fbpx

9 tecnologias inovadoras na odontologia

Nos últimos anos, a tecnologia evoluiu muito. E isso também tem se refletido no ramo da saúde. São várias as tecnologias inovadoras na odontologia que ajudam a deixar os tratamentos mais rápidos e confortáveis para os pacientes, além de oferecerem facilidades para os dentistas.

Estar atento a essas inovações é de suma importância. Afinal, é preciso acompanhar as evoluções da sua área, buscando, sempre, oferecer o que há de melhor e mais moderno aos seus pacientes.

Selecionamos algumas tecnologias inovadoras na odontologia para você conhecer. Confira!

#1: Laudos à distância

Os laudos à distância são muito usados na medicina e também estão sendo incorporados nos consultórios de odontologia.

O serviço funciona assim: o dentista realiza os exames radiográficos no consultório e envia as imagens pela internet para uma empresa de laudos online.

Na clínica de radiologia à distância, os profissionais capacitados analisam os exames, elaboram os laudos e enviam os resultados por e-mail para o dentista.

Tudo isso de maneira prática e rápida, sem burocracia e usando criptografia para proteger os dados dos pacientes.

Uma das vantagens é a economia de dinheiro e recursos que a inovação traz, além de você ter mais tempo para poder dedicar aos seus pacientes. E, claro, como os profissionais são altamente capacitados para laudarem as imagens, o resultado dos exames é mais fidedigno e confiável.

#2: Anestesia eletrônica

O equipamento é chamado de “The Wand”. Ele é uma espécie de anestesia eletrônica que minimiza os efeitos colaterais e os incômodos da anestesia tradicional.

Outra vantagem é que o equipamento consegue dosar a quantidade exata de anestésico para o tipo de procedimento que será realizado, o que reduz os problemas trazidos com o uso da anestesia.

Para os pacientes que sofrem com o medo da picada da agulha, essa inovação é muito interessante, porque a agulha é extra-curta e não causa dor.

A nova técnica é aplicada na gengiva (região com menor sensibilidade) e onde a chance de sentir dor é muito menor.

Não existe nenhum efeito colateral e nem contraindicações para o uso dessa inovação, inclusive a anestesia eletrônica é indicada para pacientes com necessidades especiais e para quem sofre de fobia de dentista.

#3: Impressão 3D

As impressoras 3D têm sido usadas com sucesso em vários setores, inclusive na odontologia. Hoje, elas são usadas para imprimir próteses laminadas à base de porcelana, as populares facetas e lentes de contato.

Essa inovação funciona assim: o dentista faz um molde da arcada do paciente. A partir desse molde, são geradas imagens tridimensionais impressas pelo equipamento de acordo com o desenho exato de cada dente do paciente.

Depois da impressão, as lentes de contato são coladas por cima dos dentes, deixando o sorriso mais branco e melhorando a questão estética.

#4: Prontuários digitais

As fichas odontológicas são itens que costumam ocupar muito espaço nos consultórios. Afinal, é preciso guardá-las por, no mínimo 5 anos.

A tecnologia veio ajudar nesse momento com os prontuários digitais.

Por meio de um login e senha, os dentistas acessam os dados de cada paciente pelos seus computadores ou dispositivos móveis (smartphones e tablets) – e essas informações ficam armazenadas na nuvem, ou seja, não necessitam dos computadores físicos do seu consultório.

Além de reduzir a papelada, os prontuários digitais facilitam na hora de pesquisar pelos pacientes e de incluir informações, já que você poderá adicionar arquivos de mídia, como vídeos, fotos e áudios.

#5: Escaneamento intraoral

Os moldes de gesso são coisas do passado. Com o escaneamento intraoral é possível capturar imagens detalhadas da boca do paciente e enviá-las diretamente para um computador.

O scanner consegue registrar com precisão o formato dos dentes, o tamanho deles, a tonalidade, a presença de assimetrias, desalinhamentos, entre outros detalhes, fundamentais na hora de planejar o tratamento.

Essas imagens são enviadas para um computador e trabalhadas por um software específico que consegue produzir um molde em um meio digital. Depois, é só usar uma impressora 3D para ter a peça física.

Além dos benefícios para os dentistas, que conseguem ter uma visualização mais completa da cavidade oral, o escaneamento também traz mais conforto aos pacientes que não precisam usar o molde de gesso tradicional (que é desconfortável para muitas pessoas).

#6: CAD/CAM 3D

Essa é a tecnologia que utiliza a impressão 3D para criar moldes e próteses com reprodução fiel da anatomia da arcada dentária de cada paciente.

Após capturar as imagens com o scanner intraoral e enviá-las para o computador, o software desenvolve o projeto para realizar o tratamento – que pode ser próteses, implantes ou alinhadores invisíveis.

Os dados são transmitidos à impressora 3D que modela o material de acordo com o projeto. A calibragem correta permite alcançar resultados incríveis, dispensando a necessidade de provas.

#7: Cirurgia guiada

Essa é uma das tecnologias inovadoras na odontologia mais procuradas pelos implantodontistas. Afinal, ela permite realizar o procedimento com mais segurança e com maiores chances de sucesso.

Novamente, o scanner intraoral entra em cena, junto dos exames de tomografia, o que permite conhecer melhor as características anatômicas do paciente.

Os softwares de planejamento combinam as imagens e permitem trabalhá-las no computador. Assim o dentista tem acesso a informações importantes como a espessura da gengiva, o posicionamento dos dentes, a anatomia dos ossos etc.

Na sequência, a cirurgia é feita de forma virtual na fase de planejamento. Isso reduz os cortes desnecessários ou acidentes que trazem complicações.

Depois do planejamento, o resultado final é transmitido à impressora que produz um guia cirúrgico e os implantes são instalados na posição planejada em meio digital.

O resultado são implantes posicionados no lugar exato, o que melhora o pós-operatório e valoriza a estética do sorriso.

#8: Sistemas de gestão integrada

As tecnologias inovadoras na odontologia também estão relacionadas a parte de gestão e administração da clínica. Os softwares de gestão permitem reunir dados e informações de todo o consultório, facilitando o controle financeiro, do estoque, das consultas, dos exames etc.

Assim, é muito mais fácil gerenciar a sua clínica. Alguns softwares ainda contam com Business Intelligence que oferece relatórios completos sobre o seu negócio, facilitando a tomada de decisão.

Outros conseguem automatizar tarefas e reduzir as burocracias e a papelada, tornando sua gestão mais profissional.

#9: Assistentes virtuais

A inteligência artificial também está entre as tecnologias inovadoras na odontologia.

Os chatbots são robôs de conversação que usam IA para entenderem e imitarem o comportamento humano.

Esses robôs são muito usados nas estratégias de marketing das clínicas, respondendo dúvidas dos usuários e interagindo com as pessoas. Mas, algumas versões, conseguem ir além, oferecendo serviços bem interessantes.

Por exemplo, existem chatbots que conseguem agendar as consultas. Os pacientes podem fazer esse processo pelo Facebook Messenger, Whatsapp ou pelo chat no site do seu consultório.

O horário escolhido é automaticamente sincronizado com a agenda virtual dos dentistas. E, caso o paciente tenha algum problema, poderá desmarcar e remarcar a consulta da mesma forma.

Existem chatbots que realizam funções adicionais, como enviar lembretes das consultas, tirar dúvidas dos pacientes, enviar informações pré e pós exames ou cirurgias, entre outras questões.

Isso ajuda a desafogar os seus atendentes ao mesmo tempo que oferece uma experiência diferenciada aos seus pacientes, trazendo mais facilidades a eles e aumentando o número de consultas agendadas.

A Cloudia é um desses chatbots inteligentes desenvolvidos exclusivamente para clínicas como a sua.

Já deu para notar que existem inúmeras tecnologias inovadoras na odontologia, não é mesmo? Ajude seus amigos dentistas a se atualizarem: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Comentários