Facebook Marketing – Os 3 pilares para anúncios de consultórios, clínicas e hospitais

O Facebook Marketing tem um potencial imenso para divulgar qualquer empresa a um baixo custo, inclusive clínicas e estabelecimentos de saúde em geral.

Não precisa ser um Expert em Facebook Marketing para configurar um anúncio e veiculá-lo. Qualquer pessoa que tenha um pouco de familiaridade com o Facebook consegue fazê-lo apenas lendo um tutorial.

Ter bons resultados com esses anúncios já é outra história!

Muitas pessoas acabam configurando um anúncio para divulgar a clínica de qualquer forma, sem estudar as melhores práticas, daí  ficam frustradas quando monitoram os resultados, param de anunciar e ainda saem dizendo para todo mundo que os anúncios do Facebook não dão bons resultados.

Você conhece alguém assim? Pior ainda: isso já aconteceu com você?!

Se sim, você tem duas opções:

  1. Recomendamos fortemente que você contrate um profissional de marketing digital que entenda de Facebook marketing para configurar e otimizar seus resultados, ou
  2. Leia este post até o final, pois daremos algumas dicas que você pode usar se o seu orçamento estiver limitado e não for possível contratar este profissional do item anterio.

É importante que você fique ciente que contratar um bom profissional de marketing digital não é um custo, é um investimento que vai te fazer economizar muito tempo e dinheiro para otimizar os recursos da campanha.

A seguir vou te mostrar as principais dicas para clínicas terem sucesso ao anunciar no Facebook.

Estude as regras do seu conselho de classe

Antes de começar a escrever a primeira linha do seu anúncio, estude as regras de publicidade e código de ética do seu conselho de classe.

Para facilitar a sua vida, já separei os links do documento que regulamenta a publicidade em cada uma das profissões da saúde:

Deixaremos este debate sobre essas documentações para um próximo post.

3 pilares do sucesso de sua campanha de Facebook Marketing

Existem muitas coisas a se ficar atento quando se cria um anúncio no Facebook, porém se você gastar maior parte da sua energia deste tripé, você terá muito mais chance de ter um bom resultado:

1 – Texto bem escrito e persuasivo;

2 – Estética ou designe da Imagem ou vídeo;

3 – Segmentação do público para quem você deseja veicular o anúncio.

Estimamos que esses 3 pilares sejam responsáveis por 90% do seu resultado.

Vamos nos aprofundar em cada um destes 3 itens.

#1 – Texto

O texto tem que ser bem escrito, persuasivo e sem erros ortográficos.

Recomendo que você siga a lógica AIDA de textos para publicações.  É uma técnica antiga e simples, porém bastante poderosa quando bem usada.

Nunca use a técnica AIDA para comunicar dados não verídicos, informações que você não tem certeza ou até mesmo que você não acredita. O objetivo da técnica é de aumentar as chances de transformar uma pessoa que precisa dos seus serviços em um cliente satisfeito e nunca apenas a venda em si.

Funciona assim:

  • A de atrair: comece chamando a atenção da pessoa que está navegando pelo Facebook com algo intrigante. Pode ser uma pergunta, algo que o estimule a pensar no que você está falando ou uma frase de impacto. A própria imagem ou vídeo do anúncio também deve ter o objetivar atrair a atenção do leitor.
  • I de interesse: gere interesse do potencial cliente em continuar lendo o seu anúncio.
  • D de desejo: gere o desejo no seu potencial cliente em adquirir aquilo que você deseja vender (o seu serviço).
  • A de Ação: dirija o seu potencial cliente para o seu objetivo. Por exemplo: ligar para sua clínica, clicar em um botão para ir para o seu site, marcar uma consulta ou avaliação, deixar um comentário na publicação para que você entre em contato, etc.

Exemplo:

  • (A) Você já pensou em ter dentes mais brancos?
  • (I) Talvez você não saiba, mas o seu sorriso é a primeira coisa que as pessoas reparam ao te conhecer.
  • (D) É possível deixar o seu sorriso digno de celebridade com o clareamento a laser. Além disso, podemos deixar seus dentes alinhados e sem falhas.
  • (A) Comente “Eu quero ter dentes branquinhos!” aqui em baixo e vamos entrar em contato pelo Facebook Messenger para marcarmos uma avaliação!

ATENÇÃO: Este é apenas um exemplo de anúncio fictício para ilustrar a técnica. Leia e releia o código de ética do seu conselho e nunca o viole.

#2 – Imagem ou vídeo

Use uma imagem ou vídeo que chame atenção e desperte a curiosidade do seu público alvo. Imagens profissionais com ótima resolução e com pessoas felizes olhando para a câmera costumam dar bons resultados.

Evite imagens gratuitas que você achou pelo Google.

É claro que os bancos de imagens pagas possuem imagens muito mais profissionais e bonitas, mas procurando bem, podemos achar algumas fotos bacanas em bancos de imagens gratuitos. Segue as opções gratuitas que nós mais gostamos:

Caso você tenha mais recursos disponíveis, contrate uma agência para produzir o seu vídeo.

Tipos de vídeos que podem trazer bons resultados:

  • Depoimentos de clientes satisfeitos.
  • Explicação rápida das correções e melhoramentos que podem ser feitas com os procedimentos que a clínica oferece.

Dica: o Facebook pune anúncios com imagens e vídeos que possuam mais de 20% da mesma formada por textos, diminuindo o seu alcance. Há uma ferramenta do Facebook para saber se a sua imagem será punida ou não.

#3 – Segmentação do público

facebook marketing

Você conhece o seu público?

Eu acredito que sim, pois são as pessoas que entram diariamente na sua clínica para serem atendidas.

Com as informações do seu público, você pode segmentar o seu anúncio para ser exibido para classificações de pessoas por interesses, localização geográfica, sexo, idade, cargo, campo de estudo, etc.

Explicarei melhor como fazer isso em um próximo post.

Considerações finais

Este é apenas o primeiro post de uma série de 3 posts que publicamos aqui. O próximo post da sequencia é o guia passo a passo para anunciar no Facebook ads e depois o texto sobre como criar uma Máquina de atração de pacientes pelo Facebook.

 

Para entender melhor como você deve aplicar este conhecimento e se aprofundar mais no assunto de marketing digital para profissionais da saúde, recomendamos fortemente que você leia o nosso post do guia completo sobre marketing digital para profissionais da saúde.

Abraço.

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