8 dicas de Instagram para clínicas que realmente funcionam

Uma das dúvidas mais comuns no universo do marketing digital para saúde é sobre como usar o Instagram para clínicas – e se esse meio é realmente eficiente.

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil, conquistando usuários de todas as idades.

Por isso, muitas empresas já estão de olho nas possibilidades de interação com os consumidores.

No ramo da saúde, o Instagram também tem se provado eficiente, ajudando a divulgar os serviços e tratamentos oferecidos e, principalmente, fortalecendo a imagem dos profissionais.

Quer descobrir como alavancar o perfil da sua clínica no Instagram? Veja as dicas mais importantes de Instagram para clínicas que separamos!

Dica #1: Crie uma boa persona

Você nunca ouviu falar no termo “persona”?

Saiba que ele é básico no universo do marketing digital e você usará a sua persona em várias outras ações e estratégias.

Por isso, a dica inicial é começar construindo-a adequadamente.

A persona é um perfil semifictício do seu paciente ideal. Para montá-la, será preciso usar uma série de informações comportamentais que podem ser extraídas dos seus pacientes reais (por meio de questionários ou conversas informais).

A persona é bacana porque você consegue visualizar melhor quem deseja atrair, suas dúvidas, dilemas e preocupações.

Dessa forma, é mais simples orientar os conteúdos a esses interesses, adequar a linguagem e pensar em postagens que tragam um retorno maior.

Algumas informações importantes de constarem na persona são:

  • idade;
  • renda;
  • principais problemas/ dúvidas / dificuldades;
  • fontes de informação;
  • localização;
  • interesses.

Lembre-se sempre que uma boa persona não é construída com “achismos”, mas com dados reais coletados junto aos seus pacientes.

Dica #2: Fique atento ao Código de Ética

O Código de Ética da medicina, odontologia, fisioterapia e outras áreas da saúde é bem rígido em relação ao marketing e a publicidade digital. Por isso, antes de programar suas postagens, vale à pena conferir o que é permitido e proibido no Instagram para clínicas.

No caso dos médicos, alguns itens proibidos são:

  • expor pacientes ou resultado de tratamentos mesmo com autorização;
  • anunciar técnicas exclusivas;
  • oferecer consultoria em substituição às consultas presenciais;
  • divulgar novos equipamentos com o objetivo de atribuir maior capacidade ao seu consultório.

Quando se fala em Instragram para clínicas odontológicas, um tema que sempre causa polêmica são as famosas fotos de antes e depois.

O Conselho de Odontologia lançou, em 2019, uma resolução que prevê o uso desse tipo de imagem nas propagandas (desde que com autorização prévia do paciente), mas a resolução não altera o Código de Ética.

Então, por via das dúvidas, antes de realizar esse tipo de postagem é bom se informar com o seu Conselho Regional para evitar problemas.

#Dica 3: Planeje o seu conteúdo

Posts aleatórios e sem nenhuma estratégia definida não vão trazer os resultados esperados.

Na verdade, esse é um dos principais erros quando falamos de Instagram para clínicas – já que muitos profissionais o cometem por puro despreparo.

É importante saber o que você deseja com a sua estratégia. E esses objetivos podem ser variados como: captar mais pacientes, fortalecer a imagem da clínica ou sua como profissional, aumentar o networking, destacar a sua atuação em determinada especialidade, entre outros.

Para cada uma dessas metas existe uma estratégia mais ou menos indicada.

Então, comece o seu planejamento pensando no objetivo desejado e no tempo médio para começar a ver o retorno.

Depois, faça uma pesquisa, analisando quais são os seus principais concorrentes, as hashtags mais usadas no seu ramo, o que está sendo feito de novo, as principais dúvidas que as suas personas possuem, entre outras questões.

E só após realizar todas essas etapas é hora de planejar o conteúdo.

Pense em ideias para cobrir toda a jornada do comprador, ou seja, posts para:

  1. Atração (aqueles pacientes que ainda não conhecem a sua clínica ou não sabem que precisam se consultar com um especialista para resolver seus problemas).
  2. Consideração (pacientes que já se relacionam com a sua marca ou que estão considerando procurar profissionais e clínicas semelhantes a sua).
  3. Decisão (pessoas que já se decidiram em se consultar com um especialista e estão analisando as melhores opções do mercado).

Por exemplo, no caso de uma clínica odontológica: um post de atração pode ser explicando de forma rápida como funciona o clareamento ou tirando as principais dúvidas sobre a relação entre dor de cabeça e ortodontia.

Um post de consideração pode ser explicando porque é tão importante se consultar com um ortodontista ou ainda não fazer clareamentos caseiros sem supervisão de um dentista.

E um post de decisão mostrando os benefícios que a sua clínica odontológica possui em relação a concorrência – e como esses atrativos ajudam a tornar o tratamento mais rápido, indolor e eficaz.

Na sequência, estipule os melhores horários e dias para as postagens, de acordo com as características do seu público e programe os posts.

#Dica 4: use as hashtags com sabedoria

As hashtags são aliadas importantíssimas no Instagram para clínicas, mas é preciso cuidado e moderação com o seu uso.

A primeira dica sobre elas é usá-las para pesquisar conteúdo.

Assim, você poderá filtrar o que a concorrência tem feito e até encontrar perfis incríveis para lhe inspirar.

Quando for programar as suas postagens, use poucas e boas hashtags.

De preferência optando por aquelas que resumem os tópicos principais abordados na sua postagem e que sejam intuitivas.

Hashtags longas e confusas dificilmente serão usadas pelos usuários e por isso não têm valor.

Se ficar em dúvida, pesquise quais são mais relevantes e estão em maior evidência.

#Dica 5: converse com os usuários

Não responder as notificações, comentários ou directs enviados à sua clínica é uma péssima postura.

Afinal, você passará uma imagem de que não se importa com o seu público.

Por isso, é importante monitorar frequentemente como está a interação com o seu Instagram.

E, claro, responder de forma solícita e educada todas as dúvidas.

Até mesmo os comentários negativos devem ser levados em consideração, tentando resolver os problemas de uma forma que valorize o paciente.

#Dica 6: use o stories e faça vídeos

O stories é uma ferramenta incrível e capaz de alavancar a interação com os usuários e dar excelentes resultados na estratégia de Instagram para clínicas.

Então que tal incluí-la no seu planejamento de mídia?

Aproveite esse espaço para mostrar os “bastidores” da sua clínica, como: preparo para procedimentos, momentos de estudo, ocasiões especiais da sua clínica, conquistas dos pacientes e outras ideias.

Tudo isso ajuda a “humanizar” a sua empresa e a criar uma relação de vínculo com os usuários, que passam a confiar mais em você e nos seus procedimentos.

Outra possibilidade é usar o canal de vídeos do próprio Instagram para tirar dúvidas comuns que os internautas possam ter.

Quanto mais relevante e acessível for a sua informação, mais bem vista será a sua clínica.

Assim os usuários começarão a ver você e o seu estabelecimento como diferentes em relação a concorrência e darão maior destaque a sua marca.

#Dica 7: transmita profissionalismo

Não se esqueça de transmitir profissionalismo com as suas postagens.

Isso significa fotos de alta qualidade, vídeos bem feitos e editados e temas que estejam de acordo com a proposta da sua clínica.

Evite opiniões pessoais sobre questões polêmicas, como política, time de futebol, bater boca nos comentários ou postar imagens de qualidade duvidosa.

Tudo isso poderá transmitir uma imagem ruim da sua empresa, fazendo com que os usuários evitem a sua marca.

#Dica 8: faça anúncios

Hoje existe a possibilidade de criar anúncios no Instagram.

Para isso, você poderá usar o mesmo gerenciador de anúncios do Facebook, planejando publicidades para as duas redes sociais.

Os anúncios estão ganhando bastante força no Instagram e podem ajudar em casos específicos.

Por exemplo, se você deseja enviar os usuários para uma página de destino ou até para um chatbot para automação do atendimento de sua clínica os anúncios são excelentes escolhas.

Neste último caso de enviar o paciente para ser atendido automaticamente por um robô (chatbot), você só precisa que configurar para que a sua campanha tenho o objetivo “Mensagens” no gerenciador de anúncios e aparecerá um botão abaixo do seu anúncio do Instagram que, quando clicado, levará o paciente para o atendimento automático do seu chatbot via Messenger.

Observe neste exemplo (em inglês) o botão abaixo da imagem.

chatbot no instagram

 

Por último, não se esqueça de medir os resultados. Assim, você consegue avaliar o quão próximo está do objetivo estipulado na estratégia e também pensar em outras possibilidades e rumos.

Conclusão sobre Instagram para clínicas

Como você viu, o Instagram para clínicas é uma ótima maneira de aproximar o seu consultório dos pacientes, além de atrair novos leads para a sua marca.

Mas, é importante respeitar algumas regras de conduta e entender o funcionamento dessa rede social, planejando muito bem todas as suas ações.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e veja as nossas dicas de como você pode utilizar o poder do atendimento automático no Instagram.

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