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8 estratégias do Google Meu Negócio para Clínicas

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 22 de março de 2022

8 estratégias do Google Meu Negócio para Clínicas

O Google Meu Negócio para clínicas é uma excelente maneira de atrair mais tráfego para seu site e oferecer mais facilidades para o possível paciente que está pesquisando sobre seu negócio.

Ele pode ser usado com sucesso por clínicas médicas, consultórios odontológicos e clínicas de estética. Não sabe como fazer isso? Veja as estratégias que separamos!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida gratuitamente para o Google capaz de ajudar a posicionar as empresas de qualquer segmento no ambiente virtual.

Assim, ao cadastrar a sua empresa na plataforma, quando alguém pesquisar pelo nome da sua clínica, o Google retornará as informações cadastradas, como endereço (linkado com o Google Maps), telefone, horário de funcionamento etc.

Outro ponto interessante é que o Google Meu Negócio para clínicas permite interações. Ou seja, seus pacientes podem deixar avaliações sobre sua clínica e os usuários podem mandar perguntas. Você também pode incluir fotos e vídeos.

Além da pesquisa direta pelo nome da clínica, o Google Meu Negócio também ajuda a posicionar melhor sua clínica para pessoas que pesquisam por palavras-chaves relacionadas. Como a especialidade da sua clínica e a localização.

Para isso, contudo, é preciso que sua clínica esteja bem avaliada. Quanto mais avaliações positivas você tiver, mais o Google entenderá que seu consultório é de confiança e irá indicá-lo aos usuários.

Dessa forma, a ferramenta é muito importante para aumentar o tráfego no seu site, o número de agendamentos e também para oferecer uma boa experiência aos pacientes e futuros pacientes, com todos os dados de contato que eles precisam.

Quais os benefícios do Google Meu Negócio para clínicas?

O Google Meu Negócio para clínicas é uma excelente estratégia de marketing digital. Entre os benefícios que ele oferece estão:

  • melhora no ranqueamento para as palavras-chaves do seu setor;
  • aumento da captação de novos pacientes e agendamentos;
  • aumento do reconhecimento, já que as avaliações são mostradas aos usuários, demonstrando que sua clínica é de confiança e qualidade;
  • organização das informações de contato, melhorando a experiência do seu paciente e ajudando o público a entender o horário de funcionamento da sua clínica, endereço, formas de contato, serviços e especialidades, eventos etc.;
  • geração de tráfego para o seu site;
  • melhora a interação com seus pacientes e possíveis pacientes;
  • ajuda a entender como está a percepção dos pacientes do seu negócio (monitorando as avaliações) e, assim, a realizar mudanças importantes para uma boa experiência na sua clínica;
  • é uma plataforma gratuita.

Quais as melhores estratégias do Google Meu Negócio para Clínicas?

Agora que você já entendeu mais sobre a ferramenta, que tal ver algumas dicas de estratégias do Google Meu Negócio para clínicas? Confira as melhores que selecionamos.

1- Atualização

Quanto mais atualizadas estiverem suas informações, melhor será a experiência do usuário – e mais confiança você passará ao Google. Por isso, cuidado redobrado com o NAP (name, address e phone, ou nome, endereço e telefone, em português).

Se esses itens não estiverem preenchidos, ou estiverem desatualizados, o algoritmo do Google começará a deixar de priorizar a sua clínica nas pesquisas. Além, é claro, de você perder agendamentos (pois os usuários serão redirecionados para endereços e telefone que não existem mais).

Outro ponto que merece sua atenção é em relação à atualização das informações sobre os serviços prestados na sua clínica. Indique as especialidades, as tecnologias e equipamentos e os médicos ou profissionais que atendem nesse ambiente.

Essas informações são muito importante para quem está pesquisando – e ajuda a passar mais confiança no seu negócio.

Por fim, lembre-se de manter atualizado, também, o horário de funcionamento, não se esquecendo dos feriados e dos dias em que a clínica está fechada.

Quanto mais informações você incluir (e mais atualizadas elas forem), mais os algoritmos do Google irão priorizar a sua empresa – e melhor será a experiência dos usuários, assegurando que eles conseguirão entender mais sobre o seu negócio e agendar uma consulta.

2- Palavras-chaves

As palavras-chaves são os termos que os usuários digitam no Google quando vão realizar uma pesquisa. Nem sempre, os usuários irão pesquisar usando o nome da sua clínica, já que muitos podem ainda não conhecê-la.

Por isso, é importante pensar em palavras-chaves complementares que as pessoas podem usar para descobrir o seu negócio. Normalmente, os interessados irão pesquisar pela especialidade e também pela localização.

Assim, vale a pena focar nas especializações da sua clínica e nos serviços oferecidos. Por exemplo, se você tem uma clínica ginecológica, inclua nas palavras-chaves as especialidades, como obstetrícia, endometriose, mastologia, fertilização etc.

A dica funciona também para clínicas odontológicas e de estética.

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3- Geolocalização

A geolocalização é muito importante, fazendo com que o endereço da sua clínica seja linkado no Google Maps. Assim, as pessoas já saberão as direções corretas para chegarem até o seu estabelecimento.

Além de incluir o endereço correto da sua clínica, você também pode usar fotos geolocalizadas. O recurso permite que o Google Meu Negócio para clínicas use esses dados para sugerir às pessoas próximas que estão pesquisando sobre a sua área.

Para fazer isso, você precisará tirar as fotos com um celular com a funcionalidade habilitada na câmera (confira se o seu modelo permite essa funcionalidade). Também é possível adicionar o local quando for fazer o upload da foto ou, para quem usa o Google Fotos, aproveitar a determinação automática do local realizada pelo Google (assim, quando subir as fotos para o app, elas já estarão geolocalizadas).

4- Informações de serviços

Não se esqueça de adicionar as informações sobre os serviços que sua clínica presta, oferecendo detalhes importantes para os usuários.

Por exemplo, na sua clínica de estética, você pode incluir os serviços que oferece, como estética facial, estética corporal, massagem modeladora, massagem pós-operatória etc.

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5- Avaliação dos pacientes e interação dos usuários

Gerar interação na sua página e conseguir boas avaliações é uma das principais maneiras de ranquear bem a sua empresa.

Você pode estimular essa interação nas suas ações de marketing. Por exemplo, após uma consulta, é possível enviar ou e-mail ou mensagem no WhatsApp perguntando se o paciente ficou satisfeito com o atendimento ou tratamento e solicitando a recomendação no Google Meu Negócio para clínicas, enviando o link.

Não se esqueça de interagir com os comentários. Quando alguém fizer uma pergunta, sempre responda.

Se você receber uma crítica negativa, saiba como lidar com esse feedback, de modo que ele não interfira na captação de novos pacientes. Todos os comentários negativos devem ser respondidos com empatia, tentando entender o que aconteceu e, sempre que possível, buscando uma resolução para o caso.

Caso você esteja recebendo muitos comentários negativos, isso pode indicar um problema que deve ser resolvido. Use como insight para entender o que pode ser melhorado na sua clínica e pense em maneiras de evitar que o problema se repita.

6- Agendamentos

Uma funcionalidade bacana do Google Meu Negócio para clínicas é a possibilidade de realizar agendamentos pela plataforma. Ao fazer uma busca por clínicas odontológicas, por exemplo, o usuário é levado a uma landing page para fazer o agendamento.

Ele preenche com suas informações pessoais e consegue ver quais dias da semana e horários estão disponíveis. Na sequência, é só optar pela melhor data e confirmar o agendamento.

Essa funcionalidade pode ser usada por clínicas médicas, odontológicas e de estética – e deve estar em sintonia com a agenda virtual dos seus profissionais.

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7- Postagens

O Google Meu Negócio para clínicas também oferece uma ferramenta de postagens, que podem ser feitas em formato de textos, vídeos, imagens e eventos. Os conteúdos postados só ficam ativos por uma semana – e são ideais para eventos ou itens esporádicos do seu consultório.

Por exemplo, se você for realizar um evento na sua clínica de estética, como a semana do emagrecimento, convidando parceiros para dar palestras e dicas sobre alimentação, exercícios e também os procedimentos estéticos mais indicados para essa área. Você pode usar o Google Meu Negócio na divulgação.

Basta acessar a página do Google Meu Negócio e clicar em postagens, no canto esquerdo. Depois crie a postagem que deseja, adicionando fotos, textos, eventos e um botão para sua postagem. É possível criar, por exemplo, um botão de inscreva-se, para captar interessados – inclusive para os eventos online.

8- Mensagem

Outra ferramenta interessante do Google Meu Negócio para clínicas é habilitar a troca de mensagens. Ela funciona como um chat online direto no Google Meu Negócio, para que os usuários possam tirar suas dúvidas, sem ter que ligar para a sua clínica.

É importante, contudo, garantir que seus assistentes irão ter tempo para responder a essas solicitações. Não adianta ativar a função e não oferecer nenhuma resposta aos usuários. Para facilitar, você pode habilitar o chat apenas em horário comercial, por exemplo, e configurar para o envio de mensagens automáticas de boas-vindas.

Como cadastrar a clínica no Google Meu Negócio?

Ainda não está usufruindo dos benefícios do Google Meu Negócio para clínicas? Pois saiba que é muito simples se cadastrar.

Primeiro, faça login no Google Meu Negócio. Você pode usar a conta do Google que você já tem, ou criar uma. É importante incluir o domínio comercial, pois essa será a conta da rede.

Na sequência, insira o endereço da clínica e clique em “próxima”.  Escolha a forma como sua clínica será apresentada no Google Maps. Para fazer isso, você deve digitar o endereço comercial da clínica e selecionar “próxima”. Se a sua clínica tem várias filiais, você pode informar a área de cobertura.

Pesquise e selecione uma categoria de negócios, clique em “próxima”.

Insira o número de telefone e URL do site da clínica e clique em “concluir”.

Depois, você terá que optar por uma forma de verificação. Antes de fazer isso, revise suas informações, para ter certeza de que está tudo certo. Na sequência, clique em “verificar agora”, na parte superior (é um banner vermelho).

Caso queira fazer isso mais tarde, clique em “verificar mais tarde”.

Logo após, você já será redirecionado para o seu painel de controle. Porém, só será possível editar as informações e exibi-las depois de confirmar o código enviado pelo Google. Ele é enviado por Correios e demora de 7 a 15 dias úteis para chegar no endereço cadastrado. Quando receber a carta, você deverá verificar a sua conta, seguindo as instruções contidas no documento.

Caso não queira receber o código pelo Correio, pode optar por verificar via SMS, e-mail, gravação de vídeo e outras opções que você pode conferir diretamente no site do Google Meu Negócio.

Viu só, como o Google Meu Negócio para clínicas é uma excelente ferramenta de marketing digital? Cadastre-se na nossa newsletter e receba sempre dicas interessantes como essa no seu e-mail!