cheap nfl jerseys
Lamar Jackson jersey
Lamar Jackson jersey
Patrick Mahomes jersey
Tua Tagovailoa jersey
Joe Burrow jersey
George Kittle jersey
Nick Bosa jersey
Cam Newton jersey
Drew Brees jersey
Christian McCaffrey jersey
Russell Wilson jersey
Aaron Donald jersey
DeAndre Hopkins jersey
Michael Thomas jersey
Cincinnati Bengals jerseys
Kansas City Chiefs jerseys
Dallas Cowboys jerseys
Miami Dolphins jerseys
Baltimore Ravens jerseys
Psicologia das cores na odontologia: tudo o que você precisa saber sobre o assunto! | Cloudia

Psicologia das cores na odontologia: tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Na hora de decorar o seu consultório ou montar sua marca, um ponto muito importante a se atentar é a psicologia das cores na odontologia. Afinal, dependendo das tonalidades escolhidas é possível transmitir determinados sentimentos aos seus pacientes, favorecendo que eles confiem em você ou sintam-se mais seguros.

Entender o que cada cor desperta nas pessoas é indispensável nesse momento, mas nem sempre essa é uma tarefa simples. Para lhe ajudar, montamos esse conteúdo completo sobre o assunto. Confira.

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é um campo de estudo que mostra como o nosso cérebro reage quando é estimulado pelas tonalidades captadas pela retina. As cores, ao serem captadas pelos nossos olhos, são transformadas em sensações pelo nosso cérebro, despertando emoções em todo o nosso corpo.

Assim, projetos arquitetônicos e de identidade visual sempre consideram o que cada cor é capaz de despertar nas pessoas, adequando as tonalidades do ambiente e da marca para os desejos que se espera criar no público-alvo.

No caso da odontologia e dos demais setores de saúde, espera-se que as cores do ambiente e da marca consigam transmitir confiança e solidez, além, é claro, de tranquilizar o paciente, criando um ambiente acolhedor, que forneça paz e que favoreça o bem-estar, a humanização e a qualidade de vida das pessoas.

Psicologia das cores na odontologia: quais as melhores tonalidades para consultórios?

Além de entender o significado de cada cor na odontologia, é importante pensar no que se deseja transmitir aos seus pacientes. Vamos supor que o seu consultório seja focado em utilizar técnicas e aparelhos ultramodernos. Portanto, é desejável que seus pacientes o vejam como um dentista inovador.

Nesse caso, é essencial usar cores que, além de favorecerem o bem-estar e a confiança, também tragam esse ar de vanguardismo. Desse modo, com as cores certas, você consegue reforçar a identidade da sua marca e diferenciar a sua clínica perante à concorrência.

Abaixo separamos o significado e a indicação das principais cores usadas na odontologia. Confira.

Azul

Essa é uma cor serena que representa o mar e o céu. Existem muitas tonalidades de azul e, em geral, todas elas trazem uma sensação de relaxamento e de segurança, reforçando as sensações de suavidade e harmonia. O azul também está associado à tranquilidade, integridade, paz, lealdade, confiança e inteligência. Mas, cuidado! O excesso de azul deixa o ambiente mais triste, frio e distante.

Branco

O branco é uma cor muito usada na área da saúde. Ele representa luz, paz, serenidade e pureza. Quando usado em ambientes, o branco oferece um efeito confortável, aconchegante, calmo e limpo. Essa cor também está ligada ao glamour, à tecnologia e a elegância. Assim como o azul, o excesso de branco é prejudicial. Isso porque, em demasia, ele retira as emoções do espaço.

Marrom

O marrom, o castanho e outros tons terrosos estão intimamente ligados à natureza. Eles nos transmitem solidez, resistência, maturidade, longevidade, conservadorismo e estabilidade. O marrom é uma cor calma, que torna os ambientes mais aconchegantes, confortáveis e simples. Porém, assim como os demais, quando está em excesso, o marrom deixa o ambiente estagnado e monótono.

Laranja

O laranja é uma cor forte, ligada à energia, vitalidade, divertimento e sucesso. Essa tonalidade está entre o vermelho e o amarelo e por isso oferece uma energia quente e animada, tornando os espaços e as marcas mais alegres e sociáveis. É uma tonalidade que favorece à comunicação, traz originalidade e espontaneidade. Mas, cuidado, porque em excesso provoca irritabilidade.

Preto

Essa é uma cor autoritária e austera, associada ao luto e também a outras emoções “pesadas” como solidão e isolamento. Em marcas, atualmente, o preto tem sido usado como fonte de sofisticação, mas sempre em pequenas doses, para não pesar e passar um ar de opressão. Quando bem dosado, o preto traz a sensação de requinte, elegância, exclusividade e dignidade.

Rosa

O rosa é muito ligado ao universo feminino e que transmite sensibilidade, delicadeza, romantismo e beleza. É uma cor que consegue acalmar e melhorar o humor, além de ser um tom mais maternal que favorece o aconchego e que está ligado à saúde, doçura e feminilidade.

Roxo

Essa é uma tonalidade que simboliza a prosperidade, o luxo, a espiritualidade, a criatividade e a imaginação. É também a cor da realeza, portanto representa poder e exclusividade. Na odontologia, tem sido muito usada na área da estética, trazendo essa sensação de conforto e cuidado, além de ajudar a significar exclusividade. É possível usar tanto o roxo intenso como o lilás, que é mais tranquilizador.

Verde

O verde é uma cor jovem e refrescante, relacionada ao otimismo, a serenidade e a calma. Além disso, também está relacionado à natureza, sendo indicada para marcas ligadas à sustentabilidade. O verde desperta sensações variadas como frescor, força e cura – sendo muito usada na área da saúde.

Vermelho

O vermelho é um tom forte e vibrante, associado à energia, à paixão e também à agressividade. É uma das cores mais intensas que se pode usar, porém, em excesso, ela aumenta a frequência cardíaca e causa desconforto em algumas pessoas.

Principais dicas

De uma forma geral, as cores mais suaves trazem uma sensação de aconchego e tranquilidade, sendo ideais para acalmar e relaxar, enquanto os tons mais fortes provocam sensações intensas e excitantes, inclusive aumentando o estresse dos pacientes.

Por isso, a recomendação, pelo menos na decoração do consultório, é tentar priorizar as cores suaves para as paredes e deixar os tons mais fortes apenas em alguns detalhes, sempre associando à intenção da marca que se deseja transmitir.

Assim, quando for optar por uma cor mais vibrante, sempre tente misturá-la com outros tons mais neutros. Considere, ainda, que o ambiente de saúde precisa passar uma imagem mais séria, sólida e confiável, transmitindo segurança e tranquilidade aos seus pacientes.

Não se esqueça que o consultório do dentista pode ser um ambiente intimidador para algumas pessoas. Escolher as cores certas é capaz de reduzir esse estresse e trazer mais aconchego. Nesses casos, o branco é um bom aliado, assim como o verde claro, o azul claro ou o lilás.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que a psicologia das cores na odontologia é fundamental tanto na hora de decorar o consultório como de montar a identidade visual da sua marca. Afinal, dependendo da tonalidade escolhida, você pode atrair ou repelir seus pacientes.

Por isso, é indispensável entender o que essas cores despertam em nós – e sempre associar esse sentimento a como você deseja que seu paciente se sinta no seu consultório.

Gostou dessas dicas sobre psicologia das cores na odontologia? Ajude os seus amigos dentistas: compartilhe este post nas suas redes sociais!

Comentários