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Cloudia

6 motivos para usar um software no atendimento da sua clínica

Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 13 de agosto de 2019

6 motivos para usar um software no atendimento da sua clínica

Gerenciar uma clínica pode ser desafiador! São diversos fatores que exigem atenção de quem está no comando. Mas, além disso, é importante contar com profissionais competentes das diferentes áreas.

A estrutura de gerenciamento de um negócio, o que inclui clínicas e consultórios, é formada por atendimento, administrativo, financeiro. Dentro destes três processos os detalhes passam por agendamento médico, gerência de finanças, contratações de profissionais de saúde, controle de estoque, repasses e muito mais.

Todas as tarefas ligadas ao que foi dito no parágrafo anterior podem ser simplificadas com a utilização de um software de gestão clínica.

São muitos os recursos de um sistema que podem auxiliar a alavancar a sua clínica. Neste artigo, entretanto, vamos combinar de focar no atendimento de seus pacientes.

O atendimento engloba toda a passagem de cada cliente nas dependências da clínica. Desde sua chegada até o final de seu tratamento ou procedimento realizado.

A partir de agora, você irá descobrir em que pontos do atendimento o software de gestão clínica pode ser o melhor parceiro para o crescimento do seu negócio!

Agendamento

Esta etapa é de extrema importância. É quando o paciente que está indo pela primeira vez na sua clínica terá o primeiro contato e a primeira impressão da sua forma de tratamento. E quando aqueles que já costumam se consultar em sua clínica avaliará se o serviço segue com a mesma qualidade e preocupação.

Para que tudo nesta fase ocorra bem, um software de gestão que possua os recursos essenciais conta com:

agenda diária e semanal;

agenda múltipla – por grupos, locais ou especialidades;

agenda integrada de equipamentos;

confirmação inteligente de consultas por e-mail e SMS;

integração com google agenda;

integração com sistemas de terceiros como a inteligência artificial de atendimento pré-consulta como a Cloudia.

comando por voz;

visualização do histórico do paciente no formato de linha do tempo.

Acima estão citadas ferramentas que garantem precisão e eficácia no agendamento. Com elas, é possível não apenas agendar consultas, procedimentos e tratamentos, mas também acompanhar a evolução de cada paciente e atendê-los de forma especial, tendo sempre as informações deles de um jeito facilitado e rápido.

Chegada à clínica

Um dos maiores medos das pessoas é sala de espera de médico. Normalmente são momentos de tortura, acompanhados de grandes esperas e processos sem a definição perfeita.

Com o software de gestão clínica ideal, você transforma a experiência do seu paciente, garantindo a ele uma recepção cuidadosa e atenciosa a detalhes. É recomendável que o sofware possua funcionalidades como:

gerenciador de fila de espera;

sala de espera com acompanhamento em tempo real;

check-in e checkout pela agenda;

totem de autoatendimento, com gerador de senhas tiradas pelo próprio paciente simplificadamente;

chamada de pacientes, podendo ser sonora ou apenas visual.

Com estes recursos, sua sala de espera se torna um ambiente organizado e produtivo. Seus pacientes se sentem bem recebidos, não passam por transtornos para serem atendidos e os profissionais da clínica conseguem trabalhar com tranquilidade.

Consulta

O paciente chegou ao médico. E agora?

Um  software de gestão médica ainda será útil?

A resposta é sim! Um dos recursos primordiais de sistemas para gerenciamento de clínicas e consultórios é o   prontuário eletrônico.

Com ele, o médico e o profissional de saúde de forma geral conseguem realizar um atendimento diferenciado, com o bem-estar do paciente no ponto central. É recomendável que o software tenha:

anamneses, evoluções e laudos personalizáveis;

diagnósticos e CID;

emissão rápida de atestados, textos e pedidos de exames;

prescrições e medicamentos e fórmulas com bulário integrado;

emissão de receituário de controle especial;

banco de imagens com editor.

A lista trata-se de itens que deixam a consulta, a realização de um exame, a execução de um procedimento, ou qualquer outra situação com muito mais exatidão e primor. Com eles, o diagnóstico e o tratamento são feitos excelência.

Pagamento

Mais uma facilidade tanto para o paciente quanto para o seu profissional de atendimento!

Com estes dispositivos em seu software clínico, você oferece ao paciente todas as possibilidades de ter as necessidades atendidas como:

gerenciamento de cartões de crédito e débito;

Nota Fiscal Eletrônica;

split de pagamento;

recebimento de convênios.

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Retorno

Contar com todos estes recursos pode não garantir a volta dos pacientes, para essa equação outros fatores podem entrar na conta, mas permite um aumento significativo na fidelização deles.

Vantagens Bônus

redução de absenteísmo através dos formatos de contato com o cliente;

reconhecimento facial do paciente mediante a webcam ou câmera associada para facilitar ainda mais o acesso as dados;

repescagem em até 80% de faltosos.

 

Os dados utilizados neste artigo foram retirados da usabilidade do  Feegow Clinic, software de gestão clínica número em recursos no mercado.