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Branding odontológico: tudo o que você precisa saber para posicionar sua clínica

Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 19 de julho de 2022

Branding odontológico: tudo o que você precisa saber para posicionar sua clínica

O branding odontológico é um conjunto de técnicas para a construção e gerenciamento de marcas. Quando bem aplicado, ajuda a transmitir mais segurança e valor para os pacientes. Diferenciando a sua marca pessoal ou clínica e melhorando os resultados.

Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma marca forte e profissional é indispensável. Você ainda não investe em branding odontológico? Então siga a leitura deste conteúdo e veja as dicas que separamos!

O que é branding?

O branding é uma estratégia de gestão de marcas que visa fortalecer uma marca, tornando-a mais reconhecida pelo público e com diferenciais claros perante à concorrência.

Assim, são usados conjuntos de ações que visam posicionar a marca, identificando de forma clara o seu propósito e valores.

O principal objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes entre a marca e os clientes.

Marca x Identidade visual

Quando falamos em marca, muitas pessoas ainda associam esse termo apenas a identidade visual da empresa, ou seja o logotipo.

O logotipo é apenas a expressão visual de marca. Assim, a marca é um conceito mais amplo. Ela engloba além do logotipo também o nome da empresa, o site, as redes sociais, o tom de voz e todas as experiências que seus pacientes têm com o seu negócio.

A marca é um conjunto de elementos visuais e sensoriais que diferenciam a sua empresa e a tornam única, não só perante a concorrência, mas também na mentalidade dos seus pacientes.

Por isso, quando falamos em branding, estamos considerando um campo muito mais amplo do que apenas o design da identidade visual.

São inúmeras ações que visam padronizar todos os pontos de contato com seus pacientes e transmitir, em todos esses canais, uma imagem clara e sólida de quem é a sua marca e porque ela é diferente.

Por que fazer branding odontológico?

O branding odontológico é extremamente importante. Afinal, no ramo da saúde, a confiança e a segurança são fatores decisivos para que um paciente opte por um dentista em detrimento do outro.

Por isso, se você tem uma marca forte, coesa e com posicionamento claro, acaba transmitindo, também, mais profissionalismo. Isso tudo ajuda a despertar sensações de confiança no público, que o vê como uma autoridade, aumentando o poder de captação e de fidelização da marca.

Em resumo, as principais vantagens de investir no branding odontológico são:

  • fortalecimento da identidade da marca, melhorando a percepção dos pacientes sobre o valor dos seus serviços e sobre a força da sua marca no mercado, colocando-a como uma autoridade no seu segmento;
  • aumento da autoridade da clínica ou da marca pessoal do dentista, assim os potenciais pacientes entendem que o seu negócio tem credibilidade e é capaz de oferecer a solução que eles buscam;
  • aumento da captação de pacientes, já que a estratégia transmite a confiança necessária para que o paciente se sinta seguro e ciente de que está em boas mãos;
  • transmite os diferenciais da sua marca, tornando claro na mente do paciente o porque a sua clínica é diferente das demais;
  • proximidade com os pacientes, falando uma linguagem próxima e tornando sua marca mais humana, favorecendo a fidelização.

Lembre-se que, mais do que vender serviços odontológicos, a sua marca vende sonhos e soluções. As quais, muitas vezes, são bastante planejadas pelos pacientes.

Por isso, é importante que a sua marca transmita a confiança e a segurança necessárias para que ele confie em você essa missão tão importante de transformar sua vida ou resolver uma situação problemática de anos, e uma forma de alcançar isso é com um bom branding odontológico.

branding odontológico

Como fazer branding para clínicas odontológicas?

Já está convencido de que branding odontológico é extremamente importante, mas não tem ideia de por onde começar? Então confira as dicas que separamos!

Crie a sua marca

O primeiro passo é começar criando uma marca, caso você ainda não o tenha feito.

Lembre-se que, como explicamos, a marca vai muito além do nome e da identidade visual. É preciso pensar em todos os seus atributos e posicionamento.

Comece pensando: se a sua marca fosse uma pessoa, quais características ela teria? Seria inovadora, moderna e arrojada ou conservadora, segura e tradicional? Seria mais criativa, alegre e dinâmica ou acolhedora e aconchegante?

Essas características precisam ter sintonia com o seu posicionamento enquanto profissional, suas crenças, seu modo de trabalhar e também as pessoas que você deseja atrair.

Por exemplo, caso seja um dentista focado em implantes que costuma atender pessoas mais velhas. É importante que sua marca tenha um posicionamento mais tradicional e seguro, que faça sentido com o que essas pessoas estão buscando.

Essas características precisam ser retratadas não apenas no design do seu logo, mas em tudo relacionado à sua marca, incluindo na experiência do paciente dentro do seu consultório. Por isso, garanta que eles estão em coerência com o que você oferece.

Não adianta vender um discurso e uma ideia, mas na prática o resultado ser outro. Porque essa desconexão fará com que o paciente perca a confiança na sua marca.

Trabalhe na identidade visual

Depois de trabalhar nas características e no posicionamento da sua marca, é hora de transmitir todas essas informações para a sua identidade visual. Pensando no logotipo, nas cores, na tipografia e até no slogan usado.

Todos esses pontos precisam estar em sintonia, já que a ideia do branding odontológico é, justamente, padronizar a sua comunicação e a forma como a sua marca se apresenta aos pacientes.

É muito importante que você opte por uma identidade visual que faça sentido para você. Escolha as cores que gosta e busque uma imagem que consiga retratar quem você é como profissional e quais são os seus valores.

Tenha uma comunicação coerente em todos os pontos de contato

A comunicação precisa ser coerente com todos os atributos da sua marca, em todos os pontos de contato com o paciente. Ou seja, no seu consultório, nas redes sociais, no site, nos itens de papelaria, no WhatsApp etc.

Vamos supor que você definiu que sua marca é dinâmica e criativa. Portanto, as imagens usadas no seu Instagram e a linguagem dos posts precisam seguir essas características.

Se o logotipo e a marca sinalizam determinadas características, mas as redes sociais são austeras, frias e só com imagens de banco voltadas para a venda, por exemplo, a comunicação não será eficiente.

Atenção à apresentação da marca nas principais plataformas

É muito importante que a sua marca esteja presente nas plataformas mais usadas pelo seu público.

Atualmente, algumas indispensáveis são: Instagram e Facebook, WhatsApp Business, Google Meu Negócio e site.

Em todas elas, lembre-se da coerência. É essencial que a sua comunicação seja feita de forma adequada às características da sua marca.

Assim, quando um possível paciente acessar seu Instagram, por exemplo, ele conseguirá entender quais são as características da sua marca e terá a segurança para agendar uma consulta.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, branding odontológico é um assunto extremamente importante. Afinal, essas ações são capazes de fortalecer a sua marca e transmitir a confiança que o possível paciente precisa para agendar uma consulta e confiar no tratamento que você está oferecendo.

Mais do que vender serviços odontológicos, os dentistas trabalham com sonhos e soluções para problemas capazes de afetar a autoestima e a vida das pessoas.

Por isso, é indispensável ter uma marca forte, de confiança e que consiga se conectar com os pacientes.

Gostou das nossas dicas? Quer aprender ainda mais sobre branding odontológico? Então confira a live especial que a Cloudia realizou com Giovanna Maninna, da Odonto Branding!

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