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5 dicas de marketing de conteúdo para clínicas de estética

Por Lucca Campardo em Marketing para Clínica de Estética | Postado em 7 de março de 2023

5 dicas de marketing de conteúdo para clínicas de estética

O marketing de conteúdo para clínicas de estética é uma ótima estratégia para atrair, converter e fidelizar clientes. Por meio da produção de conteúdo, é possível acompanhar seu paciente durante todo seu tempo na clínica, entendendo quais os melhores pontos para lhe fazer uma oferta.

Ao trabalhar com o funil de vendas, você pode perceber em qual etapa ele está e mandar um conteúdo relevante para aquele momento, o que fará com que as chances dele fechar o negócio com a clínica aumentem, já que foi impactado no momento certo.

Continue a leitura para entender mais sobre como o marketing de conteúdo para clínicas de estética pode te ajudar!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo para clínicas de estética é uma estratégia que tem o foco de engajar seu público-alvo, por meio da produção de conteúdos em vídeo, posts em redes sociais, lives, materiais ricos e mais

Então, basicamente, a ideia é que você esteja em contato com seu público-alvo, criando conteúdos relevantes para que eles possam se interessar, engajar e passar a dar uma credibilidade maior para a clínica, gerando valor e uma imagem positiva para as pessoas.

Mas, é bom lembrar, que o marketing de conteúdo não tem o objetivo de venda. Seu maior uso é para trazer benefícios para quem irá consumi-lo, seja lendo, assistindo, ouvindo ou falando. A partir disso, um problema será resolvido, uma dúvida esclarecida e algo terá sido ensinado.

Por se tratar do público-alvo da clínica, o marketing de conteúdo para clínicas de estética fica mais facilitado, porque você tem contato direto com as pessoas, podendo entender que tipo de conteúdo vai ser relevante para eles. Então, não basta produzir apenas por produzir.

marketing de conteúdo para clínicas de estética

Por que você deve aplicar o marketing de conteúdo para clínicas de estética?

O marketing de conteúdo para clínicas de estética é voltado para a criação de um relacionamento de longa duração com seu cliente, já que seus resultados não serão inconsistentes e rápidos. A estratégia precisa ser trabalhada durante um período até que realmente se possa sentir seus ganhos.

Essa estratégia também é uma forma efetiva de aumentar a visibilidade on-line da sua clínica e dar mais credibilidade. Ao seguir criando conteúdo para a internet, especialmente para blogs, mais pessoas começarão a alcançar seus posts e se mostrar interessados em mais materiais

Fazendo o uso de palavras-chaves que sejam bastante procuradas por seu público-alvo e utilizar as estratégias de SEO para trabalhar no ranqueamento dos seus posts, é possível aparecer nos primeiros links do Google, que são os mais acessados pelas pessoas.

 O funil de vendas no marketing de conteúdo

Utilizar o marketing de conteúdo para clínicas de estética sem nenhum complemento ou estratégia que o acompanhe, não trará resultado. Por isso, muitas vezes ele é atrelado ao funil de vendas, que otimiza a produção de conteúdo para atingir o potencial cliente no momento mais oportuno.

O funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente dentro da empresa. Então, é possível acompanhá-lo desde o primeiro contato até a finalização do serviço ou compra do produto. O funil pode ser dividido em três etapas nas quais cada uma foca em um ponto específico.

Veja as 3 etapas do funil de vendas abaixo e entenda como trabalhar nelas:

1) Topo do funil

A primeira etapa é a de topo do funil e representa a descoberta do potencial cliente sobre o seu negócio. É nela que acontece a primeira interação com a empresa. Por meio de um conteúdo educativo e mais genérico, uma pessoa que busca por uma solução e tem dúvidas sobre seu problema vai à procura de conhecimento.

Como ela ainda está descobrindo a sua necessidade de realizar algum procedimento, é normal que busque conteúdos para entender mais sobre assunto e futuramente ver as opções disponíveis.

Para essa etapa, os conteúdos não podem ser muito específicos, já que quanto mais focado em um assunto o conteúdo for, menos pessoas o encontrarão. O topo do funil foca em atingir várias pessoas e começar a educá-las por meio de blog posts, postagem nas redes sociais, vídeos curtos (reels) e stories.

2) Meio do funil

No meio do funil, o potencial cliente já está um pouco mais ambientalizado no assunto. Ele conhece mais sobre seu problema e já busca uma forma de solucioná-lo. No caso das clínicas de estética, a pessoa entende a necessidade de realizar um procedimento, e os conteúdos da primeira etapa ajudaram nesse processo.

Agora, é o momento em que a pessoa vai ver as técnicas disponíveis para realizar o procedimento estético que deseja. Nessa etapa, os conteúdos apresentados precisam ser mais específicos que os de topo. Então é preciso abordar com mais detalhes as técnicas disponíveis, tecnologias utilizadas, precauções e mais.

Os mesmo meios indicados no topo também podem ser usados para produzir conteúdos para o meio do funil, mas podemos acrescentar outros tipos também, como e-books, webinars, lives no Instagram e mais.

3) Fundo do funil

Chegamos na última etapa do funil de vendas, o fundo do funil. Aqui, o potencial paciente está praticamente pronto para ser abordado pelo time de vendas. Já que entendeu as opções disponíveis para tratar do seu problema e também criou um vínculo com a clínica, por meio dos conteúdos já apresentados.

A relação de confiança que foi construída ao longo das etapas é um elemento que vai ajudar a clínica a ser escolhida pelo potencial cliente. O conteúdo produzido no fundo do funil é voltado para chamadas de ação por parte da pessoa. Podem ser feitas landing pages, partes dedicadas a falar com a clínica e convites para uma consulta de avaliação grátis.

Essa etapa é marcada pela decisão de compra do potencial cliente, que passa a ser uma oportunidade. Ele termina sua jornada no funil de vendas quando fecha o negócio ou realiza a compra, se tornando um cliente.

marketing de conteúdo para clínicas de estética

5 dicas de marketing de conteúdo para clínicas de estética

Como visto no tópico do funil de vendas, existem diversas formas de utilizar a estratégia de marketing de conteúdo para clínicas de estética. Canais como redes sociais, e-mail, blogs e plataformas de vídeo são excelentes maneiras de engajar seu público e converter.

O que diferencia eles é o tipo de conteúdo a ser produzido, já que cada canal tem suas especificidades e a preferência do público por um certo formato. Publicações nas redes sociais tendem a ser objetivas, criativas e sem textos longos. Já os vídeos no Instagram e TikTok, seguem as tendências, são curtos e divertidos.

teste como paciente no instagram

Quando falamos de e-mail marketing, ainda mais no marketing de conteúdo e dentro de um funil de vendas, é preciso criar uma sequência de e-mails que vão educar o potencial cliente e continuar nutrindo a relação dele com a clínica. Dessa forma, é possível saber o momento certo para enviar um convite a uma consulta ou promoção.

Seguem 5 dicas para ajudar você no marketing de conteúdo!

1) Conheça seu público-alvo

Na clínica de estética, você tem o privilégio de estar em constante contato com o seu público-alvo. Por meio das conversas e avaliações feitas, é possível saber as dúvidas que costumam surgir entre os pacientes. Sendo assim, você tem acesso a vários temas que são relevantes para seus clientes.

Isso ajuda a entender o que o seu público está buscando, mas também é possível compreender suas dores, personalidades, preferências, plataformas que usam, a forma que gosta de ser atendido e muito mais! São essas informações que contribuem para a criação de uma persona.

2) Faça conteúdo ao vivo

Fazer uma live, um ao vivo no Instagram, é uma excelente forma de engajar e interagir diretamente com o seu público. Porque os telespectadores podem mandar perguntas, comentar sobre suas dúvidas e também contribuir com o que está sendo apresentado.

Por se tratar de um conteúdo mais extenso, as lives costumam ter 1 hora de duração, é preciso pensar em um tema mais focado e trazer vários tópicos dentro dele, de forma que as pessoas saiam da live com um conhecimento maior sobre aquele assunto específico

Este formato de conteúdo é bom para o meio do funil, já que promove uma interação maior e aborda temas mais aprofundados. Você pode, por exemplo, falar cada detalhe de um procedimento bastante procurado na clínica de estética, mostrando as tecnologias disponíveis e as precauções que devem tomar.

3) Inovações e notícias

Todo segmento está em constante evolução, e a área de estética sempre apresenta novos métodos e tecnologias para facilitar certos procedimentos e otimizar seus resultados. Se a sua clínica de estética acompanha as inovações, pode ser interessante também comunicá-las aos clientes.

Dessa forma, você não só continuará educando seu público, mas também irá atrair potenciais clientes que procuram realizar certo procedimento estético utilizando aquela tecnologia apresentada.

Esses conteúdos servem tanto para o topo do funil quanto para o meio do funil, já que, dependendo da forma com que for trabalhado, seja por postagem nas redes sociais, matérias em blog ou vídeo, é possível trazer mais informações relevantes para os potenciais clientes.

4) Ofereça um atendimento efetivo

Vamos pensar que você trabalhou toda a estratégia de marketing de conteúdo para clínicas de estética, educou o potencial cliente durante suas etapas no funil de vendas e agora ele está pronto para fechar um procedimento. Porém, ao entrar em contato, não teve um retorno eficiente.

De nada adianta todo o trabalho de marketing, se no momento mais crucial a clínica não consegue atender de maneira eficiente e otimizada. Se o cliente perceber uma demora nas respostas, ele acabará perdendo o interesse em realizar o procedimento e também fará uma divulgação ruim para seus amigos.

Por isso, o uso de um chatbot para atendimento e agendamento é uma ótima opção para não deixar o potencial cliente esfriar, já que o robô fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para seu contato. Sem contar que também funciona em diferentes canais, o que aumenta suas possibilidades de solicitação.

5) Construa um relacionamento com o paciente

O marketing de conteúdo busca acompanhar o paciente durante seu trajeto no funil de vendas, mas e o que acontece depois? Se ele fechou com você e realizou o procedimento que desejava, continue em contato com o paciente, porque é a sua chance de fidelizá-lo.

Se você já ofereceu uma ótima experiência ao cliente, continue com esse trabalho para evitar o esquecimento do paciente, porque é mais barato fazer com que ele retorne do que ir atrás de um novo. Por isso, utilize o marketing de conteúdo para continuar estreitando o relacionamento com ele.

Conclusão

Neste post, abordamos o marketing de conteúdo para clínicas de estética, trazendo uma explicação sobre como utilizar essa estratégia e ressaltando a importância de complementar isso com um funil de vendas, que tornará possível acompanhar os potenciais clientes e otimizar a produção de conteúdo.

Cada etapa do funil pede por um tipo de conteúdo específico, e os canais pelos quais podem ser disponibilizados também. Sendo assim, é importante se atentar a seguir as preferências e os formatos requeridos, de forma que seu público-alvo possa aproveitar da melhor maneira possível o que foi produzido.

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