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Como criar promoções para clínicas de estética? 7 ideias para aplicar!

Por Tiago Miranda Costa em Marketing na Saúde | Postado em 25 de maio de 2021

Como criar promoções para clínicas de estética? 7 ideias para aplicar!

As promoções para clínicas de estética são ótimas alternativas para aumentar o faturamento da sua empresa. Afinal, com essas ações, é possível atrair mais clientes ou engajar novamente clientes antigos, que há tempos não fazem nenhum tratamento com você.

Mas para que essas promoções tragam o efeito esperado, é muito importante que elas sejam bem planejadas e tenham sintonia com o público da sua clínica. Quer mais dicas? Siga a leitura!

Dicas para montar promoções para clínicas de estética

O planejamento é crucial para que as promoções para clínicas de estética tenham sucesso e tragam o faturamento esperado. Separamos as dicas mais importantes nesse sentido, ajudando também a pensar quais tipos de promoções funcionam melhor para a sua clínica de estética.

Objetivos

O primeiro passo é pensar quais são os objetivos da sua promoção, ou seja, para que ela está sendo feita. São muitas as possibilidades, como: atrair novos clientes, aumentar o ticket médio, divulgar novos serviços e produtos, engajar os usuários com as suas redes sociais, aumentar os lucros durante a baixa temporada, entre outras.

Então, antes de oferecer descontos ou pacotes, sempre pense em qual será o objetivo da sua ação. Dessa forma, será mais fácil medir os resultados trazidos.

Características do seu público

Outro ponto crucial para que uma promoção traga o efeito esperado é analisar as características do público que você atende ou que pretende atrair para a sua clínica de estética.

Afinal, as promoções para as clínicas de estética devem estar de acordo com os desejos e vontades dessas pessoas. Pense em quais são os serviços que elas mais consomem, o que desejam resolver com esses tratamentos, os principais motivos que as impedem de realizar os tratamentos com mais frequência, as melhores formas de pagamento, entre outros.

A partir dessa análise, você conseguirá definir facilmente quais tratamentos devem estar na promoção, para quem a promoção a se destina e qual apelo ela terá.

Por exemplo, vamos supor que você esteja começando a trabalhar com a criolipólise. Então deseja atrair pessoas que desejam emagrecer ou se livrar das gorduras localizadas. Se você já atende pessoas com esse objetivo, será mais fácil divulgar para esse público.

Ou você poderá fazer uma promoção de um tratamento que já oferece na sua clínica. Por exemplo, você notou que está tendo pouca saída de drenagem linfática e deseja fazer uma promoção desse serviço. É importante selecionar entre suas clientes, as que podem se interessar pelo tratamento – e também entender os motivos que levam as pessoas a não optarem pelo tratamento, como dificuldades de pagamento, pensando em uma promoção com foco em desconto ou em pagamento parcelado.

Tempo de duração

É muito importante que uma promoção tenha uma data de início e de término. Isso é fundamental para você organizar melhor suas finanças, sua equipe e divulgação – e também para trabalhar o senso de urgência no público.

Ou seja, as pessoas acabam decidindo rapidamente por fazer determinado tratamento porque ele está em promoção e, mais tarde, pode voltar para o preço mais alto. Ninguém deseja perder uma oportunidade como essa, aumentando o poder atrativo da promoção. Agora, se o preço ou a condição promocional se estendem por muito tempo, ela acaba perdendo o seu caráter de urgência.

Depois de analisar cuidadosamente esses pontos e separar os melhores serviços e tratamento para a sua promoção, lembre-se de avaliar o seu calendário, pensando nas melhores datas para lançar a campanha. Você pode, por exemplo, aproveitar datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados, natal etc. ou usar um gancho, como “descontos para aniversariantes”.

É muito importante que as promoções para as clínicas de estética sejam pensadas e organizadas antecipadamente, para dar tempo de organizar sua clínica, treinar seus funcionários e fazer uma divulgação acertada.

Ao término da promoção, analise os resultados obtidos e compare com seus objetivos, entendendo se você alcançou ou não a meta – e pensando no que pode ser melhorado para as próximas ações.

Ideias de promoções para clínicas de estética

Apesar de todas as dicas que demos, ainda está complicado ter ideias de promoções para clínicas de estética? Separamos algumas sugestões que podem ser trabalhadas e adaptadas para a sua realidade.

1- Pacotes de tratamento

Os pacotes de tratamento são sempre excelentes ideias de promoções para clínicas de estética e que têm um resultado muito expressivo, pois, geralmente, as clientes não desejam perder os descontos atrativos.

É possível oferecer pacotes para novos clientes e também para os fiéis, mantendo a clientela sempre presente e aumentando o ticket médio.

Você pode oferecer descontos a partir de determinada sessão ou montar um pacote fechado com X sessões, oferecendo um desconto quando comparado ao pagamento de cada sessão individual.

É importante que o número de sessões do pacote seja compatível com o resultado vendido. Você pode realizar pacotes tanto dos tratamentos mais vendidos da sua clínica, como daqueles novos ou com baixa adesão, permitindo que as clientes conheçam essas opções e vençam a resistência.

2- Tratamento gratuito

Oferecer um tratamento gratuito também é uma excelente ideia para captar novos clientes ou para divulgar novos serviços da sua clínica.

É possível fazer um sorteio nas redes sociais ou ainda oferecer o tratamento a cada X valor em compras ou a cada X sessões. Por exemplo, compre 3 sessões e leve a 4ª de graça ou a cada R$100 gastos na clínica, ganhe um tratamento X.

Também há a opção de voucher por indicação. Quem trouxer um cliente novo para a clínica, ganha um tratamento gratuito.

3- Vale Presente

Os tratamentos estéticos podem ser excelentes maneiras de presentear quem gostamos. Então, que tal oferecer essa alternativa para seus clientes?

Você pode oferecer o vale presente como uma possibilidade aos seus clientes e para pessoas que ainda não conhecem a clínica, divulgando o vale na internet, ajudando a atrair novas pessoas para sua clínica.

4- Oferta do dia

Outra ideia de promoção simples de fazer é a oferta do dia. Separe um tratamento para cada dia da semana, e ofereça um desconto. Por exemplo: segunda da carboxiterapia, terça da depilação a laser e assim por diante.

Essa é uma excelente ideia para manter sua clínica com bastante clientes todos os dias da semana. Se você tem notado que existem horários com baixa demanda, também pode fazer promoções para preencher esses horários, com valores reduzidos para quem agendar em determinado dia ou hora.

5- Check-in nas redes sociais

Usar o online para engajar e aumentar o faturamento é uma excelente ideia de promoções para clínica de estética. Ofereça benefícios para quem fizer o check-in na sua clínica via Facebook ou Instagram e faça com que mais usuários conheçam o seu negócio. É possível oferecer brindes, descontos, pacotes etc.

6- Datas comemorativas e aniversários

Entre as clássicas promoções para clínicas de estética estão os descontos para as datas comemorativas e aniversários. Mas você pode ir além das datas tradicionais.

Programe-se e fique de olho no calendário, pensando em outras datas que podem funcionar como um gancho para a sua promoção, como a chegada do verão, carnaval (conquiste um corpo incrível para cair no samba esse ano), dia do amigo, dia do consumidor, dia dos avós e assim por diante.

7- Programa de fidelidade

Um cliente fiel custa muito mais barato para ser atraído do que um novo. Então, que tal focar seus esforços para manter essas pessoas na sua clínica? Os programas de fidelidade são excelentes nesse sentido.

São muitas as alternativas que você pode usar. A mais conhecida é a cada X marcações em um cartão de fidelidade, o cliente ganha um desconto em determinado pacote ou um tratamento gratuito. Mas você pode pensar no que funciona melhor para a sua clientela.

Agora ficou mais fácil pensar e planejar as promoções para clínica de estética? Quer turbinar os resultados da sua empresa?