Marketing médico – o guia definitivo para alavancar sua clínica

O marketing médico passou a ser uma disciplina fundamental para profissionais da saúde.

Passou-se o tempo em que médico precisava apenas se qualificar tecnicamente na sua especialidade e o sucesso seria garantido.

Com o crescente aumento do número de faculdades de medicina e número de médicos formados, está ficando cada vez mais difícil de se conseguir o seu lugar ao sol.

Assim como empreendedores, médicos precisam se qualificar em marketing para saber como atrair mais clientes e ter sucesso em seus empreendimentos.

Se você gerencia ou possui uma clínica, consultório ou hospital, isso é ainda mais importante.

O objetivo dessa página é reunir as melhores informações sobre Marketing médico para você aplicar e turbinar o seu consultório, clínica ou hospital de serviços médicos.

O que você aprenderá neste guia

Aqui você aprenderá sobre os seguintes assuntos:

  • Estratégias para divulgar o seu consultório e conseguir mais pacientes no curto prazo;
  • Como administrar suas redes sociais;
  • Como anunciar seus serviços no Facebook e criar uma máquina que gera novos pacientes automaticamente;
  • Estratégias parar virar uma autoridade através do marketing de conteúdo.

Estratégias para divulgar o seu consultório e conseguir mais pacientes no curto prazo

O marketing digital com certeza é o canal com melhor custo-benefício que temos para atrair mais pacientes para sua clínica no curto prazo.

Mas neste vasto “mundo do marketing médico digital”, em quais ferramentas apostar?

Sugiro que você comece cadastrando o seu consultório, clínica ou hospital no Google Meu negócio, é gratuito e te ajuda a ficar melhor posicionado na busca orgânica do Google.

Inclusive o simples cadastro garante o seu espaço nas pesquisas do maior buscador do mundo, mesmo se você não tiver site próprio.

Além desta, outras ações que podem te ajudar a ter mais sucesso na sua estratégia são:

Para saber mais detalhes de cada uma dessas ações, acesse o nosso post “Como atrair mais pacientes para sua clinica ou consultório“.

Também é muito importante que seus paciente saibam do seu canal de marcação de consultas.

Evite direcioná-los simplesmente para ligarem para seu estabelecimento.

Diminua custos tendo um canal de marcação de consultas online que independa de pessoas operando.

Saiba mais sobre como divulgar o seu novo canal para tirar dúvidas e marcar consultas dos pacientes.

Como administrar suas redes sociais

Use as redes sociais sem moderação para potencializar a marca da sua clínica e principalmente para construir relacionamentos.

Divulgue conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas do público que curte sua página.

O que observamos quando navegamos em páginas de profissionais da saúde são inúmeros erros que não os levam a lugar nenhum, a não ser a perda de audiência.

Aliás este é o principal motivo de muitos profissionais se queixarem que as redes sociais mais usadas não trazem resultados concretos.

Elencamos os principais erros a seguir:

  • Não ter uma Página no Facebook
  • Postar conteúdo interessante para você e não para a sua audiência
  • Não postar conteúdos regularmente
  • Não falar uma linguagem que os pacientes entendem
  • Deixar as redes sociais aos cuidados de amadores
  • Não interagir com os clientes
  • Não preencher a página de “sobre” ou a BIOS da sua clínica
  • Deixar a página esteticamente desagradável
  • Não criar campanha pagas pelo Facebook Ads
  • Não ter um blog ou site
  • Não ter Perfil do instagram
  • Não criar as métricas corretas e não monitorar

Leia o post dos 12 erros que os profissionais da saúde mais cometem nas redes sociais se quiser aprender como evitá-los e ter sucesso nas redes sociais.

Como anunciar seus serviços no Facebook e criar uma máquina que gera novos pacientes automaticamente

Use o marketing digital para criar facilmente uma máquina que gera novos pacientes.

“Mas como fazer isso Tiago?”

Você vai precisar ter conhecimento em como criar anúncios pelo Facebook Ads, caso não contrate um profissional de marketing digital para isso.

Além deste conhecimento, saiba o que é mais importante de se configurar nas sua campanhas de Facebook Marketing  para ter melhores resultados.

Após criadas as suas campanhas, você pode contratar ferramentas que automatize o atendimento dos seus potenciais pacientes interessados nos seus serviços via aplicativos de mensagens e já os direcionem para que marquem uma consulta ou avaliação na sua clínica.

Esta ferramenta é capaz até de já responder automaticamente à todas as pessoas que comentarem na sua publicação do Facebook.

Resumindo: o marketing não precisa ser complicado, você não precisa contratar secretárias para o atendimento, marketeiros e agências de publicidade para ter algum resultado.

Saiba mais sobre as vantagens de se contratar um serviço de secretária virtual no lugar de contratar uma secretária real.

Contrate a ferramenta certa e você conseguirá criar uma máquina que pode te atrair clientes apenas criando as campanhas, investindo uma taxa mensal nelas e automatizando toda a comunicação entre a sua clínica e o paciente com uma ferramenta como a Cloudia.

Estratégias parar virar uma autoridade através do marketing médico de conteúdo

Para obter excelentes resultados orgânicos (ou seja, sustentáveis e sem custos adicionais) no médio e longo prazo, a melhor estratégia é a de criação de conteúdos ricos que interessem ao seu público.

Primeiramente, é necessário que você tenha um blog. Este blog pode ser Wix ou WordPress (recomendamos o WordPress.org por ser mais flexível).

É preciso também ter tempo para escrever.

Outras coisas fundamentais para que esta estratégia de “Marketing de conteudo para médicos” dê certo são: paciência, disciplina e persistência!

Como falei no início deste tópico, é uma estratégia que só vai te trazer retorno significativo no médio e longo prazo.

Você terá que produzir conteúdos regularmente(vídeos, artigos de blog, ebook, etc), recomendo que faça 1 por semana, durante 6 meses para começar a ver algum resultado.

E depois dos 6 meses eu paro de produzir?

Não! Continue produzindo e faça disso um hábito.

Se realmente não tiver condições de produzir, contrate alguém muito bom, mas sugerimos que nesses primeiros 6 meses você mesmo faça pelo simples motivo de que quando terceirizamos nossos textos, acabam ficando rasos e sem vida.

A melhor estratégia é a seguinte: use o blog como sua central de conteúdo onde você postará os conteúdos completos. Daí use as redes sociais sempre com textos introdutórios fazendo um chamada para que o leitor vá até o seu blog para ler o restante do conteúdo mais profundo e detalhado.

Você pode ver outras dicas para virar uma autoridade na área da saúde através do marketing digital neste post.

Considerações finais sobre marketing médico

À medida que novos artigos sobre marketing médico forem escritos, os organizaremos aqui para sua melhor leitura.

Para saber mais sobre a ferramenta que criamos para automatizar toda a comunicação entre estabelecimentos médicos e pacientes, conheça a nossa secretária virtual da saúde Cloudia.

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