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6 estratégias do Google para sua clínica médica

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 15 de fevereiro de 2022

6 estratégias do Google para sua clínica médica

Posicionar a clínica na primeira página do Google é uma maneira de atrair mais pacientes e de diferenciar a sua clínica, colocando-a como uma autoridade no assunto. Mas, para isso, é importante usar as melhores estratégias do Google para sua clínica médica.

O primeiro passo é entender quem é a persona do seu negócio – ou seja, o perfil do paciente ideal. Informações como idade, renda, localização e outros dados demográficos e comportamentais. Depois, é fundamental fazer uma pesquisa de palavras-chaves, analisando quais são as mais relevantes para seu setor de atuação e para o seu público.

Além dessas, veja outras estratégias do Google para sua clínica médica!

Como a primeira página do Google funciona?

O Google utiliza uma série de algoritmos para compreender qual página é mais ou menos relevante de acordo com a pesquisa e a intenção do usuário.

São vários os fatores de ranqueamento que os robôs do Google analisa na hora de definir a posição dos sites. Alguns muito importantes são:

  • autoridade da página, baseado na quantidade de links que a página recebe (e a qualidade desses links);
  • autoridade do domínio, com os mesmos critérios da página, mas expandidos para o domínio;
  • conteúdo original e de qualidade;
  • tamanho do conteúdo de acordo com o tema a ser explorado;
  • palavra-chave no título e no conteúdo (de forma natural);
  • tempo de permanência dos usuários na página;
  • velocidade de carregamento da página;
  • design responsivo, que funcione em todos os tamanhos de tela;
  • imagens otimizadas;
  • usabilidade, ou seja, o quão fácil é navegar no seu site;
  • certificado SSL, garantindo a segurança dos usuários.

Quais as principais estratégias do Google para sua clínica médica?

Agora que você já entendeu melhor como funciona a primeira página do Google, que tal algumas dicas de estratégias para atingir esse resultado? Confira!

1- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito usada pra posicionar as clínicas nas primeiras páginas do Google.

Para isso, é importante aliar um blog ao seu site. Nele, você desenvolverá uma estratégia de conteúdos que ajudem a ranquear o seu site para as principais palavras-chaves, posicionar sua clínica como autoridade no assunto e ainda educar os usuários.

Antes de iniciar a sua estratégia, avalie quem é a persona (ou as personas) da sua clínica. Pense nas dúvidas mais comuns no seu consultório e também nas palavras-chaves que essas pessoas usam quando pesquisam assuntos relacionados no Google.

Na sequência, crie um calendário editorial – desenvolvendo conteúdos para todas as etapas do funil de vendas. Ou seja, para aqueles usuários que ainda não sabem que têm um problema, para os que já sabem que têm e estão avaliando as possíveis soluções e para os que estão decididos e buscando por consultórios médicos.

Vamos supor que você tenha um consultório de cirurgia plástica e que o principal serviço seja mamoplastia de aumento. Você pode criar conteúdos relacionados às dúvidas sobre as próteses, o tamanho, o material, o tempo de recuperação da cirurgia, os cuidados pré e pós-operatório, as malhas cirúrgicas, o preço médio – e assim por diante.

Todas essas são dúvidas que os usuários estão pesquisando no Google. Se o seu conteúdo for bem elaborado, usando as estratégias de SEO e com informações relevantes, ele poderá ficar na primeira página do Google, atraindo mais usuários para sua página e para conhecer a sua marca e seus diferenciais.

2- SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Existem diferentes técnicas que devem ser usadas tanto no site da sua clínica, como no blog e em todos os conteúdos elaborados para alimentar ambos.

Algumas dicas de SEO são:

  • ter um site responsivo (ou seja, que funcione adequadamente em qualquer tamanho de tela, como smartphones, notebooks, tablets etc.);
  • ter um site com boa velocidade (permitindo o acesso, inclusive, por quem está navegando via 3G ou 4G);
  • otimizar os conteúdos do seu site e do seu blog para as palavras-chaves estratégicas;
  • nos conteúdos de blog, usar a hierarquização com H1, H2, H3 etc.;
  • usar meta description nas suas páginas;
  • ter uma URL amigável;
  • usar ALT TAG nas suas imagens;
  • fazer linkagens internas e externas nos seus conteúdos de blog;
  • não copiar conteúdos para seu blog e focar em criar conteúdos relevantes e informativos;
  • crie um layout funcional para o seu site, com um design que proporcione uma boa experiência aos usuários.

3- Google Ads

O tráfego orgânico é uma maneira de posicionar sua clínica na primeira página do Google. Ou seja, investindo em conteúdos de qualidade para captar as pessoas que estão pesquisando na rede. Outra maneira é investir em tráfego pago, por meio dos anúncios.

No Google, os anúncios são chamados Google Ads. Quando você realiza uma pesquisa, os anúncios geralmente aparecem na parte superior da página. Além da rede de pesquisa, você também poderá anunciar na Rede de Display, em sites parceiros do Google.

Para criar bons anúncios, é fundamental definir as palavras-chaves estratégicas para sua clínica, que são aquelas com mais relevância para seu público. Essas palavras-chaves também devem estar presentes no seu site e nas suas estratégias de marketing de conteúdo.

As expressões genéricas costumam ter um volume de busca maior, porém não são muito específicas em relação ao público (você corre o risco de atrair pessoas que não são interessantes para sua clínica, além de ter de disputar com vários anunciantes).

Por isso, a nossa dica é focar em expressões que sejam realmente valiosas para o seu público, como naquelas relacionadas a sua especialidade, localização ou outros detalhes.

Por exemplo: cirurgia plástica é uma expressão genérica. Clínica de cirurgia plástica no centro de São Paulo, já é mais específica.

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4- Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muito interessante, capaz de ajudar a divulgar sua clínica e a melhorar o posicionamento dela quando alguém realiza uma busca pelo nome da sua clínica ou usa termos genéricos e a localidade.

Nessa plataforma, você consegue cadastrar gratuitamente as informações da sua clínica, como localização, horário de funcionamento, telefone, site, especialidades que atende e até fotos. Os seus pacientes também podem avaliar a sua clínica ou fazer perguntas – e é possível linkar com o Google Maps.

Quanto mais atualizado for o seu perfil, melhores serão seus resultados. Assim como se você interagir mais com seus seguidores e tiver boas classificações.

Dessa forma, quando um usuário pesquisar sobre algum serviço na sua localidade, há mais chances da sua clínica aparecer como resultado na pesquisa. Por exemplo, quando alguém pesquisar por clínica de cirurgia plástica, o buscador trará as clínicas próximas do usuário e mais bem classificadas no Google Meu Negócio.

5- Funil de vendas

Nem todos os usuários que chegam até o seu site estão prontos para agendarem uma consulta. Entender essas diferenças e criar conteúdos para cada uma das etapas do funil de vendas é essencial para posicionar bem sua clínica – e para se relacionar com essas pessoas.

O funil é composto por:

  • topo: são aquelas pessoas que estão pesquisando por temas mais genéricos e que ainda não sabem que têm um problema. Os conteúdos devem ser focados na atração, para que o paciente descubra que tem uma demanda a ser resolvida;
  • meio: são aqueles usuários que já sabem que têm um problema, mas ainda estão pesquisando sobre as diferentes soluções disponíveis. Nesse caso, os conteúdos devem ser focados em dicas e materiais que ajudem o usuário a decidir sobre a solução certa para seu problema;
  • fundo: são os usuários que já sabem qual a melhor solução e estão pesquisando sobre as diferentes clínicas. Esses são os mais propensos a realizarem o agendamento e por isso você deve focar em conteúdos que tragam os diferenciais da sua clínica e do seu corpo médico.

6- Redes Sociais

Conectar seu site às redes sociais e ter páginas fortes nas principais redes pode ajudar a posicionar melhor sua clínica no Google.

Afinal, se você tiver conteúdos nas redes sociais com bastante engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos), o buscador entenderá que essas publicações são relevantes para a pesquisa – e poderá trazê-las como sugestão na busca.

Assim, ao conectar seu site com suas redes sociais, o Google fará a associação de autoridade, melhorando o ranqueamento do seu site.

Você também pode usar as redes sociais para distribuir os conteúdos do seu blog. E, ao final de cada conteúdo, incluir botões de compartilhamento nas redes sociais, aumentando o alcance das suas postagens.

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