Produção de conteúdo: por que todo dentista e clínica precisa disso?

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Ou conhece a expressão “conteúdo é rei”?

Todos esses versam sobre a produção de conteúdo, um serviço essencial dentro do marketing digital e capaz de ajudar a diferenciar a sua clínica e os seus serviços.

Tudo no meio digital gira em torno de conteúdos. São posts para blog e para as redes sociais, vídeos, imagens e outros itens, que ajudam a informar os pacientes e a criar uma relação entre o consultório e essas pessoas.

Quer entender melhor como a produção de conteúdo é capaz de ajudar a diferenciar a sua clínica e atrair mais pacientes? Continue lendo este artigo!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo se baseia em uma premissa simples: gerar conteúdo informativo e de valor para informar seus pacientes e possíveis pacientes, desenvolvendo uma relação com essas pessoas.

Um bom conteúdo é fundamental em qualquer estratégia digital. É ele que fará com que os usuários curtam e interajam com as suas redes sociais. É ele que fará com que o Google posicione bem o seu site nos mecanismos de busca para palavras-chaves relevantes no seu setor.

E é também o bom conteúdo que fará uma ponte entre você e seus pacientes, explicando sobre os serviços, informando sobre a importância da odontologia e ajudando essas pessoas a confiarem na sua marca.

Quando a estratégia é bem elaborada e executada, o marketing de conteúdo é capaz de atrair pessoas interessadas nos seus serviços, criar um relacionamento com esses usuários e, claro, aumentar o número de pacientes da clínica.

Mas, atenção, porque não estamos falando de qualquer conteúdo. O marketing de conteúdo se baseia em usar conteúdos que sejam ricos, informativos e interessantes ao seu público-alvo. É preciso que essas produções respondam a dúvidas, tragam informação relevante e sejam interessantes, úteis e importantes para seus pacientes.

O marketing de conteúdo pode ser usado em qualquer meio, nas redes sociais, em vídeos e lives no Instagram e YouTube, nas estratégias de e-mail marketing, no blog da sua clínica e também nas estratégias de Inbound Marketing.

Como a produção de conteúdo é eficaz nas estratégias de marketing?

Um bom conteúdo é um excelente cartão de visitas na internet. Afinal, é por meio dele, que você demonstra aos seus pacientes quem é a sua clínica, o que você faz de diferente e porque é um especialista na sua área.

As pessoas estão navegando na rede em busca de informações – e os seus conteúdos são capazes de ajudá-las a resolver problemas. Por isso, o marketing de conteúdo se baseia em informação interessante, útil e gratuita.

Quando um usuário curte a página na rede social de uma clínica de odontologia, ele não está interessado apenas em receber conteúdo institucional ou propaganda, mas sim informações que acrescentem ao seu dia a dia e que ajudem a resolver seus problemas.

Se você cria posts interessantes sobre problemas bucais, orientações de tratamento, dicas simples e outras questões importantes para essas pessoas, aumenta as chances de elas se relacionarem com a sua marca.

Isso significa que a sua clínica ficará sempre na lembrança dessas pessoas. Dessa forma, quando elas precisarem de algum serviço semelhante ao que você presta, há chances maiores de elas contratarem a sua clínica do que a concorrência. Afinal, você está sempre lá, como um parceiro, oferecendo conteúdos ricos e informativos, além de se posicionar como um especialista na área.

É a velha máxima da propaganda: quem não é visto não é lembrado. Bons conteúdos colocam a sua clínica em evidência, melhoram o relacionamento com os usuários e ainda diferenciam a sua marca da concorrência.

Benefícios da produção de conteúdo

Uma estratégia sólida de marketing de conteúdo consegue:

  • atrair novos usuários para seu site ou redes sociais;
  • captar o contato dessas pessoas (por exemplo com o desenvolvimento de conteúdos ricos gratuitos);
  • melhorar o relacionamento com seus pacientes e futuros pacientes;
  • posicionar melhor a sua marca perante à concorrência;
  • colocar você e a sua clínica como especialistas dentro do seu setor;
  • posicionar melhor o seu site em mecanismos de pesquisa, como o Google;
  • aumentar a lucratividade do seu negócio.

Quais as principais dicas sobre produção de conteúdo para dentistas?

Como dissemos, não é qualquer conteúdo que consegue atingir todos esses objetivos.

É essencial que haja uma estratégia por trás dessas ações. Assim será mais fácil, também, mensurar os resultados. Abaixo, separamos as dicas mais importantes.

Definição de persona

Persona é um termo do marketing digital. Ela se refere a uma versão mais “afunilada” do seu público-alvo. É como se você transformasse as informações do seu público em um perfil. Assim é mais fácil entender os comportamentos e as questões sociais, demográficas e psicológicas de quem você deseja atrair para a sua marca.

A persona não deve ser criada baseada em “achismos”, mas sim em dados reais. Use pesquisas com seus pacientes, dados do seu setor e também conversas informais no seu consultório.

Alguns pontos importantes são: idade, renda, escolaridade, localização, principais “medos” e problemas que seus serviços ajudam a resolver, fontes de informação, redes sociais que mais usam, linguagem, desejos e sonhos etc.

Quanto mais informações sobre essas pessoas você tiver, mais fácil será produzir conteúdos que resolvam as dúvidas, medos e anseios do seu público, com uma linguagem e um formato adequados.

Definição do formato

Para onde esse conteúdo será produzido? Essa é uma pergunta fundamental. Afinal um blogpost é totalmente diferente de um post no Facebook ou de um Stories no Instagram.

Na hora de definir as redes sociais, considere as características da sua persona e foque naquelas que seu público mais usa. Pense também na linguagem mais adequada para essas pessoas. Elas preferem informação textual ou visual? Essa é outra questão relevante que você deverá pensar.

Independentemente das redes sociais, uma dica é sempre tentar aliar um blog ao site oficial da sua clínica. Além de melhorar o relacionamento com seus pacientes, ele é essencial para posicionar melhor o seu domínio. Ou seja, quando as pessoas procurarem por clínicas que realizem serviços como o seu ou na sua localidade, haverá mais chances de o Google trazer o seu site nas primeiras posições.

Com o blog, você ainda poderá desenvolver outras estratégias, como a captação e nutrição de leads. Ou seja, é possível desenvolver conteúdos ricos (como os e-books), captar o e-mail dos interessados e criar uma estratégia de e-mail marketing para essas pessoas, desenvolvendo um relacionamento com a sua marca.

Calendário de publicações e funil de vendas

O funil de vendas, ou jornada do comprador, é um esquema que coloca os usuários em categorias mais ou menos propensas à compra. De uma forma geral, existem pacientes pesquisando apenas para tirar dúvidas e outros que já desejam encontrar uma clínica para marcar consulta.

O funil de vendas é composto pelas fases de:

  • atração: são aqueles usuários que não sabem ainda que têm um problema odontológico e nem que precisam de um dentista especializado. Podem estar pesquisando sobre questões gerais, como sangramento de gengiva, dentes tortos, dores de cabeça etc.;
  • consideração: são os usuários que já entenderam que têm um problema, mas ainda não sabem quais as soluções disponíveis. Por exemplo aquele paciente que já percebeu que a sua dor de cabeça pode ser causada pela má oclusão – e está pesquisando como solucionar esse ponto;
  • decisão: são os usuários que sabem que têm um problema, consideraram as soluções disponíveis e estão procurando pelas melhores clínicas e dentistas para agendarem a consulta.

Em cada uma dessas fases, você precisará desenvolver conteúdos específicos. Essa diferenciação é essencial, para que você possa fazer com que o usuário percorra o funil de vendas, até entender que a sua clínica é a melhor solução para seus problemas.

Além de pensar em conteúdos para cada etapa, crie também um calendário editorial. Isso significa programar a data de cada postagem, mantendo uma frequência adequada. Essa constância é essencial para as estratégias.

Mensuração de resultados

Após alguns meses, é importante verificar se as ações têm trazido os resultados esperados. Antes de começar sua estratégia, pense o que deseja com ela: atrair mais visitantes ou usuários para seu site e redes sociais, converter maior número de usuários em pacientes, aumentar o conhecimento da sua marca etc.

Para cada uma dessas metas existem métricas específicas que mostram a evolução da sua estratégia. Só tome cuidado em relação ao tempo. Uma boa estratégia de conteúdo demora, em média, seis meses para começar a dar resultado. Mas isso pode variar dependendo do investimento. É essencial avaliar os resultados para tornar sua estratégia ainda mais eficaz.

Conclusão

Neste post, você viu como a produção de conteúdo é essencial para os dentistas. Afinal, essa estratégia ajuda a se relacionar melhor com seus pacientes e futuros pacientes, colocando você como um especialista no setor e melhorando a captação e atração de novos pacientes para a clínica.

Mas, é claro, que será preciso desenvolver uma estratégia sólida, com dados precisos sobre seu público e manter a frequência das ações.

Gostou de saber mais sobre marketing de conteúdo para dentistas? Assine a nossa newsletter e receba outras dicas bacanas como essa diretamente no seu e-mail!

Comentários