Palavras chaves para dentistas: as 24 melhores para posicionar melhor o seu site no Google!

Ter um site do próprio negócio, atualmente, não é nenhuma diferenciação.

Na verdade, isso é quase visto como uma obrigação para os profissionais que desejam se destacar e conseguir mais pacientes.

Porém, de nada adianta um domínio bem estruturado se ninguém consegue encontrar o seu site nos mecanismos de pesquisa.

Por isso, definir corretamente as palavras chaves para dentistas é fundamental, permitindo que você crie conteúdos otimizados para elas e comece a aparecer com destaque nas buscas feitas por possíveis pacientes.

Quer entender melhor sobre o assunto? Veja as dicas que separamos!

Qual a importância de definir corretamente as palavras chaves para dentistas?

Se você nunca ouviu falar sobre SEO, palavras chaves e ranqueamento, não precisa se preocupar – afinal estamos montando este conteúdo justamente para lhe ajudar.

SEO é um termo em inglês que significa otimização para sites de busca.

De uma maneira bem geral, podemos dizer que ele utiliza uma série de ferramentas e alterações que fazem com que o seu site consiga ser mais facilmente “lido” pelos “robozinhos” dos mecanismos de busca, como o Google.

Assim quando um possível paciente digita algo relacionado ao seu site, como “dentista na cidade X”, o Google e outros mecanismos de busca conseguem entender que a sua clínica é uma potencial indicação para ajudar esse usuário e passam a destacar o seu site nas primeiras páginas – aumentando as chances de cliques e conversões.

Função da palavra chave

Quem faz toda essa ligação é justamente a palavra chave.

Ela é aintenção do usuário ao fazer uma busca e precisa estar presente nos conteúdos do seu site de forma otimizada.

Assim os “robôs” conseguem entender sobre o que o seu site aborda e fazer a ligação com os usuários que estão pesquisando sobre aquele tema.

Dessa forma, quanto mais otimizado o seu site estiver para as melhores palavras chaves do sue nicho, maiores serão as chances de você aparecer nas primeiras páginas do Google.

E o que isso significa?

Mais acessos e mais pessoas conhecendo o seu trabalho – que podem vir a se tornar seus pacientes.

Como saber quais as melhores palavras chaves para dentistas?

Pronto. Agora que você já entendeu o quanto as palavras chaves são importantes, que tal descobrir como escolher as melhores para o seu segmento?

Veja algumas dicas essenciais.

Dica #1: analise a sua persona

A persona é basicamente um perfil semifictício que se relaciona com o público alvo do seu consultório. Quanto mais detalhado for esse perfil, melhor será o direcionamento das suas ações de marketing.

Entender a persona é fundamental para pensar os assuntos que ela pode estar procurando no Google.

Se você atende no ramo da ortodontia, possivelmente seus pacientes vão procurar assuntos relacionados a aparelhos odontológicos.

Enquanto um odontopediatra, possivelmente terá como persona mães preocupadas com a saúde bucal dos filhos – e procurando por assuntos relacionados a esses temas.

Por isso, quanto melhor você entender quem são as suas personas e as suas principais dúvidas – mais fácil será entender as palavras chaves e os assuntos que elas estão pesquisando no Google.

Para montar uma persona, é importante ficar de olho nos pacientes reais que você atende.

Uma boa ideia é fazer uma pesquisa com esse público, de modo a compreender: faixa etária, profissão, redes sociais que mais usam, principais dúvidas e tratamentos que buscam, entre outros dados.

Dica #2: fique de olho nos concorrentes

Aqui vale uma ressalva importante: nem sempre os seus concorrentes reais são os mesmos da internet.

O que isso significa?

Que o consultório da mesma rua que disputa pacientes com você pode não ser o principal site que disputa as primeiras posições nas pesquisas com o seu domínio.

Por isso, como estamos falando de marketing digital, a dica éficar de olho em sites de outras clínicas que estejam na sua frente no ranqueamento pelas palavras chaves do seu setor e especialidade.

A ideia é fazer uma espécie de benchmarking, ou seja, aprender com os melhores ranqueados e entender o que eles estão fazendo de diferente.

Analise quais palavras chaves eles usam, que tipo de conteúdo produzem, como estruturam esses conteúdos, entre outros dados.

Dica #3: pense como seu paciente

A principal forma de criar uma estratégia de marketing bem sucedida é se colocando no lugar do seu público.

Se a palavra chave é a intenção de um possível paciente, então a principal dica ése colocar no lugar dessas pessoas e entender quais as dúvidas elas podem ter.

Novamente, analise o seu nicho e entenda que tipo de dúvida essas pessoas podem ter considerando toda a jornada do comprador. Ou seja, dúvidas de quem ainda não sabe que precisa de um dentista, daqueles que já sabem que precisam de um profissional, mas ainda estão se informando sobre o problema e dos usuários que decidiram marcar uma consulta, mas ainda não sabem com quem.

Está muito difícil?

Vamos dar um exemplo: pense que você é um ortodontista.

O que os seus possíveis pacientes que ainda não sabem que precisam de aparelho podem estar buscando?

Por exemplo: como corrigir dentes tortos, sorriso feio, motivos para dores de cabeça, como saber que preciso usar aparelho etc.

Alguém que já se informou sobre esses temas, possivelmente detectou que está na hora de se consultar com um dentista.

Mas ele pode ter dúvidas sobre como definir a especialidade.

E aí poderá pesquisar temas como: qual dentista coloca aparelho, como é usar aparelho, resultados do uso do aparelho, quais os tipos de aparelho etc.

E, por último, a pessoa pode ter dúvidas sobre como escolher o dentista certo e pesquisar por: como escolher o ortodontista, clínicas de ortodontista na cidade X, preciso de um bom dentista etc.

Dica #4: use as ferramentas digitais

Depois de fazer todo esse levantamento, é possível que você tenha separado uma série de palavras-chaves.

E aí, como definir qual é a melhor? Usando as ferramentas certas.

A melhor de todas é o Planejador de Palavras Chaves do Google.

Embora ele seja mais usado para os anúncios, você conseguirá ter uma ideia de quais são as palavras mais procuradas, volume de busca e até dicas de sinônimos.

Além dele, você também pode usar o SemRush (que permite um uso gratuito para 10 palavras chaves por dia) e fazer um comparativo entre as principais palavras que você definiu.

Outra dica é usar o próprio Google. Basta digitar a palavra chave no buscador e descer até o fim da página. Ele dará algumas sugestões de outras palavras que os usuários estão buscando.

Para quem está em busca de uma ferramenta gratuita, o Keyword Tooltambém é muito legal – principalmente porque ele já lista outros complementos relacionados ao seu tema. E também existe o Ubersuggestque oferece vários recursos gratuitos.

Dica Imperdível: as 24 melhores palavras chaves para dentistas!

Apesar de todas essas dicas, ainda não está fácil definir as melhores palavras chaves para dentistas?

Fizemos uma pesquisa no Ubersuggest e trouxemos os termos mais procurados relacionados a palavra “dentista”. Veja só:

  1. Clareamento dental
  2. Lente de contato dental
  3. Implante dentário
  4. Dor de dente
  5. Ortodontia
  6. Endodontia
  7. Prótese dentária
  8. Aparelho ortodôntico
  9. Periodontia
  10. Facetas de porcelana
  11. Tratamento de canal
  12. Odontopediatria
  13. Aparelho dentário
  14. Prótese
  15. Implante
  16. Aparelho de dente
  17. Aparelho dental
  18. Dentes de porcelana
  19. Dentadura
  20. Clareamento
  21. Clareamento dental preço
  22. Clareamento de dentes
  23. Clareador de dentes
  24. Quanto custa um implante dentário

Preciso usar todas essas palavras no meu site?

Isso significa que todas essas palavras chaves devem ser usadas no seu site?

Não! Afinal, é preciso que elas tenham relação com os tratamentos que você oferece e com o público que você deseja atrair.

Nada adianta ficar bem ranqueado para a palavra “prótese” se você não realiza esse tipo de tratamento – e não deseja atender esse tipo de paciente no seu consultório.

Além disso, outra dica bacana para quem está começando é focar nas palavras chaves de cauda longa, que são aquelas maiores e do tipo expressões. Como a última da lista “quanto custa um implante dentário”.

Isso porque é mais fácil conseguir ranquear para elas – e com o tempo você poderá criar conteúdos para as mais buscadas do seu nicho.

Como você viu, definir as palavras chaves para dentista depende muito de um conhecimento apurado sobre o seu público e, claro, do uso das ferramentas digitais de modo a posicionar melhor o seu site e atrair mais pacientes.

Que tal continuar aprendendo? Leia o nosso guia completo sobre marketing odontológicoe aumente a sua captação de pacientes!

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