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Como usar um chatbot para atendimento e marketing em instituições de saúde?

Por em Marketing na Saúde | Postado em 6 de setembro de 2022

Como usar um chatbot para atendimento e marketing em instituições de saúde?

Muito se fala sobre chatbot para atendimento de empresas, mas poucas pessoas sabem como usá-los para beneficiarem as clínicas ou outros estabelecimentos da área da saúde.

Por incrível que pareça, muitos profissionais da saúde ainda acreditam que o autoatendimento via chatbots é algo distante da realidade. É aí que eles se enganam!

Os chatbots chegaram para ficar e podem ser obtidos a preços acessíveis para qualquer consultório ou clínica, gerando inúmeras vantagens.

Está pronto para entrar neste mundo sem volta? Então continue lendo este post até o final.

Afinal, o que é um Chatbot?

Um chatbot nada mais é do que um software capaz de conduzir uma conversa via áudio ou texto com uma pessoa. O robô automatiza a conversa, tirando dúvidas e agendando consultas de forma eficiente e rápida, totalmente personalizável.

Por meio da inteligência artificial o chatbot para atendimento conseguem entender e se adaptar às conversas, liberando a equipe da clínica para focar em outras atividades que demandam mais tempo.

Atualmente eles funcionam em sites e principalmente em plataformas populares de trocas de mensagens, como o Facebook Messenger, Instagram Direct e WhatsApp.

Por que usar chatbot para atendimento na clínica?

Você sabia que aproximadamente 64% das solicitações de atendimento acontecem fora do horário comercial? Pois é, as pessoas costumam entrar em contato com as clínicas nas horas livres, que são nos horários de almoço, finais de semana e feriados. Com um chatbot para atendimento sua clínica estará disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana.

Sem contar que o atendimento é imediato, não tendo a necessidade de aguardar para conseguir agendar uma consulta. E também é possível fazer com que a sua clínica esteja disponível em diversos canais de atendimento.

Alguns motivos para você usar um chatbot para atendimento e marketing para a sua clínica:

  • Atender a vários clientes ao mesmo tempo, sem fila de espera, sem telefone ocupado e sem precisar que sua equipe do telemarketing ou secretários(as) fiquem sobrecarregados em horários de pico.
  • Reduzir custos com atendimentos em até 80%.
  • Oferecer um atendimento padronizado, sempre com a qualidade desejada, sem variação de humor e com inteligência artificial capaz de entender o que o cliente digita livremente.
  • Automatizar procedimentos rotineiros como agendamento de consultas, esclarecimento de dúvidas e envio de lembretes de consultas.
  • Podem ajudar na captação de novos pacientes quando aliado às redes sociais.

Regras de marketing e atendimento para clínicas

Antes que você pergunte, já te repondo: sim, é possível fazer marketing de forma ética em clínicas!

Os Conselhos Federais de Odontologia e Medicina, bem como das demais profissões da área da saúde, limitam e consideram algumas práticas como ilegais, por isso estude e esteja sempre atualizado com o código de ética da sua categoria.

Para facilitar a sua vida, separamos os links do documento que regulamenta a publicidade em cada uma das profissões da saúde:

Dentre os principais erros que podemos destacar e NÃO são permitidos pelos códigos da maioria das categorias da saúde estão: divulgação de fotos de “antes e depois” de tratamentos, divulgação de preços da consulta em veículos de publicidade, divulgação de técnicas de tratamentos não comprovadas cientificamente, divulgação da propriedade de equipamentos como forma de mostrar que possui tecnologia superior, distribuição de cartões de descontos ou fidelidade, garantia de resultados em tratamentos.

Como começar uma estratégia de uso de chatbot para atendimento na clínica?

#1 – Escolha uma plataforma de Chatbot

Há plataformas genéricas, que não precisam de programadores, mas que você precisa perder um tempo desenhando todo o fluxo e todas as possibilidades que você deseja automatizar para passar tudo ao programa.

A Cloudia é uma solução específica para clínicas e consultórios que já foi pensada para o público brasileiro, focada na conversão de desconhecidos em pacientes e pode ser configurada rapidamente.

#2 – Divulgue o novo canal de atendimento para quem já te conhece

Ao contratar um serviço de chatbot para sua clínica, é necessário que você saiba divulgar este canal de aquisição de novos pacientes ou ele será inútil.

Primeiramente, envie um e-mail para todos da sua lista de pacientes avisando sobre o novo canal de atendimento. Também divulgue o link do Facebook Messenger da sua página que terá o formato “http://m.me/nome-da-sua-pagina”. Se quiser uma comunicação ainda mais eficiente, envie uma mensagem de WhatsApp, além do e-mail.

A principal plataforma de uso de chatbots atualmente é o WhatsApp. Por este motivo, é fundamental que você saiba como configurar e automatizar o aplicativo de mensagens para suas estratégias.

Como usar um chatbot para atendimento e marketing em instituições de saúde?

#3 – Use as redes sociais como aliadas do seu atendimento automático via chatbot

Utilize as redes sociais sem moderação para potencializar a marca da sua clínica e principalmente para construir relacionamentos e ficar sempre na mente dos potenciais clientes.

Divulgue conteúdos originais que realmente agreguem valor nas vidas das pessoas para ter bons resultados. Publique dicas para se ter uma melhor qualidade de vida sobre assuntos relacionadas à sua especialidade em texto ou vídeo com frequência, sempre respeitando as regras do seu conselho.

As pessoas passarão a te seguir e compartilhar as suas dicas e, quando tiverem algum problema, se lembrarão da sua clínica

Segue algumas dicas específicas para cada uma das mídias sociais mais relevantes:

Facebook

Primeiramente tenha a sua página profissional (comercial) no Facebook para divulgar o seu trabalho, não apenas o seu perfil pessoal.

A página comercial oferece a possibilidade de impulsionamento de publicações, o que por si só já é uma grande vantagem, já que as publicações orgânicas (ou gratuitas) já deixaram de ter um bom alcance há algum tempo.

Além disso, apenas nas página comerciais é possível utilizar ferramentas de automação do atendimento, como os chatbots.

Como usar um chatbot para atendimento e marketing em instituições de saúde?
Anuncie seus serviços no Facebook

Atualmente se fala que um post comum consegue atingir organicamente apenas 2% dos seus seguidores.

Com o enorme número de perfis e páginas no Facebook, infelizmente (ou felizmente), a rede social teve que começar a diminuir a sua taxa de entrega dos seus posts aos seguidores.

Caso queira ter resultados significativos, invista em anúncios patrocinados no gerenciador de anúncios do Facebook e atraia mais pacientes para interagirem com a sua clínica.

Além de estudar o código de ética a fundo, você vai precisar ter conhecimento em como criar anúncios pelo Facebook Ads, caso não contrate um profissional de marketing digital para isso.

Saiba também o que é mais importante de se configurar nas suas campanhas de Facebook Marketing para ter melhores resultados. Aliado aos anúncios, utilize um chatbot para atendimento dos seus potenciais pacientes para otimizar seus resultados.

Alguns chatbots podem responder automaticamente a todas as pessoas que deixam comentários nas suas publicações do Facebook, direcionando estas pessoas a interagirem com o seu chatbot, que pode ser programado para esclarecer dúvidas e encaminhar os pacientes para realizarem um agendamento.

Para que você entender como funciona, clique e teste a interação com o chatbot neste post exemplo que fizemos:

Se você é um profissional da saúde ou profissional de marketing que trabalha fazendo campanhas de captação para atrair mais pacientes para estabelecimentos da saúde, essa funcionalidade facilita bastante.

Instagram

O Instagram ainda tem um bom alcance orgânico, conseguindo muitas curtidas, porém poucas interações.

Fazer uma boa apresentação na bio do seu perfil é fundamental. Deixe explícito os serviços que a sua clínica presta, site, endereço e formas de contato.

teste como paciente no instagram

Utilize então imagens e vídeos de boa resolução que retratem tratamentos, curiosidades e dicas sobre alguma doença da qual o seu estabelecimento trata.

Agora não é mais necessário ter 10 mil seguidores para conseguir compartilhar um link nos stories, qualquer conta pode utilizar a ferramenta de link.

É possível também se fazer anúncios de campanhas do tipo “Mensagens” através do gerenciador de anúncios do Facebook que sejam veiculadas no Instagram, ficando visível o botão de “Enviar mensagem”.

Quando clicado, o usuário é direcionado para interagir com o seu chatbot via Instagram Direct.

Veja um exemplo deste tipo de anúncio:

chatbot para atendimento

Whatsapp

Atualmente, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas, ou seja, as pessoas preferem entrar em contato, tirar dúvidas e até comprar por meio do aplicativo de mensagens. Pelo simples de motivo de ser fácil e rápido.

É possível ter uma certa automação sem precisar de um chatbot com a conta do WhatsApp Business. Essa opção oferece várias ferramentas comercias que vão auxiliar no gerenciamento de prospecção de clientes. Tem como configurar uma mensagem de saudação, ausência, colocar catálogo de serviços e produtos, e até salvar mensagens mandadas com frequência.

Outra opção é a conta do WhatApp Business API, que é uma solução desenvolvido pela Meta (empresa detentora do WhatsApp). Essa conta permite que o aplicativo de mensagens seja integrado a outros sistemas, como chatbots e CRMs.

Temos um conteúdo completo sobre como automatizar o seu WhatsApp, caso queria saber mais só clicar aqui!

#4 – Use o chatbot para atendimento no seu site

Se você utiliza apenas um formulário para captação de novos agendamentos para sua clínica ou consultório no seu site, você está provavelmente perdendo receita. Há depoimentos de aumento de 45% da taxa de conversão simplesmente usando um chat on-line da maneira correta.

Algumas ferramentas oferecem também a opção de você adicionar o chatbot para atendimento no site via chat on-line de forma bastante simples, sem a necessidade de se saber de programação.

Anuncie seus serviços no Google Ads

Assim como você pode investir em anúncios do Facebook Ads para ter maior alcance no facebook, invista no Google Ads para ter mais visibilidade pelos pacientes que procuram pelos seus serviços por meio do Google.

É possível pagar para posicionar seu site nas posições da primeira página de pesquisa para algumas palavras-chave que você escolher.

O grande segredo aqui é anunciar no Google Ads escolhendo as palavras-chave locais que os seus potenciais pacientes buscam no Google quando desejam usufruir de um serviço da sua categoria e especialidade.

Por exemplo: se você é Endocrinologista e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Mariana, deve-se anunciar para pessoas que estão buscando no Google por palavras-chave como: Endocrinologista SP, Endócrino em São Paulo, Endocrinologista em Vila Mariana, Endocrinologista São Paulo Vila Mariana, Especialista no procedimento X em São Paulo etc.

É possível que você filtre o público também por localização e por informações demográficas como: cidade, sexo, idade, com filhos ou sem filhos etc.

Produza conteúdo

Outra forma de trazer mais visitantes para o seu site é através da produção de conteúdos em seu blog.

Desta forma, se o conteúdo for realmente informativo e gerar valor, ele tende a ficar em boa posição na pesquisa orgânica do Google e pode trazer bons resultados no médio e longo prazo para a sua clínica, de uma forma totalmente orgânica.

#5 – Monitore as métricas que importam

O objetivo de tudo isso é que você consiga ter mais pacientes no seu consultório, então esta será a sua métrica principal.

A quantidade de seguidores da página ou visitas no site podem ser apenas “métricas de vaidade” e não quer dizer, necessariamente, que sua estratégia está dando certo, pois elas podem não aumentar a receita do seu consultório.

A métrica ideal para medir a eficiência da estratégia é registrar mensalmente a quantidade de pacientes que marcaram uma consulta pelo Facebook, Instagram, WhatsApp ou site, compare os resultados de antes e depois que você passou a usar um chatbot e perceba a diferença.

Considerações finais

Gostaríamos de reforçar a importância de se seguir o código de ética da sua categoria antes de fazer qualquer ação de marketing digital para a sua clínica que estimule o uso do seu chatbot.

Ao utilizar um chatbot para atendimento e aplicar as estratégias vistas acima, sua clínica estará mais preparada para atender ao paciente, e também para atrair potenciais pacientes em diversas plataformas.

Caso tenha interesse em saber mais, baixe o case de sucesso da Oral Sin Implantes e saiba a estratégia de atendimento da clínica via redes sociais!

Como usar um chatbot para atendimento e marketing em instituições de saúde?