fbpx

Cloudia

Os 10 melhores bancos de imagens para clínicas grátis! (Atualizado 2023)

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 28 de janeiro de 2019

Os 10 melhores bancos de imagens para clínicas grátis! (Atualizado 2023)

Na hora de trabalhar com o marketing digital odontológico e marketing digital médico, a divulgação dos seus consultórios, muitos profissionais têm dúvidas sobre os bancos de imagens para clínicas, já que pode ser complicado encontrar fotos em alta resolução que ilustrem as artes e as postagens nas redes sociais.

É importante destacar que, embora o Google ofereça uma vasta possibilidade, não é muito bacana usar estas imagens. Isso porque, grande parte delas, possui direitos autorais e incluir essas fotos nas suas publicidades pode acarretar problemas jurídicos e éticos para a sua empresa.

Por isso, os bancos de imagens são opções mais seguras, já que permitem o uso comercial das fotografias. Além disso, existem muitas possibilidades gratuitas bem interessantes.

Confira as que selecionamos!

Dica #1: Canva

canva

O Canva é uma ferramenta completa que conta com diversas funcionalidades. Ele foi criado há mais de 10 anos e conta com mais de 75 milhões de usuários ativos em 190 países. Para se ter uma ideia, mais de 36 designs são criados a cada segundo com a ferramenta.

O Canva, então, é basicamente um software de design gráfico gratuito, que oferece várias ferramentas como: banco de imagens, designs de posts prontos e editáveis, editor de fotos, editor de vídeos e muito mais!

A ferramenta é super simples e intuitiva de usar, contando com diversos templates prontos e vários elementos para completar o design que está sendo criado. Com o banco de imagens facilmente acessível, fica mais eficiente e rápido escolher uma para usar em seu post.

Existem 3 tipos de planos do Canva: o Gratuito, Pro e para Equipes. Você pode acessar a página de preços e comprar os planos clicando aqui!

Dica #2 : Freepik

Bancos de imagens para clínicas

O Freepik é um dos bancos de imagens grátis mais conhecidos da rede, com opções não apenas de fotografia, mas também de vetores para artes (que podem ser alterados no Corel ou no Adobe Illustrator).

Você poderá navegar facilmente pelo site, encontrando imagens para ilustrar suas postagens em diversas categorias relacionadas ao universo odontológico.

Só um cuidado: sempre que usar as imagens ou artes do Freepik, você deverá adicionar os créditos. Essa exigência é dispensada para os assinantes premium, que pagam 9 euros por mês durante 1 ano.

Dica #3: Pixabay

Bancos de imagens para clínicas

O Pixabay também é um ótimo banco de imagens para clínicas, já que possui um acervo variado de fotografias em alta resolução. Uma dica bem interessante para quem quer encontrar mais resultados é fazer a busca do termo em inglês.

Isso porque, apesar de o site estar traduzido para o português, a maior parte das imagens indexadas estão descritas nesta língua.

Todas as fotografias do Pixabay são gratuitas e você ainda pode escolher os tamanhos que desejar: 640×425, 1280×850, 1920×1275 ou 3000×1994. Porém, para o último caso (com uma resolução melhor), é preciso se cadastrar no site.

Além de fotos, você ainda encontrará vetores, ilustrações e alguns vídeos.

Dica #4: Unsplash

Bancos de imagens para clínicas

O Unsplash é uma plataforma excelente e que com certeza ajudará a tornar as suas divulgações ainda mais profissionais. A única ressalva é que todo o site está em inglês.

Porém, ele apresenta uma vantagem em relação aos anteriores, que é trazer imagens relacionadas a sua busca. Por exemplo, se você pesquisar “dentist”, ele trará pastas com fotografias de outras áreas da saúde que podem lhe interessar, ajudando você a ter mais opções.

Para baixar a imagem desejada é só clicar diretamente na foto. Outra funcionalidade é organizar uma galeria própria diretamente no site. Para isso é só dar “like” na imagem favorita e adicioná-la à sua coleção.

Dica #5: Flickr

Bancos de imagens para clínicas

O Flickr não é exatamente um banco de imagens gratuito, mas sim uma rede social de fotografia. Porém, com mais de 13 bilhões de fotos e 2 milhões de grupos, muitas pessoas usam esse site para encontrar boas imagens.

Mas, justamente por não ser um banco de imagens, é preciso ficar atento em relação à licença, já que algumas fotografias podem ter direitos autorais.

Para evitar essa situação, a dica é fazer uma busca avançada e marcar o campo “buscar apenas no conteúdo licenciado pelo Creative Commons”. Depois disso, é só baixar o arquivo que você mais gostar.

Dica #6: Pexels

O Pexels é considerado por muitos como um dos melhores bancos de imagens gratuitos, afinal, você encontrará uma variedade bem grande de fotografias em diversos temas.

Todas as fotos do site estão disponíveis para uso comercial e não comercial e não é obrigatório indicar os créditos. Além disso, depois de baixar as imagens, você poderá alterá-las como preferir.

Por lá, também é possível encontrar pequenos vídeos. E, quem quiser, pode contribuir com o banco de imagens enviando alguns dos seus cliques.

Dica #7: Everystockphoto

Bancos de imagens para clínicas

O Everystockphoto funciona de uma maneira um pouco diferente dos demais bancos que citamos. Isso porque ele faz uma espécie de “varredura” em todos os sites que disponibilizam imagens gratuitas na web.

Isso significa que o site consegue procurar entre mais de 30 milhões de fotografias gratuitas.

Como o Everystockphoto está no ar desde 2016, ele vem a cada ano acumulando mais possibilidades e tornando as pesquisas ainda mais robustas.

Dica #8: Picjumbo

Bancos de imagens para clínicas

O Picjumbo também está entre os melhores bancos de imagens para clínicas grátis, já que possui um acervo variado de fotografias e de qualidade muito superior. Embora ele esteja em inglês, é bem fácil de usar, e você poderá pesquisar as fotos por termos ou visitar as categorias.

Como essa é uma plataforma bem conhecida, todos os dias mais pessoas contribuem para o banco, enviando imagens diferentes sobre diversos temas. E o melhor é que todas as imagens disponibilizadas são gratuitas e não existe a necessidade de creditar o autor.

Dica #9: Free Images

O Free Images é um banco de imagens gratuito bem robusto, com mais de 350 mil fotos no seu acervo – e crescendo a cada dia, já que novos usuários estão constantemente alimentando esse registro.

Você poderá pesquisar pela palavra-chave ou buscar a imagem por categoria. E as fotos podem ser usadas para fins artísticos, recreativos ou comerciais. Mas, para começar a usar, é preciso se cadastrar.

Dica #10: Stock Up

O Stock Up é outro que sempre está na lista de melhores bancos de imagens grátis. E isso não é por acaso, afinal possui mais de 25 mil fotos gratuitas, com ótimos enquadramentos e super profissionais.

Para usar o site é muito fácil, basta digitar a palavra-chave relacionada ao que você deseja e pronto. Não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro e você tem duas opções para download: em alta ou em baixa resolução.

Dica #Bônus: Videvo

Bancos de imagens para clínicas

Além de imagens, você está precisando de alguns vídeos para publicar nas suas redes sociais ou melhorar os seus anúncios? O Videvo é uma excelente plataforma, com centenas de vídeos gratuitos de diversos temas, além de músicas de fundo e efeitos sonoros.

Tudo bem fácil de usar e baixar para deixar os seus posts e anúncios ainda mais profissionais e interativos.

O que achou desses bancos de imagens para clínicas?

E então, depois de ler estas dicas de bancos de imagens para clínicas grátis, ficou mais fácil dar um “up” no marketing do seu consultório?

Continue aprendendo: baixe o nosso e-book e saiba como transformar o Facebook da sua clínica em uma máquina de vendas!