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Posts para médicos: 6 ideias de conteúdos para suas estratégias digitais!

Estar online não é mais um “luxo”, mas sim necessidade para quem deseja se diferenciar da concorrência. Bons posts para médicos lhe ajudam a conversar diretamente com o seu público e a diferenciar a sua clínica.

De acordo com o TIC Domicílios, 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Desses, 90% buscam informações sobre saúde na rede – é o que revela uma pesquisa do instituto Ipso MORI.

Esses dados nos mostram que o brasileiro está cada vez mais antenado e em busca de bons conteúdos, capazes de auxiliar os pacientes a entenderem melhor sobre suas condições e a terem informações precisas sobre saúde.

Se você está planejando a sua campanha de marketing médico, siga a leitura e veja as dicas de posts para médicos que separamos!

Qual a importância do marketing de conteúdo para médicos?

Como você viu na introdução, o número de pessoas que acessam a internet não para de subir no nosso país. E uma característica do internauta brasileiro é usar a rede para pesquisar sobre informações relacionadas à saúde.

Essa é uma tendência – e estar fora dela pode significar prejuízos à sua marca e a forma como seus pacientes o enxergam.

Quando você desenvolve uma boa estratégia de marketing de conteúdo, divulgando informações simples, precisas e adequadas ao seu público, nas redes que eles mais usam, consegue transformar o seu nome em uma autoridade no assunto.

Isso significa que quando um paciente precisar de um médico na sua área, ele preferirá se consultar com você do que com um médico desconhecido. Além disso, como você se tornará referência no seu setor, receberá mais indicações tanto dos leigos como de outros profissionais da área.

Além de tudo isso, ao produzir conteúdo, você ainda estará ajudando os seus pacientes, disponibilizando na rede informação precisa e segura – evitando a disseminação de desinformação e fake news.

Por todos esses pontos, o marketing de conteúdo para médicos é de suma importância – e não pode ser encarado como um “modismo” ou como algo distante da sua realidade.

Quais redes sociais usar para o marketing médico?

Um dos principais canais para o marketing médico deve ser o seu site aliado a um blog institucional. Afinal, esta mídia é sua e você poderá usá-la como preferir, postando blogposts, vídeos, infográficos e outros materiais.

Além disso, com um bom site e blog, você consegue aumentar o tráfego orgânico, ou seja, daquelas pessoas que chegam até o seu site por pesquisas na internet, sem que você tenha de pagar para fazer anúncios.

Apesar disso, as redes sociais têm um papel muito importante. Elas ajudam a disseminar o conteúdo que você produz para o seu blog e também a dialogar de forma ainda mais próxima com seus pacientes, ouvindo o que eles têm a perguntar e podendo respondê-los e orientá-los, ajudando a construir sua autoridade.

Para escolher qual rede social usar, pense nas características do seu público. O fundamental é marcar uma presença forte na mídia social que as pessoas que você atende costumam usar.

De uma forma geral, Facebook e Instagram são os mais indicados, já que a maioria dos brasileiros está presente nelas. Dependendo do seu público, também pode ser interessante criar um canal no YouTube, com vídeos nos quais você poderá aprofundar alguns assuntos discutidos nas outras redes.

Se você tem o costume de receber pacientes por indicação de outros médicos, pode ser uma boa ideia usar o LinkedIn. Por lá, participe de grupos e fóruns de discussão sobre a sua área e desenvolva conteúdos focados para outros médicos, debatendo temas interessantes e novidades do seu setor.

Assim, você conseguirá se firmar como uma autoridade na sua área para outros profissionais de saúde, melhorando seu networking e conseguindo atrair mais pacientes por indicação.

Em todas essas redes, contudo, lembre-se de ficar atento ao código de ética da medicina, evitando postar assuntos que são proibidos, ou fazer propagandas em desacordo com as regras do CFM.

Quais as melhores ideias de posts para médicos?

Se você já tem uma estratégia digital, mas está com dificuldades para desenvolver posts para médicos, a primeira dica é ouvir seus pacientes.

Use como gancho aqueles temas e dúvidas mais recorrentes no seu consultório. Por exemplo, as condições de saúde que você mais atende, as dúvidas em relação aos cuidados gerais de saúde, alertas importantes para uma vida saudável, entre outros.

Além desses, você poderá usar as próprias redes sociais para perguntar aos seus pacientes o que eles gostariam de ler ou assistir nas suas redes sociais. Crie um Stories com perguntas, selecionando alguns temas ou deixando livre para que os usuários deem sugestões de temas.

Caso seja algum tema muito complexo, você poderá separá-lo em uma sequência de posts ou até programar uma live, oferecendo a chance dos pacientes interagirem, tirando dúvidas ao vivo.

Veja mais algumas ideias de posts para médicos que costumam ser bem interessantes e geram alto engajamento.

1- Dúvidas dos pacientes e seguidores

Analise os comentários das suas redes sociais e separe as dúvidas mais comuns que seus pacientes e seguidores costumam enviar para a sua página. Você também pode pesquisar sobre algum tema no Google e conferir as sugestões apresentadas pelo buscador na parte “as pessoas também perguntam”.

Isso indica pesquisas relevantes sobre o tema e dúvidas que costumam ser a mesma de várias outras pessoas.

Por exemplo, se você é dermatologista e deseja abordar em um post para médicos sobre sardas. As sugestões do Google são: qual a causa das sardas? O que fazer para aumentar as sardas? Por que as pessoas morenas têm sardas? Como saber se você tem sardas?

Todas essas dúvidas podem ser usadas para criar posts para médicos e desenvolver engajamento nas suas redes sociais.

2- Comentários e informações sobre notícias

São muitos os assuntos que permeiam o noticiário e que envolvem o setor de saúde – alguns até mesmo deixando as pessoas com receio. Em época de pandemia, o que não faltam são fake news e questões polêmicas.

Você pode aproveitar esse gancho para criar postagens explicativas, dando a sua opinião ou comentando sobre algum fato importante. Em geral, esses posts são mais indicados para as redes sociais e também para trabalhar o e-mail marketing, já que são conteúdos datados.

Lembre-se, claro, de sempre comentar as notícias considerando a ética médica e o embasamento científico. Uma possibilidade, atualmente, é comentar sobre a vacinação contra Covid-19, por exemplo, os avanços na medicina em relação à doença, a questão da regulação das vacinas, quem pode se vacinar e outras dúvidas pertinentes e relacionados à área.

3- Explicações sobre procedimentos

Existem vários procedimentos médicos que os pacientes precisam fazer e que costumam ter dúvidas. Você pode usar seus canais para oferecer explicações a essas pessoas.

Por exemplo, comentando sobre quando o procedimento é indicado, o que ele avalia, quais cuidados os pacientes devem ter antes e depois, quais médicos são indicados para a realização do procedimento, entre outros pontos.

Todas essas orientações ajudam o paciente a ter mais confiança e a ficar menos ansioso antes de submeter a uma cirurgia, exame ou outros.

4- Hábitos saudáveis para o dia a dia

Estimular a saúde dos seus pacientes é uma ótima dica de posts para médicos. Esses cuidados que vão além do consultório são excelentes para aproximar você dos seus pacientes, criando uma relação diferenciada e fortalecendo a sua marca.

Você pode criar conteúdos que desmitificam promessas milagrosas, orientar sobre hábitos saudáveis, comentar sobre os riscos que alguns hábitos podem trazer a saúde, como evitar determinadas doenças e assim por diante.

Uma dica é usar o Google Trends para avaliar o que as pessoas estão pesquisando na sua área e assim utilizar esses termos como gancho.

5- Pesquisas, estatísticas e notícias confiáveis

Outra possibilidade de posts para médicos é divulgar pesquisas, estatísticas e notícias interessantes (sempre com a devida referência) que ajudam a gerar engajamento e criam autoridade para a sua marca.

Os artigos científicos e as novas descobertas e pesquisas também podem ser divulgados, ajudando os pacientes a ficarem bem informados e mostrando que você é um médico “antenado”.

6- Datas comemorativas e campanhas de proteção

Não se esqueça de planejar alguns posts para as datas comemorativas e as campanhas de proteção, principalmente quando relacionadas a sua área, como Outubro Rosa, Novembro Azul e outras.

Se você é um mastologista ou ginecologista, por exemplo, pode desenvolver uma série de posts no mês de outubro informando sobre o câncer de mama e divulgando dicas de autoexame, sintomas, cuidados e outros.

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