fbpx

Chatbot na saúde: como funcionam e 5 benefícios para clínicas

Já faz um tempo que os chatbots, robôs de conversação, estão presentes em estratégias de marketing de diferentes empresas. Mas você sabia que o chatbot na saúde é capaz de auxiliar médicos e dentistas a organizarem melhor suas agendas e os pacientes a terem um atendimento mais ágil e eficaz?

Os profissionais da saúde estão acostumados a lidarem com uma série de questões difíceis na hora de gerenciar as clínicas: organizar a agenda, aumentar os canais de atendimento aos pacientes, melhorar a troca de informação com os pacientes e assim por diante – sem que, tudo isso, signifique ainda mais contratações e impacto financeiro.

Muitos desses “gargalos” podem ser facilmente resolvidos com um chatbot – que funcionará como um verdadeiro assistente virtual. Aliás, a tendência de uso desses robôs é forte: a expectativa é que o mercado global atinja 1,23 bilhão de dólares até 2025.

Ficou interessado e não quer deixar seu consultório ou clínica para trás? Siga conosco!

O que é chatbot?

Chatbot é um robô de conversação. O software é capaz de, sozinho, manter uma conversação com um usuário humano, por meio de uma linguagem natural e ajudando o usuário a resolver diferentes demandas.

Os bots podem ou não trabalhar com inteligência artificial. Alguns apenas funcionam de maneira programada, seguindo um roteiro pré-determinado e oferecendo respostas padronizadas aos questionamentos e necessidades mais comuns.

Outros, no entanto, conseguem ir além, oferecendo respostas corretas mesmo para usuários que fazem perguntas diferentes do que foi programado. Esses chatbots que usam inteligência artificial também são capazes de aprender com as interações humanas, ficando cada vez mais assertivos.

Quais os benefícios do chatbot na saúde?

São muitos os benefícios que um chatbot na área da saúde é capaz de trazer. Vamos ver em detalhes.

Automação

A principal vantagem de um chatbot na saúde é a automação.

Com esse robô de conversação você poderá automatizar diversas formas de relacionamento com seus pacientes, como: agendamento de consultas, cancelamento de consultas, dúvidas mais comuns (localização da clínica, horário de funcionamento etc.), dúvidas sobre procedimentos (orientações gerais antes de exames, pós-operatório etc.), entre outros.

Assim, os dois lados saem ganhando. As clínicas porque conseguem atender a todas as solicitações dos pacientes sem que isso sobrecarregue a recepção e as secretárias – que podem focar seus esforços em atividades mais complexas.

E os pacientes porque conseguem ter um atendimento ágil e eficaz, a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente da clínica estar ou não funcionando naquele momento.

Versatilidade de aplicações

Além dos assistentes virtuais, existem outros bots sendo usados na área da saúde, como os que oferecem conselhos de saúde aos pacientes e os que sinalizam situações de emergência em um hospital (sepses, infecções etc.), enviando um alerta para os médicos e equipes de plantão.

Também existem chatbots que auxiliam no marketing, ajudando a prospectar novos pacientes. Por exemplo os que funcionam nas redes sociais, tirando dúvidas, aumentando o engajamento e ajudando os interessados a agendarem uma consulta de avaliação.

Em todos esses casos, a tecnologia vem para auxiliar, tornando o dia a dia dos profissionais de saúde mais fácil e produtivo – e contribuindo para um atendimento de mais qualidade aos pacientes.

Redução de custos

Para as clínicas e consultórios, o uso do chatbot na saúde também ajuda a reduzir custos. Pois, você não precisará de uma equipe tão grande para atender seus pacientes.

Diferenciação da concorrência

Em tempos de pandemia, os chatbots são fundamentais, pois eles evitam que seus pacientes tenham de se deslocar até a clínica para agendarem consultas, tirarem dúvidas ou realizarem outras ações mais simples.

Além disso, você consegue diferenciar a sua clínica da concorrência, mostrando o quanto você se importa com a experiência do seu paciente e oferecendo formas diferentes e mais práticas de contato.

Padronização de respostas

Uma comunicação clara é fundamental para qualquer clínica ou consultório. Com o chatbot, é possível ter certeza sobre as respostas oferecidas a diferentes assuntos, evitando o repasse de informações desencontradas e posicionamentos que não condizem com a sua empresa.

Onde usar o chatbot na saúde?

Os chatbots podem ser usados em muitos setores na área da saúde, trazendo agilidade e produtividade a todos eles. Vamos ver alguns exemplos.

Agendamento de consultas

Os robôs podem funcionar para o agendamento, reagendamento e cancelamento de consultas, exames e demais procedimentos.

Os chatbots funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana e trazem mais agilidade aos pacientes. Essas informações são coordenadas com a agenda virtual dos profissionais da clínica e liberam tempo das suas secretárias e recepcionistas para que elas realizem tarefas mais complexas.

Tira dúvidas

Os chatbots são excelentes para atuarem tirando as dúvidas mais usuais dos pacientes, como aquelas que não precisam da intervenção humana para serem respondidas e que são repetitivas. Por exemplo: endereço da clínica, horário de funcionamento, telefone e formas de contato, cuidados pré e pós determinados tratamentos etc.

Os robôs também podem trabalhar na triagem dos pacientes, avaliando a necessidade deles de atendimento e sinalizando quais casos são urgentes.

Resultados de exames

O chatbot pode ajudar o paciente a ter acesso aos resultados dos seus exames – e também permite que os pacientes tirem fotos dos seus exames e os envie aos médicos, que retornará a comunicação informando os próximos passos que o paciente deverá tomar (agendar consulta, realizar outros procedimentos etc.).

Pesquisa de satisfação

O pós-consulta é extremamente importante e você poderá usar o chatbot da sua clínica para enviar pesquisas de satisfação aos seus pacientes. Assim, conseguirá entender o que pode ser melhorado para oferecer uma experiência ainda melhor aos seus pacientes e se destacar da concorrência.

Prospecção de novos pacientes

Alguns chatbots podem ser grandes aliados do marketing da sua clínica. Eles permitem, por exemplo, que você crie um anúncio em uma rede social e programe o bot para responder às perguntas feitas no anúncio.

Dessa forma, é possível melhorar o engajamento das suas ações, oferecer respostas claras e satisfatórias aos usuários e aumentar o número de novos agendamentos, uma vez que os interessados já poderão agendar uma consulta direto pelo robô virtual.

Lembrete de consulta

Nada pior para a agenda de um profissional de saúde do que um paciente agendar uma consulta e não aparecer. Na maioria das vezes, isso ocorre por esquecimento por parte do paciente.

Assim, os chatbots podem ser programados para enviarem disparo automático de lembrete de consulta, via SMS, e-mail, mensagem no WhatsApp ou Facebook Messenger etc. É uma excelente maneira para reduzir o no-show e melhorar o controle da sua agenda.

Chatbots para clínicas: por que você precisa conhecer a Cloudia?

Depois de ver todas essas vantagens sobre o uso dos chatbots na saúde, está pensando em começar a usar uma solução como essa?

A Cloudia é robô brasileiro voltado exclusivamente para o setor da saúde e funciona como uma verdadeira assistente virtual para médicos e dentistas.

Algumas vantagens que só a Cloudia oferecem são:

  • desenvolvimento específico para o setor de saúde, de acordo com as necessidades e especificidades das clínicas médicas e odontológicas;
  • tecnologia 100% nacional, com suporte e configurações em português;
  • permite automatizar as ações de marketing no Facebook, fazendo com que todos os usuários que deixarem comentários nos seus anúncios na rede sejam atendidos instantaneamente pela Cloudia;
  • auxilia na prospecção de novos pacientes via Instagram, pois a Cloudia pode deixar uma resposta padrão nos comentários na plataforma, direcionando os usuários para o Messenger da clínica;
  • permite que os pacientes e usuários tirem as dúvidas direto pelo chat, e você poderá cadastrar as perguntas e respostas com base nas dúvidas mais usuais do seu público;
  • permite cadastrar orientações como pré-consultas, pré-exames, pré-cirurgias etc.;
  • dispara lembretes de confirmação da consulta e você poderá programar com quantos dias de antecedência essas mensagens serão enviadas;
  • funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e pode ser instalada no seu site ou em diferentes aplicativos de mensagens.

Cases de sucesso

A Cloudia já atendeu mais de 3 milhões de pacientes em todo o país e mais de 700 mil consultas foram agendadas por meio do chatbot. Dessa forma, é claro, são vários os cases de sucesso. Veja alguns exemplos.

Odontoclinic Boa Vista

A Odontoclinic de Boa Vista, Roraima, tinha o desafio de captar novos pacientes para a franquia recém-inaugurada, aumentando o número de agendamentos.

A solução encontrada foi investir em marketing digital por meio de campanhas impulsionadas no Facebook aliadas à Cloudia. As sócias dizem que o uso da Cloudia foi essencial para os resultados, pois sem o robô dificilmente conseguiriam atender todos os pacientes que interagem diariamente com o Facebook da clínica.

Além do agendamento e lembrete enviado pela Cloudia, a equipe costuma ligar 1 ou 2 dias antes da consulta para confirmar o agendamento e se colocar à disposição para eventuais dúvidas.

 A equipe também liga para as pessoas que deixaram o telefone, mas não concluíram o agendamento com o robô.

Os resultados foram bem impressionantes: entre 28/08/2020 (quando o uso da Cloudia foi iniciado) até 27/09/2020, a Odontoclinic Boa Vista teve 422 agendamentos automáticos diretamente pelo robô, sem intervenção humana.

Estes números ainda são maiores porque 1130 potenciais pacientes deixaram o telefone, mas não finalizaram o agendamento via robô. A atendente treinada da clínica entra em contato com essas pessoas e tira as dúvidas delas, aumentando as chances de agendamento.

Veja mais sobre este case de sucesso!

Avelar Odonto

A Avelar Odonto, situada em Bauru, é a maior referência em tratamentos de implantes da cidade e da região e atualmente conta com 5 cadeiras (1 para avaliação e 4 para atendimentos).

O desafio era fazer com que a empresa operasse com a sua capacidade máxima, evitando que os profissionais ficassem muito tempo ociosos. Para isso, era necessário ter, em média, de 20 a 30 pacientes por dia na clínica.

A solução foi usar as campanhas impulsionadas no Facebook com a ajuda da assistente virtual, Cloudia. Além da Cloudia, um atendente da equipe lista e entra em contato por telefone ou WhatsApp com as pessoas que não agendaram automaticamente a consulta com o robô.

Adicionalmente, a atendente humana também é instruída a enviar uma mensagem manualmente como última tentativa de pegar o telefone das pessoas que interagiram com a publicação, mas não deixaram forma de contato.

Em julho de 2019, a Avelar Odontologia teve 747 agendamentos automáticos realizados diretamente pela Cloudia, sem intervenção humana. Esses números são ainda maiores, se considerarmos que 1493 potenciais pacientes deixaram o número de telefone, mas não realizaram o agendamento automático.

O ROI (retorno sobre o investimento) da campanha foi de 3861%. Ou seja, o que foi faturado com essa ação foi 38 vezes o valor investido em campanhas de marketing e na ferramenta Cloudia.

Quer saber mais sobre esse case? Leia agora mesmo!

A Cloudia conta com vários outros cases de sucesso que você poderá acessar e entender em detalhes os resultados alcançados por outras empresas.

Como começar a usar uma assistente virtual para médicos e dentistas?

Depois de ver todos os benefícios do chatbot na saúde, você deseja levar essa inovação para a sua clínica?

Teste agora como a solução Cloudia funciona e veja como seria se os seus pacientes já tivessem essa alternativa de comunicação!

Se você gostou e quer começar a usar, é muito simples, basta entrar em contato com um dos nossos consultores e lhe retornaremos com uma proposta exclusiva e tiraremos todas as suas dúvidas sobre chatbot na saúde!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o chatbot na saúde já é uma realidade que tem auxiliado diversas clínicas e consultórios médicos e odontológicos. O robô movido a inteligência artificial permite automatizar o atendimento da sua clínica, melhorar o relacionamento com seus pacientes e ainda prospectar novos pacientes via ações nas redes sociais, melhorando seus resultados.

A Cloudia é um chatbot brasileiro desenvolvido especificamente para a área da saúde, que já tem ajudado diversas clínicas a aumentarem o número de agendamentos e a se relacionarem de maneira mais diferenciada com seus pacientes.

Se você quer inovar na sua clínica ou consultório e melhorar os seus resultados, comece agora mesmo a usar um chatbot. Entre em contato e saiba todas as vantagens que a Cloudia pode trazer para o seu negócio!

Comentários