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8 cuidados que você deve ter ao abrir uma nova clínica odontológica!

Por Tiago Miranda Costa em Gestão de Clínicas | Postado em 15 de outubro de 2019

8 cuidados que você deve ter ao abrir uma nova clínica odontológica!

Decidir abrir uma nova clínica odontológica é algo que exige preparo dos dentistas.

Afinal, é preciso considerar diversos pontos para que o empreendimento tenha sucesso, como definição exata do local, questões legais e referentes à Vigilância Sanitária e também os aspectos comerciais, como serviços e preços.

Normalmente isso não é ensinado na faculdade e apesar de esse ser um caminho procurado pela maioria dos profissionais, nem todos os dentistas sabem exatamente o que é preciso considerar nesse planejamento.

É o seu caso? Então confira as dicas importantes que separamos e transforme o sonho do consultório próprio em realidade!

#1- Entenda quem será o seu público-alvo

Assim como as diversas especializações na odontologia, também existe uma variedade de públicos – e nem todos eles se tornarão seus pacientes.

O primeiro ponto antes de abrir a clínica odontológica, portanto, deve ser entender quem são as pessoas que você deseja atrair para o seu negócio.

Quanto mais informações você tiver sobre essas pessoas, mais fácil será moldar o seu negócio. Pensando, por exemplo, na localização ideal dentro da rotina desses pacientes, nos serviços mais adequados, formas de comunicação e marketing etc.

É claro que esse passo não deve ser realizado no “achismo”, mas sim com bases adequadas.

Faça pesquisas de mercado, crie formulários, faça entrevistas ou use os dados do Sebrae e do CRO da sua área de atuação.

Algumas boas informações que devem ser tabuladas são:

  • local onde essas pessoas residem ou trabalham;
  • faixa de renda;
  • idade;
  • escolaridade;
  • problemas bucais mais comuns;
  • formas de comunicação mais usadas;
  • entre outros.

#2- Avalie a concorrência

Qualquer plano de negócios deve, sempre, considerar a análise da concorrência. E com as clínicas odontológicas isso não é diferente.

Você precisará ter uma ideia de quem são seus principais concorrentes, onde eles se localizam, os serviços que prestam, faixa de preços, atrativos e diferenciais e outras informações.

Cruzando esses dados com as informações do seu público, você poderá pensar em novas oportunidades de negócio.

Por exemplo, pode ser que ao analisar essas informações, você note que existe uma parcela de pacientes que não são bem atendidos porque precisam de horários fora do expediente tradicional.

Essa pode ser uma maneira de diferenciar o seu novo consultório, oferecendo horários alternativos e conquistando esse público que está insatisfeito com as opções disponíveis no mercado.

Você sabia que, segundo relatório das “19 descobertas sobre atendimento que podem te ajudar a dobrar o faturamento”, o horário mais procurado pelos pacientes que agendam através do Facebook usando a automação do atendimento Cloudia é no sábado as 10h?

Outra análise relevante é: quais canais de marketing estes concorrentes utilizam para captar novos pacientes? Indicação, Google Adwords, Panfletagem, Redes sociais (saiba aqui como verificar se o seu concorrente faz anúncios no Facebook e visualizar as campanhas dele).

#3- Pense nos diferenciais da sua marca

Por que as pessoas se consultariam na sua clínica odontológica e não nas que já existem?

Sempre que uma nova marca for lançada no mercado, ela, obrigatoriamente, precisará ter um diferencial perante às que já existem.

Ser mais um consultório entre tantos não fará com que você conquiste mais pacientes.

Por isso, se você deseja que a sua nova clínica odontológica seja um sucesso, é importante oferecer algo a mais para seus pacientes.

Esse é o momento de definir o propósito da sua marca e o seu posicionamento, que funcionam como uma espécie de promessa feita aos pacientes.

São muitas as maneiras de diferenciar o seu negócio. Por exemplo, oferecendo serviços inovadores e diferentes da concorrência, usando novas tecnologias, estendendo o horário de atendimento, sendo mais atencioso com os pacientes e trabalhando o marketing de relacionamento, ficando melhor localizado, etc.

#4- Defina a localização da clínica odontológica

A localização é um item que você precisa pensar antes mesmo de abrir uma nova clínica odontológica.

E essa escolha deve ser feita, basicamente, considerando as características do seu público e a presença da concorrência.

É importante que o seu consultório fique em um lugar onde seus pacientes frequentem. Seja próximo das suas residências ou ainda perto do trabalho deles e de outros pontos de interesse. Assim será mais fácil para que essas pessoas consigam acessar sua clínica.

Além disso, você deve considerar:

  • presença de estacionamento;
  • zoneamento da cidade (o ponto precisa estar dentro da zona comercial);
  • facilidades de acesso (rua conhecida pelo seu público, com placas e sem trânsito);
  • nível de segurança (se você for atender em horários alternativos, como à noite, o bairro precisa ser seguro para o seu trabalho e para seus pacientes);
  • presença de outros concorrentes no entorno (caso existam vários consultórios na mesma rua, isso poderá gerar certa confusão nos seus pacientes e será mais difícil diferenciar a sua marca);
  • proximidade com meios de transporte público, como linhas de ônibus, metrô ou pontos de táxi;
  • tráfego de pessoas caminhando nas proximidades deste ponto.

#5- Avalie a infraestrutura do imóvel

Nem todos os imóveis comerciais podem ser transformados em uma clínica odontológica.

Então, antes de fechar a compra ou o aluguel do ponto, considere se o local está de acordo com as normas da vigilância sanitária, com as suas necessidades para o atendimento e também com as características do seu público.

Um dentista que atenderá idosos ou pessoas com deficiência, por exemplo, precisa buscar um imóvel que seja (ou que possa ser) adaptado a esse público, com rampas de acesso, portas dos banheiros mais largas, cômodos adaptados etc.

Algumas regulamentações da Anvisa que precisam ser seguidas são:

  • área de atendimento individual com, no mínimo, 9m² e equipada com instalações hidráulicas (água fria e esgoto), iluminação, ventilação e, se necessário, gases medicinais;
  • sala de espera com área mínima de 1,2m²;
  • depósito de materiais de limpeza com área mínima de 2m² (o depósito precisa ser equipado com tanque);
  • sanitários para pacientes com área mínima de 1,6m²;
  • central de materiais esterilizados, podem ser dois ambientes ou uma bancada com pia e equipamentos de esterilização;
  • acabamentos em toda a clínica deve ser monolíticos, ou seja, de materiais lisos e sem ranhuras;
  • as paredes devem ser pintadas com tintas laváveis e à base de PVC, poliuretano ou epóxi;
  • rodapés devem ser arredondados para facilitar a limpeza.

A Anvisa ainda faz outras exigências em relação à iluminação, sistemas elétricos, climatização, abastecimento de água etc. Para mais informações específicas, você pode acessar o Manual de Serviços Odontológicos do órgão.

#6- Faça um planejamento financeiro

Abrir uma nova clínica odontológica deve seguir os mesmos parâmetros da abertura de uma nova empresa. Isso significa que você deve se preocupar, também, com o aspecto financeiro. Afinal, sua clínica precisará dar lucro para se manter e crescer.

Antes de começar a operar, liste todos os custos fixos e variáveis que o consultório terá como: aluguel do ponto, reformas, compras de equipamentos, plano de marketing, desenvolvimento da marca, contratação de funcionários, taxa de abertura de empresa, condomínio, energia elétrica, água, telefone, internet etc.

A partir dessa estimativa, você conseguirá definir qual deverá ser o seu capital inicial e o capital de giro, bem como ter uma ideia de quantos pacientes será preciso atender por mês apenas para cobrir os custos de funcionamento do negócio.

Pense, também, em como esse investimento inicial será levantado. São muitas as hipóteses como capital próprio dos sócios, empréstimos, financiamento empresarial e outros.

Defina, ainda, o valor que será cobrado por cada serviço. Para isso, considere a média cobrada pela concorrência, os seus custos diretos e indiretos e a margem de lucro.

#7- Monte um planejamento operacional

Agora é o momento de colocar no papel os recursos físicos e humanos que você precisará para abrir uma nova clínica odontológica.

Ou seja, como será a operação do seu negócio. Liste os funcionários que você precisará contratar nesse primeiro momento, como recepcionista, outros dentistas, equipe de limpeza etc.

Avalie também se você, sozinho, será capaz de realizar a quantidade de atendimentos necessários para cobrir os seus custos de operação.

#8- Desenvolva um plano de marketing

Por último, lembre-se que você precisará atrair novos pacientes para a sua clínica odontológica. E isso só será realizado caso você tenha uma boa estratégia de marketing.

Mesmo que não seja especialista na área, tente elaborar um plano de ação, sempre considerando as características do seu público e o posicionamento da sua marca.

Nesse plano, indique:

  • as formas como atrairá novos pacientes (internet, planos odontológicos, outdoors, panfletos etc.);
  • missão, visão e valores do seu consultório;
  • características, personalidade e diferenciais da sua marca;
  • posicionamento de mercado;
  • orçamento para cada ação publicitária;
  • entre outros.

Pronto! A partir desses passos, você terá um planejamento sólido e eficiente para abrir uma nova clínica odontológica e poderá começar a transformar esse sonho em realidade.

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