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18 dados de atendimento dos pacientes que você precisa saber!

Por Lucca Campardo em Cloudia | Postado em 28 de fevereiro de 2023

18 dados de atendimento dos pacientes que você precisa saber!

Os dados de atendimento dos pacientes são estatísticas que devem ser vistas e levadas em consideração ao trabalhar no atendimento da sua própria clínica. Porque eles indicam novas tendências e mudanças que ajudarão a oferecer uma melhor experiência de atendimento ao cliente.

A forma com que se atende ao cliente está em constante mudança, como podemos ver atualmente pela sua preferência por canais digitais, como as redes sociais e o WhatsApp, para o contato com a clínica. Sendo assim, é de grande importância se manter a par das novas estatísticas.

Continue lendo o conteúdo e veja os dados de atendimento dos pacientes!

Porque acompanhar os dados de atendimento dos pacientes?

O atendimento ao paciente é um dos pontos principais dentro da clínica, já que caso o mesmo seja ótimo e faça com que o cliente tenha uma boa experiência, as chances de fazer com ele volte à clínica e também divulgue seus serviços para os conhecidos, é grande.

Caso o atendimento da sua clínica transmita uma má eficiência e experiência ao paciente, o contrário acontece. Isso não só pode estar relacionado na maneira com que ele é atendido, mas também no tempo de espera e na disponibilidade da clínica em outros canais.

Se atentar a estes aspectos e aos dados apresentados, pode ajudar na redução de custos da clínica e no aumento do faturamento. E tudo isso está relacionado ao cliente, se tornando importante ouvir o que ele tem a dizer sobre a forma com que prefere ser atendido.

Quais os canais de comunicação ele usa? O que é importante acontecer no atendimento para que o considere como de qualidade? Quais são as suas prioridades? Essas são algumas perguntas que fazem com que seja possível entender as preferências dos clientes.

18 dados de atendimento dos pacientes

Atualmente, o acesso a pesquisas e levantamentos globais é facilitado e gratuito para todos. Empresas, instituições e órgãos federais são normalmente os que disponibilizam estas pesquisas, trazendo dados que podem ser estaduais, regionais e globais.

Os dados que iremos apresentar foram pegos de diferentes empresas e instituições. Todos estarão com seus respectivos links de origem para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar mais. Seguem, então, os 18 dados de atendimento dos pacientes.

Redes sociais para a captação de pacientes

Com o constante uso das redes sociais, mais pessoas estão passando a utilizá-las como meio de comunicação e também de pesquisa para saber mais sobre certa empresa. A forma como são tratados nas redes também conta como um fator de influência na decisão de compra do produto ou serviço.

1) 74,7% das pessoas usam as redes sociais para pesquisar informações de marcas e produtos;

2) O Instagram oferece a maior taxa de engajamento para anunciantes, de 81%;

3) 56% dos consumidores sugerem que deixariam de seguir uma marca caso não tenham tido um bom atendimento ao cliente;

As redes sociais também são utilizadas para realizar a captação de pacientes por meio da produção de conteúdos relevantes para seu público. Ao abordar temas que os pacientes costumam ter interesse e dúvidas, é possível atingir novos potenciais clientes.

Atendimento pelo WhatsApp

O uso do WhatsApp para o atendimento da clínica torna o contato mais pessoal e próximo, e o aplicativo tem alta popularidade no Brasil e entre os outros mensageiros.

4) 99% das pessoas entrevistadas usam o WhatsApp;

5) 79% usa o aplicativo de mensagens para tirar dúvidas e pedir informações;

6) 53% usa para comprar produtos ou serviços;

Além de estar presente no dia a dia dos brasileiros, o WhatsApp facilita a troca de informações entre o cliente e a clínica, além de servir como um excelente canal para trabalhar com marketing de relacionamento.

chatbot funciona pelo whatsapp

Fidelização dos clientes

O atendimento com um cliente não deve parar após ter terminado o tratamento ou procedimento. Sua chance de fidelizá-lo e fazer com que retorne à clínica para a realização de outro serviço é continuar mantendo contato com ele.

7) 60-70% é a probabilidade de vender novamente para um cliente antigo, e 5-20% é a de vender para um potencial cliente;

8) 68% dos clientes que deixam uma empresa, a deixam porque acreditam que ela não se importa com eles;

9) Acaba custando 5-25x mais caro adquirir um novo cliente;

Essas estatísticas reforçam a importância de fazer o acompanhamento, ou o follow-up, de pacientes que já passaram pela clínica. É bem provável que você tenha uma lista grande desses clientes no qual não houve nenhuma forma de contato após o procedimento realizado.

O uso de chatbots para atendimento

Está se tornando cada vez mais comum ser atendido por um robô ao entrar em contato com uma empresa/clínica. Desde quando foram introduzidos, os chatbots passaram por melhorias, e seu atendimento não é mais quadrado ou “engessado”, há como torná-lo humanizado.

10) O total de robôs desenvolvidos no Brasil em 2022 aumentou 47%, representando um total de 317 mil;

11) 62% das marcas entrevistadas disseram que houve um aumento nas vendas graças ao robô;

12) 81% afirma que houve redução nos custos ao utilizar os robôs de conversação;

13) 100% acreditam que o chatbot aumentou a satisfação dos clientes;

Um robô de atendimento e agendamento pode ajudar no processo inteiro de contato do potencial cliente. O chatbot tirará suas dúvidas, fornecerá as informações necessárias e assim poderá prosseguir para o agendamento da consulta. Sem a necessidade de interação humana para funcionar.

Sua equipe de atendimento terá mais tempo para lidar com as demandas que precisam de maior atenção. Com o atendimento imediato realizado pelo robô, as reclamações de demora e perda da clientes não irão mais acontecer.

dados de atendimento dos pacientes

Dados de atendimento da Cloudia

Para complementar os dados de atendimento dos pacientes, trouxemos algumas estatística de clínicas que utilizam o robô de conversação da Cloudia. Os dados a seguir são sobre os atendimentos e agendamentos do chatbot da Cloudia no ano de 2021.

14) 74,79% dos pacientes realizaram seu primeiro agendamento da consulta em até 10 minutos via chatbot;

15) 64% das solicitações de atendimento foram feitas fora do horário comercial;

16) A taxa de retorno de lembretes de consultas foi maior no Instagram, sendo de 43,15%;

17) Apenas 5,54% dos atendimentos realizados pelo chatbot precisaram de intervenção humana;

18) 94,46% dos pacientes resolveram de maneira autônoma suas dúvidas e agendamentos de consultas.

Levando em conta os dados apresentados, é possível afirmar que o uso de chatbot tem trazido resultados para as empresas. Os benefícios estão especialmente relacionados à satisfação do paciente de poder entrar em contato em qualquer momento e não ter que esperar para ser atendido.

Conclusão

Como vimos neste post, o foco tem que estar em promover uma boa experiência de atendimento ao cliente. Os dados e estatísticas reforçam a necessidade de ter um fluxo de atendimento rápido e efetivo, de forma que os pacientes não precisem esperar muito tempo.

Com o auxílio das redes sociais e do WhatsApp, é possível ficar disponível para mais pessoas e facilitar o contato com a clínica. Tornando a troca de mensagens mais direta e objetiva. Para complementar isso, o uso de um chatbot vai tornar a experiência ainda mais satisfatória.

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