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Copy para clínicas: 10 dicas para ter sucesso nas suas estratégias!

Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 12 de abril de 2022

Copy para clínicas: 10 dicas para ter sucesso nas suas estratégias!

Você já ouviu falar em copy para clínicas? O copywriting é uma técnica muito usada no marketing, que visa despertar a intenção de compra nas pessoas a partir do uso de determinadas palavras. 

Dessa forma, o copywriting vai além de um texto simples. Ele é uma forma de convencimento, capaz de ativar desejos e sentimentos nas pessoas e motivá-las a tomar uma decisão de compra.

No setor da saúde e da estética, o copy também pode ser usado. Mas, para isso, é fundamental ficar de olho em algumas dicas capazes de transformar seus resultados. Veja quais são elas!

 O que é copywriting?

Copywriting é uma técnica de produção de textos persuasivos, focados em ações de marketing e vendas.

A principal intenção desses textos é fazer com que o leitor tome uma decisão, que pode ser de comprar um serviço ou de tomar uma ação importante na sua estratégia, como agendar uma consulta de avaliação.

Um bom copy é aquele que usa das técnicas certas de persuasão e que dialoga diretamente com seu público, sendo, portanto, moldado às características e desejos de quem está lendo o seu conteúdo.

Por que usar copywriting para clínicas?

O copy para clínicas é uma excelente estratégia, capaz de aumentar o número de leads gerados, oportunidades de vendas e de pacientes. 

Quando bem feito, o copy pode ser usado no seu site, em uma landing page específica, em anúncios nas redes sociais, nutrição via e-mail marketing e em diversos outros canais nos quais seja importante que o usuário tome uma decisão, como em um script de vendas para atendimento via WhatsApp ou Facebook Messenger.

A ideia é que, por meio do copy, a clínica consiga educar e capacitar sua persona sobre o serviço que oferece, convencendo-a de que a sua clínica é a melhor escolha para as necessidades dela.

O copy para clínicas, portanto, pode ser um grande aliado das suas estratégias de marketing digital, ajudando a atrair mais leads e pacientes.

Como aplicar copy para clínicas do jeito certo?

Já está convencido da importância da copy para clínicas? Pois saiba que para atingir os objetivos, é fundamental que essa técnica seja aplicada de forma certa. Veja as principais dicas que separamos.

1 – Conheça a sua persona

Para que um copy para clínicas seja efetivo, ele precisa estar direcionado às características do público que você deseja atrair. Isso significa que usar copys genéricas não trazem bons resultados.

Como a ideia do copy é criar um texto altamente persuasivo, ele precisa estar focado nas dores e dilemas do seu público, fazendo sentido para essas pessoas.

Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica e a especialidade que deseja vender é a odontologia estética, mais especificamente o clareamento dental. 

Você pode criar copys que trabalhem com o desejo do seu público em ter um sorriso mais bonito, capaz de abrir portas no mercado de trabalho e também como esse tratamento é capaz de elevar a autoestima dos pacientes, focando nas inseguranças que essas pessoas podem ter de sorrir e se expressar.

2 – Mapeie sua estratégia

Em qual momento do funil a copy será usada? Qual tomada de decisão é importante que o usuário tenha? Para onde ele será direcionado? Todas essas são perguntas cruciais e que precisam ser feitas antes de começar a produzir a copy para clínicas.

Se você não sabe o que quer, nem para onde direcionar esse usuário, como irá criar um conteúdo que o convença a tomar uma decisão? Assim, antes de escrever uma linha sequer, comece fazendo um bom planejamento.

Entenda a etapa do funil de vendas em que a copy será usada, a forma como ela será apresentada, o CTA que será usado, o local para onde o lead será destinado e assim por diante. Dessa maneira, você aumenta o poder da copy para clínicas e o resultado como um todo da sua estratégia.

3 – Seja ético

Infelizmente existem muitas pessoas que usam a copy para clínicas de maneira pouco ética, infringindo os códigos de ética das profissões da saúde. Lembre-se que, qualquer estratégia de marketing, será muito mais rentável se você respeitar a integridade dos seus pacientes.

Por isso, antes de começar a criar sua copy, reveja o código de ética da sua profissão e analise o que pode ou não pode ser feito.

copy para clínicas

4 – Desperte o senso de urgência

Depois de criar a sua estratégia, entender a fundo suas personas e analisar em quais formatos e etapas do funil a copy para clínicas será usada, é hora de começar a “colocar a mão na massa”. Existem algumas “armas persuasivas” que você pode usar nos seus textos, dependendo do que deseja como resultado dessas ações. 

A mais comum e conhecida é apelar para o senso de urgência, fazendo com que o usuário tome uma decisão neste exato momento, sob o risco de perder uma grande oportunidade.

É bem provável que você, como consumidor, já tenha sido alvo de uma copy de urgência. Como as promoções com descontos imperdíveis por apenas algumas horas ou para os 10 primeiros inscritos, por exemplo.

Você pode usar algumas palavras que apelam para o senso de urgência dos seus pacientes, como: a partir de agora, descubra agora, nunca te contaram como, o segredo ou a verdade etc.

É possível, por exemplo, oferecer um material rico ou uma consulta de avaliação grátis para os X primeiros usuários que se cadastrarem no seu site ou que responderem a um anúncio.

5 – Use o gatilho da autoridade

Outro bom gatilho para as clínicas de saúde ou estética é o da autoridade. A maioria das pessoas tende a seguir as exigências de quem elas julgam superiores, por uma questão de respeito.

Assim, você pode posicionar a si mesmo ou a sua clínica como uma autoridade no seu segmento, tornando mais fácil o poder de convencimento das suas ações. 

Uma ótima maneira de fazer isso é criando conteúdo altamente informativo, por exemplo usando o blog aliado ao site da sua clínica ou um canal no YouTube.

6 – Trabalhe a aprovação social

O gatilho da aprovação social entende que as pessoas são influenciadas pelas outras. Quanto mais pacientes aprovam a sua clínica, mais atrativa ela se torna aos olhos de quem ainda está descobrindo a sua marca. 

É bem provável que você, como consumidor, já tenha passado por isso. Afinal, quantas vezes você não checou no Reclame Aqui ou nas redes sociais sobre a reputação de uma marca antes de comprar algum item? Ou, ainda, questionou seus amigos ou familiares sobre a experiência deles com algum negócio?

O mesmo acontece com seu paciente. Por isso, se você tiver pessoas que atestem a qualidade do seu trabalho, deverá usar no seu marketing.

É possível, por exemplo, incluir alguns feedbacks de pacientes no seu site ou criar postagens para suas redes sociais compartilhando essas opiniões. Outra ideia é solicitar para que os pacientes deixem as opiniões deles no Google Meu Negócio da sua clínica.

7 – Crie conexão

As pessoas tendem a se conectar psicologicamente com indivíduos ou marcas que pensam e ajam como elas. Assim, é preciso que a sua clínica crie conexão com os públicos que deseja atrair, mostrando que vocês são “iguais” e que “compartilham” as mesmas paixões, visões e valores. 

Mostre a sua marca como parceira dessas pessoas, indique quais são os valores do seu negócio, a crença por trás do seu consultório etc. 

Caso esteja redigindo um copy para uma landing page de vendas, por exemplo, pode incluir um tópico destinado a explicar um pouco sobre o profissional por trás da clínica. Fale rapidamente da sua trajetória, dos valores do seu negócio e mostre que você enfrentou dificuldades semelhantes às do seu paciente, por isso, entende a dor que ele está sentindo.

8 – Seja específico

A especificidade ajuda o paciente a entender qual passo ele deve tomar para resolver o problema – que deve estar ligado ao seu CTA. Por isso, seja específico nas suas ações, deixando claro o que você está vendendo e como o usuário pode obter essa solução. 

Por exemplo, se está criando um anúncio para vender clareamento dental, deixe claro que essa é a solução ideal para quem tem dentes amarelos ou tem vergonha do sorriso manchado. Explique em quanto tempo o paciente pode ver resultados e o que ele pode esperar.

9 – Mostre o poder da transformação

É importante que, durante a sua copy para clínicas, o usuário consiga compreender o poder de transformação do que você vende. Ou seja, de como a sua solução é ideal para a dor da persona – e o que ela pode esperar depois de comprar o que você vende ou tomar a decisão que você deseja.

10 – Título e CTA

Dependendo de onde essa copy será usada, um bom título é fundamental, como em anúncios e posts nas redes sociais e campanhas de e-mail marketing. 

Esse título precisa ser claro, direto e objetivo, indicando sobre o que o conteúdo aborda, mas também deve despertar a curiosidade para que a pessoa pare o que está fazendo e leia a sua copy.

O CTA é o ponto final da sua copy – e para onde todos os esforços fluem. É a ação que você espera que o leitor tome. Ele deve ser claro e vir sempre com um verbo de ação: cadastre-se, compre, clique etc. 

Exemplo prático

Vamos supor que você queira usar a copy para clínicas para criar um anúncio nas suas redes sociais voltado a venda do clareamento dental. A intenção é fazer com que o usuário agende uma consulta de avaliação. E você irá usar um chatbot, como da Cloudia, aliado a sua estratégia.

Um exemplo seria:

“Chega de sorriso amarelo: dentes brancos em apenas 3 sessões

Tem vergonha dos seus dentes manchados ou amarelados? A Clínica do Sorriso tem a solução. Somos especialistas em clareamento dental, com mais de 20 anos no mercado e diversos pacientes satisfeitos. Em apenas 3 sessões no nosso consultório, você consegue deixar seus dentes mais brancos e elevar sua autoestima. Digite “Eu quero” para receber um desconto imperdível. Válido para os 30 primeiros”.

Viu só como a copy para clínicas envolve muito planejamento e conhecimento? Quando bem executada, ela é capaz de trazer ótimos resultados para o seu negócio.

Quer transformar ainda mais seus anúncios nas redes sociais e ampliar o poder persuasivo deles? Baixe o nosso checklist do que um anúncio matador precisa ter!