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Marketing para médicos: o que é, por que fazer e como começar!

Por em Marketing na Saúde | Postado em 21 de outubro de 2025

Marketing para médicos: o que é, por que fazer e como começar!

Você sabia que, segundo uma pesquisa do Pew Research Center, 77% das pessoas buscam informações sobre profissionais de saúde na internet antes de marcar uma consulta? Por isso, é muito importante investir em marketing para médicos como uma estratégia para fortalecer a presença digital, atrair novos pacientes e construir uma reputação sólida da sua clínica.

O paciente moderno quer encontrar informações rápidas, avaliar a credibilidade do profissional e, de preferência, resolver tudo pelo próprio celular. Ao adotar ações de marketing, a sua clínica cria uma boa experiência do paciente e se destaca da concorrência.

Continue a leitura e descubra o que é, qual a importância e como colocar em prática o seu marketing médico hoje!

O que é o marketing para médicos?

O marketing para médicos é o conjunto de ações e estratégias voltadas para atrair, engajar e fidelizar pacientes, fortalecendo a imagem do profissional e da clínica no mercado da saúde. Mais do que divulgar serviços, ele tem o papel de comunicar o valor do seu trabalho, mostrar sua autoridade no segmento e construir relacionamentos de confiança com os pacientes!

Hoje, o foco está no marketing digital, que possibilita uma presença constante e relevante na internet. Por meio de canais como redes sociais, Google, WhatsApp e site institucional, é possível aplicar estratégias que aumentam a visibilidade da clínica, melhoram o relacionamento com os pacientes e otimizam processos de comunicação.

Qual a importância do marketing para médicos?

O marketing para médicos é essencial para que clínicas e consultórios se mantenham competitivos e próximos dos pacientes. Em um setor cada vez mais competitivo, ele se tornou uma estratégia de gestão e crescimento.

Mais do que gerar visibilidade, o marketing ajuda o médico a comunicar seu diferencial, contribuindo para:

  • Gerar sustentabilidade financeira, transformando o marketing em um investimento que traz retorno a longo prazo.
  • Aumentar a previsibilidade de novos atendimentos, por meio de estratégias que mantêm um fluxo constante de pacientes;
  • Fortalecer o posicionamento da clínica, destacando o que a torna única diante da concorrência.

Como começar seu marketing para médicos?

Para ter um marketing eficiente, é preciso unir estratégia, ética e constância. A seguir reunimos algumas estratégias para você começar sua estratégia de marketing:

1) Antes de tudo, siga as regras do Conselho

Por se tratar da área da saúde, existem algumas particularidades e cuidados que devemos levar em consideração ao trabalhar com marketing para médicos. Isso acontece porque a área envolve responsabilidade social, confiança e a integridade do cuidado ao paciente

Por isso, toda comunicação precisa seguir as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), descritas na Resolução CFM nº 2.336/2023, que atualiza as regras sobre publicidade e comunicação médica.

Abaixo, alguns reunimos alguns dos principais pontos que devem ser seguidos:

  • Identificação profissional obrigatória: toda comunicação deve conter o nome do médico e o número do CRM.
  • Transparência e veracidade: toda informação compartilhada deve ser verdadeira e comprovável;
  • Proibição de promessas de resultados: não é permitido garantir curas ou resultados específicos;
  • Sigilo e privacidade: não é permitido a divulgação de imagens ou dados que identificam pacientes sem autorização formal;
  • Evite comparações e autopromoção: o médico não deve se comparar a outros profissionais nem usar linguagem que sugira superioridade;
  • Imagens de antes e depois: só podem ser usadas em contextos científicos ou educativos, e nunca podem ser manipuladas.

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2) Defina sua persona

É fundamental conhecer bem o público da clínica! Quanto mais claro for o perfil do paciente, mais assertivo será o conteúdo produzido e a comunicação adotada.

Uma das formas mais eficazes de entender seu público é criar personas: representações fictícias de pacientes, baseadas em dados reais, como comportamento, localização, idade, histórico de saúde, objetivos e desafios.

Exemplo de persona para clínica médica fictícia, detalhando a paciente Ana Paula Mendes (Gerente de loja, 45 anos), suas frustrações, objetivos e necessidades, como agendamento fácil e teleconsultas.

Quanto mais detalhada for a persona, mais fácil será identificar pontos de atenção e oportunidades para oferecer valor, ajudando a clínica a se conectar de forma estratégica e humanizada com cada paciente.

3) Invista em um CRM para sua clínica

Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta essencial para clínicas que desejam estruturar e otimizar suas ações de marketing médico. Com ele, é possível centralizar todas as informações dos pacientes, registrar históricos de contato e acompanhar indicadores importantes, como taxa de retorno, conversão e engajamento.

Além disso, o CRM ajuda a traçar personas mais precisas, entendendo melhor o perfil e as necessidades do público-alvo da clínica. Com a segmentação da base de pacientes, é possível criar campanhas mais personalizadas e eficientes, aumentando o engajamento e a fidelização.

Com a Cloudia, você conta com um CRM nativo, totalmente integrado com nosso sistema de atendimento automatizado, que facilita o acompanhamento de cada paciente e otimiza o relacionamento da clínica.

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4) Estabeleça sua presença digital

A presença digital é um dos pilares do marketing para médicos, pois é através dela que potenciais pacientes encontram sua clínica, conhecem seus serviços e começam a confiar em seu trabalho. Ter perfis ativos nas plataformas corretas permite engajar o público-alvo, fornecer informações relevantes e facilitar o contato com a clínica.

Neste momento, é importante escolher a rede social mais adequada para sua clínica, considerando sua persona:

  • Google Meu Negócio: essencial para ser encontrado nas buscas do Google e no Google Maps. Permite exibir endereço, telefone, horário de funcionamento e até receber avaliações de pacientes, além de ter um espaço dedicado para avaliações de pacientes.
  • Instagram: muito utilizado por jovens adultos e adultos, é a rede ideal para compartilhar dicas de saúde, bastidores da clínica, depoimentos de pacientes e criar proximidade com o público.
  • Facebook: funciona bem manter contato com um público mais maduro, a vantagem é que conteúdos do Instagram podem ser replicados automaticamente no Facebook.
  • TikTok: excelente para clínicas que desejam alcançar gerações mais jovens, com produção de conteúdo de vídeos curtos educativos e de entretenimento.
  • LinkedIn: indicado para instituições B2B, e para fortalecer autoridade profissional.

5) Produza conteúdos relevantes

Essa é uma maneira de educar os potenciais clientes e gerar mais autoridade no segmento médico para a sua clínica! Os conteúdos podem ser adaptados para diferentes canais, respeitando os formatos e limites de cada plataforma, como posts em redes sociais, vídeos curtos ou newsletters. 

Outra maneira de trabalhar com a criação de conteúdo é por meio de um blog, no qual será possível trazer temas mais específicos e abordar com mais profundidade o assunto. Nesse caso, é importante fazer o uso das técnicas de SEO para a sua publicação alcançar mais pessoas.

Bônus: Use ferramentas de automação e atendimento inteligente!

Um chatbot inteligente permite que sua clínica esteja disponível 24/7, tirando dúvidas, informando horários e agendando consultas de forma rápida. Integrado a canais como WhatsApp, Instagram, Facebook e site, garante comunicação consistente, amplia o alcance das ações de marketing e fortalece o relacionamento com pacientes atuais e potenciais.

Para implementar na sua clínica, conte com a Cloudia! Fale hoje com um de nossos especialistas.

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Marketing para médicos: o que é, por que fazer e como começar!