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7 ideias para usar o reels para clínicas

Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 31 de maio de 2022

7 ideias para usar o reels para clínicas

O Instagram é uma rede social extremamente importante no marketing de clínicas. Atualmente, estima-se que haja mais de 1 bilhão de usuários ativos – e para aproveitar todo esse potencial, o Reels para clínicas é uma excelente alternativa.

Hoje, o Brasil é o segundo país em número de usuários no Instagram e, segundo os dados da Opinion Box, 92% dos usuários acessam a rede social ao menos uma vez por dia. Além disso, 55% já usaram a plataforma para conversar com as empresas e 82% dos usuários seguem marcas no Instagram.

Portanto, se você quer melhorar seus resultados, uma estratégia sólida e eficiente nessa rede social é indispensável. Veja as dicas de Reels para clínicas que separamos!

O que é o Instagram Reels?

O Reels é uma ferramenta de compartilhamento de vídeos curtos e leves. Ele surgiu como uma maneira do Instagram competir com o TikTok. Por isso, por lá, você encontra diversos tipos de vídeos editados, como dublagens, desafios com danças, entre outros.O principal objetivo é fornecer conteúdo de maneira dinâmica, rápida e divertida, sendo um verdadeiro mix de informação e humor, fazendo com que o usuário queira permanecer no aplicativo.

Por que usar?

Uma das principais vantagens do Instagram Reels é que ele pode ser exibido mesmo para pessoas que não seguem a sua marca. Assim, você conseguirá atingir muito mais potenciais pacientes e clientes.

Além disso, os vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos nas redes sociais ultimamente. Afinal, eles mesclam som, imagem e movimento, trazendo dinamismo e melhorando o engajamento.

Por fim, como o Instagram Reels foi lançado há menos tempo, o algoritmo da rede social tem privilegiado esse formato. Isso significa mais chances de impactar seu público e de atrair novos seguidores para descobrir a sua marca.

Como usar o Reels para clínicas?

O principal ponto quando for usar o Reels para clínicas é lembrar que a premissa desses vídeos deve ser levar a informação de forma leve e até divertida. Por isso, nada de vídeos complicados, pesados ou muito técnicos.

Fale com seu público com a linguagem que eles usam e seguindo as tendências dos Reels que eles compartilham. Assim, quanto mais você conseguir compreender quem forma sua audiência, mais fácil será direcionar suas ações, acertando no alvo nas suas produções de reels.

Veja mais dicas que separamos.

1 – Atente-se às exigências éticas

Como o Reels, o TikTok e outras ferramentas ainda são muito novas, vários conselhos de ética têm se pronunciado sobre a questão.

Recentemente, o Conselho de Medicina de Rondônia, por exemplo, se manifestou explicando que constitui infração ética os anúncios nas redes sociais nos quais os médicos, utilizando-se da condição de médicos, aparecem em situações indecorosas, apresentando danças ou simulações.

Ainda na área médica, uma boa recomendação é seguir as diretrizes do Manual de Publicidade Médica.Para as outras áreas, é importante conferir os pareceres mais recentes dos Conselhos Regionais e Federais sobre a questão, evitando, sempre, expor o seu paciente ou fazer promessas milagrosas.

2 – Acompanhe as tendências do seu público

Outro ponto essencial é entender quem forma o seu público e o que essas pessoas têm consumido no Reels. Compreenda quais são as tendências, os desafios, os áudios de dublagem e os influenciadores que eles seguem.

Assim, você conseguirá ter uma ideia melhor de como seus vídeos devem ser editados para chamarem a atenção dessas pessoas. Você pode usar os efeitos que têm estado em alta com a sua audiência e participar de desafios. Quanto mais próximo do dia a dia e da linguagem consumida por essas pessoas for o seu reels, mais sucesso ele fará.

3 – Compartilhe informação de forma leve

Usar o reels para clínicas como forma de educar seu público é uma ótima maneira de conseguir engajar e de não ferir os preceitos éticos. Mas, lembre-se, que esse é um formato que visa o compartilhamento de informações de maneira leve.

Assim, pense em temas que podem ser passados de forma rápida, levando informações de saúde ao seu público.

Por exemplo, se você é ortodontista, pode fazer um reels comparando o Invisalign e os aparelhos tradicionais. Ou ainda um reels com o que fazer e não fazer na hora de escovar os dentes e passar o fio dental.

Um médico pode fazer um reels com dicas de atividades diárias para um cérebro mais ativo ou para controlar a glicemia, por exemplo, e até com informações sobre algumas doenças, como endometriose ou depressão.

As clínicas de estética também podem levar informações, como dicas para a skincare, como lidar com espinhas ou cravos, qual o creme ideal para cada tipo de pele e assim por diante.

Um nutricionista pode dar dicas práticas de alimentação e um veterinário sobre como os tutores podem ficar de olho nas mudanças que indicam problemas de saúde nos pets.

reels para clínicas

4 – Responda as perguntas mais usuais do seu público

Está sem ideias do que postar no reels para clínicas? Abra a caixinha de perguntas nos seus stories e deixe que seu público guie suas produções.

Selecione as perguntas mais relevantes ou que se repetem com mais frequência e crie reels respondendo a essas questões. Você também pode aproveitar as questões cotidianas no seu consultório e as dúvidas que seus pacientes costumam ter com mais frequência.

Dê preferência àquelas perguntas que podem ser respondidas rapidamente e sem muitos detalhes técnicos. Sempre prefira os temas mais cotidianos, já que são esses que as pessoas costumam compartilhar com seus amigos e familiares e que geram maior engajamento.

5 – Mostre os bastidores da sua clínica

Usar o reels para clínicas é uma excelente maneira de aproximar seus possíveis pacientes do seu negócio. E a melhor forma de fazer isso é abrindo as portas da sua clínica e mostrando os bastidores do dia a dia. Isso é o que chamamos de humanização do perfil social.

Mostre o carinho e o conforto que você oferece aos seus pacientes, os treinamentos que seus funcionários fazem, os pequenos mimos da sua clínica, valorize seus profissionais (inclusive da recepção) e vários outros detalhes.

Os veterinários podem mostrar os cuidados e carinho com os animais internados, por exemplo, já os dentistas podem mostrar o preparo necessário dos instrumentos e materiais antes de um tratamento – e assim por diante. Convide seus seguidores a fazerem parte da sua clínica e do dia a dia dos seus funcionários, reforçando os aspectos positivos da sua marca.

6 – Combate às fake news

As fake news são problemas graves das redes sociais e que trazem sérios prejuízos, especialmente ao setor da saúde. Que tal ser uma voz no combate a essa desinformação? Use o reels para clínicas nessa missão.

Separe algumas fake news que estão rolando e que têm ligação com a sua área e crie reels combatendo esses erros e passando a informação certa.

Você também pode pensar em reels no estilo mitos e verdades, mostrando crenças incorretas sobre a sua área que podem trazer malefícios aos seguidores.

7 – Evidencie seu preparo profissional

Use o reels para clínicas de modo a diferenciar e fortalecer a sua imagem profissional. Para isso, nada melhor do que ações que evidenciem o seu preparo.

Está fazendo um curso de especialização ou atualização? Mostre os bastidores. Vai a um congresso? Faça um reels indicando as novidades que você irá aprender. A clínica conta com uma nova tecnologia ou diferencial? Mostre isso no seu reels.

Todos esses detalhes geram mais confiança para os seguidores e usuários e colocam a sua marca como uma autoridade no seu setor.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o reels para clínicas é uma excelente maneira de aproximar seus seguidores da sua marca, fortalecendo sua autoridade e criando um relacionamento maior com as pessoas.

Além disso, como o reels fica em uma aba separada, o Instagram entrega o seu conteúdo mesmo para pessoas que não seguem a sua empresa. Ou seja, é uma grande possibilidade de atrair novos seguidores, para que eles conheçam seu negócio.

Por isso, vale a pena usar o reels de forma estratégica, desenvolvendo conteúdos leves e capazes de levar informação às pessoas, com dicas do cotidiano, mas que fazem toda a diferença na hora de manter a saúde ou a estética em dia.

Entenda quem forma sua audiência, compreenda as tendências e a linguagem usadas por essas pessoas e foque em informação de qualidade, rápida e em um formato interessante. O resultado será um engajamento maior com o seu negócio e mais autoridade para sua marca.

Agora você já sabe como usar o reels para clínicas? Baixe nosso e-book com todas as dicas para fazer o Instagram da sua clínica bombar e trazer resultados reais para o seu negócio!