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Marketing para médicos: por que fazer + 5 estratégias

Por Lucca Campardo em Marketing para Clínicas Médicas | Postado em 20 de abril de 2023

Marketing para médicos: por que fazer + 5 estratégias

Marketing para médicos é um conjunto de ações e estratégias que buscam atrair mais pacientes e aumentar o lucro da clínica. Dessa forma, a presença digital é muito importante atualmente, sendo necessário estar disponível e oferecer atendimento por esses meios.

A partir de ações que envolvam a melhora da comunicação da clínica, e isso envolve a identidade visual, presença online, atendimento e conteúdo produzido, será possível promover uma melhor experiência para o paciente, além de fazer com que a sua clínica esteja mais preparada.

Continue a leitura para entender mais!

O que é o marketing para médicos?

O marketing para médicos envolve tudo o que é criado e comunicado para entregar valor para os clientes, e isso pode ser das mais variadas formas, como a criação de um conteúdo, identidade visual, atendimento oferecido e outras facilidades que melhoram a experiência do paciente.

O marketing foca em transmitir o valor da clínica por meio das formas citadas acima e outras mais. Não é apenas o uso de anúncios e promoções que envolvem as estratégias de marketing, mas também conseguir passar para seu público-alvo o diferencial da sua clínica.

E o foco nos dias atuais é o marketing digital, no qual oferece uma variedade de ações e estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia da clínica. Tudo isso sem precisar gastar nada. Basta apenas saber utilizar as redes sociais em seu favor e manter o perfil bem atualizado.

Qual a importância do marketing para médicos?

As redes sociais se tornaram o principal meio para fazer a captação e fidelização de clientes. Cada vez mais pessoas passam a utilizá-las como meio de comunicação com empresas e marcas, e também para obter mais informações sobre os serviços oferecidos.

Dentre as pessoas que utilizam as redes sociais para se comunicar com empresas e marcas, 74,7% dos entrevistados usam as redes sociais para pesquisar informações e 56% dos consumidores sugerem que deixariam de seguir uma marca caso não tenham tido um bom atendimento ao cliente. Para ver mais dados de atendimento dos pacientes, basta clicar aqui!

Então, pense assim, se você tiver uma forte presença nas redes sociais, com conteúdos relevantes para o público-alvo, um perfil sempre atualizado e que fornece uma boa interação e atendimento ao cliente, sua clínica estará mais do que preparada para os potenciais clientes.

Esses, conseguirão ter suas dúvidas tiradas, aprender com o conteúdo educativo oferecido e já estarão criando um relacionamento com a clínica, mesmo antes de ter a primeira consulta agendada. Isso tudo, unido com uma identidade visual bem definida, vai fazer com que sua clínica seja uma referência.

marketing para médicos

5 dicas de como começar a aplicar o marketing para médicos 

Como vimos, há várias formas de começar a trabalhar com o marketing para médicos, mas todas se ajudam e se complementam, tornando a presença da clínica mais forte digitalmente. Aqui vamos citar 5 estratégias que são essenciais para se utilizar no marketing para médicos.

1) Defina sua persona

Para conseguir criar ações eficientes e que tenham resultados é importante conhecer bem o público com que se está trabalhando. Entendendo suas características, dores e necessidades, para que realmente faça sentido para a pessoa que esteja sendo impactada com o conteúdo produzido.

Umas das formas de se ter mais clareza sobre o público-alvo da clínica é fazer a criação de personas, que são representações fictícias de seu cliente. Uma persona é criada com base em dados comportamentais, geográficos, características pessoais, motivações, dores, desafios e outros.

Um exemplo resumido de persona: Gabriela Fernandes tem 57 anos, mora na região sul de São Paulo, é aposentada, casada e tem 2 filhos. Sempre se dedicou muito ao trabalho e aos filhos, então nunca teve muito tempo para cuidar de si, por esse motivo se encontra acima do peso e com alguns problemas de saúde.

A ideia é detalhar bem a persona para que seja realmente visível os pontos que podem ser trabalhados para que a clínica consiga ajudar melhor o cliente. Sua base de pacientes é uma ótima fonte de dados para a criação da persona, já que tem acesso ao público que frequenta a clínica.

2) Crie uma identidade visual

Muitos ainda acreditam que não, mas a parte visual da sua clínica é um ponto muito forte de venda. Ao ter uma marca bem definida e um design atrativo, você consegue gerar um valor maior na clínica, agregando conforto e uma experiência agradável aos pacientes.

Ainda melhor é conseguir passar seriedade e compromisso para o cliente por meio de uma identidade visual adequada para clínicas médicas, ao focar em deixar a comunicação concisa. Usando um logotipo que faça sentido e cores que sejam complementares.

3) Produza conteúdos relevantes

O marketing para médicos também envolve a produção de conteúdo relevantes para seu público. Essa é uma maneira de educar os potenciais clientes e gerar mais autoridade no segmento médico para a clínica, já que vai ajudar as pessoas com dúvidas mais simples.

Essa estratégia pode ser aplicada em diferentes canais, seguindo seus respectivos limites e formatos. Ao começar pelas redes sociais, principalmente o Instagram, você pode fazer um conteúdo mais interativo com o público, como enquetes e caixa de perguntas nos stories, lives e posts de conteúdos.

Outra maneira de trabalhar com a criação de conteúdo é por meio de um blog, no qual será possível trazer temas mais específicos e abordar com mais profundidade o assunto. Nesse caso, é importante fazer o uso das técnicas de SEO para a sua publicação alcançar mais pessoas.

Você pode estar com dúvidas sobre o que produzir de conteúdo, mas essa é a parte mais fácil, já que a clínica tem contato direto com o paciente, sendo assim, contato direto com seu público. Então basta conversar com os clientes sobre as dúvidas que têm e ir anotando as ideias que forem surgindo.

4) Google Perfil da Empresa 

O Google Perfil da Empresa, antigo Google Meu Negócio, é um ótimo aliado do marketing para médicos. A ferramenta é uma ótima maneira de aumentar a presença digital da sua clínica e ficar disponível para mais potenciais clientes por meio do Google Pesquisa e Google Maps.

Ao ter um perfil bem atualizado, com todas as informações preenchidas corretamente, com os serviços oferecidos bem explicados, imagens que mostram mais sobre a clínica e o ambiente, a clínica terá um bom posicionamento no Google Perfil da Empresa.

Uma funcionalidade muito importante é a de avaliação e comentários, na qual o paciente pode deixar sua opinião sobre o atendimento e tratamento que teve na clínica. Dessa forma, as pessoas se sentirão mais seguras ao ver boas avaliações, dando mais credibilidade para a sua clínica.

A ferramenta do Google Perfil da Empresa é bem completa e conta com diversas funcionalidades que vão ajudar na presença digital da sua clínica, por isso, não deixe de criar uma conta e preencher o seu perfil com as informações importantes sobre o seu negócio.

5) Atendimento automatizado

Uma outra estratégia que vai agregar bastante ao marketing para médicos da sua clínica é fazer a automação do atendimento. Ao promover um atendimento automatizado, a sua clínica ficará disponível para atender o paciente no momento exato em que ele entrar em contato.

Isso mesmo, ao ter um chatbot para atendimento e agendamento na clínica, ela ficará disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana. O cliente pode tirar suas dúvidas, pedir informações importantes, verificar os horários disponíveis e até realizar o agendamento da consulta.

Outro benefício interessante é que você também poderá atender em diferentes canais, como o WhatsApp, Instagram, Facebook e Site. Não sendo necessário ter diferentes números, nem precisar ficar trocando entre os aplicativos para ver as solicitações de atendimento.

Tendo um atendimento automatizado na sua clínica, será mais fácil atender a demanda de clientes que entram em contato, como também trabalhar melhor com os que já são pacientes, focando em ações para fidelizá-los e fazendo um melhor follow-up.

chatbot funciona pelo whatsapp

Cuidados para se ter no marketing para médicos

Por se tratar da área da saúde, existem algumas particularidades e cuidados que devemos levar em consideração ao trabalhar com marketing para médicos. Diferente de outras áreas, não é possível abordar de maneira direta o uso de medicamentos e procedimentos.

É crucial seguir as normas éticas estabelecidas pelas organizações reguladoras, como o Conselho Federal de Medicina (CFM). Isso inclui evitar fazer promessas enganosas, não divulgar informações falsas e respeitar a privacidade do paciente.

Ao trabalhar com marketing para médicos, é fundamental seguir as normas éticas e legais, manter a credibilidade, ser objetivo e baseado em evidências científicas sólidas. Isso garantirá que a clínica construa uma reputação sólida e seja vista como confiável.

Conclusão

Neste conteúdo falamos sobre marketing para médicos, sobre a importância de estar presente digitalmente e também trouxemos 5 dicas de estratégias para aplicar na sua clínica. Começando com a definição de uma persona, identidade visual da clínica e a produção de conteúdo relevante.

Uma estratégia abordada foi sobre o Google Perfil da Empresa, que basicamente funciona como um perfil digital da sua clínica, que aparece por meio do Google Pesquisa e Google Maps trazendo todas as informações relevantes e os serviços oferecidos na clínica.

Temos um material explicando o passo a passo de como criar o seu perfil, configurar e personalizá-lo para fazer o melhor uso possível da ferramenta. Baixe gratuitamente o nosso Guia Completo do Google Perfil da Empresa!