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Conheça tudo sobre o Facebook Messenger!

O Facebook Messenger é o bate-papo do Facebook, que pode ser usado diretamente no Facebook quando acessado via site ou pelo aplicativo. Mais do que conectar usuários, ele tem se tornado uma ferramenta importante para o marketing.

Afinal, ele permite que a sua empresa converse diretamente com seus clientes. No caso de clínicas odontológicas, médicas e de estética, o Facebook Messenger pode ser usado para realizar agendamentos de consultas e tirar dúvidas rápidas, se firmando como mais um canal de atendimento.

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O que é Facebook Messenger?

O Facebook Messenger é o sistema de mensagens instantâneas do Facebook. No início, ele funcionava apenas como um bate-papo entre os usuários. Hoje, é uma solução completa, permitindo o envio de mensagens de texto e chamadas em vídeo, inclusive em grupo.

Por essa versatilidade, o Facebook Messenger é, atualmente, o segundo aplicativo de mensagens mais usado no mundo, com 1.3 bilhões de usuários ativos por mês, atrás apenas do WhatsApp.

Como o Facebook Messenger funciona?

O Facebook Messenger pode ser acessado diretamente no Facebook, pelo computador, ou por meio do seu aplicativo próprio, instalado no celular.

Por ele, você poderá se comunicar com outros usuários do Facebook, enviando mensagens de textos, gifs, emoticons, compartilhando fotos e vídeos, enviando sua localização e até mesmo realizando chamadas de vídeo.

Para as empresas, essa é uma ferramenta muito interessante, já que permite se comunicar diretamente com seus clientes, melhorando o engajamento e oferecendo mais facilidade para seus clientes.

Facebook Messenger e Instagram

O Instagram também faz parte do grupo Facebook. E, recentemente, os desenvolvedores anunciaram uma novidade interessante: os usuários do Facebook poderão iniciar conversas e chamadas de vídeo com pessoas que estão no Instagram e vice-versa, mesmo que um dos usuários não tenha conta em uma das redes sociais.

Não é uma fusão das caixas de entrada do Messenger e do Instagram, mas a possibilidade de comunicação entre as plataformas.

Quem usa o Instagram, verá uma tela sobre a integração e para usar basta clicar no botão “atualizar”. Os usuários do Messenger terão a atualização automática. Todos os usuários poderão optar ou não em permitir a comunicação entre os apps.

Barra de resposta rápida e pagamento via QR Code

Em junho, o Facebook Messenger ganhou mais uma atualização que adicionou uma barra de resposta rápida e opções de pagamento via links ou QR Code. Os usuários também podem customizar a tela inicial com diferentes temas.

A nova barra de resposta rápida traz mais facilidade de uso, permitindo responder pontualmente a mensagens como vídeos e fotos sem ter que abrir de novo a conversa principal. Se você quiser ativar o recurso, é só clicar no arquivo e digitar pelo teclado que surgirá embaixo da tela.

Outra novidade é o pagamento ou recebimento de dinheiro de amigos via links e QR Code, pelo Facebook Pay. Cada usuário terá seu próprio link ou código e para conferi-lo é só acessar as opções do Facebook Pay dentro do Messenger. Não é preciso usar outros serviços financeiros para realizar as transações.

Marketing no Facebook Messenger: como fazer?

O marketing no Facebook Messenger é uma possibilidade muito interessante – e que vem ao encontro das necessidades do novo cliente. Segundo dados do próprio Facebook, 85% dos brasileiros enviaram mensagens para empresas nos últimos 3 meses. Destes:

  • 28% enviaram mensagens para se certificar que a empresa era confiável;
  • 34% começaram a fazer compras via aplicativos de mensagem;
  • 89% enviaram mensagem direta à empresa para saber mais sobre os produtos ou serviços;
  • 79% esperavam uma resposta mais rápida no Facebook Messenger do que pelos meios tradicionais;
  • 85% enviaram mensagem porque gostariam de fazer uma compra ou uma reserva.

Isso significa que as pessoas usam o Facebook Messenger para se relacionar com as empresas. E se você melhorar esse canal de comunicação, poderá colher resultados muito mais satisfatórios, aumentando as vendas, o número de agendamentos e até de novos pacientes.

Possibilidades de uso

O Facebook Messenger pode ser usado para diferentes necessidades e ações de marketing nas empresas, como:

  • prospectar novos clientes ou pacientes: oferecendo um atendimento direto, simples e rápido, respondendo as dúvidas e realizando ações, como o agendamento de consultas e tratamentos;
  • tirar dúvidas: você pode usar o Facebook Messenger para tirar as dúvidas mais usuais dos usuários, como horário de funcionamento, localização, telefone etc. e também dúvidas sobre procedimentos, cuidados pré e pós operatórias e outras que sejam recorrentes na sua clínica;
  • gerar reconhecimento e conexões: ao prestar um atendimento rápido e ágil em diferentes plataformas, você engaja mais seus pacientes, gerando reconhecimento de marca e favorecendo as conexões positivas;
  • responder interações nos seus anúncios: é possível usar uma solução automatizada, como um chatbot, para que ele entre em contato com os usuários que interagem nos seus anúncios, tornando essas ações ainda mais efetivas.

Chatbots

Chatbots são robôs de conversação usados para automatizar o marketing das empresas. Eles são ótimas soluções para o Facebook Messenger e podem ajudar a conquistar resultados ainda mais expressivos.

Essas ferramentas funcionam via inteligência artificial e respondem aos usuários de forma automática. Assim, é possível programar seu chatbot para interagir de diferentes maneiras com as pessoas que curtem a página do seu negócio, como:

  • respondendo interações, perguntas e outros questionamentos dos usuários;
  • tirando dúvidas e orientando em relação às questões mais comuns e corriqueiras;
  • realizando a prospecção ativa, por exemplo, fazendo o agendamento de consultas;
  • direcionando os usuários para realizar ações no seu site ou em outros locais importantes para suas estratégias;
  • disparando mensagens para os usuários com dicas de conteúdos no seu blog ou novidades da sua empresa, estreitando o relacionamento com essas pessoas;
  • integrando o chatbot aos seus anúncios, de forma que os interessados sejam levados diretamente à conversa com o robô, que poderá fazer a venda ou dar as instruções necessárias para criar um relacionamento com esses usuários;
  • programando respostas automáticas.

O mais bacana é que todas essas ações podem ser feitas totalmente pelo robô, sem a necessidade de ter uma equipe de SAC específica, liberando seus atendentes para outras ações na sua empresa.

Como a Cloudia funciona e por que investir nessa solução?

Gostou de conhecer mais sobre o Facebook Messenger e as alternativas para o marketing que essa ferramenta apresenta? A Cloudia é uma assistente virtual que trabalha com inteligência artificial. Brasileira, ela foi criada para otimizar o marketing e o atendimento de clínicas e consultórios médicos e odontológicos, além de clínicas de estética.

Além do Facebook Messenger, a Cloudia também pode ser usada no WhatsApp, no Instagram Direct e no site da sua empresa. Por ser um robô de conversação, a Cloudia fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Algumas das possibilidades de uso da Cloudia nas suas estratégias são:

  • atendimento imediato, permitindo que os usuários marquem consultas, procedimentos e horários com os seus profissionais, integrando a solução à agenda online do seu consultório;
  • automatizar a prospecção de novos clientes e pacientes pelas redes sociais. Todos os usuários que deixam comentários nas publicações da sua clínica são atendidos instantaneamente pela Cloudia;
  • responder as perguntas mais frequentes dos seus pacientes, como horário de funcionamento, telefone, endereço etc, liberando a necessidade de ter uma pessoa respondendo e oferecendo um atendimento melhor e mais rápido aos usuários;
  • enviar lembretes de consultas, procedimentos e outros horários agendados pelos pacientes ou clientes com a sua clínica. Você pode configurar para que esse lembrete seja disparado com 3 dias ou 1 dia de antecedência.

O mais bacana é que todas as mensagens recebidas são listadas em uma só tela. Então se o usuário enviar uma mensagem via WhatsApp e outro via Facebook Messenger, a Cloudia mostrará todas em uma tela única, facilitando o seu controle e acompanhamento.

Além de tudo isso, a Cloudia ainda gera relatórios precisos, ajudando você a tomar melhores decisões sobre seu marketing, entendendo, por exemplo, quais anúncios têm gerado melhores resultados, quantos pacientes estão em cada etapa do funil de vendas, previsibilidade de faturamento e muito mais.

Gostou de saber mais sobre o Facebook Messenger e pensa em usar essa ferramenta nas suas próximas ações de marketing? Veja como a Cloudia é fácil de usar e super intuitiva: teste agora como paciente!

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