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Novidades do Facebook e Instagram em 2021

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 30 de novembro de 2021

Novidades do Facebook e Instagram em 2021

O Facebook e Instagram não param de se atualizar – e para quem trabalha com essas redes, realizando campanhas e anúncios, é muito importante ficar por dentro das novidades. Com tantas mudanças, contudo, nem sempre é fácil acompanhar e se atualizar.

Para lhe ajudar, montamos este conteúdo resumindo as principais novidades e alterações do Facebook e Instagram em 2021. Confira!

Alterações no Facebook

Desde o início de 2021, foram inúmeras as novidades trazidas pelo Facebook. Vamos ver em detalhes as principais.

Melhora na experiência dos deficientes visuais

Buscando tornar a rede mais inclusiva, o Facebook realizou atualizações importantes no recurso de Alt Text Automático, otimizando as descrições visuais dos posts.

Agora, a ferramenta utiliza inteligência artificial para descrever as imagens e sons mais detalhadamente, incluindo informações precisas sobre o cenário e a composição das fotografias. Esse recurso está presente tanto na versão desktop como mobile do Facebook.

Integrações com realidade virtual

Em 2014, a Oculus foi comprada pelo Facebook – e, assim, a expectativa é que a realidade virtual entrasse de vez na rede social.

Em 2021, Zuckerberg anunciou algumas novidades para quem possui os óculos Quest 1 e Quest 2. Ao realizar o login na plataforma Oculus usando a conta do Facebook, os usuários poderão conversar com qualquer amigo via Messenger usando os óculos de realidade virtual (mesmo que o amigo não tenha o serviço da Oculus) e poderão, ainda, digitar em um teclado virtual ou transformar o texto em fala.

Se todos os participantes da conversa usarem os óculos, é possível criar uma festa em uma sala privada para que todos joguem juntos.

Design novo para as páginas comerciais

Desde o início de 2021, as páginas comerciais no Facebook estão com novo design, deixando o layout mais simples e fácil de usar. A partir de então, as publicações podem também ter o formato de FAQ (com perguntas e respostas) e é possível conceder acesso total ou parcial para que outras pessoas gerenciem a página.

Outra novidade é o lançamento de um feed de notícias apenas para os moderadores, de modo que eles consigam acompanhar assuntos relevantes e interagir com outras páginas e fãs.

Melhor gerenciamento do feed de notícias

O Facebook realizou duas atualizações no feed de notícias que deram aos usuários um controle maior sobre suas contas. Agora, você consegue visualizar seus posts em ordem cronológica e evitando o padrão gerado pelo algoritmo.

Caso queira ativar essa função, é só acessar o menu de configurações e selecionar “mais recentes”.

Também é possível gerenciar os comentários. Assim, o usuário tem mais controle sobre quem comenta seus posts públicos. Basta clicar nos três pontinhos e selecionar as preferências, optando entre “todos”, “apenas amigos” e “perfis e páginas marcados”.

Administração de grupos

Uma das novidades é a ferramenta “alerta de conflitos” que usa inteligência artificial para identificar discussões nocivas, notificando os administradores sobre essas situações. Além disso, o moderador pode limitar temporariamente o número de postagens dos membros, reduzindo as conversas nos momentos em que estiver sobrecarregado, sem conseguir acompanhar os comentários.

Outras novidades são: restrição de comentários de determinados membros, filtro para conteúdo promocional, proibição de divulgação de alguns links e acesso a uma página de resumo sobre cada membro do grupo e suas atividades.

Penalização contra fake news

O Facebook tem investido em reduzir a disseminação de fake news e, em 2021, tem notificado os usuários sobre páginas e contas que publicam conteúdo mentiroso, disseminando a distribuição de notícias falsas.

Antigamente, a rede social apenas sinalizava as publicações que continham fake news. Agora a plataforma aplica punições aos autores que publicam conteúdos falsos frequentemente. Quando um usuário visitar uma página penalizada, ele será notificado com um aviso explícito – e essas páginas terão o alcance das publicações reduzido.

Live Audio Rooms

Essa novidade foi lançada em junho e é um recurso de salas de áudio ao vivo, buscando acirrar a competição com o Clubhouse.

A partir das salas de áudio, será possível transmitir áudios em tempo real pelo Facebook, sem limites de ouvintes e com até 50 palestrantes podendo falar ao mesmo tempo. Os anfitriões das salas podem convidar as pessoas e conversar com elas. A novidade fica disposta no topo do feed de notícias, acima dos stories.

Os criadores de conteúdo, ainda, podem ganhar dinheiro dos ouvintes, recebendo “estrelas” da moeda virtual do Facebook.

Soundbites

Anunciada em abril de 2021, o Facebook Soundbites é um conjunto de ferramentas de áudios curtos. O recurso permite os usuários navegarem em um feed parecido com o TikTok e Reels, porém que mostra áudios curtos criados por outros usuários, como pílulas motivacionais, pequenas reflexões, piadas etc.

Os criadores podem aplicar efeitos sonoros, transcrições e vários outros recursos. Por enquanto a novidade apenas está disponível para um pequeno grupo de usuários, em fase de teste.

Além da criação de sons, os usuários também deverão poder ouvir os podcasts dentro da rede social. A ideia é que os criadores de podcasts vinculem seus programas ao Facebook – e, assim, os novos episódios serão compartilhados automaticamente em um feed personalizado.

Alterações no Instagram

O Instagram, é claro, também tem várias novidades anunciadas. Vamos ver em detalhes.

Postagem pelo PC

Após 11 anos, finalmente, o Instagram anunciou que irá permitir a postagem de fotos e vídeos pelo desktop. Assim, os usuários poderão postar usando qualquer navegador e também pelo aplicativo para desktop (disponível para Windows 10 e 11).

Essa é uma ótima novidade para quem trabalha com edição profissional de fotos e vídeos, trazendo mais agilidade. No caso dos vídeos, contudo, o limite será de 1 minuto e, por enquanto, ainda não será possível postar Reels e Stories pelo pc, apenas pelo celular.

Instagram Collabs

Outra novidade anunciada é a plataforma Collabs – opção de compartilhamento de posts que garante o mesmo número de views, curtidas e comentários para ambas as contas. Assim, os criadores de conteúdos poderão ser identificados como coautores de uma postagem de empresa ou influenciadores, garantindo exatamente o mesmo retorno do público.

O próprio usuário poderá ativar o recurso quando for fazer a publicação do post. É só selecionar “marcar pessoas” e convidar a outra conta para ser coautora, marcando a opção “convide um colaborador”. É possível marcar apenas 1 coautor.

Legendas em 3D nos Reels

As legendas de músicas têm ganhado relevância no Reels – e agora poderão ser disponibilizadas em formatos 2D ou 3D. Além disso, há um novo pacote de efeitos disponível,  o Superbeat, reunindo efeitos de realidade aumentada e interação entre ritmo, luzes e outros efeitos visuais.

Arrecadação de fundos para ONGs

Por enquanto, esse recurso apenas está funcionando nos Estados Unidos – mas deve chegar aqui em breve. A funcionalidade permite a arrecadação de fundos usando o botão de criação na parte superior do app.

Além de selecionar entre post, story, reels ou live, quando for criar um conteúdo, os usuários também poderão optar por “arrecadação”, adicionando esse conteúdo especial no feed.

Integração Messenger e Direct do Instagram

A partir desse ano, os usuários começaram a poder trocar mensagens e participar de videochamadas com amigos das duas redes sociais, usando qualquer um dos aplicativos.

É possível, ainda: criar e enviar figurinhas de selfies em uma conversa, responder mensagens específicas (da mesma forma que o WhatsApp), enviar mensagens animadas, definir quem pode ou não pode enviar mensagens diretas para você, usar o modo temporário (deleta a mensagem do chat assim que ela é visualizada pelo contato) e usar a função “assistir juntos” durante uma chamada de vídeo.

Monetização de vídeos, stories e lives

Todos os tipos de vídeos poderão gerar receita dentro da plataforma – sendo válido para os influenciadores digitais de todos os portes. Nos vídeos curtos, de até 1 minuto, os anúncios são inseridos aos 30 segundos e nos vídeos mais longos, com mais de 3 minutos, a publicidade é exibida aos 45 segundos.

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