratuita.

Quando um usuário curte a página na rede social de uma clínica de odontologia, ele não está interessado apenas em receber conteúdo institucional ou propaganda, mas sim informações que acrescentem ao seu dia a dia e que ajudem a resolver seus problemas.

Se você cria posts interessantes sobre problemas bucais, orientações de tratamento, dicas simples e outras questões importantes para essas pessoas, aumenta as chances de elas se relacionarem com a sua marca.

Isso significa que a sua clínica ficará sempre na lembrança dessas pessoas. Dessa forma, quando elas precisarem de algum serviço semelhante ao que você presta, há chances maiores de elas contratarem a sua clínica do que a concorrência. Afinal, você está sempre lá, como um parceiro, oferecendo conteúdos ricos e informativos, além de se posicionar como um especialista na área.

É a velha máxima da propaganda: quem não é visto não é lembrado. Bons conteúdos colocam a sua clínica em evidência, melhoram o relacionamento com os usuários e ainda diferenciam a sua marca da concorrência.

Benefícios da produção de conteúdo

Uma estratégia sólida de marketing de conteúdo consegue:

  • atrair novos usuários para seu site ou redes sociais;
  • captar o contato dessas pessoas (por exemplo com o desenvolvimento de conteúdos ricos gratuitos);
  • melhorar o relacionamento com seus pacientes e futuros pacientes;
  • posicionar melhor a sua marca perante à concorrência;
  • colocar você e a sua clínica como especialistas dentro do seu setor;
  • posicionar melhor o seu site em mecanismos de pesquisa, como o Google;
  • aumentar a lucratividade do seu negócio.

Quais as principais dicas sobre produção de conteúdo para dentistas?

Como dissemos, não é qualquer conteúdo que consegue atingir todos esses objetivos.

É essencial que haja uma estratégia por trás dessas ações. Assim será mais fácil, também, mensurar os resultados. Abaixo, separamos as dicas mais importantes.

Definição de persona

Persona é um termo do marketing digital. Ela se refere a uma versão mais “afunilada” do seu público-alvo. É como se você transformasse as informações do seu público em um perfil. Assim é mais fácil entender os comportamentos e as questões sociais, demográficas e psicológicas de quem você deseja atrair para a sua marca.

A persona não deve ser criada baseada em “achismos”, mas sim em dados reais. Use pesquisas com seus pacientes, dados do seu setor e também conversas informais no seu consultório.

Alguns pontos importantes são: idade, renda, escolaridade, localização, principais “medos” e problemas que seus serviços ajudam a resolver, fontes de informação, redes sociais que mais usam, linguagem, desejos e sonhos etc.

Quanto mais informações sobre essas pessoas você tiver, mais fácil será produzir conteúdos que resolvam as dúvidas, medos e anseios do seu público, com uma linguagem e um formato adequados.

Definição do formato

Para onde esse conteúdo será produzido? Essa é uma pergunta fundamental. Afinal um blogpost é totalmente diferente de um post no Facebook ou de um Stories no Instagram.

Na hora de definir as redes sociais, considere as características da sua persona e foque naquelas que seu público mais usa. Pense também na linguagem mais adequada para essas pessoas. Elas preferem informação textual ou visual? Essa é outra questão relevante que você deverá pensar.

Independentemente das redes sociais, uma dica é sempre tentar aliar um blog ao site oficial da sua clínica. Além de melhorar o relacionamento com seus pacientes, ele é essencial para posicionar melhor o seu domínio. Ou seja, quando as pessoas procurarem por clínicas que realizem serviços como o seu ou na sua localidade, haverá mais chances de o Google trazer o seu site nas primeiras posições.

Com o blog, você ainda poderá desenvolver outras estratégias, como a captação e nutrição de leads. Ou seja, é possível desenvolver conteúdos ricos (como os e-books), captar o e-mail dos interessados e criar uma estratégia de e-mail marketing para essas pessoas, desenvolvendo um relacionamento com a sua marca.

Calendário de publicações e funil de vendas

O funil de vendas, ou jornada do comprador, é um esquema que coloca os usuários em categorias mais ou menos propensas à compra. De uma forma geral, existem pacientes pesquisando apenas para tirar dúvidas e outros que já desejam encontrar uma clínica para marcar consulta.

O funil de vendas é composto pelas fases de:

  • atração: são aqueles usuários que não sabem ainda que têm um problema odontológico e nem que precisam de um dentista especializado. Podem estar pesquisando sobre questões gerais, como sangramento de gengiva, dentes tortos, dores de cabeça etc.;
  • consideração: são os usuários que já entenderam que têm um problema, mas ainda não sabem quais as soluções disponíveis. Por exemplo aquele paciente que já percebeu que a sua dor de cabeça pode ser causada pela má oclusão – e está pesquisando como solucionar esse ponto;
  • decisão: são os usuários que sabem que têm um problema, consideraram as soluções disponíveis e estão procurando pelas melhores clínicas e dentistas para agendarem a consulta.

Em cada uma dessas fases, você precisará desenvolver conteúdos específicos. Essa diferenciação é essencial, para que você possa fazer com que o usuário percorra o funil de vendas, até entender que a sua clínica é a melhor solução para seus problemas.

Além de pensar em conteúdos para cada etapa, crie também um calendário editorial. Isso significa programar a data de cada postagem, mantendo uma frequência adequada. Essa constância é essencial para as estratégias.

Mensuração de resultados

Após alguns meses, é importante verificar se as ações têm trazido os resultados esperados. Antes de começar sua estratégia, pense o que deseja com ela: atrair mais visitantes ou usuários para seu site e redes sociais, converter maior número de usuários em pacientes, aumentar o conhecimento da sua marca etc.

Para cada uma dessas metas existem métricas específicas que mostram a evolução da sua estratégia. Só tome cuidado em relação ao tempo. Uma boa estratégia de conteúdo demora, em média, seis meses para começar a dar resultado. Mas isso pode variar dependendo do investimento. É essencial avaliar os resultados para tornar sua estratégia ainda mais eficaz.

Conclusão

Neste post, você viu como a produção de conteúdo é essencial para os dentistas. Afinal, essa estratégia ajuda a se relacionar melhor com seus pacientes e futuros pacientes, colocando você como um especialista no setor e melhorando a captação e atração de novos pacientes para a clínica.

Mas, é claro, que será preciso desenvolver uma estratégia sólida, com dados precisos sobre seu público e manter a frequência das ações.

Gostou de saber mais sobre marketing de conteúdo para dentistas? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas bacanas como essa diretamente no seu e-mail!

Comentários