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Autoagendamento: as vantagens para as clínicas odontológicas

As novas tecnologias têm, cada vez, mais trazido facilidade aos pacientes. Com a pandemia de covid-19, muitas pessoas passaram a usar essas soluções – e a gostar da praticidade que elas oferecem. Uma dessas tendências é o autoagendamento.

Nada melhor do que o próprio paciente realizar o agendamento das suas consultas e procedimentos, lhe dando mais liberdade e autonomia. Para as clínicas odontológicas, essa solução também é muito interessante, trazendo uma série de vantagens.

Ainda não sabe porque investir no autoagendamento? Siga conosco!

O que é e como funciona o autoagendamento?

O autoagendamento é um tipo de agendamento online. Ou seja, é uma plataforma na qual o próprio paciente pode agendar sua consulta ou procedimento. A plataforma é integrada a agenda online dos profissionais do consultório e apenas ficam disponíveis para os pacientes os horários indicados como livres pelos dentistas.

Assim, quando o paciente faz o agendamento, automaticamente ele é sincronizado com a agenda online do dentista. O paciente também poderá desmarcar a consulta e remarcar, caso deseje.

Essa solução pode funcionar de diferentes formas, desde um link enviado pelo dentista até uma plataforma mais completa, como um chatbot, que pode ficar instalado no site do consultório ou nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

Por que as clínicas odontológicas devem investir no autoagendamento?

O autoagendamento é uma das tendências para as clínicas odontológicas, porque é capaz de trazer uma série de benefícios, tanto para os pacientes, como para os dentistas. Vamos ver em detalhes?

Mais autonomia para o paciente

Facilitar a vida do paciente é uma ótima maneira de se destacar da concorrência e manter sua agenda sempre cheia.

Ao oferecer a modalidade de autoagendamento, o seu paciente não precisa ter que ligar até a sua clínica para marcar uma consulta – e nem fazer isso apenas no horário comercial.

Ele poderá agendar a consulta em qualquer momento da sua rotina, ou quando se lembrar de fazer isso. Por exemplo em um sábado ou domingo à tarde, algum dia da semana à noite, no meio do expediente – ou quando ele quiser.

Afinal, o procedimento é muito simples e rápido e o paciente não precisará ter contato com suas secretárias e recepcionistas. O mesmo procedimento é feito caso ele precise remarcar o horário.

Desafoga suas secretárias

As secretárias e recepcionistas de clínicas odontológicas têm uma rotina puxada. É preciso cuidar da recepção, atender o telefone, responder o WhatsApp e muitas vezes assessorar nas demandas dos dentistas.

Com o autoagendamento, você reduzirá um pouco da demanda sobre essas profissionais, visto que os próprios pacientes realizarão o agendamento automático das consultas, sem precisar ligar para elas. Assim, suas profissionais terão mais tempo livre para focarem em outras demandas importantes para seu consultório.

autoagendamento nas clínicas odontológicas

Melhora a captação de paciente

Quantas vezes você já pensou em agendar uma consulta com determinado profissional, mas na correria do dia a dia, acabou se esquecendo de ligar e quando viu já era fora do horário de expediente?

Essa situação poderia ser evitada com o autoagendamento – e se esse fosse um paciente seu, haveria mais chances de captá-lo.

Você ainda pode integrar o seu agendamento online a outras ações digitais, como anúncios nas redes sociais. Assim, é possível direcionar o usuário que se relaciona com o anúncio diretamente para a plataforma de agendamento, aumentando o número de conversões.

Melhora a experiência do paciente

Oferecer o autoagendamento é, também, uma forma de se diferenciar na mente dos seus pacientes. Afinal, essas pessoas terão uma experiência de atendimento muito melhor na sua clínica do que na concorrência.

O agendamento online oferece comodidade, praticidade e facilidade para os pacientes, que se sentem mais acolhidos e tendem a se tornar mais fiéis. É claro que o restante da experiência com a sua clínica precisa ser positiva para que a fidelização aconteça, mas o autoagendamento já é um bom passo inicial.

Reduz as faltas e no-show

Todo dentista sabe o quanto é ruim agendar pacientes e eles faltarem. Esse ‘buraco’ na agenda é tempo e dinheiro perdido, pois será difícil agendar alguém em cima da hora.

Infelizmente, não são raras as situações como essa e o principal motivo é o esquecimento. Soluções modernas de autoagendamento possuem integrações inteligentes que permitem, por exemplo, disparar lembretes de consulta.

Você pode programar com quanto tempo de antecedência deseja enviar o lembrete, por exemplo 2 ou 3 dias antes da consulta e no dia da consulta. Assim como também é possível solicitar que o paciente confirme seu horário.

Mais facilidade na gestão

Gerir uma clínica odontológica exige cuidado e atenção. E, um dos pontos importantes, é analisar quantos pacientes foram atendidos no mês, que tipo de serviço foi realizado, quanto foi gasto em cada procedimento e a margem de lucro de cada atendimento.

Todas essas informações podem ser mais facilmente extraídas com uma solução de autoagendamento. Afinal, você saberá de maneira simples e mais confiável como foi a agenda de cada profissional do consultório dentro do mês – e a partir disso poderá realizar uma série de cálculos e estimativas para otimizar a sua gestão financeira.

Muitas soluções de autoagendamento ainda podem ser integradas ao software de gestão da clínica, facilitando todo esse trabalho e tornando os dados ainda mais confiáveis.

Como implementar o autoagendamento?

Depois de ver todas essas vantagens, você tem certeza que o agendamento online é a solução ideal para sua clínica? Para implementá-la, alguns passos são importantes, como:

  • Conhecer a rotina sua e dos demais profissionais que atendem na clínica, com informações sobre quantas horas cada profissional tem disponível para atendimentos diários, qual a média de pacientes que recebe, os tipos de tratamentos oferecidos e a duração média de cada um desses procedimentos;
  • Organizar a sua agenda e dos demais profissionais com base nesses dados, sempre considerando uma margem extra, para possíveis atrasos, inconvenientes e também para descanso dos profissionais;
  • Utilizar um sistema de agenda online, como o Google Agenda e garantir que todos os profissionais sabem usar o sistema e atualizem seus horários disponíveis;
  • Encontrar uma plataforma de agendamento online que seja fácil de usar e de integrar com as soluções tecnológicas que seu consultório já utiliza;
  • Treinar as secretárias para que elas consigam acompanhar os agendamentos realizados via plataforma.

A Cloudia é um chatbot específico para a área da saúde. Ela funciona como uma verdadeira assistente virtual, com inúmeras funções. Além do agendamento online, a Cloudia consegue responder as dúvidas mais usuais dos seus pacientes, enviar lembretes de consultas e instruções para procedimentos, ajudar na captação ativa de pacientes (podendo ser integrada com os anúncios em diversas redes sociais) e transformar a experiência do seu paciente.

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens do autoagendamento? Teste a Cloudia como paciente e veja como essa solução é simples de usar!

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