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8 dicas para captar clientes para clínicas

Por Paula Moraes em Marketing na Saúde | Postado em 28 de março de 2023

8 dicas para captar clientes para clínicas

Se você é dono de uma clínica, sabe que captar clientes para clínicas é o que mantém o crescimento e a manutenção do seu negócio constante e adequada. Porém, com tanta concorrência surgindo, é importante se destacar, conquistar novos pacientes e fidelizar os atuais para o seu negócio.

Neste artigo, você irá conhecer 8 dicas para captar clientes para clínicas e garantir um crescimento saudável ao seu negócio. 

Confira!

Como funciona o processo de captar clientes para clínicas?

Captar clientes para clínicas envolve uma série de ações que visam atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já utilizam os serviços da clínica. Esse processo começa com a definição de um público-alvo, que deve ser bem estudado para que as ações de marketing sejam direcionadas da forma correta.

Além disso, é necessário que a clínica esteja bem posicionada no mercado, ou seja, que ela tenha uma boa reputação e seja conhecida pelos seus serviços de qualidade. Para isso, é importante investir em ações de branding e marketing digital, além de manter um bom relacionamento com os pacientes.

Importância de captar clientes

Captar clientes para clínicas é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e com as clínicas não é diferente. Sem uma boa estratégia de captação de clientes, é possível que a clínica não atinja o número de pacientes necessário para se manter em funcionamento.

Além disso, a captação de clientes também é importante para a expansão da clínica. Uma vez que o aumento do número de pacientes pode permitir que a clínica contrate mais profissionais e ofereça novos serviços. É por isso que as clínicas devem investir tempo, recursos e esforço na criação de estratégias para captar e fidelizar clientes.

8 dicas para captar clientes para clínicas

#1 Ações de branding

As ações de branding são importantes para que a clínica seja reconhecida no mercado e tenha uma imagem positiva perante os pacientes. Isso pode ser feito através de ações de marketing que visam fortalecer a identidade visual da clínica.

Como a criação de um logotipo, a definição de uma paleta de cores e a utilização de uma linguagem visual coerente em todos os materiais de comunicação. O posicionamento da marca também é importante para que os pacientes entendam o conceito e a abordagem da clínica

Além disso, criar um slogan marcante pode ajudar na construção de uma marca forte e reconhecida.

#2 Fortalecimento da reputação

Uma boa reputação é fundamental para a captação de clientes para clínicas. Para isso, é importante que a clínica ofereça serviços de qualidade, tenha profissionais capacitados e um bom atendimento ao paciente.

Estimular os pacientes da clínica a avaliarem os serviços nas redes sociais e Google é uma ótima forma de garantir o fortalecimento da reputação. Além disso, é importante responder às avaliações negativas e procurar entender a opinião dos pacientes.

Para que sejam tomadas as providências necessárias na resolução de problemas que possam afetar negativamente a imagem da clínica. Leia também: Como avaliar a satisfação do paciente?

captar clientes para clínica

#3 Marketing Digital

O marketing digital é uma das formas mais eficientes de captar clientes para clínicas. Isso porque ele permite que a clínica alcance um público mais amplo, através das redes sociais e do Google, por exemplo.

As ações de marketing digital podem incluir:

  • a produção de conteúdo relevante para o público-alvo;
  • o uso de técnicas de SEO para melhorar o posicionamento da clínica nos resultados de busca;
  • e a criação de campanhas de anúncios nas redes sociais.

#4 Tenha uma conta no Google Perfil da Empresa

O Google Perfil da Empresa, antigo Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite que as empresas sejam encontradas com mais facilidade pelos usuários. Ao cadastrar a clínica no Google, é possível fornecer informações muito relevantes do negócio.

Como horário de funcionamento, endereço e telefone, além de disponibilizar fotos e avaliações de pacientes. Isso aumenta a visibilidade da clínica nos resultados de busca e pode atrair novos pacientes.

#5 Anúncios no Google e Redes Sociais

A estratégia de mídia paga no Google e nas redes sociais é uma forma eficiente de captar clientes para clínicas. As campanhas de anúncios podem ser direcionadas para um público específico, com base em critérios como idade, localização e interesses. 

Isso aumenta as chances de que os anúncios sejam vistos por pessoas que tenham interesse nos serviços da clínica.

#6 Faça um site e um blog

Ter um site é essencial para que a clínica possa ser encontrada pelos usuários na internet. O site deve ser bem estruturado e ter informações claras sobre os serviços oferecidos pela clínica. Além disso, é importante que o site seja responsivo, ou seja, que ele possa ser acessado de qualquer dispositivo, como smartphones e tablets.

Ter um chatbot também é uma ótima forma de melhorar a experiência dos usuários no site. O chatbot permite que os visitantes da clínica possam tirar dúvidas e obter informações com maior facilidade e rapidez.

teste como paciente no site

Já o blog é uma forma de produzir conteúdo relevante para o público-alvo, como dicas de saúde e informações sobre tratamentos e procedimentos. O blog pode ser integrado ao site da clínica e ajuda a aumentar o tráfego de usuários para o site.

Produza conteúdos ricos sobre o seu nicho e assuntos correlatos. Por exemplo, um conteúdo sobre clínica odontológica e outro de dicas de como cuidar dos dentes. Abordando tópicos como dicas de refeições saudáveis que contribuem para a saúde dos dentes, jeito certo de usar o fio dental e outros temas.

#7 Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair e engajar o público-alvo através da produção de conteúdo relevante e interessante. Essa estratégia pode incluir a produção de vídeos, infográficos, artigos e e-books sobre assuntos relacionados à saúde e aos serviços oferecidos pela clínica.

O marketing de conteúdo ajuda a estabelecer a clínica como uma autoridade no assunto e também aumenta o tráfego para o site da clínica.

#8 Crie parcerias

Criar parcerias com outros profissionais da área da saúde pode ser uma forma eficiente de captar novos clientes para a clínica. As parcerias podem incluir a indicação de pacientes entre os profissionais e a realização de eventos e palestras em conjunto

Além disso, a clínica pode oferecer descontos para pacientes indicados por outros profissionais.

Conclusão

Essas são algumas dicas de estratégias que podem ser usadas para captar clientes para clínicas. É importante lembrar que é preciso ter em mente as metas e objetivos da clínica, para que as estratégias escolhidas sejam eficazes

Além disso, é importante acompanhar os resultados para saber quais estratégias estão dando certo e quais devem ser ajustadas ou descartadas. A chave para o sucesso é ter planejamento, paciência e persistência para que a clínica possa alcançar os resultados desejados.

Caso queira saber como transformar a sua clínica em uma máquina de atração de clientes, baixe nosso e-book GRATUITAMENTE e entenda mais!