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LinkedIn para médicos: 9 dicas para usar essa rede!

Por Adriele Amaral em Marketing na Saúde | Postado em 26 de abril de 2022

LinkedIn para médicos: 9 dicas para usar essa rede!

O LinkedIn é considerada a maior rede profissional do mundo, presente em mais de 200 países. No Brasil, em 2021, a rede atingiu 50 milhões de usuários. Com números tão expressivos, o LinkedIn para médicos se torna um ótimo espaço para networking e para melhorar a influência da sua marca pessoal.

É claro que, para atingir essas metas, usar a rede de forma estratégica é crucial. Não sabe como fazer isso? Veja as dicas que separamos!

Por que os médicos deveriam usar o LinkedIn?

O LinkedIn é uma ótima rede para quem está procurando uma nova posição, já que diariamente são anunciadas inúmeras vagas no setor de saúde.

Mas, se você tem sua clínica e não deseja nenhum contrato de trabalho, também pode usar o LinkedIn, neste caso para fazer networking e aumentar sua rede de contatos (e de indicações).

São inúmeros os grupos de profissionais que você pode encontrar por lá, debatendo temas atuais, capazes de ajudar você a se atualizar e a adquirir novos conhecimentos sobre técnicas e metodologias inovadoras.

Sua participação não precisa se restringir aos grupos nacionais, já que você também pode participar das discussões internacionais – e entender o que tem sido feito de mais moderno e inovador lá fora.

Ainda é possível fazer pesquisas avançadas, por exemplo para encontrar novos colaboradores para sua clínica, avaliar quais profissionais têm atuado na concorrência ou até criar uma lista de networking com médicos e especialistas de destaque do seu setor.

Algumas das vantagens de usar o LinkedIn para médicos e profissionais da saúde são:

  • afirmar-se como autoridade no seu setor, ganhando relevância perante os profissionais do mesmo ramo e aumentando a captação de novos pacientes via indicação;

  • encontrar informação relevante e se atualizar sobre novos métodos, tecnologias e até os avanços realizados em diferentes países;

  • trocar informações com profissionais de diferentes países e setores, melhorando não apenas a sua prática médica, mas também seus conhecimentos em administração e marketing, por exemplo;

  • poder ser encontrado online, por pacientes, parceiros de negócios, investidores e outros profissionais da saúde, se destacando perante à concorrência.
linkedin para médicos

LinkedIn para médicos: como usar essa rede para crescer sua influência?

Já está convencido de que o LinkedIn para médicos é uma ótima rede? Para atingir todas as vantagens que citamos, contudo, é indispensável que você faça um uso estratégico dessa ferramenta. Para lhe ajudar, separamos as dicas mais importantes.

1 – Formate corretamente seu perfil

Tudo começa com um perfil campeão. E o que isso significa? O uso adequado das palavras-chaves relevantes no seu setor, um resumo interessante e que destaque seus pontos fortes, uma imagem profissional, detalhamento das suas experiências e a inclusão de formações acadêmicas e cursos que sejam relevantes.

Se você tiver currículo lattes (e estiver focando em conseguir uma vaga de pesquisador ou ter mais relação com a academia, por exemplo), pode  incluir no resumo.

Uma dica muito valiosa é se atentar ao uso das palavras-chaves, afinal, é por meio delas que outros profissionais e até pacientes estão pesquisando no LinkedIn. Assim, fique atento a quais são as palavras e termos relevantes para o seu setor de atuação e use essas keywords na headline do seu perfil e também no seu resumo.

Na headline, pense em como capturar a atenção de possíveis pacientes e outros profissionais com quem deseja fazer networking, encorajando-os a checarem seu perfil.

2 – Crie conteúdos relevantes

Divulgar conteúdos é uma excelente maneira de se destacar e se firmar como autoridade na sua área. Mas, para isso, não basta publicar qualquer coisa. É importante criar um conteúdo que seja relevante para o público que deseja atingir.

Além disso, quando você otimiza adequadamente seus conteúdos, com as principais palavras-chaves e divisão em H1, H2, H3…etc., por exemplo, aumenta as suas chances de ficar bem posicionado e ser encontrado via Google.

Assim, pense em para quem você está escrevendo (outros médicos, profissionais de saúde ou pacientes), analise quais temas são mais relevantes (e como eles se adequam às palavras-chaves que você listou como prioridades) e crie um conteúdo que seja realmente interessante.

Você pode comentar sobre novas técnicas cirúrgicas ou de diagnóstico do seu setor, novas tecnologias, dicas de saúde gerais (para atingir pacientes) e outras novidades da sua área médica, capazes de ajudar outros médicos.

Lembrando, claro, que todos os conteúdos compartilhados no LinkedIn devem ser estritamente profissionais. Além de criar seus próprios conteúdos, você pode compartilhar notícias, vídeos e imagens relevantes e interessantes sobre sua área.

Quanto mais relevante seu conteúdo for para os profissionais da sua área e as pessoas com as quais você está conectado, mais likes, visualizações e comentários ele terá. E, claro, lembre-se de responder às interações, ok?

3 – Faça networking

O LinkedIn para médicos é um dos principais locais para fazer networking. Então aproveite todos os benefícios que esse ambiente é capaz de trazer.

Os grupos são excelentes oportunidades de conhecer outros profissionais do seu setor e trocar informações, novidades, dicas etc. Ser ativo nesses espaços é a melhor maneira de ser reconhecido pelos seus pares (e aumentar as chances de conseguir mais pacientes via indicações e até outras posições como palestrante, professor, fonte para notícias e conteúdos jornalísticos etc.).

Além dos grupos, conecte-se com pessoas que sejam relevantes na sua área ou com quem você gostaria de manter contato e trocar informações. Envie o pedido de conexão e, se possível, adicione uma mensagem se apresentando e explicando o motivo do contato, esse pequeno gesto faz diferença para que o outro profissional conheça o seu trabalho.

4 – Procure oportunidades

Se você está em busca de uma recolocação ou deseja expandir seus horizontes, por exemplo com uma vaga de pesquisa ou fellowship internacional, o LinkedIn para médicos também é excelente.

Afinal, você pode pesquisar e se candidatar a diferentes vagas, tanto no Brasil, como em outros países. É possível, também, conseguir essas indicações via networking, participando de grupos de pesquisa, seguindo empresas médicas ou conversando com os profissionais que podem lhe indicar para as vagas.

5 – Solicite e faça recomendações

A melhor maneira de atestar sua reputação e credibilidade é por meio das recomendações. O LinkedIn permite que outros profissionais que já trabalharam com você, pesquisadores ou professores, por exemplo, deem recomendações sobre seu trabalho, atestando sua credibilidade. 

Você pode solicitar para as pessoas com quem já trabalhou ou pesquisou para que eles ofereçam recomendações sobre você – e também escrever recomendações para outros profissionais. 

6 – Participe de eventos médicos

O LinkedIn conta com alguns eventos que acontecem dentro da própria rede ou com links externos, como webinars, lives, seminários etc. E existem vários dentro da área médica ou de saúde. Aproveite para participar deles.

Assim, você poderá reciclar seus conhecimentos ao mesmo tempo em que realiza networking e aumenta seu poder de exposição. Outra possibilidade é conferir quais eventos estão sendo organizados e conversar com os organizadores, para, se possível, apresentar uma palestra ou uma live.

7 – Comente notícias e seja engajado

O engajamento é muito importante para que seu perfil seja visto por mais pessoas com quem você se conecta. Por isso, mantenha sua participação ativa, comentando notícias e posts de outros profissionais e sendo engajado. 

Isso fará com que seu perfil apareça no feed dos outros profissionais, aumentando sua atratividade.

8 – Use o LinkedIn Ads

Assim como outras redes sociais, o LinkedIn também conta com uma plataforma de anúncios (ads) e essa pode ser uma ótima maneira de ser encontrado por outros médicos ou profissionais relevantes do seu setor.

Os anúncios aparecem na parte superior da tela para os usuários quando eles pesquisam por termos relevantes e relacionados ao seu perfil. É claro que para que sua campanha seja efetiva, é importante que você conheça muito bem as pessoas que deseja atrair, mapeando as palavras-chaves que elas usam, como elas pesquisam no LinkedIn para médicos e o que estão buscando nessa rede.

9 – Crie uma página para sua empresa médica

Se você tem uma clínica, consultório, laboratório, hospital ou outra empresa no ramo médico, uma dica importante é criar uma página de empresa para ela no LinkedIn.

Uma página de empresa permite que os administradores postem conteúdos sobre a prática médica ou sobre ações internas, destacando as conquistas do seu corpo de profissionais, por exemplo.

Adicione foto de perfil e capa, complete a descrição, poste vagas de emprego abertas, artigos e notícias sobre seu setor, prêmios que sua empresa possa ter ganho e todos os demais conteúdos que sejam interessantes e adicionem valor para sua audiência no LinkedIn para médicos.

Assim, ao mesmo tempo que você traz mais valor para sua marca pessoal, também consegue atrair possíveis pacientes e até preencher vagas com os melhores profissionais do mercado.

Conclusão

Como você viu neste conteúdo, o LinkedIn para médicos é uma excelente ferramenta, que permite ampliar o seu networking, construir sua autoridade e da sua clínica, atrair mais pacientes e conquistar mais conhecimento sobre seu setor, considerando as principais novidades no Brasil e no mundo.

Essa é uma ótima oportunidade também para quem busca uma recolocação ou até uma vaga de emprego ou de pesquisa no exterior, já que você poderá se conectar com profissionais relevantes da sua área de qualquer parte do mundo.

Quando o marketing no LinkedIn é bem feito, ainda, você ganha autoridade e passa a ser visto como referência no seu setor, o que aumenta as chances de indicações de outros profissionais e também de ser referenciado como fontes para matérias jornalísticas, convidado para palestrar em eventos, entre outras ações.

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