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A diferença entre WhatsApp Comum, Business e API

O WhatsApp é, de longe, o aplicativo de conversação mais usado em todo mundo. No Brasil, estima-se que ele seja usado diariamente por 95% da população. Por isso, as empresas que desejam otimizar seus atendimentos, precisam focar no uso da ferramenta. E uma das melhores maneiras de fazer isso é com um chatbot para WhatsApp.

O robô de conversação, contudo, só está disponível com o uso do WhatsApp Business API. Parece confuso? Siga a leitura e entenda tudo sobre o tema!

WhatsApp Comum x Business x API

O WhatsApp surgiu, inicialmente, como um aplicativo para conversa entre usuários. Com o tempo, as empresas passaram a notar a facilidade que a ferramenta oferecia – e começaram a atender seus clientes por ela. Com o crescimento da solução, no entanto, outras possibilidades surgiram.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business surgiu como uma “evolução” do WhatsApp tradicional, voltado exclusivamente para contas comerciais, ajudando as empresas a otimizarem seus fluxos de conversas e atendimentos.

Entre as diferentes funcionalidades que o WhatsApp Business estão:

  • perfil que destaca as informações comerciais, como descrição da empresa, endereço comercial, site, horário de funcionamento etc.;
  • selo de verificação que garante aos usuários a veracidade das informações;
  • criação de respostas rápidas e pré-definidas, evitando que o atendente tenha de escrever o mesmo texto todas as vezes que uma pergunta for feita repetidamente;
  • marcação de contatos ou conversas com etiquetas para facilitar a categorização e gestão dos atendimentos;
  • visualização de estatísticas sobre o fluxo de mensagens enviadas e recebidas, como métricas das mensagens lidas, entregues e enviadas.

WhatsApp API

Com o tempo, os grandes negócios passaram a ter limitações com o uso do WhatsApp Business tradicional. E, então, nasceu o WhatsApp Business API, que oferece uma API para que as conversas sejam automatizadas. Ou seja, a partir dessa evolução, as empresas passaram a conseguir criar e usar chatbots para WhatsApp.

A API permite tanto o uso do chatbot, como o atendimento híbrido – quando a máquina resolve determinadas demandas, e o atendente humano, outras.

Além disso, a API ainda oferece a possibilidade de criação de relatórios de conversas, para que você entenda melhor as interações com seus clientes e mapeie as possibilidades de melhora, além de ter mais de um atendente no WhatsApp.

Chatbot para WhatsApp: como funciona?

O chatbot é um robô de conversação. Ele é um software desenvolvido para executar funções repetitivas e para ajudar os clientes com as dúvidas mais usuais que eles possam ter, otimizando seu atendimento.

Os bots podem funcionar por meio de regras, que são definidas durante a sua programação, ou por meio da inteligência artificial.

No primeiro caso, o robô apenas consegue responder às perguntas que foram previamente incluídas no seu código, assim como ele é capaz de entender uma quantidade limitada de palavras e interações.

No segundo caso, o robô tem a capacidade de aprender com as interações, tornando suas respostas mais precisas e sua linguagem mais natural, bem próxima da humana.

whatsapp comum, business e api

Os chatbots podem ser usados em diferentes plataformas, como Facebook Messenger, o site da sua empresa e também no WhatsApp. Nesse caso, os robôs são criados a partir da API do WhatsApp Business e podem ser personalizados de acordo com a necessidade de cada empresa.

É importante destacar, contudo, que o chatbot para WhatsApp não pode ser usado como um canal de venda direta, porque vai contra às diretrizes e termos de uso do aplicativo. Assim, é importante que ele seja usado como um canal de interação entre marcas e clientes, para que o cliente possa tirar dúvidas sobre seu negócio, fazer pedidos, agendar consultas e outras demandas.

WhatsApp Business API

O WhatsApp Business API tem como principal função integrar o WhatsApp com outros sistemas, como chatbots, softwares de gestão etc. Além do atendimento, o WhatsApp API possibilita enviar notificações aos clientes, tornando o atendimento ainda melhor. Outra vantagem é que você poderá usar diversos atendentes em um mesmo número.

API é a sigla para Application Programming Interface, ou, Interface de Programação de Aplicativos – que é um conjunto de funções e procedimentos que permitem a criação de sistemas que acessam os recursos ou dados de outros sistemas.

Assim, o WhatsApp Business API é um serviço adicional para WhatsApp Business.

Para acessar a API do WhatsApp, é preciso utilizar um Solution Partner ou Solution Provider, que são provedores de soluções em negócios globais para comunicações com clientes. Em outras palavras, são empresas especializadas em disponibilizar toda a infraestrutura necessária para o funcionamento de canais, servidores, redes e a tecnologia para a disponibilidade e bom desempenho do serviço.

Por que usar um chatbot para WhatsApp?

Utilizar um chatbot para WhatsApp traz uma série de vantagens, impactando positivamente o relacionamento da sua marca com o seu público. A solução pode ser usada por empresas de diversos segmentos, sobretudo clínicas e consultórios, ajudando a melhorar a jornada do paciente.

Melhora a experiência do paciente

O atendimento ao paciente é crucial para obter resultados ainda mais satisfatórios, como fidelização e mais agendamentos de novas consultas. Ao oferecer um bom suporte via WhatsApp, seus pacientes podem agendar consultas quando desejarem, tirarem dúvidas e interagir com a sua clínica – sem que haja a necessidade de um atendente humano para realizar essa função.

Reduz os custos operacionais e otimiza os processos internos

Reduzir custos é um ponto muito atrativo, pois com o robô de conversação via WhatsApp você poderá atender as demandas dos seus pacientes, sem ter que contratar novos atendentes humanos.

Além de reduzir os custos, também haverá uma economia significativa de tempo. Isso porque suas secretárias e recepcionistas não precisarão responder continuamente as mesmas questões e nem realizar o agendamento manualmente. Enquanto o robô cuida dessas atribuições, seus profissionais podem focar em ações mais estratégicas para sua empresa.

Atendimento escalável e padronizado

Com um chatbot para WhatsApp, você poderá padronizar as respostas dos seus atendentes, tornando seu atendimento melhor e sua comunicação mais eficaz. Isso evita informações desencontradas e outros problemas que podem prejudicar a imagem do seu negócio.

Além disso, é possível tornar seu atendimento escalável, já que a solução acompanha o crescimento do seu consultório.

Disponibilidade além do horário comercial

Os atendentes humanos costumam trabalhar apenas em horário comercial (caso você queira oferecer um atendimento 24 horas, precisará pagar horas extras, adicional noturno e outros encargos, tornando o processo com custo bem alto).

Porém, com um chatbot, esses pontos não são preocupantes, já que você poderá oferecer atendimento mesmo fora do expediente, inclusive aos finais de semana e feriados.

Maior presença digital

O WhatsApp é uma das principais (senão a principal) ferramentas de comunicação usadas no país. Ter um contato oficial no WhatsApp ajuda não apenas a automatizar as respostas, é possível posicionar melhor a sua marca como pioneira e inovadora, estando em uma das plataformas nas quais as pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Como criar um chatbot para WhatsApp?

Para usar um chatbot para WhatsApp é preciso, primeiro, ter a aprovação necessária da API.

Como explicamos, isso só é possível usando uma solução oficial do WhatsApp. A empresa confiou em alguns provedores oficiais do serviço. Então, a única forma de ter um chatbot para WhatsApp na sua clínica é desenvolvendo o app diretamente com esses provedores.

A Cloudia é uma dessas empresas, que oferece um chatbot desenvolvido exclusivamente para a área da saúde e estética – e que trabalha integrado ao WhatsApp, Facebook Messenger, Directs do Instagram e via site.

Agora, você já sabe tudo sobre chatbot para WhatsApp?

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