Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 13 de agosto de 2019
Gerenciar uma clínica pode ser desafiador! São diversos fatores que exigem atenção de quem está no comando. Mas, além disso, é importante contar com profissionais competentes das diferentes áreas.
A estrutura de gerenciamento de um negócio, o que inclui clínicas e consultórios, é formada por atendimento, administrativo, financeiro. Dentro destes três processos os detalhes passam por agendamento médico, gerência de finanças, contratações de profissionais de saúde, controle de estoque, repasses e muito mais.
Todas as tarefas ligadas ao que foi dito no parágrafo anterior podem ser simplificadas com a utilização de um software de gestão clínica.
São muitos os recursos de um sistema que podem auxiliar a alavancar a sua clínica. Neste artigo, entretanto, vamos combinar de focar no atendimento de seus pacientes.
O atendimento engloba toda a passagem de cada cliente nas dependências da clínica. Desde sua chegada até o final de seu tratamento ou procedimento realizado.
A partir de agora, você irá descobrir em que pontos do atendimento o software de gestão clínica pode ser o melhor parceiro para o crescimento do seu negócio!
Esta etapa é de extrema importância. É quando o paciente que está indo pela primeira vez na sua clínica terá o primeiro contato e a primeira impressão da sua forma de tratamento. E quando aqueles que já costumam se consultar em sua clínica avaliará se o serviço segue com a mesma qualidade e preocupação.
Para que tudo nesta fase ocorra bem, um software de gestão que possua os recursos essenciais conta com:
✔ agenda diária e semanal;
✔ agenda múltipla – por grupos, locais ou especialidades;
✔ agenda integrada de equipamentos;
✔ confirmação inteligente de consultas por e-mail e SMS;
✔ integração com google agenda;
✔integração com sistemas de terceiros como a inteligência artificial de atendimento pré-consulta como a Cloudia.
✔ comando por voz;
✔ visualização do histórico do paciente no formato de linha do tempo.
Acima estão citadas ferramentas que garantem precisão e eficácia no agendamento. Com elas, é possível não apenas agendar consultas, procedimentos e tratamentos, mas também acompanhar a evolução de cada paciente e atendê-los de forma especial, tendo sempre as informações deles de um jeito facilitado e rápido.
Um dos maiores medos das pessoas é sala de espera de médico. Normalmente são momentos de tortura, acompanhados de grandes esperas e processos sem a definição perfeita.
Com o software de gestão clínica ideal, você transforma a experiência do seu paciente, garantindo a ele uma recepção cuidadosa e atenciosa a detalhes. É recomendável que o sofware possua funcionalidades como:
✔ gerenciador de fila de espera;
✔ sala de espera com acompanhamento em tempo real;
✔ check-in e checkout pela agenda;
✔ totem de autoatendimento, com gerador de senhas tiradas pelo próprio paciente simplificadamente;
✔ chamada de pacientes, podendo ser sonora ou apenas visual.
Com estes recursos, sua sala de espera se torna um ambiente organizado e produtivo. Seus pacientes se sentem bem recebidos, não passam por transtornos para serem atendidos e os profissionais da clínica conseguem trabalhar com tranquilidade.
O paciente chegou ao médico. E agora?
Um software de gestão médica ainda será útil?
A resposta é sim! Um dos recursos primordiais de sistemas para gerenciamento de clínicas e consultórios é o prontuário eletrônico.
Com ele, o médico e o profissional de saúde de forma geral conseguem realizar um atendimento diferenciado, com o bem-estar do paciente no ponto central. É recomendável que o software tenha:
✔ anamneses, evoluções e laudos personalizáveis;
✔ diagnósticos e CID;
✔ emissão rápida de atestados, textos e pedidos de exames;
✔ prescrições e medicamentos e fórmulas com bulário integrado;
✔ emissão de receituário de controle especial;
✔ banco de imagens com editor.
A lista trata-se de itens que deixam a consulta, a realização de um exame, a execução de um procedimento, ou qualquer outra situação com muito mais exatidão e primor. Com eles, o diagnóstico e o tratamento são feitos excelência.
Mais uma facilidade tanto para o paciente quanto para o seu profissional de atendimento!
Com estes dispositivos em seu software clínico, você oferece ao paciente todas as possibilidades de ter as necessidades atendidas como:
✔ gerenciamento de cartões de crédito e débito;
✔ Nota Fiscal Eletrônica;
✔ split de pagamento;
✔ recebimento de convênios.
Contar com todos estes recursos pode não garantir a volta dos pacientes, para essa equação outros fatores podem entrar na conta, mas permite um aumento significativo na fidelização deles.
✔ redução de absenteísmo através dos formatos de contato com o cliente;
✔ reconhecimento facial do paciente mediante a webcam ou câmera associada para facilitar ainda mais o acesso as dados;
✔ repescagem em até 80% de faltosos.
Os dados utilizados neste artigo foram retirados da usabilidade do Feegow Clinic, software de gestão clínica número em recursos no mercado.