Como direcionar pacientes do Whatsapp Business para a sua assistente virtual do Messenger

Você possui uma assistente virtual ou chatbot que funciona pelo Facebook Messenger e os seus pacientes continuam entrando em contato pelo Whatsapp para agendar procedimentos e tirar dúvidas?

O novo Whatsapp Business tem uma funcionalidade que pode te ajudar muito a direcionar essas pessoas para o Messenger quase que automaticamente.

Trata-se do envio de uma mensagem automática de boas vindas quando alguém entra em contato com o Whatsapp Business da sua clínica ou consultório.

Toda página do Facebook possui um link de acesso diretamente ao Messenger dessa página.

O objetivo é enviarmos uma primeira mensagem automática com o link do seu Messenger, direcionando o paciente para que ele tire suas dúvidas ou marque suas consultas pela sua secretária robô Cloudia.

Te explico melhor nos próximos parágrafos.

Configurando as mensagens automáticas no Whatsapp Business

Primeiramente baixe a versão do Whatsapp para negócios, procure no Google Play pelo app: Whatsapp Business.

Por enquanto ele está disponível apenas para smarthphones com o sistema operacional Android e ainda não está disponível para IOS (iPhone).

O aplicativo é gratuito e não é necessário possuir um CNPJ para usá-lo.

Passo #1

Após baixá-lo, insira os dados da sua empresa e toque sobre o botão de menu, no canto superior direito da tela. Em seguida, toque em “Configurações”.

Passo #2

Em “Configurações da empresa”, clique em “Mensagem de ausência”.

Passo #3

Ative a opção “Mensagem de ausência”. Para editar mensagem padrão, clique sobre o ícone do lápis. Em seguida, digite o texto desejado.

 

Por fim, clique em “OK”.

Se você deseja usar a mensagem inicial para direcionar a pessoa para o seu messenger, saiba que você pode acessar o seu link que vai ter o formato http://m.me/sua-pagina ou http://m.me/id-da-sua-pagina.

Para descobrir o link do seu Messenger, basta ver qual é o endereço do facebook que acessa a sua página, normalmente é um link: http://www.facebook.com/sua-pagina ou http://www.facebook.com/numero-id-da-sua-pagina. Basta copiar o que está escrito após a última barra “/” e colar após a última barra do endereço: http://m.me/

Por exemplo:

Veja um exemplo de mensagem configurada por uma de nossos clientes que você pode se basear:

Recomendamos usar a seguinte mensagem:

“Olá! 🙂 utilize o nosso atendimento imediato no Facebook Messenger clicando no link m.me/id-da-sua-pagina. Caso não consiga tirar suas dúvidas ou agendar sua consulta, me manda um “Oi”.”

Passo #4

Clique em “Enviar sempre” para selecionar quando a mensagem deve ser enviada. Selecione a opção desejada e, por fim, clique em “Salvar”.

 Passo #5

Voltando às configurações da empresa, clique em “Mensagem de saudação”. Ative o recurso em “Enviar mensagem de saudação” e toque sobre o ícone do lápis para editar o texto padrão.

Você pode deixar a mesma mensagem que citamos no passo 3, citando o link para o messenger do seu autoatendimento.

Depois clique em “OK” e em “Salvar”.

fonte: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/01/como-usar-respostas-automaticas-no-whatsapp-business.ghtml

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