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Primeiro chatbot para clínicas dentárias de Portugal | Cloudia

Primeiro chatbot para clínicas dentárias de Portugal

O setor de saúde está a ver o aumento expressivo de novas tecnologias.

Entre essas inovações está o chatbot, um robô com inteligência artificial que promete modificar de maneira significativa como os pacientes contatam os dentistas.

A Cloudia é uma assistente virtual lançada no Brasil e que propõe modificar o mercado de chatbot para clínicas dentárias de Portugal.

Você não sabe como essa tecnologia funciona e nem de que maneira ela poderá lhe ajudar? Continua a leitura deste artigo e entenda melhor!

O que é chatbot para clínicas dentárias?

Um chatbot funciona como um robô de automação do atendimento.

Ele pode ser muito poderoso quando utiliza inteligência artificial, o que permite à máquina compreender as interações humanas e aprender com elas, de modo a se tornar ainda mais eficiente.

O chatbot para clínicas dentárias, portanto, funciona de modo a facilitar o primeiro atendimento dos pacientes aos médicos dentistas.

No caso, essa tecnologia poderá ser empregada no site da clínica dentária, nas redes sociais e em outros locais na internet.

Assim, é possível dispensar parte da presença humana nas interações online. Os pacientes podem, de forma rápida e simples, tirar dúvidas sobre sua clínica, agendar consultas (ou desmarcar horários), se informar sobre valores e outras ações.

A tecnologia não exige conhecimentos informáticos avançados para seu uso.

Em geral, basta cadastrar respostas para as perguntas mais usuais e, de maneira automática, o robô utilizará esses dados para os contatos com os seus pacientes.

A grande vantagem que esse tipo de tecnologia oferece é a facilidade. Isso porque seus pacientes poderão agendar seus horários e tirarem dúvidas sem a necessidade de passar horas ao telefone e aguardar em linhas ocupadas.

Todos os processos de agendamento podem ser feitos facilmente pela janela de um chat ou pelo Facebook Messenger. 

Como a Cloudia funciona e quais suas diferenças?

Como dissemos na introdução deste artigo, a Cloudia não é apenas um chatbot para clínicas dentárias, mas sim uma verdadeira assistente virtual.

E qual é a diferença?

Basicamente, a Cloudia é capaz de realizar outras atribuições, o que torna essa solução mais completa que as concorrentes.

Veja algumas das atribuições de uso da Cloudia e suas vantagens para as clínicas dentárias.

Automação nas redes sociais

Além do site da sua clínica dentária, a Cloudia poderá ser configurada para atuar nas redes sociais do seu negócio.

Assim, de maneira simples, é possível configurar o seu uso no Facebook e usando estratégias que tragam pacientes do Instagram.

A partir de então, todos os usuários que comentarem nas suas páginas passarão a ser atendidos de maneira automática pela Cloudia, com uma mensagem inicial definida por você.

A Cloudia ainda é capaz de responder de forma padrão aos comentários deixados pelos usuários nas suas publicações e direcionar esses pacientes para a conversa no Messenger.

Agendamento simples

Por meio da Cloudia, os pacientes da sua clínica terão mais liberdade para agendar consultas e remarcar horários. Isso porque o chatbot fica disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia.

Basta seus pacientes contatarem o robô diretamente pelo site da sua clínica ou por meio das redes sociais da sua empresa. E, de forma automática, eles conversarão pelo chat com a Cloudia que indicará os dias e horários disponíveis na sua clínica dentária.

Se algum imprevisto ocorrer, esse mesmo paciente poderá entrar em contato pelo chat e encontrar um novo horário para si. Tudo isso sem intermediação de nenhum atendente humano e nem espera por parte do paciente.

As informações de agendamento da Cloudia são sincronizadas com a agenda de cada dentista da clínica, de forma que apenas os dias e horários sinalizados como livres por você ficarão disponíveis para os pacientes.

Lembretes de consultas

Muitos dentistas sabem que, infelizmente, nem todos os pacientes que agendam consultas costumam aparecer nos consultórios. E o problema, várias vezes, é causado devido ao esquecimento.

A Cloudia é uma aliada nessa situação.

Ela envia automaticamente um lembrete da consulta para o paciente, o que evita a falta por esquecimento.

A assistente virtual poderá ser configurada para enviar esse lembrete 3 dias antes, 1 dia antes ou na data da consulta e solicitar a confirmação por parte do paciente.

Para os dentistas essa é uma solução muito interessante, uma vez que permite ter um controle melhor sobre sua agenda.

Capta novos pacientes

Uma das maneiras de captar novos pacientes é por meio das ações nas redes sociais. A Cloudia ajuda muito nesse sentido, pois oferece respostas aos comentários e favorece a interação por meio do Facebook Messenger.

Caso um usuário interessado comente algo na sua publicação, a Cloudia oferecerá mais informações e direcionará a conversa para o chat.

Esses dados extras podem ser cruciais para que o usuário sinta-se mais seguro em agendar uma avaliação consigo, ao invés de migrar para a concorrência.

Responde às dúvidas usuais

O atendimento das clínicas dentárias está acostumado a receber uma série de dúvidas comuns como: localização, horário de funcionamento, valores cobrados pelas consultas, tratamentos oferecidos, cuidados gerais antes e depois dos procedimentos etc.

Para não perder tempo com essas solicitações, e ainda demonstrar cuidado com seus pacientes, é possível programar a Cloudia para responder às dúvidas usuais.

Dessa maneira, somente caso o paciente não se sinta plenamente atendido pela Cloudia, ele passará ao atendimento humano (o que evita sobrecarregar suas secretárias e atendentes).

Por que usar um chatbot para clínicas dentárias?

O setor das clínicas dentárias é muito concorrido.

Uma maneira de se diferenciar é oferecer mais comodidade aos seus pacientes.

Um chatbot para clínicas dentárias resolve muitos problemas usuais e oferece mais autonomia aos usuários.

Veja algumas vantagens dessa tecnologia:

  • interação móvel: a sua clínica conseguirá atender os pacientes que visitam o seu site ou suas redes sociais, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana. Essa é uma conveniência importante e que oferece mais liberdade e autonomia aos seus pacientes;
  • informação autêntica: infelizmente, nem todos os dados que encontramos na internet são confiáveis. Com um chatbot, seus pacientes poderão tirar dúvidas diretamente com a sua clínica e ter em mãos informações mais confiáveis e autênticas;
  • custo-benefício: manter um chatbot para clínicas dentárias é muito mais econômico do que dispor de equipas de profissionais humanos, pois você não terá custos recorrentes com salários, horas extras e demais questões;
  • libera tempo das suas equipas de atendimento: nem sempre as pequenas clínicas dispõem de equipas suficientes para todas as demandas. E, atender os pacientes pode tomar um tempo significativo nas suas rotinas administrativas. Com o chatbot, boa parte dessas questões é automatizada, o que evita que seus funcionários fiquem sobrecarregados;
  • excelente atendimento: fidelizar pacientes é uma tarefa complicada para muitas clínicas dentárias. Mas ao oferecer um atendimento sempre disponível e de qualidade, muitas dessas pessoas terão um relacionamento diferente com a sua marca, o que pode significar mais pacientes fiéis.

Conclusão

Como você pode notar, um chatbot para clínicas dentárias é uma excelente maneira de oferecer um atendimento adequado aos seus pacientes, sem ter de sobrecarregar os seus custos com contratação de mão-de-obra. 

A Cloudia é um chatbot específico para clínicas dentárias. Desenvolvida no Brasil, a assistente virtual já ajudou mais de 200 clínicas brasileiras e portuguesas a melhorarem seus resultados e oferecerem mais comodidade e praticidade aos seus pacientes.

Agora, a Cloudia está disponível também em Portugal, com uma versão adaptada ao português falado no país e também de acordo com as regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados, GDPR.

Que tal conhecer mais sobre o chatbot para clínicas dentárias de Portugal? Testa agora como a Cloudia funciona: envie uma mensagem e comece uma conversa com a assistente virtual.

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